Ana Fontes > Todo mundo virou especialista em tudo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nelson Maria de França

    Tem até curso para aprender a fazer sombrancelha etc etc etc

    Responda
  2. jose camargo

    Mentira e desinformação sempre existiram.Receitas milagrosas idem.Quem já não ouviu falar do remédio "Específico Pessoa",que circula por aí há décadas!? Mentiras na política então é chover no molhado.Quem não se lembra do "Amarelinho", que era distribuído gratuitamente em época de eleição e espalhava todo tipo de mentira!? Mas por que tudo isso,que sempre existiu,agora incomoda? Não incomoda. O que incomoda é a opinião ou a crítica embasada.E o resto é apenas pretexto para regular a internet.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Você está desconsiderando o impacto, o alcance e a velocidade de disseminação de conteúdo digital. Esse fatores exigem novas regras, sob pena de danos irreversíveis para a humanidade. Então seu argumento é inválido: desinformação sempre existiu, mas o dano causado era de escopo muito menor.

  3. Alex Sgobin

    Pessoalmente, a grande decepção foi ver um instrumento, a Internet, emergindo como chance de aprendizado e conhecimento democratizado, mas sendo utilizada por incontáveis como meio de se tornar ainda mais estúpido. Claro que a culpa nunca foi da Rede.

    Responda
  4. marcio jose albino

    Deu voz a muitas pessoas mal intencionadas e manipuladoras, esta foi a contra indicação para a humanidade desta enorme evolução tecnológica.

    Responda
  5. Wil Leon

    Não é bem isso.. com a internet.. o especialista local perdeu o glamour.. o médico... o professor.. facil achar alguem de maior nivel e conhecimento explicando melhor. Outro dia fiz um curso de introdução gratuito na Universidade de Yale...

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Ótimo, mas há riscos. O bias cognitivo chamado efeito Dunming-Kruger faz com que pessoas superestimem seus conhecimentos ou habilidades em determinadas áreas. Então não se trata de glamour. Construção de conhecimento leva tempo e esforço e um grande número de pessoas não entendem isso. Acabam agindo como se fossem especialistas em áreas onde possuem conhecimento raso na melhor das hipóteses. Existe também um certo desprezo pelo conhecimento acadêmico formal. Grande risco.

  6. ANTONIO F CARVALHO

    Realmente a internet pode ser uma fonte de cultura se bem pesquisada e aproveitada pelos usuários. No entanto, a WEB acumula fantasias, mentiras e até crimes de toda a ordem, do estelionato até injúrias e difamações. Um modo bom de se precaver dessas armadilhas e agressões é ser seletivo e usar a INTERNET como proveito e como fonte de pesquisa científica para todos os ramos do conhecimento, de idiomas às ciências humanas e exatas, mas é preciso selecionar o que vai pesquisar para fugir do lixo!

    Responda
  7. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Quem compartilha fake News pela internet tem um propósito claro: tentar influenciar a opinião pública. Até que ponto esse compartilhamento surte efeito, é difícil avaliar. Mas os compartilhadores devem certamente ser otimistas.

    Responda
  8. Márcio Marques Alves

    O chato é que a imprensa tradicional perdeu o monopólio da manipulação. Daí, o que pode ser um pensamento fora da caixa, disponível na internet, é visto como "manipulação" pela imprensa tradicional. Dessa forma, não se sabe quem de fato está mentindo.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Na impossibilidade de usar as regras e argumentos estabelecidos e provados, criam teorias absurdas e invertem o ônus da prova. Mesmo com evidência experimental de milhares de anos sobre o formato do planeta, como a de Eratóstenes que calculou a circunferência da Terra há muito mais de 2000 anos, criam modelos que não passam no crivo da ciência formal e insistem conspiração. Vê semelhança com os anti urna eletrônica anti vacina ? Eu vejo claramente.

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Olha, terraplanistas são absolutamente fora da caixa. É um extremo, claro. Mas entender como eles operam ajuda a identificar indícios e atributos de outros grupos que operam da mesma forma. Uma característica fundamental é o desprezo pelo consenso científico e acadêmico, e construção de teoria de conspiração. Observe: é exatamente o mesmo mecanismo dos anti vacina e dos anti urna eletrônica. O apelo é ao emocional e não ao racional. Constroem teorias que não passam no crivo do rigor científico.

    3. Márcio Marques Alves

      Concordo contido! Só que terraplanistas, não servem de base nem pra esse tipo de comparação.

    4. Marcelo Silva Ferreira

      A dificuldade de discernir vem da formação deficiente em lógica, método científico e senso crítico pouco desenvolvido e problemas cognitivos como viés de confirmação e o efeito Donning-Kruger entre outros. Pensar fora da caixa não é sinônimo de rigor e confiabilidade. Basta analisar como os terraplanistas operam.

  9. adenor Dias

    A internet, nos dar a chance também de nos alertar para que saibamos que não há milagres nem nada fácil. Os outros, querem sempre nos explorar, e nunca ajudar. Devemos ficar mais experto. Por exemplo, a matéria citou as curas milagrosas, eu já li um monte e não cair em nenhuma. Custou dinheiro, estou fora.

    Responda
  10. Mateus da Silva Oliveira Silva

    E quando é a grande e velha mídia que mente e manipula o seu público?

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Se você acredita que há discurso imparcial e verdades absolutas, algum dia vai cair a ficha. Mentira e manipulação nunca foi exclusividade de nenhum meio de informação. E certamente a Internet não vai mudar isso. Não existe uma nova mídia isenta de viés e nunca haverá. Se você quer aumentar a qualidade da informação terá que se esforçar para validar o que consome. A responsabilidade é individual. Não adianta jogar a culpa nos outros.

    2. adenor Dias

      Verdade: as mídias oficiais nos engana há anos, basta saber que as redes de televisão e radio, é local de pastores alienar fieis. Eu ouvia Davi Miranda no radio...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.