UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

O cérebro come por default

VER COMENTÁRIOS EM Suzana Herculano-Houzel

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Franco Oliveira

    Bingo, Dra. Suzana! A cada dia que passa aumenta minha esperança que chegaremos a tratamentos ainda mais eficazes e com menos EA para regular a fome, principalmente a minha que se eu deixar rolar me faz comer os guardanapos. Obrigado por compartilhar o conhecimento.

    Responda
  2. Paulo César de Oliveira

    Ao longo da evolução humana a última das preocupações era a obesidade. pois, para a esmagadora maioria, era muito mais provável morrer de fome do que ficar obeso. O privilégio de ficar obeso surgiu apenas nos últimos dois séculos.

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    A compulsão alimentar é tipicamente acompanhada de desordens psicológicas como a depressão em mulheres. O comer é iniciado quando baixo nível de glicose é detectado no fígado. Quanto comemos é regulado também pela quantia de gordura que armazenamos e pelos níveis de leptina e insulina. Um mecanismo complexo.

    Responda
  4. Vito Algirdas Sukys

    A leptina é o "hormônio da saciedade". Seria interessante ver como ela age em homens e mulheres. E tentar explicar o motivo pelo qual as mulheres têm mais propensão à anorexia, bulimia, transtorno da compulsão alimentar periódica e obesidade extrema do que os homens. As razões ainda não são bem compreendidas.

    Responda