Priscilla Bacalhau > Mais uma evidência do fracasso educacional Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Meu palpite é que se gastarmos a metade ficaremos na mesma mediocridade. Mas pelo menos melhoraremos o nosso desastre fiscal.

    Responda
  2. Paloma Fonseca

    Fundef, Fundeb, Ideb, Avaliação das licenciaturas pelo Inep, Formação de professores pela Capes, tudo isso é patrimônio, é olha para o futuro, é investir em qualidade da educação. Temos de ter muito zelo por isso.

    Responda
  3. Paloma Fonseca

    A educação superior tradicionalmente recebeu muitos recursos para desenvolver educação profissional (bacharelados) e pós-graduação, as licenciaturas ficaram de escanteio, isto para não falar da educação básica. Somente há pouco mais de quinze anos é que receberam mais atenção. Se, por um lado, São Paulo legou Paulo Renato Souza e Fernando Haddad para a Educação, por outro temos de ter muito cuidado com certa elite que quer acabar com o ensino público sem enxergar as consequências disso.

    Responda
  4. Adolfo Santos

    Julgo que o maior problema do ensino fundamental e médio brasileiro é o nível dos professores, principalmente na escola pública. Embora haja inúmeras excessões, a formação é deficiente e a carreira não atrai. Com 69 anos, só não estudei um ano em escola púbica, do grupo escolar ao mestrado. Desde então, universalizamos o ensino mas pioramos a qualidade.

    Responda
    1. Adolfo Santos

      Estou precisando voltar para a escola, escrevi exceções errado.

  5. jose camargo

    "Avaliações como o Timss escancaram, ciclo após ciclo, o quão crítico é o cenário educacional brasileiro." Há 53 anos era promulgada a Lei 5.692/71. Estava aberta a porta para a esculhambação da Educação no Brasil. Eis algumas mudanças: Fim do ensino clássico, extinção do antigo primário e ginasial,REBAIXAMENTO DA NOTA DE CORTE DE 7 PARA 5,fim da reprovação,fim do protagonismo do professor etc etc. A implosão do ensino brasileiro começou com essa famigerada reforma de agosto de 1971.

    Responda
  6. Vito Algirdas Sukys

    É significativo o que o TIMSS mostrou. O baixo desempenho dos alunos do quarto ano em matemática e ciências. É necessário um intenso debate sobre o que fazer para melhorar o desempenho de nossas crianças.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.