Opinião > O que é ser leitor? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gildázio Garcia

    Aprendi com o meu Pai Comunista, que não tinha nem o antiquíssimo 4° ano das roças de Orizânia-MG, que "quem lê muito, sabe muito e quem lê pouco, sabe pouco." Até a Bíblia fui "obrigado" a ler, com apenas um argumento: "só posso criticar o que conheço."

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sábio, o seu velho, caro Gildázio. Um homem rigoroso.

  2. José Cardoso

    Apesar de sempre ter tido o hábito de ler desde criança, achava os livros obrigatórios da escola chatíssimos. Certamente não é uma boa estratégia para formar bons leitores obrigar os alunos a ler clássicos de cem ou duzentos anos atrás.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Seu Carlos, prezado, boto em questão um aspecto dessa aprendizagem, que é o estímulo doméstico. Meus pais "pequenos intelectuais", professores de ensino médio, botaram no mundo e criaram três cientistas. Era uma época em que ser professor tinha mais valor, e tinha outros compromissos, vá lá. Leitura em casa, sempre foi um valor disseminado; havia livros, muitos, e exemplos, inclusive da Vó que morava conosco. Crescemos três leitores diferentes entre si, mas todos convictos.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Verdade, Marcos! Meu pai recitava de coração "O navio negreiro" e deixou-me de herança sua coleção dos sermões do Padre Vieira. Eu me tornei leitora, mas meus irmãos, apesar de bem sucedidos, são pouco chegados a livros.

    2. Marcos Benassi

      Franco, prezado, não percebo nada melhor do que o estímulo intelectual e à leitura misturado com o afeto de uma casa amorosa. Ou de uma escola amorosa/acolhedora, também faria excelente serviço.

    3. Franco Oliveira

      Exatamente o que aconteceu comigo. O exemplo na casa foi muito mais intenso e estimulante que o da escola. Penso que os primeiros livros presenteados por meu pai eram muito melhores daqueles recomendados pelos professores.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.