Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadêu Santos

    OS PRIMEIROS SINAIS DA DECADÊNCIA POLÍTICA DO LULA 3 ao priorizar às políticas públicas no fortalecimento do poder econômico capitalista enfraquecendo o ministro Haddad, pelo menos este é o meu entendimento baseado nas leituras da mídia nacional. Lula 3 não quer largar o poder e tentará mais uma vez assegurar a viabilização da sua candidatura ao quarto mandato presidêncial, se considerar o da Dilma será o sexto mandato, configurando a ganância pela perpetuação no poder!!!

    Responda
  2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Por favor, jornalista, escreva tbem sobre a emendas parlamentares, taxação de grandes fortunas, taxação de lucros, e fim das mamatas dos militares e super salários. Tudo é economia, enfim.

    Responda
  3. Anete Araujo Guedes

    Esse comentário não contém termos agressivos e nem difamações.

    Responda
  4. Anete Araujo Guedes

    Um governo que recuperou em pouco tempo todas as deficiências do governo anterior. Mesmo sendo obrigado a assinar o Arcabouço Fiscal, a economia cresceu. Se o governo vai bem, o Mercado Financeiro e o BC começam a dar chiliques, sentem falta de ar. Com auxílio dos meios de desinformação, militares, empresários, jornalistas e economistas, começam a disseminar um terrorismo sem fundamento, e a necessidade de um pacote fiscal, que enfraqueça o governo e garanta seus investimentos e eleição/2026.

    Responda
  5. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    É um duro golpe quando o governo ilude o povo com reajustes salariais que, na prática, desaparecem diante da escalada da inflação e da alta do dólar, que desencadeiam aumentos generalizados de preços. A intenção pode parecer ajudar, mas o resultado é o oposto: mais desordem econômica e perda de poder de compra.

    Responda
  6. Orlando Cardoso

    Mais uma pena de aluguel comprado pela folha pra falar besteira, essas regras sempre existiram

    Responda
  7. Dalmo de Souza Amorim Junior

    O PT tem o pobre como prioridade, tanto que a cada dia fabrica milhares!

    Responda
  8. Vladmyr Souza

    Não procede a informação que este governo flexibilizou empréstimos de BPC, está prática era do governo do Messias. Compactuando com publicação de fake news folha???

    Responda
  9. roberto foz filho

    Nenhuma palavra sobre 60 bi de emendas. Quem gasta mal?

    Responda
  10. Paulo Sarmanho

    O sujeito já no primeiro paragrafo começa mal. Impostometro o que cara pálida?Num país onde a sonegação campeia, falar em impostometro é overdose de hipocrisia.

    Responda
  11. David mazzuca

    Os Odebrecht estão bem , os irmãos Friboi também e muito outros amiguinhos deste desgoverno corrupto que engana este povo ignorante com uns trocados ou uns valezinhos. Cada povo tem o líder que merece e não haverá uma nação nunca enquanto houver lideres miseráveis e ex condenados.

    Responda
    1. Cristiano Penteado

      O inelegível já foi preso ?

  12. Landson Abercrombie

    Um duro golpe nos pobres milionários.

    Responda
  13. Renata Bernardes Proença

    Esse pacote que prejudica os mais vulneráveis não pode passar no congresso. É um escândalo! Logo o PT que tem um discurso de sensibilidade social. Me espanta que não esteja havendo mais contestação a essas medidas tão nocivas às camadas mais vulneráveis.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Não é o que os números mostram, sr Dalmo. A não ser que o senhor seja de humanas e tenha ojeriza à matemática. Kkk

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      O PT tem o pobre como prioridade, tanto que a cada dia fabrica milhares!

  14. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Dizer que super ricos serão taxados é pura piada. Não seria essa uma das causas da subida do dólar? Imposto de renda na fonte é quem acaba na malha fina quando tenta sonegar.

    Responda
  15. Edgar Alves

    Por isso sou totalmente contra essa isenção de IR pra quem ganha menos de 5 mil reais. Uma medida populista e inoportuna. Vi muita gente comemorando mas eu já vi que isso foi totalmente mal feito e alteraram os benefícios sociais. Deram com uma mão e tiraram com outra. O BPC é de extrema importância pra camada mais vulnerável da população. É o mínimo do mínimo. Tirar isso é trazer as pessoas pra miséria. Poderiam melhorar a arrecadação dentro do arcabouço fiscal e não desse jeito.

    Responda
  16. Evando de Abreu

    Um desgoverno com 39 ministérios, sendo a maioria inútil, um anão diplomático que leva mais de 100 pessoas e gasta quase um bi de viagens, a maioria desnecessária, uma deslumbrada que recebe mais de 35 milhões para um evento desnecessário e sem prestar contas, não tem como dar certo. Tem que ser interrompido

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      *não aprovo os gastos da Janja tbem.

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Sua opinião sobre as obscuras emendas parlamentares, sobre a taxação de grandes fortunas e sobre o fim das mamatas dos militares por favor.

  17. daniel Rodrigues Santos

    É a luta contra o fascismo. Ninguém solta a mão de ninguém, pois fomos votar com um livro na mão.

    Responda
  18. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

    Well! Só esse governo? Os anteriores acabaram com a pobreza?

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      O PT tem o pobre como prioridade, tanto que a cada dia fabrica milhares!

    2. Diego Nascimento

      Não se acaba com a pobreza, a pobreza sempre existirá em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres alguns mais outros menos, agora tirar de quem já não tem é no mínimo mau caratismo, que nesse governo é o que não falta, tiram de quem já não tem, veja só. enviaram ao congresso a pec da despesas sem a isenção de IRPF ou seja quem ganharam com isso? Simplesmente não faram isenção nenhuma. E um monte de gente aplaudindo a hipocrisia.

  19. NACIB HETTI

    Cortes?! quais cortes?!

    Responda
  20. Joaquim Nabuco

    Governo age como sanguessuga, sugando tanto dos ricos quanto dos pobres. Quando suga dos empresários, atinge também os pobres, pois os preços sobem, aumentando a inflação. Só não tiram nada dos políticos e judiciário responsáveis por esfolar a população. Cortar o fundo eleitoral nem pensar. Lula inclusive está encomendando 3 novos aviões para viajar com Janja. Por que não vai em voo comercial para economizar. Sem falar dos bilhões em dívidas perdoados pelo Tofolli para beneficiar sua esposa.

    Responda
    1. Joaquim Nabuco

      Podia reduzir o número de ministérios também, que já são 37. Catorze a mais do que o governo anterior. Muitos ministérios são de vitrine. Só fachada para abrigar indicações políticas.

    2. Alexandre Avelar

      Fundo eleitoral é criação/gestão do Congresso. Encomenda de 3 aviões é fake news (ainda que seja 1, já viu chefe de estado viajar em voo comercial, deixa de ser canalh4). As dívidas foram perdoadas por um ministro do STF (nada a ver com o Executivo). Tenha vergonha na cara!!!!

    3. Sergio Albuquerque

      Perfeito comentário. Pode incluir os benefícios dos políticos e a aposentadoria dos militares.

  21. Josue Oliveira

    Uma coisa de que pouco se fala é que o BPC tem impacto negativo na conta das aposentadorias. Não contribui, causa déficit. Sou totalmente a favor do BPC, mas tinha que ter um fundo próprio, não tirar dos aposentados.

    Responda
    1. Christina Silva

      Caro Josué, o dinheiro não é oriundo da Previdência Social, e sim, sai dos cofres da política de assistência social, ou seja, o INSS apenas utiliza sua estrutura administrativa p conceder. O que poderia ser discutido, seria a obrigatoriedade de quem recebe o BpC contribuir com a precidencia

  22. Paulo Roberto Taveira

    A dupla Taxad/ Cachaça pegou a dívida em 71% do PIB. Termina o ano em 86% do PIB. Uma montanha de dinheiro! E para q? A vida melhorou?

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Mas que preconceito com cachaça, é uma iguaria nacional até exportada. Os gringos adoram. Feijoada sem cachaça? Nao dá. Cachaça só não combina com farofa e camarão, mas se quiser que mal tem. Kkk

    2. Luiz Gustavo Amorim

      Aumento real do salário mínimo serve para que, Doutor Taveira? Ou seria melhor manter a batida do Jair, aquele te guia com um cajado, e deixar a turma à míngua?

  23. Paulo Roberto Taveira

    A dupla pegou a dívida em 71% do PIB em 2022. Terminará seu 2º ano, neste mês com valor correspondente a 86% do PIB. Uma montanha de dinheiro- 15% do PIB- em 2 anos. E para q? A vida melhorou?

    Responda
  24. Elena Claudia Castro Assunção

    Com o mercado financeiro ditando as regras da economia e com um Congresso conservador como o que temos atualmente só poderia sobrar mesmo para os mais humildes. Até a proposta que daria um pequeno alivio aos que ganham menos como as pessoas com renda até 5.000 é duramente atacada. E com isso a pobreza tende a se proliferar.

    Responda
  25. Fabio Sampaio Marques

    Missivista mal intencionado. Jornal tendencioso. Não vi até agora, por parte da Folha, uma defesa consistente da taxação dos mais ricos (proposta pelo governo), mas a vi atacando a ampliação da faixa de isenção do imposto de renda. Se paga bolsa família e BPC, o jornal diz que os pagamentos são mal direcionados. Se resolve passar um pente fino, diz que o governo é maldoso. Complicadinha e linha editorial desse tablóide.

    Responda
    1. Sonia Dutra da Silva

      Injustiça! Muita injustiça com os miseráveis!

  26. Raymundo Itareru

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  27. Graça Almeida

    Certíssimo. Não tem nada de genérico. Haddad é Lula e Lula é Haddad. Os abastados estão ficando de fora. O Congresso precisa ser enfrentado com alarido explicando para o povo o que se passa. Falta coragem nesse governo fraco.

    Responda
  28. Paolo Valerio Caporuscio

    Este e o guverno "esperança" que em sua demagogia se diz a favor do povo e dos pobres.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      confie nesse jornal que você está fhurni cado

  29. LUCIANO NEDER SERAFINI

    O que o missivista propõe? Com esse congresso que tem que aprovar ainda a seu gosto? Fácil criticar.

    Responda
  30. Alberto A Neto

    "O PT é a esquerda que a direita gosta". (Darcy Ribeiro)

    Responda
    1. humberto cavalcanti

      A frase é de Brizola

  31. José Bueno

    Que panfleto mais des aver g onha do, para milhares de leitores desatentos da página impressa. Afirmativas genéricas, irresponsáveis, tentando atiçar os que já não levam o país a sério.

    Responda
  32. Marcelo Zottis

    Duro golpe cobrra o bradil e seu povo foi a autonomia do a Banco Cebtral os juros nas alturas , a falta de auditoria nessas dívidas e não tributar oa dividendos e as grandes fortunas.

    Responda
  33. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Vou te falar, coma direita poderia ser pior!

    Responda
    1. Esechias Araújo Lima

      Com certeza. Mas a esquerda até agora não disse a que veio. Até disse, nesse caso de prejudicar o pobre assalariado.

  34. davi LORENZON

    Pho. Dhe com os pobres e miseráveis, pho. De com a classe média, pho dhe com os ricos e abre as pernas para a elite do funcionalismo, especialmente o judiciário, ofereceu os jatinhos da FAB a vontade, e nada de cortar benesses, vantagens, mordomias, benefícios, penduricalhos, superhipermega salários etc

    Responda
  35. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Aconteceu o que já comentei aqui: a turma do mercado é mídia como essa aqui, estavam forçando o governo cortar gastos do social e depois viriam com a conversa do corte para os pobres. Não demorou, ée já tem colunista desonesto já abordando o caso Em suma, só há um interesse, enfraquecer e atacar o governo. Para eles o pobre nem conta.

    Responda
  36. Márcio Marques Alves

    O governo se atrapalhou ao tentar cumprir sua promessa de isentar assalariados pobres que ganham até R$ 5 mil por mês, pois faltou um preparo estrutural, sobretudo do ponto de vista fiscal para que isso se tornasse possível, dentro de fundamentos sólidos que não pudessem ser questionados pelo mercado. Como o governo fez tudo no improviso e com clara intenções populistas, sem o devido preparo de terreno, agora colhemos os frutos do desastre.

    Responda
    1. Márcio Marques Alves

      Porém dizer que os pobres serão os mais afetados, se a proposta é isentar assalariados de imposto de renda, e aumentar a alíquota nas cimeiras sociais, é puro devaneio demagógico do autor do artigo.