Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LORENA PARDELHAS

    Mesmo quando os avanços são inquestionáveis, o jornal sempre tem um mas... Será que ainda verei um elogio puro e simples? Tenho esperança, ela é dura de ser abatida.

    Responda
  2. João Leite Leite

    O empobrecimento do povo trabalhador não cai sem tirar os trabalhadores da zona de empobrecimento. É preciso criar uma lei que estabeleça um aumento real anual de pelo menos 10% no salario mínimo até o salario mínimo equivaler a pelo menos 10% do valor do teto salarial para que todo trabalhador possa dar todo o conforto a família para que seus filhos cresçam fortes, sadios e inteligentes sem precisar de auxílio de ninguém, como está na constituição.

    Responda
  3. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    A FSP sempre terá um narrativa contra o atual governo. Prefere a turma de Paulo Guedes: pobres disputando ossos em lata de lixo . Eu não esqueci.

    Responda
  4. Florentino Fernandes Junior

    A pobreza caiu, onde?

    Responda
    1. marcelo duarte

      chores um pouco mais alto, minion. ou continue esperando só mais 72 horas.

  5. Florentino Fernandes Junior

    A pobreza caiu, ta bom, e as ruas se encheram de sem teto? é uma opçao morar na rua?

    Responda
  6. ARTHUR AUGUSTO DA C CARVALHO

    Com uma auditoria da dívida publica, a saída do office boy da Faria Lima do Banco Central, o país vai voar. Aí o editorial da Folha pira.

    Responda
  7. Marcelo de Souza

    A Falha nunca está contente, mas se calou durante quatro anos de motociata e farra com dinheiro público

    Responda
  8. RAULAND BORBA BATISTA

    O IBGE é engraçado, diz em reportagem de 18/11/2024 que favela aumentou 43%, como diminuiu pobreza, metade do dobro

    Responda
  9. Jove Bernardes

    Dona Folha fala, mas é tendenciosa.

    Responda
  10. José Bueno

    Se eu entendi bem, o editorial está dizendo que o Presidente Lula está certíssimo?! Até mesmo porque nosso governo, além das correções e aprimoramento dos programas sociais, está empenhado na industrialização, que dá empregos e aumenta a produtividade!

    Responda
  11. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    O Brasil consegue estragar até o que dá certo. Desde o governo FHC o Brasil reconheceu a necessidade, formulou e implantou políticas de transferência de renda que mudaram para melhor a vida de milhões de pessoas. Mas o pecado original corrompe até o que há de mais puro. Os critérios para o BPC e o Bolsa Família são extremamente objetivos e devem ser rigorosamente aferidos e respeitados. Já passou dá hora de exigirmos qualidade na gestão dos gastos sociais. Desvios são intoleráveis.

    Responda
  12. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

    É sempre possível melhorar. Que tal cobrar dos congressistas.

    Responda
  13. Waldir Roque Maffei

    O prédio está todo pintado, mas tem uma manchinha no vidro. Assim que o jornal e sua trup enxergam a governança progressista no Brasil.

    Responda
  14. Getulio Cunha

    Sempre tem o mas para disfarçar a mentira contada. Enquanto país não se livrar dessa doença q multiplica miseráveis para se manter no poder, nada muda. 18 anos da esquerda no poder, sempre aparecem dizendo q acabaram com a pobreza. A piada está velha, mas continua a enganar os q se dizem expertos

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Em 18 anos a pobreza diminuiu, mas aumentou e muito nos 4 anos bosolinos com a fila do osso.

  15. MARIA F LUPORINI

    Folha de SP: pobreza caiu, MAS; desemprego em queda livre, MAS; PIB crescendo, MAS; renda crescendo, MAS. O negócio da Folha é pagar juros para rentistas que especulam com o dólar e aumentar as isenções fiscais para milionários.

    Responda
    1. AILTON SOUZA

      Pode não vai ser mais eficiente e só aprovarem a isenção de quem ganha até 5 mil e taxar os ricos que vai sobrar e muito para os pobres.

  16. Ricardo Andrade

    Mas a Folha não presta mesmo, hein?!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Perderam a vergonha na cara!!

  17. MARIA F LUPORINI

    Mas é o Mercado, Folha? Afinal você é a favor ou contra o gasto social? Ou simplesmente não conseguem elogiar o governo atual sem um MAS???

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Não se esqueçam de que o que manda é a maquininha amarela.

    2. Marcos Gandelsman

      Os patrões da Faria Lima não deixam.

  18. Fernando Alves

    'Pobreza se resume com mais trabalho'. Mas a Folha só coloca economista para falar que a queda no desemprego é ruim, vai causar inflação. Esse é o desejo desesperado do mercado, que apostava nisso desde o início do governo, e investiu errado na B3T. Vão ler as colunas dos queridinhos da Folha do fim de vinte e dois falando que o desemprego precisava aumentar pelo menos dois porcento 'para o bem da economia'.

    Responda
  19. josé SOARES

    Mas…a fsp quer mesmo é a diminuição dos gastos sociais .

    Responda
  20. BRUNO CALDAS

    Toda vez que eu leio "o que a Folha pensa", imediatamente me vem à cabeça o fato de que o principal negócio da Folha é um produto bancário, o Pagseguro. A tesourada maior vai cair sobre os gastos sociais e a Folha vem, reiteradamente, pedindo mais. Aí vem chamar a desigualdade de "vexatória". Muito cinismo.

    Responda
  21. João Leite Leite

    O que é gasto social? Acredito que construir uma estrada, ferrovias, industrias, e em tudo o que vai gerar riquezas e empregos e facilitar a vida da população é social. Distribuir merrecas para minimizar a pobreza e manter o cidadão na pobreza não é social. Seria social se investisse na formação profissional do beneficiado para arrumar emprego e sair da pobreza mas. Parece que estes governos querem manter o cidadão na pobreza porque estão se beneficiando da pobreza do povo.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não eh o caso de lula, mas , claro!, se a quinhentos anos o Br eh um aleijado social no mundo, eh porque os privilegiados , hoje a elite financeira liberal, quer. Senao já teria saído disso , como vários países onde existe elite minimamente decente .

  22. jose prado

    Então a solução apontada pelo Mercado é o corte de gastos no Salário mínimo, no BPC, bo abono salarial?

    Responda
  23. Neucir Valentim

    O negócio é o Mercado Financeiro não der tão guloso nem o Congresso, já ajudaria bastante...

    Responda
  24. Thiago dos Santos Molina

    Como manter? Em primeiro lugar, parem de fazer campanha indireta para Tarcísio e Campos Neto. Em segundo lugar, sejam justos nas críticas aí governo como foi esse texto. Terceiro, façam campanha pelo fim dos subsídios a empresários e campanha a favor da reforma do IR

    Responda
  25. Marcelo Pires Santana

    Mas...

    Responda
    1. João Lourenço dos Anjos

      Para a F, sempre deve haver a tal 'conjunção adversativa ' !

  26. jose camargo

    Como manter "tais progressos"? Impossível.Simplesmente, porque eles não existem Minhas fontes são a realidade: as gôndolas dos supermercados, as barracas das feiras livres,os balcões das farmácias,as plataformas de e-commerce e os boletos de água,luz e internet.

    Responda
    1. Waldir Roque Maffei

      Sai da bolha

    2. MARIA F LUPORINI

      Falta você falar com quem ganha com o PIB recorde, desemprego em queda livre, renda aumentando, tem muito agente econômico para ser ouvido, não é só o pessoal do mercado financeiro.

    3. Wilson Luiz Antonio

      Isso tem um nome: bolha. Saia da bolha de suas conveniências e verá outras coisas fora dela. Por exemplo, inflação é fenômeno mundial, mas não está fora do controle e o desemprego é o menor da História. São fatores que dialogam e se amenizam. Pense.

  27. jose prado

    Pivreza cai mas....

    Responda
  28. RAULAND BORBA BATISTA

    Pobreza cai?!?! Só se for a metade do dobro, a reportagem é uma falácia .

    Responda
    1. RAULAND BORBA BATISTA

      Minha fonte é o próprio IBGE que diz que no último 12 anos a favelas aumentaram 43%, ninguém vai morar em favela por que quer. Se favela aumentou como pobreza diminuiu. Publicação de 18/11/2024.

    2. Wilson Luiz Antonio

      É, vai ver que o IBGE, o FMI e a OCDE estão errados, e só o seu grupo de WhatsApp certo. kkk

    3. Anete Araujo Guedes

      Ou baseada em dados de órgãos competentes?

  29. Maurizio Ferrante

    Qualquer melhoria no Pais eh devidamente noticiada pela FSP, que dai coloca um MAS e toca em frente criticando o governo. Quando nao tem jeito se apela para o futuro: MAS sera sustentavel? e dai por diante

    Responda
  30. Frederico Goulart

    O estado está aí para isto, investir no social equilibrando a balança, se depender do mercado é cada um por si e nem Deus por todos.

    Responda
  31. José Fernando Marques

    Produtividade maior só se alcança com maiores gastos em educação. Gasto nesse caso é investimento.

    Responda
  32. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Gasto social mais bem planejado, nas entrelinhas da FSP, provavelmente quer dizer menor.

    Responda
  33. Paolo Valerio Caporuscio

    Reportagem Brasil Republiqueta Fantasia, continuam pedintes nas ruas e avenidas, favelas aumentaram, indigentes morando nas ruas e viadutos, tendas na praças , má distribuição de renda continua, só ingênuos para acreditar nas midias .

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Pobreza sempre existiu, mas a miséria diminuiu consideravelmente. Dentre outros fatores, porque o governo Lula tem uma maior preocupação social. Os preços nos supermercados estão altos no mundo inteiro, mas, certamente você não encontrará, como já encontrou num passado recente, propagandas de supermercado oferecendo carcaça de frango a preços “módicos”, nem aquelas cenas dantescas de gente revirando caçambas de li -xo à procura de restos de alimentos. A diferença é gritante.

    2. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

      Pelo seu comentário eu concluo que ainda é preciso aumentar os gastos sociais, até que toda a miséria seja erradicada

  34. Luiz Reichmann

    Quero ver levantar...

    Responda
  35. PAULO PETRASKI

    Manual FSP para quem for escrever o Editorial: Um - se o artigo é sobre conquistas positivas do governo Lula, usar obrigatoriamente no título do artigo expressões como Mas, Porém, No entanto. Dois- Se o artigo é sobre os crimes de Bolsonaro, sobre as várias provas da tentativa de Golpe, sobre sua gestão na Pandemia ou suas aberrações na economia, usar obrigatoriamento no título do artigo expressões como Mas, Porém, No entanto.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Indícios, suposto, tentativa...e por aí vai.

    2. maria gouvea

      Perfeito

  36. WAGNER NEGREIROS

    O editorial não demonstrou o motivo do programa ser ineficiente.

    Responda
  37. antonio brito

    Não é só porcentagem do IBGE que deve ser considerada. Temos ainda dez milhões na miséria e outros trinta na pobreza, é muita coisa. No ritmo em que anda vai demorar uns cem anos. Creche de qualidade para todas as crianças

    Responda
  38. Marcelo Masiero

    Hum run, sei...

    Responda
  39. Chiara Gonçalves

    Folha, o jornal das conjunções adversativas.

    Responda
  40. Sam Duart

    Apesar do cães que ladram. A caravana continua seu percurso.

    Responda
  41. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O editor eh pérfido, mas ainda pode piorar muito.

    Responda
  42. Clinério Vieira

    Folha sendo Folha! Melhorou mas...

    Responda
  43. RAULAND BORBA BATISTA

    Reportagem sem embasamento, o mesmo IBGE em 08/11/24 relata “ populacao em favelas no Brasil cresce 43% em 12 anos e vai a 16,3 milhões “. Os estados com maior número de favelas São Paulo , Rio de Janeiro , Para e Bahia e só aumenta, se fosse um estado seria o terceiro da federação.. Origem da favela e favelados, tem como pano de fundo o genocídio de Canudos , conta brasileiro paga como maldição esse pecado até hoje.

    Responda
  44. Angela Percz Pocol

    Nenhuma dúvida que o gasto poderia ser mais eficiente mas porquê a FSP destacaria o lado positivo da queda da pobreza? Principalmente após tanta luz sobre a pesquisa Quaest? Folha...seu passado era mais brilhante

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Sim era mais brilhante ..ulstra

  45. ROGERIO ROBERTO DE SANTANA LOPES

    Que boa notícia, FDS!!. Lula, está acabando com a pobreza, boa divulgação. Viva o "pai dos pobres"!!

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Brigando com os números, né? E ironia barata só revela o viés de bolsonarista ressentido. Seguinte. Rogério, para quem estava na fila do osso no governo de seu miliciano golpista inelegível, sair da pobreza extrema é um ganho enorme. Café, almoço e janta garantidos é grande conquista. E viagem ao Piauí uma alegria inesquecível. E vamos voltar a ter doméstica viajando para Disney, como não queria o banqueiro Guedes.

  46. Cassio Vicinal

    O Estado brasileiro segue insuficiente onde mais importa: saúde e educação, principalmente nos rincões. Enquanto postos de saúde carecem de medicamentos e profissionais nos rincões, escolas públicas perpetuam a exclusão social. Falar de eficiência e produtividade sem enfrentar a concentração de renda e o abandono estrutural é insistir no sintoma, ignorando a doença. Pobreza caiu, mas desigualdade segue como regra.

    Responda
    1. Rubem Oliveira de Paula

      O que mais afeta a eficiência da economia brasileira não é o que falta nos rincões, mas o que sobra aos ricões. E veja que de fato falta muito nos rincões, como você bem coloca, Cassio. Entretanto os investimentos na economia real têm que ser muito mais eficientes, para que se justifiquem todas as isenções ao mercado financeiro. Em resumo, o "mercado" brasileiro TEM que ser muito mais eficiente para a economia como um todo.

  47. Dagmar Zibas

    Folha sofrendo com os bons números da economia, sempre procurando diminuir o sucesso do governo Lula e sempre minimizando o descalabro Guedes. E parece que vem aí o acordo Mercosul/UE. Sofra mais, Folha/Faria Lima.

    Responda
    1. ROGERIO ROBERTO DE SANTANA LOPES

      Agora só como picanha. Comprei meu carro, viajo sempre para o Piauí e só leio a UOK, FDS, e assisto GloboNews e Miriam Leitão. Kkkk

  48. Carlos Rizzo

    A masfilia e o entretantismo da Folha em ação mais uma vez. Engraçado que só aparece nos governos do PT: país cresce, mas... Renda melhora, entretanto... Pobreza vai, no entanto.... Já virou piada esse tipo de jornalismo (SIC).

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Excelente comentário, consoante com a tese de que a comunicação é vida. Que tudo é expressão e mensagem. Wittgenstein total!

    2. Dagmar Zibas

      Muito criativo. Rizzo. Adorei a masfilia e o entretantismo. Perfeitos.

  49. Anete Araujo Guedes

    (Este comentário não contém nada de ofensivo). Pobreza cai, daí a necessidade urgente do recente pacote de cortes da gastança com projetos e bem estar social. Pra que pensar na saúde, educação, moradia, empregos, saneamento básico, meio ambiente, segurança pública, alimentação saudável etc? Não repararam como o Mercado Financeiro fica nervoso com tudo isso que está aí?

    Responda
  50. Marcelo Magalhães

    Imaginem como os Farialimers devem estar em polvorosa, arrasados porque o Mercosul vai fechar o acordo com a UE? Vinte e cinco anos de negociações, sendo 16 deles com o PT. Aprendemos que o horror total invade a Faria Lima quando o país cresce, tirando a população da pobreza. Alegam que os pobres vão comer e isso é inflacionário, o que é verdade. Enquanto o dinheiro estéril acumulado por eles só funciona para se multiplicar e aumentar o poder. A FSP vai dizer que o mérito é do Bolsonaro.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Comentários excelentes, que só tem a contribuir para o debate.,

    2. Marcelo Magalhães

      Não tem um mês que o governo do presidente Lula produziu o melhor texto de todos os tempos da existência do do G20, com legítimas manifestações de enfrentamento das mazelas sociais, que são originais. Assim, vai se fechando o cerco contra a Faria Lima, que prega o modelo fazendão, mantendo a população em condições semi escrava e um eterno ambiente de crise para vender o país na bacia das almas. A realidade paralela criada pelos Farialimers vai se desfazendo pútrida, demonstrando a inconsistência