Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Elena Claudia Castro Assunção

    Se depender desses economistas os ricos continuarão com seu patrimônio e os pobres, como sempre, fazendo sacrifício para se pagar uma dívida que parece mais um saco sem fundo. Auditoria nesta dívida já!!! Quem ganha para continuarmos na pobreza???

    Responda
  2. João Batista Tibiriçá

    Urubus continuam em revoada! Não se cansam.

    Responda
  3. Gisele Araujo

    Qualquer crítica a respeito desse pacote está passando por moderação e censura.

    Responda
  4. Gisele Araujo

    Por que paccote até 2030 se tudo leva a crer que esse Goooverno não passa de 2026?

    Responda
  5. Araguaci Faustino da Silva

    Que 2030 ???? vai pra casa bem mais cedo, PT. 31/12/2026 é o último dia.

    Responda
  6. Eduardo Elói

    Analistas, economistas significam pessoas que são escaladas para fazer a propaganda dos grandes especuladores do mercado financeiro. Essa gente faz parte do exército dos grandes ricos. Soldados em defesa dos interesses dos super milionários. Não representam a economia que produz e trabalha.

    Responda
  7. Gisele Araujo

    Pacote até 2030, deveriam projetar apenas para os próximos 2 anos, o Lula e a sua trupe não passam desse Mandato.

    Responda
  8. Mario Donizete Pelissaro

    Olha a FSP fazendo o joguinho do "mercado" outra Vez

    Responda
  9. jose prado

    Meu Deus! Cortes de S 250 bi ao ano!Será que algum desses analistas já concorreu a uma eleição? Teria coragem de colocar suas propostas em seu site de campanha? A grita devido a proposta de isenção do IR é a escada mas qquer que fosse o teor do pacote o mercado consideraria insuficiente! Esse pessoal não engana mais ninguem! Ficam a cada dia mais desmoralizados!

    Responda
  10. Leonardo Genonadio da Silva

    A diversidade de pensamento econômico permitida é linda. Obrigado Folha por colocar apenas Analistas de uma Matriz de pensamento

    Responda
  11. ANDRE BARRETO

    Economistas da Faria Lima. Seja honesta, Folha. Enquanto isso o PIB cresce, o desemprego despenca e o poder aquisitivo do trabalhador aumenta. Pobre do país de escuta esses "economistas".

    Responda
  12. jose prado

    Meu Deus! Quanta bobagem! Cortes de R S 250 bi ao ano! Vamos ter que importar o Milei! Será que algum desses analistas já concorreu a uma eleição? Teria xoragem de colocar suas propostas em seu site de campanha! A grita devido a proposta se isenção do IR é a escada mas qquer que fosse o teor do pacote o mercado consideraria insuficiente! Esse pessoal não engana mais ninguem! Ficam a cada dia mais desmoralizados!

    Responda
  13. Deborah Teixeira

    Cadê o Banco central pra intervir no dólar? A Folha não fala nada sobre isso, né? Na época do doidivanas do Bolsonaro, o BC interviu mais de 100vezes. E agora?

    Responda
    1. jose prado

      Intervenção militar? Kkkkkkkkkkkkkkk

  14. Edson José Neves Júnior

    Não se espera nada da FSP, um jornal controlado pelos especuladores do mercado financeiro. Em 2003 foi a mesma novela e, ao final, o governo Lula terminou com a melhor avaliação da história brasileira. Gente, matérias como essa são pagas, e muito bem pagas. Por isso que o jornalismo brasileiro escorre esgoto abaixo...

    Responda
    1. LUIZ MENDES

      Não falam.nada sobre os ganhos com a taxa de juros do presidente do BC

    2. Mario Donizete Pelissaro

      O "mercado" é um ser especulativo. Não há por parte dos q o compõem nenhum compromisso c o desenvolvimento humano, distribuição de renda ou diminuição da pobreza. Sua sanha é por ganhar dinheiro e ficar mais rico. Eles estão atentos à qquer fala ou movimento q possa justificar uma ação geradora de lucro. Plantam noticias e fazem previsões pessimistas. A imprensa faz parte desse jogo, qdo publicam as previsões caoticas ou dao exagerada importancia à falas do governo. A FSP é um exemplo disso.

  15. jose prado

    Suuurpressaaaa

    Responda
  16. Andre Moraes

    A extrema-direita são inimigos do Brasil. Eu tenho curiosidade para saber se fazem isso de graça. Mas vamos ao que vai acontecer. Teremos a aprovação de um pacote, com a inclusão de algum outro item, e ao longo de2025 serão feitas avaliações sobre o comportamento da dívida, se for insuficiente, outros ocorrerão. Porque impor cortes que massacram pobres? Isso não faz sentido. Corte de ministério é dinheiro de pinga, essas estruturas existiam como secretaria (demagogia).

    Responda
  17. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    O país tá em um excelente quadro econômico! Crescimento acima das expectativas, além do menor número de desemprego de todos os tempos, mas os especuladores e detratores querem é acabar com a assistência social e dar aumento zero de salário mínimo.

    Responda
  18. RUBEN SALOMAO GOMES DA SILVA

    Os economistas do mercado acertaram as previsões que controlam

    Responda
  19. Andre Moraes

    Bem, se considerar que o mercado e os economistas erraram absolutamente todas as previsões macroeconômicas do país, ficaria surpreso se acertassem agora. Lembrando que o arcabouço fiscal foi pensado considerando o fim da desoneração de setores privilegiados e de municípios; isso não resolveria o problema da explosão de gastos da previdência, mas agora estaríamos tratando somente esse tema. De qualquer maneira, se acertarem, tem possibilidade de inclusão de novos cortes no ano que vem.

    Responda
  20. REINALDO ZATONI

    Uol , se permitirem meu comentário né . Saiam pra rua e avaliem in loco nos supermercados , a escalada é disparada da inflação efeito direto da baixa credibilidade deste ministro , não é um exercício de retórica e práxis . Segundo todos que fizeram investimentos perderam muito dinheiro , agora é aguardar o fim desta tragedia .

    Responda
    1. Artur Neto

      Digo Todos quem...

    2. Artur Neto

      Qual todos quem? O setor imobiliário? As montadoras de veículos? O setor de serviços? E como pode aumentar o PIB, diminuir o desemprego , aumentar a renda do trabalho e o investidor ter prejuízo?

  21. Roney Maluf Dos Reis

    Sobre as Emendas Parlamentares esses grandes economistas farialimers não falam um piu.

    Responda
  22. ALOISIO T MIRANDA

    E eu sempre coloco dúvidas sobre o que dizem os economistas. É notório que suas previsões nem sempre se confirmam e dependem do viés de cada especialista.

    Responda
  23. leonardo oliveira

    Investidores fugindo aos montes daqui .País sem projeto fiscal.

    Responda
    1. Andre Moraes

      O Pix está dobrado? Que desespero Leozinho. Você fala isso desde o primeiro dia de governo.

  24. leonardo oliveira

    Brasil na bacia das almas , investidores fugindo.

    Responda
    1. Artur Neto

      Le a Manchete da folha atualizada sobre o PIB.

    2. Artur Neto

      Investidores ou especuladores?

  25. leonardo oliveira

    Este pacote , não cobre nem o buraco do dente. Brasil na Bacia das almas.

    Responda
    1. Artur Neto

      Vc. como os economistas do mercado vão errar novamente.

  26. Marcelo Masiero

    Eu gosto de ver mesmo é a Folha, porta-voz da Faria Lima, esperneando com o pacote fiscal. Que comédia!

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Manda quem pode , obedece quem tem juízo, um velho ditado .

    2. leonardo oliveira

      Vai ler um pouco de economia , que é uma ciência.

  27. Chiara Gonçalves

    "Hesitação de Lula em aplicar medidas duras": traduzindo, em ser neoliberal. Pois é, ele não é.

    Responda
  28. Marcos valerio André da silva

    Bom dia, economista querendo fazer previsao para 2030, se nao acertam nem no curo prazo, vejam o PIB dos dois ultimos anos, previram 1% e tivemos 3%. Se usarem o mesmo modelo sempre gerarão numeros mais pessimistas que os números do governo.

    Responda
  29. Mauricio Bertelli

    Tá aí o golpe que a imprensa tenta esconder. Kkkk

    Responda
  30. Jorge Rodrigues

    O pacote anunciado pelo Haddad é totalmente inócuo. Não há redução no número excessivo de ministérios (são 39, a grande maioria inútil), milhares de cargos comissionados, reformas estruturais, modernização do estado, privatizações, fim do reajuste do salário mínimo acima da inflação (isto é altamente inflacionário), interdição da perdulária primeira-dama e extinção de empresas públicas. O governo continuará a gastar irresponsavelmente e por conseguinte fomentará a inflação e o deficit primário.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Se pedir para ele fundamentar cada item desse que ele listou, corre risco de ficarmos apenas com o barulho dos grilos.

    2. Lucas Gomes

      Jorge, eu não sei de onde tiraram a conclusão de que um governante progressista vai tomar medidas como privatizações, fim de ganho real no salário mínimo e extinção de empresas públicas. Se a população quer isso, que elejam um governo de direita (sem viés autoritário). Número de ministérios... Dá quanto de economia? Vc sabe ou só tá papagaiando o discurso da direita?

    3. Marcos valerio André da silva

      Jorge o plano nao é do Haddad , ele é do governo Lula. Não adianta ficar qurerndo que o governo Lula seja de direita, ele é esquerda. Bate no Lula que vc ajuda o Haddad

    4. Breno Zen

      Enxugar ministérios vai enxugar o orçamento? Isso é papinho de quem pensa como um país pequeno, e não como um país continental.

    5. eduardo silva

      Será Marça ou Tarça o candidato Milei em 26?

    6. Marcelo Magalhães

      O Brasil está em pleno emprego, vai crescer o dobro do previsto. É o segundo país que mais recebe investimentos internacionais. O povo sai da miséria, o país se reindustrializa e o país se recupera como nação digna. Prezado Jorge, o seu comentário é típico do pobre de direita que não tem capacidade crítica e fica puxando o saco dos endinheirados, achando que é um deles. Triste.

  31. Luciano Palagano

    Porque não defendem a auditoria da dívida então? E olhe bem, não estou falando em calote, estou falando em auditoria, que é algo que já está previsto na Constituição e não foi realizado até hoje.

    Responda
    1. Luis Nunez

      Naftalina pura....

  32. AILTON SOUZA

    Esses economistas deveriam se pronunciar a respeito das emendas parlamentares que é uma aberração. Fico também indignado que o povo brasileiro sabendo que é assustador a falta de transparência dessas emendas e ninguém vai as ruas par protestar sobre esse descalabro. Tá na hora de barrar esses parlamentares!

    Responda
  33. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Capital caro, inflação e instabilidade. Mais do mesmo com Lula, o anti vacina fiscal.

    Responda
  34. Izaias Do Vale

    Chega de tanto bla blá-blá-blá, o sistema deve ser simples não gastar mais do que se arrecada.

    Responda
    1. ANDRE BARRETO

      Izaias, me diz qual governo faz isso? Só a Argentina. Por isso a pobreza explodiu por lá. "Mas as contas estão em dia". Para quem? Pq as pessoas não se informam antes de dizer bobagens? Orçamento público não é orçamento doméstico.

    2. Edvaldo de Souza Almeida Junior

      É exatamente o que se propõe com as medidas anunciadas... Mas os economistas querem sangue (dos mais pobres)...

  35. Edvaldo de Souza Almeida Junior

    Qual seria a alternativa dos economistas? Cobrar mais das faixas de renda menores? Cortar todos os programas sociais? Ajuste fiscal nas costas dos mais pobres e manutenção das isenções com os mais ricos? Na reportagem fala da Reforma da Previdência: não vai se sustentar também porque deixou a previsão de aposentadoria mais distante e com perspectiva menor renda o que desestimulou o sistema de contribuição, ou seja, só tende a piorar, mas para os economistas foi um sucesso. Só que não...

    Responda
  36. Antônio Alves

    Estou lendo em outros jornais que o governo enviou o pacote para o congresso SEM incluir os militares. Será verdade?

    Responda
    1. eduardo silva

      sim.na segunda feira enviará sem

  37. André Pêgo

    Bom dia, seria muito pedir à Folha ouvir alguém não atrelado aos "rentistas" para avaliar o quanto reservar do orçamento para satisfazer suas gargantas largas e profundas? Desde já grato.

    Responda
  38. Marciano Alves

    Mesmo que se extinguissem todos os gastos sociais, o "Mercado" estaria insatisfeito porque o capitalismo vive de crises (comprar papéis baratos ou comprar títulos a juros elevados). Tudo fica maus evidente com uma reportagem assim, montada com economistas de assets. A FSP não publica opiniões de economistas sérios como Dowbor ou Paulo Gala. Os pobres, o povo que pague porque a Faria Lima quer é os dividendos... isentos, óbvio.

    Responda
  39. augusto ferreira

    Em que setores da imprensa são piores que Bolsonaro? Este é um golpista escrachado. Meio abobado, mas, por isso mesmo, não deixa dúvida. Duro é lidar com golpismo dissimulado, muito esperto.

    Responda
    1. Marciano Alves

      Fabricando crises, "comendo pelas beiradas".

  40. Armando Moura

    nossa dúvida é sobre estes economistas, de que uniesquinas saem isto, se são de universidades publicas, já passou da hora de rever os cursos de economia, é a nata do chorume intelectual que não conseguem pensar fora da caixa. Onde estão os modelos de simulaçãos dinamicas, onde estao os supercomputadores, onde está o futuro, só olham modelos de cinquenta anos atrás. Tecnico de futebol, economistas, padeiros, vampiros brasileiros...

    Responda
    1. Arno Costa

      Economia é curso sério e não são oferecidos pelas uniesquinas

  41. Marcelo Magalhães

    Que tal se a FSP, no seu afã neoliberal, comentasse que diversas áreas no Rio de Janeiro estão sem água há uma semana? Que a privatização derrubou a qualidade da Cedae? Que em breve, isso vai acontecer em São Paulo, com a Sabesp? Seria muito mais importante do que ficar colocando a opinião de lobistas fazendo jus aos seus salários. Esse jornal se perdeu, virou panfleto dos Farialimers.

    Responda
    1. Arno Costa

      Essa não é a pauta!

  42. José Augusto Bernabé

    Todos sabem que o "Capital Político" do Lula foi formado na Pandemia e no STF com as anulações da Lava jato, ele é Réu confesso da Corrupção e sua eleição foi um golpe técnico para evitarem um governo de direita conservadora, portanto ele nunca teve e nunca terá "capital político" pra fazer qualquer coisa nesse País a não ser continuar a fazer marketing para o seu público de Fãs e Fã nunca foi "eleitor" é somente Fã.

    Responda
    1. eduardo silva

      foi réu mas nunca confessou.é ateu mas quando convém pode ser maometano ou até nudista.

    2. José Davi

      Meu comentário é censurado previamente por essa Folha, não tendo nenhuma palavra de baixo calão, apenas questionamentos. Mas as bobagens do Barna estão aí para fazer volume.

  43. augusto ferreira

    Que economistas? Os mesmos, escolhidos pelo UOL/Folha, que vêm prevendio tudo errado desde o ano passado?

    Responda
  44. José Ricardo Braga

    Nesta reportagem não tem 'o outro lado', só opiniões do Mercado...

    Responda
  45. Genésio Marcelino

    Difícil governar, não sei como aínda se matam pelo poder. Se não faz, reclama. Se faz, reclama.

    Responda
  46. José Davi

    Os aplicadores do mercado financeiro, porque essa gente não investe 1 real na produção, está nervosa, pois não vai ganhar dinheiro fácil. Esses economistas que essa Folha ouve são o puro suco da ideologia neoliberal que levou a crise especulativa de 2008.

    Responda
  47. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Folha personaliza o ataque à Haddad. A estratégia é derrubar o ministro para enfraquecer o governo. Isso depois que a Febraban o defendeu. Frias é mais ganancioso que seus pares.

    Responda
    1. José Davi

      Essa gente mergulhou de cabeça na ideologia neoliberal. Pensam que são os donos do Brasil, somente eles sabem o que é melhor para o povo brasileiro, falou em valorizar o salário mínimo? Não pode! O país vai quebrar! redução da carga horária de trabalho? Não pode! O país vai quebrar! Investimento em saúde, educação e infraestrutura? Populismo! O país vai quebrar! Reservar dinheiro para pagamento de juros no mercado especulativo? Sim! Isso é importante.

  48. Marco Ferreira

    Os economistas convidados da FSP pensam muito diferente do cenário real. Erraram sistematicamente no PIB, não observaram com antecedência o efeito Trump no dólar, e não dão um pio sobre a irresponsabilidade do congresso, principalmente no fato do (des ) governo do capitão ( e do pg) ter deixado o executivo refém dessa gente. Surreal

    Responda
  49. ROBERTO SILVA

    Ao eleger o descondenado, o Brasil provou que nunca perde a chance de apostar no improvável.

    Responda
  50. Gildo da Silva

    A dúvida seguramente se estabelece porque tudo não passa de uma armadilha frustrada contra o governo. Com certeza tudo foi armado para que com o pacote o governo colocasse a corda no pescoço porque foi obrigado mexer em benefícios sociais de a muito tempo é marcado de Lula. A surpresa foi a proposta de isenção no imposto de renda e a compensação nos contribuintes de valores acima de 50 mil. Já que o chamado mal humor dos economistas chama-se bolsonarismo oculto.

    Responda