Cotidiano > Conheça o passado sombrio de Silva, sobrenome de 5 milhões de brasileiros Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Vocês não conseguem esconder o desprezo pelo Lula... a matéria até que é interessante, mas ficou parecendo que era apenas uma desculpa para chamá-lo de "sindicalista que tem até a 5ª série". Qual a necessidade disso?
Que decadência do NYT - e pior, da FSP, que publica esse texto tão ruim. Basta medir por este trecho bizarro, segundo o qual, "Estudiosos dizem" que escravos enviados para cidades costeiras recebiam o nome Costa, "enquanto aqueles que eram enviados para plantações nas regiões de floresta recebiam o Silva". Nunca havia lido tamanha tolice, hahaha.
Que reportagenzinha mequetrefe!
Empregado, publique uma matéria arrasando o Lula. Mas como, chefe? Não tem o quê... Dá seu jeito! TaÃ.
Continua sendo vergonha. Espancador de mulher. O maior larápio da América Latina.
Cuidado Furlano! A Internet não é terra de ninguém! Injuriar, difamar e/ou caluniar uma pessoa é crime previsto no CP.
Que reportagem ruim. Ayrton Senna da Silva parou de se referir ao da Silva para reduzir seu nome a duas palavras, profissionalmente, como fizera seu tio Milton. Fez isso para facilitar sua identidade como piloto, e não consta que tenha retirado o sobrenome Silva dos registros civis. Que referência mal alinhavada, seu.
Na Wikipédia, informa-se q Silva é de Portugal, mas é muito antigo. Já existia no Império Romano, exemplificado no general Lucius Flavius Silva. É comum na GalÃzia espanhola e em Portugal, onde 3 por cento da população ostenta o nome. O primeiro com o nome no Brasil teria sido um governador, Conde de São Lourenço. Não se menciona q tenha origem sombria ou sido motivo de vergonha, como supostamente dizem historiadores q a autora não nomeia. Mau jornalismo e preconceito.
Na Wikipédia, informa-se q Silva é considerado com origem em Portugal, mas é muito antigo. Já existia no Império Romano, exemplificado no general Lucius Flavius Silva. É comum na GalÃzia espanhola e em Portugal, onde 3 por cento da população ostenta o nome. O primeiro com o nome no Brasil teria sido um governador, Conde de São Lourenço. Não se menciona q tenha origem sombria ou tenha sido motivo de vergonha, como supostamente dizem historiadores q a autora não nomeia. Mau jornalismo.
Matéria bem meia-boca. É fato sabido que africanos escravizados perdiam o seu sobrenome original, para cortar o laço cultural com a terra de onde vieram. Quais as origens latinas e portuguesas desse sobrenome!? Fazer uma pesquisa filológica o jornalzinho woke não quer. E a população brasileira é miscigenada, não negra ou branca.
Muito esclarecedor, o sobrenome pode ter origem na elite ou entre os mais pobres; entre senhores de escravos ou escravos; ter a origem no Brasil ou em Portugal. Já a idéia de que o nome é ou era motivo de vergonha, parece pura especulação, não se mostra nenhuma evidência histórica. O aristocrático, admirado e poderoso Duque de Caxias era Lima e Silva, ninguém menosprezava seu nome. Os Andradas e Tiradentes, tbém eram Silva. Insinuar q Senna escondeu seu “Silva” é especulação desonesta.
Especulação desonesta mesmo. O registro civil de Ayrton Senna da Silva continuou incólume, e a redução do nome - para fins profissionais - para duas palavras repete tendência comum em todas as áreas, a começar pelo primeiro Ãdolo piloto, seu tio Milton, que fizera o mesmo. Bem mequetrefe, a matéria.
Que matéria interessantÃssima! Eu, um Inácio da Silva, assim como o presidente, pouco sei sobre o passado do meu nome. Que legal!
Precisa ler mais, Bruno. Tem informação pra todo lado, está brotando pelos poros das bibliotecas, wikipedia, inteligências artificiais, cartórios de registros civis, estatÃsticas do IBGE, precisa ver. Coisa fina.
Por que tanta polêmica? É só a CBF buscar a origem do Lula assim como o fez com o jogador VinÃcius... Mas porque tanta gente se ofendeu? A matéria xingou o Lula?
Não ouvi nem vi nem li ninguém dizer que se ofendeu, mas que a matéria é ofensiva. Que é, é, pelas ilações que faz. E não me pareceu excesso de melindres, não.
Essa transferência de sobrenome de senhores escravocratas para os negros escravizados me parece questionável. Entre os portugueses, havia muitos sobrenomes comuns. Só os Silva adotaram a prática? Não faz sentido.
Então me explica o motivo de praticamente não existirem nomes de origem africana no Brasil? Você também acredita que não existiu escravidão no Brasil?
... parte05 de meu ensaio:... E ele foi mais além ' disse que os produtores artesanais de sagrados queijos de minas serão bem remuneradis pela produção!', e assim o sequestro do queijo de minas esrá em implementaçao, Preparem-se, Irmãs e irmãos do Planalto Central para nunca mais comerem queijo! Já era!, Este o naipe dos pró-enclave diversos! São pró-chaos, ladões-honestos, opersndores de Ponzi schemes, golpistas, herói fake!...
Precisa parar de fumar isso daÃ, prezado.
?????
Devem ter ido atras da ancestralidade do lula para ver se encontravam algo que o desabonasse para cair na mÃdia e prejudicar o governo. De novo, não conseguiram.
... parte03 de meu ensaio: ... Os portadores de vozes proto-nazis-fascis-PVPNF (os balofi-italianis), sequestraram plantations de arroz,feijão milho,batata e levaram para o Sul. Os pró-enclaves-judeus-fake operam ponzi schemes e golpes de Estado recorrentes. Os pró-enclaves-dictadura-africa do Meio operam vendetas contra irmãs e irmãis mestiços, enviam cartas para todos jornais dis sagrados núcleos do planeta com o objectivo de obterem um falso positivo de suas patomimas historiográficas....
... parte03 de meu ensaio: ... Os portadores de vozes proto-nazis-fascis-PVPNF (os balofi-italianis), sequestraram plantations de arroz,feijão milho,batata e levaram para o Sul. Os pró-evlaves-judeus-fake operam ponzi schemes e golpes de Estado recorrentes. Os pró-enclaves-dictsdurs-africa do Meio operam vendetas contra irmãs e irmãis mestiços, enviam cartas para todos jornais dis sagrados núckeis do planets como objectivo de obterem um falso positivo de suas patomimas historiográficas....
Correto. O ex presidente do Brasil, Costa e Silva, morou na cidade costeira do RJ, dai Costa, e depois comprou fazendas no interior, e adotou Silva.
Piada de época: Qual a diferença entre a locomotiva e o Brasil? Resposta: A locomotiva vai pra frente e apita, o Brasil vai de Costa(s) e Silva (do verbo silvar). Há razões pra se envergonhar de um golpista como Costa e Silva, mas nada tem a ver com seu nome.
Kkkkkkkkk
Correto. O ex presidente mil ico do Brasil Costa e Silva, chegou de navio, COSTA, e depois comprou fazendas, e adotou SILVA.
... parte02 de meu ensaio: ... a população das Sagradas e mágicas terras Brasilianas está sob ataque dos crentes pentecostais para fundarem aqui seus enclaves de judeus fake de Israel, dos afro-blacks, enclaves de dictaduras da africa- do-meio, dos balofis-italianis enclaves pró-nazis-fascis. E eles têm objectivos compartilhados, capturar tudo que é Sagrado para nós e levar, implementar chaos-agudo e estórias incompletas para abastecer de ouro suas caixas e de escravos suas gaiolas!!!...
Vou sugerir a FSP uma matéria que vai dar menos trabalho para pesquisar pq está acontecendo agora. Que tal " o passado e o presente sombrios dos bolsonada". Sobrenome de meia dúzia de pessoas , mas que fazem muito estrago no paÃs, vejam as últimas notÃcias sobre o g-olpe.
barbaridade tchê kkkk
A matéria é do The New York Times
bait
Em um tempo em que exames de DNA, que determinam as origens, são fáceis e relativamente baratos, é só realizá-los em uma amostra populacional e não ficar repetindo hipóteses bobas.
... o NYT está isenta de culpa nesta pantomima porque foi vÃctima de ter recebido uma estória e historiografia incompleta elaborada pelos hospedeiros de vozes internas dos proto-dictadores-afro, de lideranças identitárias. Estão operando sistemas de escravidão, seus capitães do Mato estão abrindo as portas das sagradas e mágicas terras das américas para as filhas e filhos inúteis da elite afro inútil para fundarem aqui enclaves de dictaduras da Africa do Meio.
Por Deus, Cleomar. O que você anda tomando?
O editor chegou para o jornalista e pediu "escreve uma matéria falando mal do Lula" e o jornalista respondeu "escrever o quê? O cara tá bombando".." Não importa, escreve qualquer coisa" e aà nasceu essa maravilha de matéria inútil sobre o sobrenome dele. Que nÃvel de jornalismo rasteiro.
Esqueceram de dizer que Silva também é o sobrenome mais comum em Portugal
O sobrenome Silva vem do latim, que significa selva, floresta ou bosque. Interessante.
O Brasil real apareceu no New York Times e tem gente reclamando da Folha? Fizeram o favor de traduzir o artigo para os pouco versados no idioma de Shakespeare.
Um Silva qualquer tinha um passado sombrio. Parou de beber e virou crente, e continuou sombrio.
NYT não sabe que a seleção brasileira já teve um camisa 10, com nome SILVA às costas. Menos gente sabe que SILVA era o substituto do Rei dos reis, um tal de Pelé, na Copa de 1966. Walter Machado da Silva, "SILVA", apelido Batuta (Ribeirão Preto, 1940 — Rio de Janeiro,2020), foi camisa 10 no Flamengo, Santos, Corinthians e Racing. Atacante espetacular! Recebeu apelido de "Batuta" do radialista Jorge Cury, por ser extremamente inteligente e "o Regente" dos movimentos de ataque por onde passou.
A Folha vai fazer uma matéria sobre o passado sombrio da Folha, também? Tipo de quando emprestava os veÃculos para os militares prenderem e matarem opositores durante a ditadura?
E a choradeira dos sabujos lulopetistas não para. Tá certo que o cara é Lula da Silva, mas Airton também era.
Que tem isso a ver com uma pauta de genealogia?
Furada essa explicação. Minha sogra é leitosa de tão branca, e tem sobrenome da Silva.
O artigo diz que Silva é um sobrenome que veio com portugueses e foi adotado também por judeus sefarditas, antes de se tornar comum entre escravizados. Não basta ler, precisa saber interpretar.
Tenho muito respeito pelo meu sobrenome.
Porquê Airton Senna da Silva tentou retirar o Silva? De onde se tem essa biografia?
Ayrton Senna nunca mudou o registro civil, apenas reduziu profissionalmente o nome dele de três para duas palavras, do mesmo jeito que muitos o fazem: ter identidade profissional própria, simples e curta. Seu tio Milton "Tite" Senna, também piloto, fez o mesmo e o Ayrton copiou. Não sei de onde a reportagem tirou o que disse na reportagem. Andreas Nikolaus Lauda também. Nelson Piquet Souto Maior também. Reportagenzinha, releve.
Silva é um nome muito comum e os Senna são muito ricos, sacou?
Manchete caça-cliques do New Woke Times, copiada e colada pelo seu genérico, a Falha de S. Paulo.
sobrenome não se escolhe . Absurdo são os tais prenomes - Uévertão , Deywerçon , Thathyany, Yngride , e coisas do gênero . Meus filhos se chamam Ana e Fernando - bem mais simples .
Durante um século foi completamente liberado inventar prenomes e o resultado é nefasto. Os nomes clássicos estão voltando aos poucos, mas aà todo mundo quer nomear seus filhos com nomes "da moda".
Depois reclamam que não são convidados para as coletivas! Por que será? Cria vergonha Folha!
Concordo com você. Que texto infeliz! Gosto do jornal como um todo - mas há os casos repetidos de espanto renovado aqui. Penso que a FSP deve trtar muito mal assim os colaboradores. Porque francamente, as coisas pulam dtextos os vazios para outros inacreditáveis, os autores vão dos confusos até alguns que parecem doidos mesmo... São as coisas, o mundo é um caleidoscópio mesmo, aà a FSP só está comprovando isto. A fase está ruim, bons autores vão sumindo do jornal...
Vocês só podem estar de brincadeira! E, claro, a foto é de Lula! Apelou valendo, FSP!
qual o problema com a foto do Lula ? É o sobrenome dele ! Ou v. queria foto do imbroxável ?
A repórter americana fez uma reportagem interessante, a manchete destaca o lado sombrio do nome e do jornal
Qual titulo e o dia ,gostaria de ler.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Cotidiano > Conheça o passado sombrio de Silva, sobrenome de 5 milhões de brasileiros Voltar
Comente este texto