Vinícius Torres Freire > A pobreza maior do Brasil tem cara de criança Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tadêu Santos

    CRIANÇAS CRIADAS EM FAVELAS EM CONDIÇÕES DEGRADANTES, SEM SEGURANÇA ALIMENTAR, SEM SAÚDE E EDUCAÇÃO a tendência é qdo jovens na idade adulta começarem a procurar emprego e paralelamente tentar estudar "ainda com fome" é serem seduzidos para o tráfico e outros crimes, como forma de ajudar no sustento da família. OBS. Esta INFELIZ trajetória é no momento a mais viável nas periferias urbanas como Rio de Janeiro e São Paulo.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Pô, Vêtêfê, só pra constar, que a discussão extrapola minha energia do momento: grato pelo artigo, tô contigo e não abro. Amanhã leio de novo, pra juntar direito lê com cré.

    Responda
  3. Gilberto Rosa

    Tratar bem as crianças é não defender os maiores juros do mundo, quase duzentos países, consumindo 700bi, mas do que as despesas com escolas na escala de 100bi, uma vergonha, apoiada pelo banqueiro da Folha e seu fiel capamga. O resto é hipocrisia pra atingir um governo que obtem avanços.

    Responda
  4. Otto Nelson

    De que lado a mídia está? Como mudar o grave problema social defendendo o projeto da Faria Lima? Um pastor no RJ convidou sua Igreja, classe média, para conhecer uma favela próxima, e foi taxativo ao vê a gravide social daquela comunidade; se todos os seus membros vendesse seus bens e doassem pouca mudança faria e concluiu, só investimento público pode mudar essa realidade. Sr. V T Freire, é pequeno o tipo de jornalismo praticado por vocês, e o pior, sabem que não estão certos.

    Responda
  5. Juliano Camargo

    A novinha filha de novinha que tem filhos com malandros e perpetua o ciclo de pobreza e ignorância agora se chama 'família monoparental'

    Responda
  6. MARCOS ANTONIO DE HOLANDA TAVARES

    Cuidado, Vinícius, para não perderes o emprego: teu artigo não está na linha do que fostes contratado para publicar. Estou com o teu artigo anterior em mente. Aquele em que foste obrigado a criar o neologismo "despiorar". Lembra-se?

    Responda
  7. Paloma Fonseca

    Curioso perceber que esse texto "social" não faz tanto sucesso quanto os textos "econômicos". Por que será? Noto que tem gente que tem nojinho de escola e saúde públicas aí na Folha, gente de mentalidade medíocre, que acha que a iniciativa privada vai resolver os problemas do Brasil nessas áreas. Só tô observando: empresas privadas lucrando muito com a doença dos outros e com o conhecimento universal; caras defendendo mais cortes de gastos públicos do alto de sua renda alta.

    Responda
  8. Márcio Marques Alves

    Os dados sociais sempre melhoram no IBGE durante governos "do bem" e "do amor" do ParTido. São os "batonzinhos" estatísticos que mascaram as casas feias, semiacabadas e mal construídas das favelas, as ruas sem asfalto e com esgoto à céu aberto, enquanto estima-se, o novo avião presidencial custará a "bagatela" de R$ 1,5 bilhão por ser maior e conter todo o layout exigido.

    Responda
  9. José Fernando Marques

    O artigo é ótimo. Pensar a economia não obriga à insensibilidade.

    Responda
  10. Leandro Piva

    A redução da natalidade está avançando no país. Os números refletem q hj as maiores taxas estão exatamente na população com menos acesso à educação sexual, contraceptivos e mais exposta à violência sexual. Se queremos reduzir a pobreza entre as crianças, talvez devamos trabalhar pra q menos crianças nasçam em lares sem condições financeiras. Claro q isso vai gerar outro problema sério no futuro, q é a falta de proletários pra trabalharem em regime 6x1 sob salário mínimo...

    Responda
  11. Anete Araujo Guedes

    Tem cara do sistema capitalista, mercado financeiro, empresários, militares, mídia corporativa, políticos da extrema direita neofascista.

    Responda
  12. Luis Nunez

    Pois é, pensem bem antes de terem filhos, especialmente os po-bres (80% da população)!

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Na hora de fazer um filho, ninguém pensa bem nem mal. Faz.

  13. leandro martins fernandes

    Para as crianças deveria ter projeto de base com educação de qualidade período integral. Assim as chances de ter qualificação e se tornar um adulto com qualificações e conseguir um bom emprego.

    Responda
  14. antonio brito

    Excelente artigo, na veia.

    Responda
  15. Marcelo Fernandes

    Artigo brilhante e necessário. Sim, a única saída seria fechar a fábrica de miséria que funciona há 524 anos no Brasil. Mas o bolsonarismo criminoso acha que criança é mãe e estuprador é pai. Triste Brasil.

    Responda
  16. João Leite Leite

    Não é com farta distribuição de benefícios e de dinheiro para os políticos fazer tudo o que eles quer que vai resolver o problema da pobreza do país e do povo trabalhador. A pobreza se combate investindo pesado em projetos de desenvolvimento econômicos para gerar riquezas e empregos para todos aqueles que querem trabalhar e sair da pobreza. Tem que ajudar o povo sair da pobreza criando fontes de empregos, não distribuindo merrecas para mantê-los pobres para eleger políticos corruptos.

    Responda
    1. João Leite Leite

      Não é só quem recebe salario mínimo que são afetados pelo baixíssimo valor do salario mínimo. Quem recebe R$10 mil p/m paga mais de 60% de impostos para bancar o subsidio aos que recebem o mínimo ou pouco mais. até engenheiros, professores, enfermeiros e 50% dos trabalhadores recebem menos de um salario mínimo legal que está na constituição.

    2. Marcelo Fernandes

      Tio Leite ao quadrado, os mais pobres mal sabem ler, não têm qualificação pra nada. Não há e não haverá empregos pra eles em uma economia que exige qualificação. Precisa desenhar?

  17. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Não entendi .. nosso grande Lara pi o disse q acabou com a pobreza

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Quer que desenhe, ou não viu as manchetes de ontem, na qual o Calunista está tentando difamar.

  18. João Leite Leite

    Sem um projeto de recuperação do salario mínimo a pobreza estrema do país e do povo trabalhador vai continuar aumentando. O país precisando economizar e o governo ainda libera verbas para os parlamentares aprovar o tal arcabouço. Os parlamentares já são muito bem pagos para aprovar todos os projetos que traz beneficio ao país e ao povo. É criminoso ainda exigir pagamento extra para votar aquilo que eles tem obrigação de aprovar aquilo que é bom e reprovar os projetos que é prejudicial.

    Responda
  19. Gilberto Rosa

    Alguém acredita que o calunista que defende a bilionária parasitagem dos juros pagos com cortes nas despesas sociais, está preocupado com as crianças brasileiras. Hipocrisia nojenta.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Sr José, não seja injusto, o Vicíus torceu os números pra se contrapor à manchete de ontem: estamos no menor número de pobreza e menor de extrema pobreza

    2. Gilberto Rosa

      Marques, é papinho furado, várias reportagens falando da miséria, para desvalorizar os avanços recentes.

    3. José Fernando Marques

      Não seja injusto. O artigo mostra cristalinamente as condições da pobreza.

  20. Gilberto Rosa

    E o Vícius quer mais juros, pagos com cortes nos gastos sociais. Jagunço não descansa.

    Responda
  21. LUIZ FERNANDO GARCIA

    Então, e tem gente, elite, mídia, que está dizendo que MIlei deveria ser um exemplo... ajuste no couro desses miseráveis e de outros que cairíam ao mesmo nível, tudo para ter o aplauso do tal "mercado"...

    Responda
  22. jarbas cabral

    O governo tem o programa pé de meia que dá um dinheiro para os estudantes até o ensino médio.

    Responda
  23. Anete Araujo Guedes

    O pacote de corte de gastos sociais foi imposto pelo Mercado Financeiro a Luta, para impedir o governo de implementar políticas sociais, de dar curso ao se plano de governo, com a clara finalidade de o desgastar, para que não tenha competitividade em 2026. Assim terão oportunidade de eleger um sucessor de Bolsonaro.

    Responda
  24. Maria Lopes

    Toda a razão do VTF: tratar melhor as crianças. O futuro depende delas e o futuro é hoje mesmo.

    Responda
  25. adenor Dias

    Grande parte dos emprego no Brasil, não produzem algo que a sociedade precisa intrinsecamente. Mesmo sendo necessário os empregos proveniente do direito, da segurança pública, dos Show Business, entre outros, o povão vivem seu ciclo de vida inteiro sem precisar! Advogados, policias e artistas, são na verdade uns parasitas. No entanto essas classes são quem mais ganha dinheiro em nosso país...

    Responda
  26. adenor Dias

    Eu sou um pobre que até garantir meu direito a me aposentar com dois salario mínimo, não teve direito aos programas sociais, mesmo assim sou a favor deles. Eu não acredito que haja gente no topo da pirâmide com interesse em diminuir a pobreza! Eu não acredito que haverá emprego com bons salários para todos, alguém ficará fora do mercado de trabalho, querendo trabalhar ou não! Basta lembrar que boa parte dos empregos, produzem supérfluo, coisa que a maioria das pessoas não precisa!

    Responda
  27. José Sovierzoski

    Calma povo! No Natal não vai ter Peru, vai ter picanha de Wagyu, e ao invés de crescer, teremos mignon.

    Responda
  28. Marcelo Magalhães

    Praticamente em pleno emprego, crescimento de 4% do PIB, o país que mais recebe investimentos internacionais. Seria motivo para regozijo, porém tem a turma da Faria Lima, que vive da desgraça dos pobres, que precisa da miséria para acumular. Compra toda a mídia e faz lobby ininterrupto para pregar que existe uma crise a caminho e que o presidente Lula tem que desfazer tudo o que fez. Martela sistematicamente essa mentira e os pobres de direita vão atrás.

    Responda
    1. José Sovierzoski

      O país que mais recebe investimentos internacionais? A fuga de capital estrangeiro foi recorde nos últimos dois anos... O IBGE pela mão do Marcio Pochmann a fazer um relatório lindo, baseado em Narrativas... Parem de se achar perseguidos, vitimismo pra cobrir incompetência, é desonesto.

  29. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Leia Darcy Ribeiro. O sr vai entender porquê estamos desse jeito.

    Responda
  30. Edson Antonio Mendes

    O lu le 3 já tirou mais de 50 milhões de pobres da pobreza são notícias verdadeiras trazidas pelo Santa Klaus, mais conhecido como Papai Noel ! Todo brasileiro hoje tem Picanha no prato, onde quando e como quiser comer ! Lu le e Mer ddad garantem!!!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Se é uma coisa que eu tenho certeza, é de que o Antônio está pouquíssimo preocupado com a pobreza, quer é justificar a extrema tolice de ter votado no Aécio e Bolsonaro, atacando resultados do Lula, é pra esses tolos que a Folha dá o jagunço Vícius.

    2. adenor Dias

      Não precisa ter picanha no prato do pobre, basta não faltar o arroz , feijão e ovo. No que depender dos direitista, tira se o ovo do prato do pobre. Direitista entende, que pobre alimentado se rebela...

  31. Alexander Vicente Christianini

    Ainda bem que temos estatísticas que nos permitem esmiuçar os dados e diagnosticar os problemas. Esse é o primeiro passo para o enfrentamento. Se fosse na ditadura militar ninguém teria acesso aos dados e varreriam a sujeira pra debaixo do tapete, a exemplo do surto de meningite nos anos 70.

    Responda
  32. Marcelo Magalhães

    Todas os artigos do autor chamam o presidente Lula de gastador. Aí aparece uma estatística que só confirma a correção da postura do presidente, mas a opção é por acusar incompetência de quem luta para tirar trocados dos patrões do missivista. E solta uma série de desqualificações contra o governo, pois ganha para ser lobista dos endinheirados.

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  33. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Essa definição de pobreza , na prática, na real mesmo, eh teórica. A pobreza funcional eh muitíssimo maior. Eh tão grande e vergonhosa que ninguém tem coragem de dimensiona-la . Até o pobre mesmo (fora o miserável) tem vergonha de admitir. Eh como o racismo, "eu não sou racista, tenho até um amigo negro".

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Lu lê 3 já tirou mais de 50 milhões de pobres da pobreza são dados verdadeiros trazidos pelo Santa Klaus, mais conhecido como Papai Noel em pleno mês de dezembro !!!

  34. Nasemar Hipólito

    A principal revolução ainda não foi feita: o salto geracional da educação fundamental! Lembram quando Cristóvão Buarque saiu brigado do Ministério da Educação há 20 anos? Motivo: deu-se mais atenção ao ensino superior (PROUNI) que ao básico.

    Responda
  35. Liszy SAFRA J F

    O pai dos pobres não resolve não. Nordeste até carro pipa tá faltando.

    Responda
    1. adenor Dias

      O bufão do Bolsonaro, teve 4 anos para fazer eu mudar de opinião em relação a Lula e o PT, mas preferiu fazer motociata... Eu não tenho político de estimação, aquele que fizer melhor tem minha gratidão.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.