Ruy Castro > Otto e o óbvio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A analogia com o Nelson e o Otto é sensacional. Aliás, essa dupla é criadora de fatos entre eles, que são eternos. Li no seu livro, o caso da "Bonitinha, mas ordinária", envolvendo o nome e a famosa frase. Pena que teve de misturar com um elemento muito distante (mas muito) da galáxia deste dois. Mas, na insólita mistura, ainda ri.
Embora isso não faça diferença nenhuma na cotação do dólar, o colunista tem razão, pois Bolsonaro é um macaco sem escrúpulos, mas nosso paÃs é tão amaldiçoado que na presidência tem havido um rodÃzio de ladrões como Lula, Dilma, Temer (ver referência sobre Porto de Santos) e o próprio psicopata do exército, aludido na coluna. É óbvio e ululante que o Brasil jamais dará certo.
No caso do Porto de Santos em sociedade com o pai de um presidente de partido, que atende pelo nome de uma grande mamÃfera marÃtima.
Esqueceu o caçador de marajás
O que mais gosto quando se referem ao Bolsonaro é a palavra de onde ele veio. O pântano.
Hehehe. A literalidade e o simbolismo de "pântano" revela um paradoxo fascinante, pois é berço de vida, mas também de perigo, de fertilidade, mas que carrega junto a decadência. A palavra desnuda, com precisão quase poética, gênese mais do que geográfica: é moral.
Chorei de rir com a imagem "não estava aqui ontem". Muito bom! É Ruy, óbvio.
Ôôô, Ruy, carÃssimo, mas há uma coisa que diferencia deveras o Bozo do relacionamento entre o Nelson Rodrigues e o Otto Lara Rezende: por admirá-lo, Nelson batizou duplamente um de seus livros, "Bonitinha mas Ordinária ou Otto Lara Rezende". Já o Bozo, ordinário a mais não poder, de bonitinho não tem nádegas. Tá mais pra personagem do MaurÃcio de Sousa, o Capitão Feio.
Bolsonaro é de esquerda. Tudo foi ensaiado. Cavalo de Tróia infiltrado na direita, para vingar a malfadada Anistia de 79. Devolvemos o Cabo Anselmo. Agora, vamos levar todos os herdeiros de 64, militares , civis, amantes da Ditadura, para a papuda. Obrigado, Bozo! Valeu a pena! Hahaha Anistia, Nunca mais!
Sr. Emerson. O Fittipaldi foi um campeão. A tua ironia para com os bozistas merece aplausos!!! Porém, não ppodemos arriscar, essa gente continua perigosa.
Obvio Lulante: O 'punhal verde amarelo' caiu de ponta no pé do golpe. Os bovinos, pelo menos satisfizeram o seu transtorno obsessivo: o golpe foi 'impresso e auditavel",
Sem nenhum desprezo pelos componentes eletrônico-digitais da bagaça, né, meu caro? Na mesma medida em que são competentes para criar e difundir mentiras em redes digitais, foram de uma tremenda incompetência na ocultação da tramóia, tá tudo lá bem registradinho...
Como de hábito, um monte de comentaristas escrevinham seu inconformismo ante as crÃticas ao Bozo, jamais com argumentos, mas tentando desqualificar o autor - logo o Ruy! - chamando-o de "esquerdista", "lulista, dizendo que não deveria falar do que não conhece etc. A estes pobres coitados, só uma pergunta: há alguém do lado de vocês capaz de unir com tanta elegância um causo célebre com crÃticas atuais, alguém que inspire uma exclamação como "Que categoria!..." como o Ruy? Não, não é mesmo?
Faltou dizer que ele não ficou atrás de roubo e deixou as contas positivas para essa pilantragem voltar a roubar. Seja mais justo articulista e não fique fazendo ilações e escrevendo bobagens.
Ta pagando mico fiiiii, se liga!
Sem dúbida, Paulo Sérgio, ficou à frente de vários roubos, atrás nunca. Quanto às "contas positivas", bem, para que não botemos seu caráter em dúvida - crendo que você, sabendo dos múltiplos déficits do Jjjeegues, mente descaradamente - digamos que você foi um péssimo aluno em matemática.
Maleducado igualzim que nem o mito. Putz! Punhal Verde Amarelo!
Óbvio e ululante que essa matéria é fraquinha. A ABL não é mais a mesma...
Buraco.É melhor ler os teus e deixar os nossos .Sei que é difÃcil eleitores do tal capitão conseguir ler Ruy,como disse Nelson Rodrigues é o óbvio ululante
Ótima matéria irrevogável que volte com toda força a lava jato e que voltem em fila indiana os 49 para cadeia de onde jamais deveriam ter saÃdo. Aliás a Ana em Atibaia está sem receber os bordados do enxoval até hoje. Nem a Avon deu conta de pagar.
Liszy era Lis. Falsidade ideológica. Pode isso, Folha?
Mmmm... Não sei quem seja essa Ana, prezada. Atibaia só me recorda de um adevogádio pppiicareta escondendo um assessor procurado pela polÃcia. Advogado este que, em momento posterior, tentou desfazer uma negociata de relógios, não foi?
Sutileza requer um mÃnimo de inteligência e elegância, coisas que ,pela própria natureza,se contrapõem ao Bolsonarismo. Bolsonaro personifica a grosseria, covardia, o tos co, o bizarro, as vÃsceras putrefatas de um povo cansado e exausto de de nunca prosperar. O dia que nos libertarmos da ideia de que um messias vai nos libertar,seja ele de esquerda ou de direita, não só o Bolsonarismo mas o populismo em si estará sepultado.
Pois Pois! Sr. PC. Os extremistas nunca trarão soluções e, os utópicos, também não. Então, só poderemos procurar a estabilidade e algum consenso viabilizando a diplomacia. As polÃticas imperialistas de guerras podem nos levar à auto destruição.
Ninguém merece abrir o jornal e começar com uma manchete nestes termos, né senhor colunista.. Dá vontade de não ver mais nada. NÃvel cada vez pior. Não é pra isso que assinamos jornal.
O dona Dirce a senhora gosta mesmo é das fake news do zapp. É mais uma tia desta legião!
Dirce, abandona toda esperança de encontrar em Ruy qualquer menção positiva a Bolsonaro tanto por ser impossÃvel quanto simplesmente porque Ruy é inteligente. Sugiro a vc o liiiiiixxoooo da Revista Oeste.
Ele está coberto de razão. E desde há muito.
É Dirce, tem gente que sente a chuva e tem gente, como vc, que só se molha mesmo.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Muito bem, parabéns pela denúncia. O Lula vai inclusive minerar metade da lua, trazendo instabilidade rotacional à Terra e inviabilizando a vida humana. Para que isso possa ser feito, o dragão de São Jorge já foi morto. E já foram contratados os Incas Venusianos para trabalhar na empreitada. Espalha aÃ, Mano.
Esse saiu da 5ª série mas a 5ª série não saiu dele. Em vez de argumentos, só mugidos.
Será que serei censurado?
Não só o bozo, mas uma penca de assessores, militares, sem ter o que fazer nos quartéis, ganhando salário dobrado e com temo ocioso o suficiente pra ficar planejando golpe.
Dirce. Você e demais brasileiros fomos submetidos a quatro anos de um desgoverno de um descondenado que planejou atentado contra a sociedade quando estava no exército brasileiro.
Correção no meu comentário: ....governados....
Golpe é sermos governando por um descondenado
Imortal?? Kkkk
Zé, prezado, não dá bandeira: kkk não é coisa que se fique pronunciando em voz alta, pô. Ah, sim, nos EUA deve poder, principalmente agora.
O obvio ululante é que a esquerda ja sabe que não continuará no Poder depois de 2026. Sua unica duvida é saber se deve atacar Bolsonaro ou Tarcisio de Freitas. Atirando em dois alvos pode não acertar em nenhum !
O objetivo da critica não é despertar e nem contestar o interesse dos jovens pela ideologia socialista, uma visão que lhes é imposta desde os primeiros anos da vida universitária. O objetivo é despertá-los para existência de alternativas politicas menos radicais e mais aproximadas dos sentimentos e valores médios da sociedade em que vivem. O ambiente universitário está interditado para o debate com outros "formadores de opinião" que não sejam adeptos do pensamento da "nova esquerda" .
Falam e escrevem tanto que a esquerda é ruim e malvada, que os jovens eleitores de hoje e de amanhã vão ficar curiosos. Afinal, com a matéria-prima que temos, de centro e de direita, será natural contestar. Como todo adolescente faz. Em tempos de Google e fácil checagem de fake news.
Digo sempre: o maior erro na História do Exército, foi ter mantido o Mau Militar nas fileiras. Nem os Golpes da República , de Trinta e de Sessenta e Quatro, superam esse erro. Graças a esse erro abissal, mais de seiscentos mil brasileiros morreram na Pandemia. Que a Justiça Divina o atinja!
Que fetiche pelo Bolsonaro. Parecendo o Lula. Esquece que dói menos
Ninguém vai esquecer o capitão que, presidente acidental, fez o paÃs chafurdar num lamaçal inédito e se tornou o pior chefe de Executivo da História. Uma lástima, uma calamidade ambulante, "governo" que exalou mediocridade por todos os poros. Tem de pagar e vai pagar por todo o mal que nos fez.
Não o esqueceremos enquanto ele não pagar por suas dezenas de crimes. De preferência só sair de lá em uma caixa grande de madeira. Depois a justiça divina vai impor uma pena por toda a eternidade.
Nelson Rodrigues usava as mesmas expressões para contextos diferentes. De uma forma insuperável. Ruy traz a lume uma delas: "momento de eternidade". No caso, o Bruxo da Aldeia Campista adotou-a tendo como pano de fundo o mais belo monte açucarado da Terra. A mesma expressão é compulsada noutra de suas frases imortais: "O amigo é um momento de eternidade".
Pronto! Agora, os imbecis que o chamam de mito vão gritar aos quatro ventos que ele chegou ao nÃvel de excelência de Otto Lara Resende!
Tinha que ter o lula nesse óbvio do nelson, ou melhor do lara, melhor ainda do castro. Virou um complô golpista
Brilhante mais uma vez. Não pelo conteúdo, que é óbvio. Artista das palavras, o texto dele vale pela forma
Escrever????
Enquanto deputado já declarava que "se fosse eleito presidente daria um golpe no dia seguinte". E aà temos que ficar vendo reportagens onde tudo é "suposto" e "carece de provas mais robustas". Bons tempos em que ex-presidente era preso por provas circunstanciais e convicções de um juiz alpinista.
Uma obra de arte. Vc escreve tão bem, que aguardo um texto mais longo no Painel do leitor.
Bravo Lourdes!
O Lula ficou a vida toda
Onde?
Um terrorista e amotinado do Exército Brasileiro, que foi "descondenado" sob situação estranha, e que se diz patriota, embora tenha prestado continência a uma bandeira estrangeira, e brada por intervenção de um outro paÃs para salvá-lo da aplicação das leis.
Sofreu por antecipação e não aconteceu nada!
EXCELENTE !!! de tão obvio a farsa quase virou tragédia
Faz todo sentido. Teve que liberar o Lula para poder matá-lo. Na prisão seria mais difÃcil. O Grande Mentecapto.
Como presidente foi o maior motociclista e o melhor piloto de jet-ski que o pais ja teve. Seu grande legado
Se o inimitável Nelson Rodrigues vivo fosse, certamente diria: "Bolsonaro tem sido a tábua de salvação para o bloqueio criativo que afeta até renomados escritores."
Essa é a certeza de todo tirano. Sempre confiam na cegueira dos ignorantes.
Quando governos não fazem nada é ótimo, eles ignoram a gente e nós os ignoramos. E a vida segue! Quando se aventuram a fazer alguma coisa, como uma reforma, aà é motivo de preocupação, dá ruim.
Esse infeliz já era para estar defenestrado da vida brasileira... estamos gastando muita saliva e tempo com esse ser maligno... triste viu!
O que mais gosto nos seus textos são essas histórias inusitadas como o óbvio ululante. E a metáfora com o momento atual foi perfeita.
"Você não quer que eu volte, Madalena!" (Sebá, último exilado em Paris)
Alguém precisava contar essa verdade. Passaram muito pano, e deixaram solto por muito tempo
O insanaro continua solto e uivando: å espera da posse do agente laranja quando, então, se refugiará na embaixada dos Esteites para escapar da inoperante "justiça" do BR.
Desde a época dos quartéis, subversivo de direita. Existe isso?
Verdade. E tem uns e outros que passam quatro anos dando o golpe. Beijos de luz
Lembro-me bem que logo no começo do governo de Bolsonaro, de dentro de uma carroceria de uma pik-up (o que já é um fato estranho para um pr) houve uma manifestação dele nesse sentido em frente a um quartel do Exército, junto a uma malta que pedia intervenção militar
Kkkk..
Concordo plenamente.
Boa matéria.
A mente desocupada é terreno para o diabo trabalhar
Magistral , muito obrigado, vivemos um paÃs de cegos
O rc quando não fala de polÃtica é legÃvel.
Taveira, o Ruy é sempre legÃvel. Você também acha, porque, assim como nós, o lê religiosamente, não perde uma!
Esquece o Bolsonaro. Ele já foi e não vai voltar. Agora é tirar o Lula que está acabando com o futuro do paÃs
Não vamos esquecer do Boso até que ele seja preso junto com seus asseclas.
Perdeu a oportunidade de ficar calado.
Sem dúvidas, com governo Lula tudo mudou, a economia está bombando, mais emprego, bolsa famÃlia e o Brasil está saindo do mapa da fome!
PIB crescendo continuamente, superávit na conta, inflação controlada, desemprego no mÃnimo e investimentos chegando. Volte para a realidade.
Quem acabou com o paÃs foi o seu golpista ladrão de jóias. As urnas são soberana gado véio. Isso o traste do Bolsonaro não quis aceitar.
Pode voltar sim, não vamos esquecer não. Todo cuidado é pouco.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Otto e o óbvio Voltar
Comente este texto