Wilson Gomes > Assassinatos e guerra civil eram danos colaterais aceitáveis no plano de Bolsonaro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Evando de Abreu

    Camila, acho que você consegue mais do que isso, o fato é que seu ídolo fez mensalão, petrolão e em plena crise, desastre no RS, ainda tentou o arrozão e nada fez pelo estado que mais produz neste país. O STF hoje é uma ditadura. Bolsonaro não tentou golpe, são apenas narrativas para prendê-lo e perseguir a direita. Coisa de extrema esquerda.

    Responda
  2. José Cardoso

    Ainda bem que eles mudaram de ideia e não consumaram todo esse delírio. Foi, como dizia o Collor, sonho de uma noite de verão.

    Responda
  3. SERGIO LUIS PETRASSO CORREA

    Parece-me que este excelente artigo deveria ser mostrado a outros colunistas da fsp, como tal joel, o do bolsonarismo moderado ou ao tal spyer, aquele que endossa as fantasias vergonhosas dos evangélicos aloprados e seus pastores estelionatários, acerca do inominável inelegível golpista!

    Responda
  4. FRANCISCO FARIAS

    Afirmativa teneborsa e real para os democratas: 'Assassinatos e guerra civil eram danos colaterais aceitáveis no plano de Bolsonaro". Quer provas? Além das investigações da PF, bastas analisar as redes sociais do Gado Bozofascista e lá você irá ver que eles realmente concordavam com o golpe e seus "efeitos colaterais". É uma gente para qual não existe definição racional.

    Responda
  5. Getulio Cunha

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Anete Araujo Guedes

      Vai ler os inquéritos da PF, as redes antissociais dos bolsonaristas, escutar os políticos da extrema direita neofascista.

  6. Evando de Abreu

    Maurício Soares, Lula não é inocente, não foi inocentado, foi descondenado, igual José Dirceu, Cabral e outros corruptos. Não confunda as coisas. E mais, em plena crise do RS ainda tentou emplacar o Arrozão, querendo dar um golpe de quase um Bilhão. Os correios, agora, no vermelho, em quase estado de insolvência. Com Bolsonaro estava no azul.

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      o mundo não é a ficção q vcs inventam ô Evando, descondenar não existe (suspeito q esse seu nome tb não), e sabe quem será condenado e preso logo menos? ele mesmo, isso se não getulhar né

  7. Sonia Pereira Gomes

    Brilhante texto.

    Responda
  8. Anete Araujo Guedes

    Wilson Gomes traçou o plano perfeito, elaborado por milhares, com aval do inelegível, para por fim a soberania do voto popular, ao regime democrático. Bastava eliminar o presidente, o vice, e o ministro do Supremo garantidor da lisura do pleito eleitoral. Se houvesse uma guerra civil, com muitas mortes, e daí? Todos vão morrer um dia. Os fracos não resistirão. Só os machos sobreviverão. Na tirania tudo é permitido para o tirano e seus comparsas, já para os opositores restam as execuções sumárias

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Cunha, você faz jus ao sobrenome. Não adianta apelar, espernear e agredir. A hora é agora, vamos saborear os julgamentos e condenações com gosto e com vontade.

    2. Getulio Cunha

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  9. Anete Araujo Guedes

    Assassinatos e guerra civil eram danos colaterais aceitáveis no plano de Bolsonaro. Este deveria ter sido o Editorial de primeira página na F.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Getúlio não adianta espernear, vamos assistir os julgamentos comendo pipoca.

    2. Getulio Cunha

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Marcos Benassi

      'Magina, minha cara, o esporte preferido da folha mudou, não é mais jornalismo, é encheção de saco. Estou supondo que a alteração de seu mote, de jornal "a serviço da Democracia" pra "em prol da energia renovável" tenha algo que ver com isso: mantendo coerência resolveram renovar a energia dos Bozolóides - paulistas em primeiro plano, mas calha de renovar lá na fonte da Bozofrenia também.

    4. Anete Araujo Guedes

      Não atentar para a gravidade da situação, nada mais é do que uma aberração inaceitável,, não condiz com a função de um veículo de informação.

    5. José Bernardo

      Concordo, Anete. Mas não foi, nem jamais será. Sabemos o que este "defensor amarelo" da democracia tem se tornado.

  10. Marcos Benassi

    Opa, muito bom, seu Wilson. Então, à luz de seu artigo anterior e das investigações que o senhor menciona neste, obrigo-me a perguntar-lhe: quem ainda apoia o Bozo, é o quê, senão um golpista imoral, disposto ao assassinato como método? O Quadrúpede-ex-Chefe e sua matilha fizeram e ainda fazem um serviço de promoção de mentiras bastante eficaz. Quem ainda embarca nessa, será burrro, francamente mentiroso como seus heróis ou não tá nem aí com o uso da mentira digitalmente espalhada como método?

    Responda
    1. Getulio Cunha

      Pergunto ao Marcos Benassi qual tipo de droga estraqgada ele usa. Os temas de medo dessa turba é cartão de vacina, baleia e gópi sem armas. Corrupção de trilhões virou brincadeira de criança para os analfabetos funcionais

    2. Marcos Benassi

      Olha, Zé, meu caro, eu tô impreCionado com o vigor com que alguns expoentes da Bozoléia Folhofrenética ainda defendem "o movimento", sabe? É coisa assaz intrigante, não só pelo contra-ético da coisa, como também pela fragilidade argumentativa, sempre aquela preparada pela Central Bozoológica de Bizarrices. Donde concluo pela sua primeira assertiva, é uma combinação das três coisas, em graus distintos a depender do sujeito e do momento.

    3. José Bernardo

      Múltiplas possibilidades de combinações entre as três alternativas, Marcos. Possivelmente, porém, prevalece a dos que não estão nem aí...

  11. Marco De Lucca

    O mais impressionante é aquele que não admite que foi enganado por um herói de filme japonês dos anos 70, imoral, estúpido e laranja de outros espertos imorais que o usariam como laranja e que posteriormente seria manipulado ou " neutralizado" qdo não mais fosse útil , vide Castelo Branco, que diga-se de passagem, daria de 10 a zero em moral e inteligência sobre Bolsonaro. Sem falar naqueles que pediam por um novo AI-5, jovens ignorantes ou velhos estúpidos e sem memória.

    Responda
  12. Marcelo Moraes Victor

    “um homem com tão poucas qualidades“ Belíssima frase que resume essa coisa desprezível

    Responda
  13. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

    É estranho que um plano tão bem elaborado, como reconhece o autor, se quer saiu do papel. Essa convicção de que o Brasil estava à beira de uma guerra civil, um país cujo povo nunca se mostrou capaz de pegar em armas para coisa alguma, me parece bastante falho. Seria mais produtivo que o "professor" discorresse sobre quem mandou matar o Celso Daniel ou mesmo quem fez a proteção jurídica ao homem que deu a facada em Bolsonaro(um candidato a presidente), já que se diz adepto da democracia.

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      Antonio, sua ingenuidade impressiona

    2. Getulio Cunha

      Antônio ai é querer exigir demais dessa turba q mal sabe que Venezuela e Cuba são ditaduras ssanguinolentas. Falam de gópi pq gado bom repete as m do idolo mor, o nine.

    3. Marcos Benassi

      Xiiiiii, Antônio, por que "seria mais produtivo"? O Celso Daniel, quando morto, traduziu-se em golpe de estado? A facada no Bozo trouxe qualquer prejuízo à sua eleição? Aliás, sobre este, não pergunte ao seu Wilson, pergunte-o à Polícia Federal do Bozo, que fez duas longas investigações. Creio que essas coisas só são "produtivas" aos Bozolóides que querem enrolar. Ah, o risco de guerra, quem levantava eram os seus milicos queridos.

    4. Paula f

      Por que está fugindo do assunto? É conivente com assassinatos, guerra civil e golpe de estado?

    5. GEAN Ferreira

      Você mesmo no que disse, Sr. Antônio? Está no seu perfeito juízo ou é imoral mesmo ?

    6. Felipe Araújo Braga

      Discordo fortemente de seu argumento de que “o povo brasileiro jamais se viu disposto a pegar em armas para cousa alguma” - pelo nosso tamanho continental e foco interno, realmente nunca fomos de guerras internacionais - agora, convenhamos: o Brasil é um país extremamente violento, veja RJ, SP, e os interiores onde muitos coronéis sempre se impuseram pela força das armas. Nosso país é um país que pega em armas o tempo todo!

    7. manuel rodrigues

      múummm .. tava demorando aparecee um.

    8. Marcelo Moraes Victor

      Magrão, vai lá Jovem Pan com tua turma

    9. Vladmyr Souza

      Creio que não tenha acompanhado o desenrolar dos fatos ou a sua bolha possa estar lhe atrapalhando, minimizar este plano com tantas pessoas envolvidas que só não foi executado por negativa de alguns generais é estar com os 2 pés fora da terra. O assunto em questão é outro, não é o do Celso Daniel, querer desviar do assunto é compactuar com essa aberração verde amarela. Inspiraram até o nome na "Noite dos Punhais".

    10. ADONAY ANTHONY EVANS

      Dirijam com cuidado. bolsonarista solto na pista.

  14. LEANDRO FERREIRA

    E quanto a normalizar a extrema direita, como vc sugeriu,Sr Wilson, mudou de idéia? Caberia um mea culpa não?

    Responda
  15. Edimilson Volpe

    Perfeito!

    Responda
  16. TEREZA JOACY GOMES DE MELO

    Aplausos !

    Responda
  17. José Antônio

    Abaixo o(a)s camisas amarelas!

    Responda
  18. Alberto A Neto

    Decapitar autoridades, liquidar mais "30 mil", remete às Memórias de Churchill a respeito de Stalin na Crimeia: "Quem se lembra do massacre armênio pelo Império Otomano?". Jair Messias e seus "bolsoviques" têm um ídolo, comunista, enrustido. Josef Stalin dizia: "Uma única morte é uma tragédia. Um milhão de mortes é uma estatística". Provocado por Churchill, a respeito da condenação do Vaticano pelo extermínio de seus adversários, Stalin respondeu: "Afinal, quantas divisões têm o Papa?".

    Responda
  19. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Ótimo artigo. Importante tb é não desprezar a qualidade, ou melhor, a falta total dela, de organizadores do golpe. Os que estão detidos se dizem ua rataria: penso que é um tipo de estratégia para não se blindar de críticas e ao mesmo tempo se livrar de regras morais e ética. Realmente, nesse quadro de incultura política, assassinatos, guerra, opressão, terrorismo e repressão, são admissíveis. Aliás, são uma necessidade.

    Responda
  20. João Marino Delize

    Só não vê quem não quer ver que o golpe estava bem estruturado. Quando se viu pessoas (alguns inocentes) já se sabia que coisa boa não poderia ser, pois queriam anulara as eleições. Concordo em gênero e número com esse texto.

    Responda
  21. Antonio Catigero Oliveira

    *Bolsonaro, golpista?! Não diga! Tente imaginar se um sujeito que homenageou a ditadura militar tentaria ou não um golpe de estado. *Título e subtítulo do artigo de Antonio Prata do dia 30/11/24, revela a convivência conivente da sociedade civil, como se a ascensão e mandato do capitão tivessem sido normais. Ninguém deveria estar ''perplexo'' ou coisas assim, com essa tentativa de Golpe anunciado antes do mandato de 2018-2022.

    Responda
    1. manuel rodrigues

      que o ex presidente nunca foi "flor que se cheire" inté o flanelinha da esquina sabe. agora, querer reelegê-lo depois de tanta k hda, é muita bu rrice e preconceito. juntos ou separados.

  22. hernando josé rocha franco

    Ótimo texto! Mesmo vivendo tempos extremos, ainda surpreende um sujeito tão desqualificado ter primeiramente se tornado presidente, e em seguida, quase levado o país a um golpe de estado que remete ao tempo da guerra fria.

    Responda
  23. Humberto Isidoro

    É e foi uma temeridade deixar esse ser solto por ai esse tempo todo. No incio ele estava amedrontado e foi pegando confiança e voajpu por todo o país nas eleições mimetizado de democrata. Ele tem que ser retirado de circulação o mais breve possivel. Ja tivemos um banana que se mal com os artefatos de são joão em frete o STF. Outros andam por ai , armados. A inteligencia tem limites a th oli ce não. Por isso há que guardar o inominavel em lugar seguro, onde não possa mais fazer nenhum mal.

    Responda
  24. josé almeida

    Realmente o Bolsonaro é um fenômeno. Muitos dos que lhes são simpáticos evoluiram politicamente e se tornaram governadores, senadores, deputados e prefeitos e se firmaram na política ao adotarem o jeito honesto de governar. Até os que são avessos à coisa certa, austera e moralizadora, lutam desesperadamente para aparecer na mídia e outros meios sempre jogando pedras no ex presidente, no afã de pelo menos sobreviver.

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      parei no honesto

    2. Paula f

      Rachadinhas mil, trocar delegado da PF, usar auxílio moradia pra “comer g ente”. Honesto onde? Além disso, o que esse cara fez pelo Brasil? Nenhuma das personalidades que venceram na esteira da extrema-direita tem um feito sequer pra contar/ eles são eleitos por uma frase “fora PT”. Não precisam ter nenhuma competência. E não têm. Ou você sabe explanar alguma?

    3. Paulo Afonso Laurentis

      O episódio das joias está inserido no contexto desse "jeito honesto de governar"?

    4. Nair campos

      Jeito honesto de governar? Tá sendo irônico? Só pode ser!

  25. Evando de Abreu

    Maria, pesquise sobre o que Temer disse. A extrema esquerda fez o mesmo ou pior na época da queda da sua presidenta Dilma, como também o próprio Boulos fez em SP. Agora, neste momento, MST invadiu fazenda. Isso é terrorismo. O fato é que não houve tentativa de golpe, é tudo uma narrativa para que Moraes possa justificar a sua ditadura. Vocês apoiam ditadores, censura e terrorista. Correios está pedindo falência neste momento.

    Responda
    1. Paula f

      O cara quer refutar uma ilusória ditadura defendendo uma ditadura. Hahahahhahahahaha. Seria mais engraçado se não fosse trágico. Não fosse o Alexandre de Morais, nem você hoje poderia mais falar as bob@gens que profere.

    2. Tadeu Roberto Corbi

      Sempre que num texto aparece a palavra "narrativa", ouço mugidos e sei com quem estou lidando.

    3. Eduardo Rocha

      Pelo amor do Pneu Sagrado! O MST invadiu uma fazenda! Isso é o fim da República. Que democracia sobrevive à invasão de uma fazenda? Ainda bem que temos um patriota como você para resistir. Não desanime, patriota, a extrema-esquerda já alugou uma kombi para ir tomar Brasília.

    4. Humberto Isidoro

      Evandro completamente desnorteado, igual o mito. Frases sem sequencias. e desculpas sem consolo. Sem anistia.

  26. marco josé cornacchia landucci

    Artigo muito bem escrito e chocante pela realidade que demostra. Qual o limite do Bolsonaro? Não tem, e fora das grades continua e continuará conspirando contra a democracia. Graças à Deus sem o poder mas com o poder de continuar manipulando seus mais fanáticos seguidores, impulsionados aí por um malafaia igualmente sem escrúpulo algum e alguns deputados e senadores.

    Responda
  27. MARIA F LUPORINI

    Esse senhor só pensa em se dar bem com a ninhada desde que se entende por gente. É a maçã podre que estraga todo o cesto.

    Responda
  28. Evando de Abreu

    José Carlos, como sempre seus comentários tem um conteúdo profundo.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Faz bem o José Carlos não levar maluco à sério.

    2. jose carlos toledo junior

      Com delirante não vale a pena argumentar como fizeram outros. Eu somente tripudio. Kkkkk. Asnho!

  29. Jaqueline Mendes de Oliveira

    Professor Wilson Gomes, texto irretocável, preciso, sóbrio e, sim, corajoso. Agradeço, profundamente. O Professor, com essa análise precisa, nos lavou a alma.

    Responda
  30. Florentino Fernandes Junior

    Mais facil comparar à maduro, algum gen latino americano ou dit ador africano

    Responda
  31. Florentino Fernandes Junior

    Qual o grau de comparaçao professor? é uma hipérbole? Ate tu wilson?

    Responda
  32. Florentino Fernandes Junior

    Longe, mas muito longe de defender qq tipo de golpismo me espanta ver por wilson invocar o espectro naz ista

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Não é a ideologia. É o modo de agir.

  33. Antonio Eustaquio

    Muito boa analise! Assino embaixo!

    Responda
  34. Ricardo Thomazine

    Não era só o bozo. Tinha muita gente assanhada com o poder. Saudosos de 64, formados nas academias militares.

    Responda
  35. Evando de Abreu

    Ricardo Lobo, aceitar embarcações do Irã no Brasil, descarregar e declarar o conteúdo como sigilo é um ato de extrema esquerda. Invadir fazendas, como está acontecendo agora, produtivas, é um ato terrorista em qualquer país, menos aqui. Essa é a sua extrema esquerda. Fora isso a roubalheira. A tal primeira dama pegou 33 milhões para seu evento particular janjapaloosa e não deu satisfações sobre nenhum centavo. 7 milhões vieram da Itaipu. Os correios estão para decretar insolvência.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Ual. Fonte. Zap do bozó! Vá estudar e refletir. Vc é um asnho.

    2. Ricardo Thomazine

      Vixi. tomou cloroquina vencida, com suco de alfafa.

  36. João Ramos de Souza

    Bolsonaro nunca escondeu seu caráter totalitário. Os que o apoiaram na empreitada ditatorial necessariamente sabiam do plano sanguinário. A investigação precisa chegar ao núcleo civil, inclusive no Congresso, que deu apoio a uma intentona que poderia deflagrar uma guerra civil. Esse pessoal não pode ser anistiado. Agora, o chefe ensaia jogar a responsabilidade nas costas de comparsas fardados, de alta patente. A República reclama punição severa para todos eles.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Sem anistia.

    2. Antonio Eustaquio

      Verdade, as vezes, dói amigo!

  37. Edimarães Silvestre

    Logo, logo, Bolsonaro será preso. Lá na cadeia ele vai conhecer um cara chamado "Tiãozão Pé de Mesa". Vai, sim.

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Pra quem já aguentou a do Tenente Aristides, Tião pé de mesa é banquinho.

  38. MARIA STELA C MORATO

    Como se Lula fosse de esquerda.

    Responda
  39. Alberto Melis Bianconi

    Que discurso ais vazio... vai ser paraninfo de alguma formatura?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não é porque repete o que é quase consenso que um texto tem o que quer que seja de aproveitável. Aliás, é por isso mesmo que é vazo, né mesmo? Não deveríamos limitar nosso julgamento de qualquer texto a concordar ou não com o que ele diz.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Pode ser o discurso de recepção de Bolsonaro et caterva na prisão. Ficaria muito bem.

    3. Humberto Isidoro

      O discurso pode ser vazio, mas a cela vai ficar cheia,

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vazio ?! Ah tá!

  40. Jesus Silvestre

    Cadeia nestes bolsonazistas golpistas e lugar de milico é na caserna.

    Responda
  41. Ricardo Lobo

    O traste inelegível, jair messias bolsonaro, nunca teve nenhum limite moral, sempre foi um ser deletério por onde passou. Milhares de brasileiros mortos na pandemia, pelo seu negacionismo e falta de escrúpulos, não foi suficiente para parar sua sanha de crimes contra a sociedade brasileira. Tem, eles e sua organização criminosa, que ser punidos exemplarmente. Sem Anistia. Para que não se repita.

    Responda
  42. jose vanzo

    Solução:-repetir o que a Argentina fez em 1985.

    Responda
  43. Evando de Abreu

    Eduardo Hollanda (belo sobrenome), já viu como vocês da extrema esquerda logo partem para o nível mais baixo? é aonde vocês se sentem mais à vontade, eu entendo. Agora, dê uma olhada no que está acontecendo nos Correios hoje. Vão declarar insolvência. Estatais com Bolsonaro davam lucro. Quem lucra com a prisão dele, são vocês da extrema esquerda que adoram ditadores e terroristas.

    Responda
    1. Adauto João Pulcinelli

      Quem você acha que levou as doações aos RS? Mercado livre ou FedEx?

    2. José Ricardo Braga

      (cont) Trabalho ao lado de uma Universidade dos Correios e sei que a instituição se reinventou para esses novos tempos, diversificou atividades, não é falta de respeito. Mas não consigo enxergar a necessidade de um Mensageiro Estatal nos dias de hoje. Quer dizer, exceto por motivos muito ruins...

    3. José Ricardo Braga

      Evando, vi diversos comentários seus sobre insolvência dos Correios e me lembrou quando, em uma reunião familiar, comentávamos sobre o lançamento de um selo comemorativo - "Quem manda carta com selos hoje em dia?", perguntei. Correios é instituição prevista a ser superada nesses tempos de tantas alternativas de comunicação. E acho que talvez até interessasse ao Lula, pela idade, manter este museu. Mas pra quê? Existem transportadoras, o zap, a gente falando aqui sem precisar deles...

    4. Ricardo Lobo

      Discurso vazio, pura m.. saindo pela boca. Cite um exemplo de atuação da extrema esquerda no governo atual. Sua conversa não convence mais ninguém. Seu ídolo e sua organização criminosa, como incompetentes e carentes de capacidade intelectual (característica de todos vocês), tratou de facilitar o trabalho da Polícia Federal, produzindo e documentando, desde o início, todas as provas para incrimina-los.

  44. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Disse tudo. A consistência do relatório da PF é, até onde se sabe, garantia de imputação das responsabilidades. O que não pode ocorrer é o atropelo do curso legal. A Papuda está próxima!

    Responda
  45. Evando de Abreu

    Luiz Carlos, desde quando 800 páginas em world é prova? somente aqui na Ditadura de Moraes que mantém preso Filipe Martins que já provou que não esteve nos EUA e que ainda falsificaram a sua entrada lá. Isso vai dar um problemão para a PF que forjou isso, assim como estão forjando outras provas.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Só rindo. Teve quebra-quebra na praça dos três poderes, teve tentativa de colocar bomba em aeroporto, teve tentativa de explodir linha de transmissão de energia, fuga para Orlando, minuta de golpe, planejamento, mas era tudo "um amontoado de montão de coisa escrita", como diria o mandante.

    2. jose carlos toledo junior

      Kkkkkkk. Delirante como sempre. Pobre coitado de vida miserável.

  46. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    Estão presos a 1964, período da Guerra Fria, Revolução Cubana de 1959, Reformas de Bade do Presidente Jango e viver num Mundo Comunista, com Colégio Militar, Hospital Militar, Vila Militares, Pensões vitalícias e aponsetadoria com 50 anos.

    Responda
  47. Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida

    Perfeita análise que subscrevo...FSP retomando seu lugar histórico no jornalismo de nosso país!! A luta continua...ainda não temos Paz enquanto ele(s) em liberdade!!

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      É só o artigo de um articulista. A linha editorial da Folha não é essa. Observe o todo.

  48. MARIA APARECIDA MARTINS

    Sem anistia para nenhum deles. O Relatório da Pol ícia Fe deral confirma o que constatávamos durante o pesadelo de quatro anos vividos sob o des governo desse des classificado e de seus alia dos.

    Responda
  49. niemeyer franco

    O golpe não aconteceu devido a incompetência das FFAA. E os caras pensavam em governar o país. Deu errado pra eles, ainda bem.

    Responda
  50. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

    Sobre o texto, assino embaixo. E cadeia para Jair et caterva.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.