Opinião > O PIB perde a corrida para a dívida pública Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. joao carvalho souza

    Vergonhoso esse papel sórdido da Folha de disseminadora de falácias e fake news...

    Responda
  2. Alberto A Neto

    Vale a releitura por quem já leu e a leitura de quem ainda não o fez da publicação "O Brasil endividado". A formação do endividamento é analisado como "arca-bolso financeiro" do tucanato. Desde a origem, o Plano Real empurrou o conjunto da economia dentro de uma "jaula de aço", sem condições de fixar o ritmo de crescimento da economia e a dinâmica expansiva da dívida pública. O problema nunca foi o tamanho da dívida. Mas o curtíssimo prazo de rolagem e as taxas reais de juros lunares.

    Responda
  3. Vinicius Branco

    Esse desgoverno vai dar muito trabalho ao Galipolo. Pelo jeito, a maioria dos comentaristas aqui prefere o retorno da inflação alta ao remedio amargo dos juros altos.

    Responda
  4. josé SOARES

    Mais um Edi to rial do Ve lho do Res te lo .Perquisa Quest de hoje aponta que noventa por cento do mercado financeiro reprova o governo.Ótimo . Significa que a gestão econômica vai indo bem.

    Responda
  5. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Miséria e pobreza são as menores da história no Brasil, diz a manchete do Globo nesse momento. A FSP não dá essa notícia, que basta para dizer que governo vai bem. No entanto, é má notícia para os ricos, para quem os pobres não passam de reserva de mão de obra barata.

    Responda
  6. EVANDRO DE MIRANDA

    Vejo o Pibão, obtido nos dois primeiros anos do Lula III, como um repeteco de um filme que teve início no Lula II e seguiu-se nos governos Dilma I e II, o que resultou numa crise polítca, que levou impeachment da presidente e na maior recessão da História Econômica do Brasil. A conferir!

    Responda
    1. julio alves

      Falou o PhD em Economia Política , pela Universidade Bozozóica do WhatsApp.

  7. julio alves

    Certo está o José Pereira aqui embaixo! Folha com saudades do Guedes! Seus editoriais cínicos para dar trela à extrema direita! "PIB acima do esperado, menos desemprego dos últimos trocentos anos, Brasil sai da faixa das menores economias, cai a mortalidade infantil, aumenta a expectativa de vida...mas..., mas..." Sempre o "mas" do pêlo em ovo para dar o toque negativo e abrir campo à extrema direita.

    Responda
  8. José Pereira

    A Folha de São Paulo está com saudades do Paulo Guedes. Credo!

    Responda
    1. julio alves

      Além de atacar a esquerda, como sempre, agora parece que estão fritando o Carioca, depois de elevá-lo ao Olimpo. Parece que is patrões decidiram investir no Caiado, escuta só...

  9. José Fernando Marques

    Não prossigam nessa toada, rapazes. O editorial devia celebrar os ótimos números que acabam de chegar ("miséria e pobreza são as menores da História", comemorou com razão um dos concorrentes). Vocês se recusam a reconhecer méritos do governo na condução da economia. As críticas seriam simples ressalvas, adendos. Mas o texto usa o caminho oposto. Pena.

    Responda
    1. Giovanni Bruno

      José Fernando, a Folha entende que estes avanços sociais não são sustentáveis com uma dívida pública galopante. Os resultados sociais são bons, porém tendem a ser minados se a ninguém tiver confiança questão fiscal a longo prazo. Não se trata de ser cruel com os mais pobres, mas sim levar em conta todo contexto da economia e fazer ganhos com mudanças paulatinas, não bruscas. Isto traz mais previsibilidade e mais confiabilidade a longo prazo. Eu concordo com a Folha.

    2. julio alves

      A quais "rapazes" você se dirige? Se por acaso forem os editorialistas da Falha, esquece, moço! A toada deles é a dos patrões mega investidores do mercado de capitais, amicíssimos do Paulo Postoipiranga Guedes!

  10. Olavo Cardoso Jr

    O q temos é crescimento puxado por dívida. É a pior dinâmica de crescimento q existe, pq é eminentemente politiqueira. E a manada de esquerda apoia tal como o verdadeiro gado.

    Responda
    1. julio alves

      Fala, gado véio! Saudades do Guedes Posto Ipiranga? Saudades de lutar para que ricos fiquem mais ricos e pobres mais pobres?

  11. Eduardo Elói

    Como é que funciona a dívida pública?

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Excelente pergunta Eduardo. A resposta é que ela é controlada pelos bancos, nunca foi auditada e alguns dizem que ela já foi paga algumas vezes.

  12. Sávio Carvalho

    Será que a FS esqueceu de contabilizar que nestes gastos do governo em 23 e 24, o pagamento de um dos maiores calotes já dado neste País, ou seja, 100bilões, deixado pelo desgoverno anterior, detalhe, mercado não reagiu neste momento sabendo que estava sendo empurrado está dívida para frente. Mercado achando ruim é bom para o povo

    Responda
  13. Mario Donizete Pelissaro

    Hei Dona FSP, tá dificil achar noticia ruim para atacar a area economica do governo né?

    Responda
    1. julio alves

      Acho que eles têm um departamento de estagiários voltado só para fuçar pêlo em ovo que seja negativo para o Governo Lula (não faziam isso com o Inelegível). O estagiário que achar o mais infame, ganha o direito a escrever um editorial "bacana" desses.

  14. PEDRO EDSON CONSTANTINO CORRALE

    Se o mercado deseja ajuste fiscal, basta cortar os 547 bi de isenções fiscais, os mais de 50 bi de emendas do Congresso, as regalias dos militares e suas pensões etc etc. Basta cortar na própria pele ao contrário de propôr tirar dinheiro do povo (benefícios sociais, aposentadorias). Quem ganha acima de 600 mil por ano (50 mil mês) que pague imposto de renda! Que quem ganhe até 5 mil seja isento! Lula está certo! A elite econômica se apoderou do orçamento do país! Já basta!

    Responda
  15. Alberto A Neto

    Nada de novo no front! Desde o Plano Real o PIB a corrida está perdida! Durante a octaetéride tucana, com Malan, Franco e Armínio, de 1995 a 2002, o estoque da dívida pública foi multiplicado por 9(nove). Os juros pagos sobre a dívida pública saltaram de menos de 3% do PIB em 1995 para 11% do PIB em 2002. O Plano Real inaugurou o "trade off" de "inflação inercial" por "dívida inercial". No popular, o Real explodiu a a dívida pública. Voos de tucano para sempre, mais curtos que voos de galinha.

    Responda
    1. gustavo henri couto

      Perfeito! O Real é somente uma troca em que o mercado financeiro topou acabar com a hiperinflação em troca do maior juros do mundo, pra sempre.

  16. José Cardoso

    Às vezes a pessoa não tem uma educação formal mas supera isso. Mas o mais comum é que de onde menos se espera não venha nada mesmo. O Lula é fraco infelizmente, e com o passar dos anos seus defeitos se acentuam.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Você pode ser mais específico? O que é um presidente forte? Qual o político que você indicaria para substituir o presidente Lula? Qual é exatamente a sua crítica ao mais completo líder político vivo?

    2. José Fernando Marques

      Os resultados econômicos recém-anunciados dizem o contrário.

  17. Deborah Teixeira

    Vamos cobrar do congresso a votação das medidas fiscais já enviadas. É muito estranho essa atitude da imprensa de cobrar somente do executivo, qd o congresso é o maior perdulário q exite momento.

    Responda
  18. paulo brondi

    A Folha e toda a mídia neoliberal tratam a questão da dívida como se ela fosse insuperável e a questão do corte de investimentos como se este fosse o único caminho. É o tal do discurso unificado dessa gente. Que tal se a Folha parasse com seu cinismo diário e investigasse de verdade do que se compõe essa dívida e se o seu aumento representa esse problema todo que querem pintar. Por que a Folha não dá mais espaço para gente como Maria Lucia Fatorelli?

    Responda
  19. Valter Luiz Peluque

    Os cães continuam a latir e a caravana a passar. Só lembrando que o BC é autônomo e se o dólar chegou a seis reais foi por incompetência do Sr Campos Neto que não providenciou a estabilização do câmbio.

    Responda
    1. ALEXANDRE BARRETO

      Quem é consultado há dois meses já é o Galipolo. O café do Campos já esfriou. Só cumpre carnê.

  20. Eduardo Rocha

    Que nível mais baixo de sabujice...Isso não é um jornal. É panfleto de porta de igreja...a igreja da faria lima.

    Responda
  21. jose prado

    Para voces o Brasil só está vem qdo está em crise! Crise é vom para a mídia e o Mercado!

    Responda
  22. Raymundo Itareru

    esse jorna|leco não cansa de passar vergonha, é uma campanha diária contra o governo que prioriza os pobres e trabalhadores. a elite phodre não admite isso de jeito nenhum

    Responda
  23. Liszy SAFRA J F

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Raymundo Itareru

      ninguém sabe até hoje de quem era o trinta e nove kg de pó de már/more no avião da comitiva presidencial, nunca vi ninguém chamar quem toma wiski de wis|keiro, mas pobres tem que serem chamados de cacha\ceiros, ou só pobres comem mortadela, por isso que não abro mão de nós contra eles (você) pobre|tão, acha que é rico

    2. Raymundo Itareru

      o choro é livre, não prenda o choro

    3. Raymundo Itareru

      ninguém sabe até hoje de quem era o trinta e nove kg de p.ó de mármore no avião da comitiva presidencial, nunca vi ninguém chamar quem toma wiski de wis\keiro, mas pobres tem que serem chamados de cacha/ceiros, ou só pobres comem mortadela, por isso que não abro mão de nós contra eles (você) pobre>tão, acha que é rico

  24. Elisabeth Beraldo Faria

    Gov.Lula pagando dívida de bi,tri, deixada por quem? PIB em alta...bom sinal, jajá casa arrumada!

    Responda
  25. José Augusto Bernabé

    Não há milagre que salve esse governo medíocre atual pois ele foi eleito através de um bem elaborado Golpe técnico dado nas eleições passadas, "o Barco começou a fazer água" diz o dito popular e nem o Tribunal da Inquisição instalado no STF poderá salvar pois também está fazendo água pois só persegue e não soluciona.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Um dia ainda vamos ler em anúncio fúnebre a morte do sr Barnabé, vai infartar com tanto ódio.

    2. Joabe Pires

      PQP, olha o nível de maluquice e sandice deste senhor! Não dá não...

    3. Marcelo Magalhães

      Prezado, você se importa de explicar como um PIB esperado para algo em torno de 1%, que atinge 4% significa que um resultado medíocre. Qual a lógica do seu raciocínio? Se for para chutar o que vai acontecer, não precisa responder. Esperamos análise sobre fatos.

  26. Domingos Sávio Oliveira

    O editorial é uma opinião medíocre que não se sustenta diante da realidade, o editorial é um panfleto que tem uma série de argumentos equivocados, pura desonestidade intelectual.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  27. Marcelo Magalhães

    Esse mesmo jornal fez ontem elogios ao presidente Milei, cuja produção de dados favoráveis custou a colocação de 52% da população sob a linha da pobreza. O Brasil caminha em sentido oposto, pois vem colocando o pobre no orçamento, já que é ele que paga impostos no Brasil e inserindo os ricos como contribuintes. Fica claro que interessa à folha enganar os leitores com construções falsas de rigor fiscal, que só servem para a implantação da desigualdade extrema. Folha lobista do mercado.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Marco, se a miséria não pode ser atribuída ao Milei, os belos indicadores de sucesso também não. Assim não dá para acordar pra vida. Você escolhe o que importa, ou não? O presidente Lula pegou um país parado, que vivia pelo confisco do dinheiro dos pobres para remunerar um capital estéril. E no entanto já chegamos aos 4% de crescimento do PIB e erradicação da fome.

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      Isso aí não foi por conta do milei, foi por causa do populismo por 30 anos dos governos peronistas. Nada acontece em 6 meses. Acorda pa vida!

  28. SERGIO AMORIM ANDRADE

    Quais seriam as “providências necessárias” que a Folha repete incansavelmente? Por que nunca sugerem onde seria o corte no gasto público? Sobra muito pouco do orçamento depois das emendas parlamentares e das obrigações previdenciárias. O grave problema que temos é baixíssima produtividade. Solução difícil e demorada.

    Responda
  29. DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS

    Perfeito o editorial! Permita-me apenas uma correção no início do quarto parágrafo; Em vez de “ Pior, o problema que motivou a deterioração está longe de ser sanado…” não queria ter escrito “Melhor”?

    Responda
  30. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    A história se repete com o cacoete econômico petista. O final da história a gente sabe, recessão longa e perda de poder de compra. Nada de novo na economia além de commodities.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Tudo bem Peter, mas todos concordamos que foi um golpe. Efetuado pelo mercado, mídia corporativa e direita. Depois veio a catástrofe do Temer/Bolsonaro. Mas estamos em franca recuperação, atingimos 4% de crescimento do PIB. É isso que você está anunciando como recessão?

    2. Peter Janos Wechsler

      A recessão não decorreu do golpe. Foi o golpe que decorreu da recessão de uma administração desastrosa de Dilma.

    3. Marcelo Magalhães

      Prezado Antonio, você se importa de esclarecer seu comentário? Os 12 anos de governo do PT colocaram o país em condição de destaque no planeta, pela melhoria significativa das condições sociais, jamais vistos semelhantes dentre os países capitalistas. E foi exatamente por isso que o mercado e a direita deram um golpe na presidente Dilma. A recessão decorreu desse golpe e não do PT. Seguiram as catástrofes do teto de gastos, precarização dos contratos trabalhistas e confisco da previdência

  31. Dionisio DeBarros

    Reportagem esta errada! Nao sao os gastos governamentais que causam futuro incerto para a economia. Eh a Selic nas alturas que cria divida que cresce mais que a economia do pais que ameaca jogar o pais num buraco negro. A folha eh corresponsavel por essa farra de extracao de juros do Brasil. Isso tem que acabar, ou em poucos anos nao havera mais um pais para se viver.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Exato Dionísio, o maior exemplo disso está acontecendo nesse momento. As exportações de alimentos dobrou no último ano, principalmente a carne, que levaram ao desabastecimento interno, com consequente aumento de preços e inflação. Como resposta do BC haverá aumento da selic, que implica queda do investimento na produção. Assim, a elevação da selic aumenta a inflação. Esse modelo neoclássico se mantém pelo fato de incrementar o fluxo de dinheiro dos pobres para os ricos. Não há nenhuma ciência.

    2. Paulo César de Oliveira

      1. Reportagem não é sinônimo de artigo. Você leu um Editorial e não uma Reportagem. 2. Você não entende o básico do básico de economia. A dívida pública é criada quando o governo gasta mais do que arrecada e tem de emitir Títulos do Tesouro para pegar dinheiro emprestado no mercado e cobrir a diferença.

  32. Gildasio Fernandes Dantas

    O re d@tor acha melhor o desemprego e a pobreza, sem dever nada.

    Responda
  33. Antonio Silva

    Fui convencido que o crescimento do emprego, do PIB, da atividade econômica não é bom para o país, quem sabe o estado de privação do país vizinho seja o caminho

    Responda
  34. Antonio Silva

    Os mesmos "especialistas" que erraram em 100% as previsões de crescimento do país nos últimos 3 anos, querem convencer (ou torcem) para uma tempestade que virá, vêem o crescimento como uma problema , ao mesmo tempo elogiam o país vizinho que encolheu e onde a fome grassa. Onde chegamos...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.