Juliano Spyer > Trama golpista mostra que ainda somos católicos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Evangélico ou católico a ignorância e a hipocrisia é do mesmo tamanho.
Os evangelicos .pessoal mais humilde sao massa de manobra , o perigo sao os seus dirigentes: os pseudos pastores charlatães!
As pessoas não têm mais capacidade de interpretar um texto. Primeiro, temos aqui um pesquisador falando sobre o trabalho de outro pesquisador. Se as conclusões dos leitores se valem apenas da própria experiência e do empirismo, acho que cabe um certo decoro na hora de se referir ao trabalho de alguém que de fato fez uma pesquisa cientÃfica. Segundo, o texto fala sobre instituições e não sobre os peões do tabuleiro.
No mais, o texto foi curto para um assunto tão interessante. É apenas um v
Até parece que o que está acontecer se dá pela vontade de povo X ou Y, as pessoas não passam de massa de manobra na mão de quem tem poder/grana/armas. Ter o apoio dos novos evangélicos, que se parecem com os velhos católicos que se diziam cristãos mas não seguiam doutrina alguma, empresta um verniz aos movimentos de quem tem poder. Mas as coisas não acontecem por vontade popular e jamais irão acontecer se o povo não tomar o poder.
Quantas loucuras ainda se faz em nome de Deus. O Grande Inquisidor, nos irmãos Karamazov, de Dostoievski, é a sÃntese perfeita de crenças obscurecidas pela vontade de poder. Se Jesus voltasse à terra seria morto por padres e pastores. "Aceitamos Roma e o gládio de César e declaramo-nos os únicos reis da Terra”. Termina o inquisidor dizendo a Jesus: "Vai-Te e não voltes nunca mais!"
Denunciei o comentário do Cleomar. Ao ler a mensagem de fanático, preconceituoso, fica a impressão de que uma noite de S. Bartolomeu está iminente.
Ótimo texto, Spyer. Esse assunto é interessante.
Juliano, seu artigo me lembrou o PowerPoint do Deltan Dallagnon.
Ainda bem que não somos evangélicos (ainda), caso contrário o golpe teria sido apoiado, com Malacheia à frente da campanha dos pastores.
Ney, meu caro, boto plena fé de que o golpe foi apoiadÃssimo pelo malafeio e comparsas. A sorte do sujeito é que não estava no operacional da coisa...
é intrigante mesmo, paxtores do MEC, gente que vivia no planalto e no Alvorada fora da agenda, comÃcios inflamados na avenida Paulista, aà tem gato na tuba
onde estão os evangélicos? não sei, mas recomendo que vc pergunte a malafaia.
"Onde estão os evangélicos, tão próximos de Bolsonaro, e o que isso nos ensina sobre o Brasil?" Não sei onde eles estão, mas o colunista se perguntar porque seus conterrâneos de fé não aparecem entre os criminosos de um gol pe de es ta do mostra que ele só se importa em o quão poderosa, politicamente, é a sua re li gi ão, não com o que uma re li gi ão supostamente deveria tratar.
O artigo é uma colcha de retalhos urdida pelo Juliano, que enxerta assuntos desconexos para sustentar sua conclusão. O que têm a ver, por exemplo, crucifixos em repartições públicas com o golpe? Querer, a partir do indiciamento de um obscuro padre, forjar um elo entre o Catolicismo e o golpismo beira a má-fé. Cediço que pastores evangélicos tiveram relações Ãntimas com o governo passado, inclusive ocupando ministérios. Se formos procurar conexões entre golpismo e religião, o começo seria por aÃ.
Juliano, só pra constar: eu nunca havia reparado que sua foto, no topo do artigo, contém uma risadinha. Veio muitÃssimo a calhar! (Ah, dei risada com os achados de seu texto, mas gostei, de fato).
Marcelo, prezado, parece-me que rimos por motivos diferentes...
Creio que a foto foi atualizada para ilustrar esse artigo, que é mesmo digno de risos.
[Mas que capacete, sençura, Zorra! Uma mensagem direita, católica, perfeitamente educada, ter que levar um pau aà nos porões antes de ser publicada? Ora, só porque a conclusão é que o gorpismo é ecumênico? Ceis queriam exclusividade? Saco infindo!]
Paula, prezada, eu não encho seu saco, peço igual gentileza. Argumentos, sim. E você nem repara que há anos eu sempre reclamei? Pouca atenção.
É, o Eleito já não é mais o queridinho da FSP.
Muito grato pela rapidez inaudita!
Ah, Juliano, carÃssimo, acabei rindo mais nesse seu artigo do que com a charge do Benett, que inaugurou meu dia aqui na folha - e ela está ótima, mas, como charge, é só um soco. E seu texto, mais longo. Cara, mas é muito, muito risÃvel isso: nosso catolicismo é gorpista! Também válido, o inverso. Co'didoido, sô. E comungam com os evangélicos idem: o gorpismo é ecumênico! São Simão, o SÃmio, que 'dapite e publique a piada pronta. Agora, se a Opus Dei estiver na trama, que trairagem com o Alkmin!
O texto sai do lugar comum em que se identifica evangélicos com bolsonaristas. O colunista é muito bom.
Sempre tem pontos de vista muito interessantes, prezada Marcelia. Acho o Spyer uma preciosidade; inda por cima, de tanta pedrada que leva aqui, se a folha precisar de um mártir, tá na mão. Hahahahah!
Essa coluna mostra que os evangélicos odeiam preponderamente os católicos e outros cristãos não-evangélicos. Lambem pessoas de uma religião não cristã e praticam ódio contra cristãos.
Oh, Juliano. Pelo tÃtulo me pareceu que você tem uma tese, só não conseguiu provar ela nesse artigo
"Qualquer coincidência tem o dedo de Deus ou do diabo". (Nelson Rodrigues)
Donde se conclui que esse negócio de conhecidença inexiste, uai. Jung dizia da Sincronicidade, um conceito lindo e que cabe muitÃssimo bem nessa frase do Nelson Rodrigues: sincronÃstico com o céu ou o inferno, sim; coincidente, nunca!
Que bobagem, se o Brasil chegou a ficar a beira de uma virada de mesa foi graças ao apoio de evangélicos, radicais como Malafaia, ou moderados como Edir Macedo, sempre a tiracolo do lado de Bolsonaro e companhia, e quando falou do rio de janeiro esqueceu de falar dos traficantes evangélicos que proibem qualquer outra religião no morro, mas acho que a coluna foi só para fazer graça, não deve ser levada a sério. E quanto ao crucifixo é só brigar para colocar a Tora junto, evangélicos amam Israel.
Pareceu-me que o colunista está frustrado por não ter os "irmãos" religiosos diretamente citados em tal documento. Sou católica e não comungo de ideais/ideias de alguém como Olavo de Carvalho, muito menos apoio padre golpista.
O artigo tá mais para teoria da conspiração às afetações oportunistas, ao estilo aldrabice de Código Da Vinci, arrazoados falaz do que não conhece, do que não domina, mais um Dan Brown.
Ótimo texto! Não há droga pior para o ser humano do que a religião.
Victor, prezado, o crack compete bem nessa fita, apenas não se consegue passar mais do que uns 10ou15 anos com ele. Religião, vive-se uma vida inteira a consumi-la! Hahahahah!
A proximidade que o articulista tem com os evangélicos sem dúvida está empanando sua visão da realidade. Como cientista social, deveria isentar-se de emitir juÃzos de valor. No caso desse artigo, não precisa ser especialista para verificar que há uma predisposição de criticar os católicos e poupar os evangélicos. Cita Olavo de Carvalho, poderia citar o padre Kelmon, mas omite que a força da extrema direita está no imenso poder dos pastores e influenciadores evangélicos e sua persuasão.
Se o Lula foi eleito e a democracia preservada, a parte da população responsável por isso foi a que se declarou católica. Todas as pesquisas indicaram que entre os católicos, Bolsonaro perdeu por muitos pontos para o Lula. Exatamente, o oposto do que aconteceu dentre os ditos evangélicos. Além disso, padres e bispos que apoiaram o Bolsonaro, o fizeram por conta própria. Ao contrários dos ditos apóstolos, bispos e pastores que deram apoio extensivo, inclusive subindo em palanques. Texto irreal.
Talvez tenha havido padres da direita conservadora, "os carismáticos" ou, até alguns bispos católicos, que defendem valores contra diretrizes ditas progressistas. Porém, não se tem notÃcias e/ou informações de que êsses tenham atuados a favor do sectarismo dos extremistas golpistas.
Apoio ostensivo
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Sr. Cleomar. Seus comentários são controversos, porém, muito divertidos e Hilário.
... Rendam-se , gaúchos luteranos de fronteira!!! Devolvam-nos nossas plantations de arroz, feijão, milho, batata e mandioca!!! Rendam-se, Longamanus de Dictadura Getúlio Vargas, estão cercados!!! O sagrado processo de drenagem de asas foi reiniciado no planeta! Suas asas serão drenadas, longamanus de Anhangueras! É uma questão de tempo!!!...
... Dauner, o sonâmbulo! Dorme no colo da Dictadura de Getúlio Vargas!!!... Num podem criticar o Dictador Getúlingo Vargas! Sabia, pessoal que o sapateiro que confeccionava as botas de Mussolini, Hittler, Salazar , Franco e Getúlio Vargas era o mesmo cidadão???... Veja só os moldes e as viaturas e as dobras e os cardaços! Mesmo naipe, né, pessoal???...
esse elemento ai encima é doido ! cadê a tal censura da FSP que permite a publicação desses absurdos ?
Igreja e poder constituÃdo são primos-irmãos, faz tempppppo.
Onde foram parar Malafaia, Feliciano, Michele Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e todos os que foram com a BÃblia debaixo braço nas portas de quartéis "orar" para pneus? Memória seletiva a desse articulista (não porque ele seja ostensivamente evangélico....)
Os golpistas podem até ter sido uns tolos católicos, mas o DNA do golpe foi evangélico, pois se originou de um "livre exame" de trechos da Constituição, feito por pessoas sem autoridade nem estudo para tal, exatamente como muitos pastores fazem com trechos bÃblicos.
Parece-me, Daniel, que a leitura do Juliano nos indica que o gorpismo católico é estrutural - afinal, a prática é longa: quanto papa não foi assassinado pela� O evangélico, parece ser mais conjuntural.
Bravo! Sr. Brandão.
Meeeeeeeeu Deus. Quantos pastores e bispos evangélicos ocupam cadeiras no Congresso Nacional? Quantos padres e bispos católicos ocupam cadeiras no Congresso Nacional? No mais, há um relatório complementar da PolÃcia Federal, ainda não publicado, que prova de forma cabal o envolvimento do Papa Francisco no golpe urdido pelo Bolsonaro (que vivia dentro dos templos evangélicos e rodeado de pastores e bispos). Artigo vergonhoso.
Mais um Dan Brawn querendo vender mistérios da Igreja Católica, que só eles sabem e que vieram para os revelar ao mundo. Charlatão.
O senhor tem toda razão. A semana passada , Spyer, autor dessa coluna humorÃstica, praticamente deu aval a versões forjadas por pastores estelionatários e evangélicos aloprados contrárias ao minudente relatório da PF, que agora tem mais de 800 paginas acerca do golpe. O inominável , apoiado por tipos como (mala) lacraia , feliciano, sóstenes, nikolas e outras figuras execráveis, evangélicas , claro, é um santo , vive o evangelho diariamente e não teria nada a ver com o golpe!
O cristianismo com sua visão apocalÃptica apoia sempre o opressor. Taà a teologia da libertação para ser a exceção desta regra
Não adianta o Spyer querer passar o pano nos evangélicos do qual ainda é grande defensor. Segundo as pesquisas dos institutos, quem deu força à extrema direita nas duas últimas eleições foram os evangélicos, muito mais do que os católicos.
Os motivos de sermos politicamente atrasados não se deve ao cristianismo quer seja católico ou protestante. Há mais coisas entre o céu e a terra do que imagina a nossa vá filosofia.
Sr. Fernandes. Os atrasos polÃticos são, geralmente, resultados de frustrações. O exemplo mais recentes são os EUA com a eleição do Trump. Êles aceitaram as ideias de continuariam supremacistas e outrosconceitos, como se os filhos fossem mais bem
Matheus Battistone é exemplo que analfabeto funcional lê jornal e quase sempre não entende.
“Será que nunca faremos se não confirmar, a incompetencia da américa católica, que sempre precisará de ridÃulos tiranos” ( Caetano Veloso, Podres Poderes ).
Bela associação!
Tudo o que posso dizer a respeito é que quem disse que a religião é o ópio do povo tinha absoluta razão.
... luteranos apoiaram a Dictadura Getúlio. Vargas, do colo de Getúlio Vargas os luteranos mamavam ouro dos cofres públicos, foram os primeiros gaúchos de fronteira a grilarem as terras do Planalto Central durante a Dictadura getúlio Vargas! Os primeiros gaúchos de fronteira traÃras a subirem e alcançarem as Sagradas e Mágicas Terras do Planalto Central!!!...
esse cleomar é tão néscio que sequer se deu ao trabalho de ler o texto citado . Aquele trecho da ensiclopédia barça trazia a história dos antepassados dele .
... Rendam-se, gaúchos de fronteira luteranos, traÃras, sequestradores de plantations de arroz,feijão, milho e batata e mandioca, leitores de Barsa! Este trecho que TU lestes foi escrito por um almofadinha safado do colo do dictador Getúlio Vargas ou estava de joelhos a mamar os cocos de ouro de G. Vargas???...
localizei um texto a respeito dos primórdios da colonização gaúcha , no volume vinte e sete, página cento e quarenta e oito da Ensiclopédia Barça , aquela de capa marrom . Bem intereçante ! .
leste isso aonde ? num almanaque Disney ? ou na revista Espia ?
"ainda somos católicos " . quem ? Eu sou luterano, desde o dia de meu batismo , há mais de sessenta e cinco anos . Minha esposa também é, desde seu batismo há sessenta anos . Nosso filhos, idem ,. Também me consta que meus pais, meus quatro avós e meus oito bisavós também era luteranos . Mas nenhum de nós é ou foi golpista .
... mas o que o Spyer queria Fazer durante a sua fitação era insultar o Dom Lancelotti ( o padre das dosções de comida que as lideranças dos crentes pentecostais operadores decde ponzi schemes amam insultar ). O crente pentecostal rouba a vida inteira e desde a cadeia Manda no zap da Igreja insultos contra os católicos! Este Spyer ébum almofadinha safado!!!
O Exército não deu golpe nenhum em 2022. Bolsonaro pensou em publicar um decreto para que a eleição fosse refeita com votos em cédulas de papel para permitir a contagem pública. A Igreja Católica não teve a nada a ver com essa história.
Passar pano pra criminoso. Bonito isso aÃ.
li hoje que a culpa pela alta do dollar é daquele cidadão que mora em Rovaniemi-FIN .
E em Papai Noel, vc acredita?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Juliano Spyer > Trama golpista mostra que ainda somos católicos Voltar
Comente este texto