Opinião > Mais médicos, mesma desigualdade regional Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Leite Leite

    É preciso construir uma faculdade de medicina na floresta amazônica para formar médicos e enfermeiros para cuidar da saúde dos índios e dos povos da floresta. Formar farmacêuticos para produzir remédios e cosméticos utilizando as plantas medicinais da floresta. Formar médicos lá sai mais barato do que levar médicos da cidade para cuidar dos povos floresta.

    Responda
  2. Tadêu Santos

    Se em nosso país houvesse um índice enorme de profissionais de medicina, certamente que a dinâmica social seria outra bem mais saudável e confortável à população brasileira. Esta perspectiva ilusória vai demorar décadas, pois mesmo que o número de escolas de ensino público gratuito tenha aumentado depois dos mandatos do Lula da Silva (2003/2010), não consigo visualizar esta expansão atualmente. A Coréia do Sul noutros tempos investio em Educação por décadas e conseguiram significativos avanços..

    Responda
  3. Marcelo Magalhães

    A FSP insiste todos os dias para que os investimentos públicos sejam cortados para pagamento dos rentistas da Faria Lima. De repente ela lança um editorial reclamando de não haver maiores investimentos na área da saúde, justamente onde ela exige que se corte na Constituição Federal, os reajustes mínimos. Trata-se portanto de contradição gigante. Se não se pode nem mesmo seguir a Constituição, como governar passando toda a riqueza para o capital estéril do rentismo? Lobby da telemedicina.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Sr. Marcelo, na sua opinião o que é rentismo? Qual o seu conceito sobre esse tema? A esquerda usa esse termo repetindo o que o Lula e Gleisi falam mas, tenho quase certeza que nem sabem o que é rentismo. Se for quem cobra juros sobre o dinheiro que empresta ao governo, está errado.

  4. Mario Silveira

    O SUS é a maior fonte de renda para corruptos do PT .

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Como cidadã sempre que vejo algo errado seja em autarquias públicas ou no setor privado faço o périplo: sac, ouvidoria, Reclame Aqui, Procon e juizado de pequenas causas.

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Nos dê mais detalhes, por favor. Ah e faça uma denúncia.

  5. Paulo Araujo

    O SUS não foi criação do PT, mas de um grupo de profissionais, que partiram do sistema inglês para criar o nosso sistema, que hoje é referência mundial.

    Responda
    1. Neucir Valentim

      Verdade, não foi criado pelo PT mas pela CF de 88, mscquem mais investiu no SUS foram governos do PT, incluindo a criação do SAMU, que foi criado pelo presidente Lula em 2003/2004.

  6. Marcos Gandelsman

    Tivemos uma experiência muito positiva com os médicos cubanos atuando no programa original que infelizmente foi interrompido por questões ideológicas. Que tal voltar com os cubanos que atuaram principalmente em regiões remotas e pobres.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Concordo, os médicos cubanos deveriam voltar e ser bem remunerados e se quisessem poderiam enviar parte de seus rendimentos a Cuba, como muitos imigrantes fazem. Ademais, as faculdades de medicina no Brasil precisam expandir a residência. Dermatologistas têm de monte, mas quando vc precisa de uma especialidade mais complexa, ligadas, por exemplo, a comodidades, há poucos médicos.

    2. Paulo Araujo

      O problema com os médicos cubanos era a escravidão implantada pelo regime cubano: recebia 10 mil/médico do Brasil e repassava 1,5 mil para o médico.

  7. Benedito Claudio Pacifico

    Os caras cobram 15 mil reais pela mzmensalidade de um curso de medicina e querem ver médicos em locais sem infraestrutura e baixa taxa de renda , me poupem.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Sem contar que jogam um monte de dermatologistas no mercado e poucos cardiologistas, por exemplo. É preciso expandir os programas de residência. Mesmo nos planos de saúde privados vc consegue um dermato de um dia pra outro, já endócrino ou cardio a demora está em dois ou três meses para consulta.

  8. José Marco Barbizan

    Sem condições mínimas para atuar, os médicos não vão se sujeitar a se deslocarem aos lugares remotos aonde fica difícil de se fazer um diagnóstico preciso sobre a saúde dos pacientes.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Ademais, vc acha que os filhinhos de papai que fazem medicina em faculdades privadas vão deixar os centros urbanos? Never, né. Tem gente que faz medicina por status não por vocação.

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado José, a clínica não se baseia em diagnóstico preciso e muito menos em exames, ou prescrição de das últimas drogas do mercado. Ela se baseia em acolhimento, escuta e providências para reduzir o sofrimento do paciente. Oitenta porcento pode ser resolvido na hora, mas exige uma formação sofisticada. As faculdades de medicina formam profissionais para trabalhar nas emergências e nos hospitais das grandes redes, pedindo exames desnecessários e prescrevendo drogas muito caras.

    3. DERLAN TROMBETTA

      Os professores vão!

  9. Antonio Eustaquio

    Boa folha ! Até quecenfim uma matéria isenta!!!

    Responda
  10. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

    Faltou dizer que o inelegível terminou com o Mais Médicos.

    Responda
  11. Gustavo Rezende

    É necessário dar condições aos médicos e a toda equipe de saúde para se etabelecerem em regiões remotas do país. Urge a criação de uma carreira nacional onde um há um rodízio localidades, premiando aqueles que se estebeleçam em localidades precárias com possibilidade de voltar ao um grande centro após certo período (ex: PF, judiciário,…).

    Responda
  12. Carlos Alberto Komora Vieira

    O SUS é o maior legado do PT ao País. Faz justiça a FSP ao reconhecer essa indispensável política em favor dos mais pobres.

    Responda
    1. ALICE APARECIDA DUARTE

      O SUS foi o resultado da luta de profissionais de saúde progressistas do país. O objetivo foi garantir o acesso público e gratuito à saúde. Todos participaram.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.