Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Renato Scherer

    "É claro que, para projetarmos a evolução da dívida, algumas hipóteses são necessárias, muitas das quais não conhecemos, como quais serão o crescimento e os juros da economia no futuro." Eis a resposta, uma vez q todo texto recente nunca elenca a relação dívida/PIB. Como estaria sendo a reação se não estivesse havendo crescimento do PIB, mas sua contração? Qual a relação da SELIC absurda com o pagamento de juros que comprometem um superávit nominal ainda que se tivesse um superávit primário?

    Responda
  2. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Esses tecnocratas decorebas sabem nada de orçamento público, tampouco de povo!

    Responda
  3. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Juros e inflação rumo a alta. Isso que é bom para o trabalhador? Estranha política de Lula que já mostrou resultados negativos no passado recente. Governo mostra todo dia provas de negacionismo. Foi mais fácil para Lula usar máscaras que proteger o cidadão comum da inflação que mata também.

    Responda
  4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    "Surpresas na evolução da dívida". Mais uma previsão errada e catastrófica, que depois não se realiza, e serve apenas para exigir agora "ajuste maior e mais rápido" no lombo da classe trabalhadora. E setor financeiro ganhando rios de dólares e reais na maciota.

    Responda
  5. DERLAN TROMBETTA

    Está evidente no artigo que mesmo o governo tendo produzido as condições favoráveis para baixar a tacha de juros e assim diminuir os gastos, o BC não baixou, comprometeu os gastos e chamou o ataque especulativo que estamos vivendo. Se olharmos pra quem está ganhando com isso entendemos tudo.

    Responda
  6. Fernando Alves

    Até que enfim vários leitores deixaram de se deixar levar pela falcatrua que a Folha faz com diretores e economistas chefes de banco. Sempre a mesma ladainha de tentar criar um consenso entre a população de que a saída para o país é adotar as medidas que beneficiam os bancos e prejudicam a população.

    Responda
  7. Marcelo Magalhães

    As análises da autora são padrão Thaís Heredia. William Waack, Caio Junqueira e Daniel Rittner. Lobistas baixo clero da Faria Lima.

    Responda
  8. Marcelo Magalhães

    Sempre, não é? Dá para perceber a irritação da autora diante do pacote. Os neoliberais querem os recursos do BPC dados a pessoas em condições muito precárias, para reforçar o caixa dos já muito ricos. E se utilizam de esquemas supostamente sofisticados, oriundos de altos estudos de economia. Balela!

    Responda
  9. Marcelo Magalhães

    Essa senhora faz análises muito longínquas da realidade. Ela é incapaz de pesquisar que o aumento da inflação atual decorre do aumento de 100% na exportação de alimentos que torna o produto escasso no país, elevando os preços. Não se pode debitar todas as maze las econômicas nas costas da população pobre trabalhadora, só porque ela é a produtora de riqueza. Nenhum país se sustenta só com a classe para a qual a missivista trabalha e faz lobby. Essa senhora exige sacri ficios de mise raveis

    Responda