Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto A Neto

    "Há tempos, nesta Folha, procurei analisar onde estavam, em nosso país, direita e esquerda –estes conceitos que, apesar das afetações dos intelectuais neoliberais, continuam dividindo as águas da vida política.Restou-nos, naquela ocasião, expor as razões que nos levam a excluir o PT do campo da esquerda. Diga-se logo que não julgamos assim a maioria das bases, militantes e simpatizantes, mas as cúpulas dirigentes e aparelhos, responsáveis pelo que, de fato, representa o PT".(Leonel Brizola.1994)

    Responda
  2. José Cardoso

    Mas casamento inter racial, direitos das mulheres ou dos homossexuais, aborto, sempre foram pautas liberais. A palavra esquerda me parece mais apropriada para o princípio de coletivização dos meios de produção, o que me parece fora de moda atualmente.

    Responda
  3. Orasil coelho pina

    A mim parece que estes avanços se devem muito mais ao processo civilizatório ocidental do que teses de esquerda e direita. A Rússia que teve a maior revolução comunista que se conhece e não é um país evoluído, nestes termos! OrasilObservador!

    Responda
  4. Devanir A Merengué

    A dita ascensão da extrema direita parece estar muito próxima de um também extremado neoliberalismo que seria um estágio absurdo da selvageria capitalista. Ou a ascensão da extrema direita seria a constatação desesperada da impossibilidade da permanência do neoliberalismo a longo prazo?

    Responda
  5. antonio brito

    A esquerda que assume o poder no século XXI perde eleições porque não entregou o que prometia. Era anti sistema e hoje sentada no poder esquece as pautas universais de equidade. Não sabe lidar com o capital, o trabalho ficou obsoleta. Observem o atual mandato presidencial com quarenta ministros batendo cabeça sem projetos além dos desperdício

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não se pode negligenciar o fato de que não é um "governo de esquerda", mas o monstro de Frankenstein que foi possível. Tá repleto de gente pouquíssimo de esquerda.

  6. Marcos Benassi

    Uai, meu caro, parece-me que "a direita" soube, espertamente, igualar-se em discurso; ocorre que, se a esquerda já tem dificuldades para pô-lo em prática, a direitona não tem a menor pretensão de fazê-lo. É só blá. Com o agravante de uma constante mistificação a respeito de temas humanizadores, como igualdade e liberdade. Tecendo confusões, só piora o ambiente e o debate. "A esquerda" precisa aprender a desfazer esses imbróglios propositais, acredito.

    Responda
  7. adenor Dias

    Eu tenho dois lado, que eu uso também politicamente. Em algumas questões eu concordo com o que diz à direita, e em outras eu sigo com à esquerda. Eu acredito que muita gente é assim. Quem faz a briga entre os dois lado, são os políticos profissionais! No jogo dos profissionais, o povo só serve como massa de manobra.

    Responda
  8. LORENA PARDELHAS

    Aos trancos e barrancos o mundo evolui, caminha para a frente e celeremente. Muitas avós de quem comenta aqui não podiam votar e já eram adultas. A liberdade de viver e amar eram impensáveis há algumas décadas. Pessoas só eram admitidas em clubes com "a cor certa". A lista é enorme. Todas pautas da Esquerda. Inclusive as de inclusão sócio econômicas. Então, sim, a Esquerda vence em todo o mundo. Negar e odiar é próprio de um governo que , graças! já passou.

    Responda
  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Como não Alemanha de trinta , os banqueiros , apoiados no liberalismo tramam os golpes. A folha eh agente nessa história.

    Responda
  10. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Isso não eh novo, a Alemanha da primeira metade do século.passado passou por isso. O mundo acompanhou naquele tempo. A imprensa apoiou, como a folha faz hoje em dia. A razão eh sempre impor o ditames dos donos da riqueza. Os banqueiros

    Responda
  11. Carlos Amorim

    Basta ler os comentários pra ver que se não há clara definição, o pessoal faz a mistura que lhes interessa. Prouni é de esquerda? Pegar dinheiro público e dar para o aluno escolher uma universidade privada. Pais nórdicos são de esquerda? Nós costumes talvez, mas na economia, prevalece a liberdade econômica. Liberdade de expressão, fake news, direitos iguais, direitos balanceados pela sua identidade, nota-se que a esquerda anda bem confusa.

    Responda
    1. adenor Dias

      A briga de esquerda e direita, é como a treta de Tom e Jerry. Nenhum quer matar o outro, pois um precisa do outro. Quem à direita irá culpar, e quem à esquerda irá culpar, se um dos dois morre?

  12. DANIEL BRANDAO

    Não é possível tratar como 'avanço civilizatório' uma pauta que acarrete a morte de um ser humano indefeso. Podem fazer piruetas argumentativas ou jargões sentimentais, mas isso é barbárie no seu estado mais puro.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Sim, estuprador não é pai e criança não é mãe. A questão é que a liberação do aborto, estudidamente a meu ver abraçada pela esquerda, indica a tese mais direitista que eu conheço: a meritocracia uterina. O poder vai dizer quem pode ou não nascer. E este poder dificilmente estará com as mulheres.

    2. Amarildo Caetano

      Estuprador não é pai e criança não é mãe .

  13. José Ronaldo Cassiano de Castro

    As esquerdas têm que conhecer e refletir sobre a pirâmide de Maslow.

    Responda
  14. Luiz Guilherme Boneto

    Interessante reflexão, embora eu veja com preocupação a ideia de que avanços civilizatórios sejam vistos como ideais de esquerda.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Quais avanços civilizatórios foram promovidos pela direita senão quando pressionada pela esquerda? A História da Civilização demonstra que o Liberalismo só conseguiu espaço por pressão das classes alijadas do poder e sua promessa de igualdade não se concretizou no campo das relações econômicas. Isso é processo, a burguesia esperou séculos para se tornar dominante….

    2. adenor Dias

      Se pegar um branco de olhos azuis, e encher ele de chicotada, ele saberá que apanhar doe, aí ele começa a pensar como esquerdista. O mesmo acontece com um preto que fica rico! Ele começa a pensar como um direitista... A quantidade de dinheiro na conta bancária, de uns e o sofrimento de outros, é que define o lado político da maioria.

  15. lis kogan

    Talvez porque só a esquerda pense o comum.

    Responda
    1. marilza abrahão

      E o comum é a igualdade entre todos, é a não submissão, em tds os sentidos, do homem a outro homem!

  16. Alcides Faria

    Talvez se devesse olhar para outras causas. Não teria o capitalismo engasgado na sua virtuosidade maior - a criação de classe média - e aquela criada passou a perder a possibilidade de futuro - a reprodução de sua condição mediana a ser oferecida aos filhos?

    Responda
  17. Amarildo Caetano

    As pautas da esquerda são humanitárias . pobre de direita é igual porco aplaudir inauguração de fábrica de linguiça .

    Responda
    1. marilza abrahão

      Pobreza e miséria são crias diletas do capitalismo pois onde encontrar uma reserva de trabalhadores disponíveis para conter o valor do trabalho e promover o enriquecimento de poucos? Mais-valia e guerras são os seus trunfos adoçados pela ideologia liberal.

    2. Amarildo Caetano

      Araújo,a direita só prejudica os pobres só para dar um exemplo:,foram ao Supremo contra o Prouni ,

    3. Antonio Araújo

      Esquerdista adora rotular os pobres mesmo, principalmente aqueles que não se submetem aos seus ditames.

  18. Alberto A Neto

    Faz algum sentido aventar uma 'vitória da esquerda", tão somente se Hélio aceitar a admissibilidade da existência de uma "esquerda neoliberal". A exemplo do "lulismo neoliberal" ou do "neoliberalismo petista".

    Responda
    1. marilza abrahão

      Vivemos a luta histórica do homem com as suas circunstâncias…

  19. GINO AZZOLINI NETO

    A esquerda enfrenta uma crise de identidade. Prega e promete coisas que não entrega. A gestão pública da esquerda não atende os anseios da população. A começar pelos seus lideres. Aliás , o PT que se intitula esquerda, voltou contra a Constituição atual e contra o Real, que deu certa estabilidade financeira ao Brasil. Mas, a direita também se encantou com o poder, e a educação , saúde e segurança estão num nível abaixo do aceitável,

    Responda
    1. Paulo Augusto

      E foi o PT que levou o país a níveis de desenvolvimento social e econômico jamais visto na história do país.

  20. André Silva de Oliveira

    Mas a agenda liberal no campo da economia acabou se impondo por aqui. Lula faz contorcionismos para seguir a política de responsabilidade fiscal que gostaria de atirar sabe-se bem aonde, mas não pode. Nesse sentido, a esquerda perdeu.

    Responda
  21. Pedro Cardoso da Costa

    Gostaria de ver comparações de resultados positivos dos governos de esquerda ou de direita. O ápice seria extinguir o analfabetismo, universalizar o saneamento básico, água potável, moradias dignas... Não faria diferença se subsidiados ou pela iniciativa privada.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Quer ver resultado positivos (e muito !) da esquerda ? Veja como são os países escandinavos, quem tem os melhores IDH's do mundo.

  22. Antonio Calmon

    A direita sempre se pauta contra os avaços civilizatórios, enquanto a esquerda sempre está a favor destes avanços. Temos muito que avançar, a esquerda também.

    Responda
  23. jose camargo

    As teses da esquerda, a maioria delas, pelo menos, só prosperaram porque houve um descuido na sociedade. Daqui pra frente a tendência é que muito pouco dessas pautas sobreviva ao contato cada vez mais inevitável com a realidade. Concordar que a imigração é uma fonte de enriquecimento cultural não significa apoiar a abertura incondicional das fronteiras. A esquerda sempre foi especialista em distorcer.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Não houve *descuido* da sociedade, o que houve foi o encantamento ideológico do discurso liberal e a imposição do poder econômico. Quem distorce a realidade da sociedade da dominação/subordinação é quem se submete a tal ideologia. A História é as Ciências Sociais estão aí para comprovar essa tese. Leia mais, estude mais.

    2. Felipe Vasconcelos

      No interior, com comunidades menores, mais estáticas, e apegadas aos seus valores, a imigração é vista como uma ameaça de desintegração. O enriquecimento é percebido nas grandes metrópoles.

  24. Vilma Inácio

    Pautas de esquerda são aborto, luta de classes, operariado e cotas

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Esqueceu do sexo guei e da mamadeira de pipoca, pautas importantíssimas! "Luta de classes" é o peçoau do quintoB do primário contra a civilização?

    2. marilza abrahão

      Gino, estude a História da Educação brasileira e verá que a escolaridade da população só começou com a República e sempre esteve nas mãos da direita dominante politicamente! Esse *caos* que vc aponta é consequência deste domínio político da direita.

    3. marilza abrahão

      Visão típica de quem vê a realidade pelo viés ideológico das religiões, das ideologias justificadoras da mão invisível do Mercado, Exemplo da visão distorcida de quem só enxerga o que seu aparato cognitivo permite enxergar.

    4. Amarildo Caetano

      Prouni ,cotas raciais e bolsa família ,são beneficios da esquerda ,entre outros avanços ,por isso Lula foi eleito três vezes ,e será de novo em 2026 .Enquanto a direita põe a policia oprimir o pobre na periferia .

    5. GINO AZZOLINI NETO

      Isto é, o caos. Ao invés de educar a população, a esquerda prefere mantê-la desinformada, sem escolas , mas com bolsa família para quem não trabalha, universidades públicas para os ricos, sem políticas mínimas de melhorar a situação das pessoas menos favorecidas. Caos mesmo.

  25. Sérgio Sayeg

    Não me parece, como afirma o colunista, que teses como a igualdade de direitos entre homens e mulheres, ampliação de diteitos a homossexuais, o repúdio à pena de morte e à violência em geral etc sejam pautas da esquerda. Creio que são, isso sim, avanços civilizatórios.

    Responda
  26. Matheus Battistoni

    Esse artigo não faz sentido. Casamento gay nunca foi pauta da esquerda. Nenhum marxista jamais se preocupou com essa idiotice. Imigração só beneficia o patrão, rebaixando salários. Os políticos da chamada "extrema direita" defendem o trabalhador nacional e a formação de famílias reprodutoras, para que o pobre consiga procriar. São esquerdistas de fato. A pauta de distribuição igualitária de renda foi esquecida, como querem os banqueiros que financiam a grande mídia.

    Responda
  27. Anderson Costa

    Parei de ler o artigo quando o autor escreveu que nos Estados Unidos a esquerda perdeu. Alguém que considera o Partido Democrata de esquerda precisa aprender um pouco mais sobre política antes de escrever artigos.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Os termos não são engessados, eles são relativos ao contexto de cada época ou sociedade.

  28. Felipe Vasconcelos

    Para o movimento negro brasileiro casamento interracial é "palmitagem". Um purismo racial e cultural às avessas. Um atraso.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Concordo com você, Antônio.

    2. Antonio Calmon

      Isso no Brasil tem pouca importância, afinal somos mais pardos do que negros ou brancos.

  29. Felipe Vasconcelos

    É por isso que os direitistas mais radicais falam em ir "contra o sistema", porque Zeitgeist do momento é de teses originalmente defendidas pela esquerda.

    Responda
  30. EZIQUEL D VILA

    A esquerda é bonita só nos velhos livros de história a favor dos mais pobres no tempo da Revolução Francesa, hj é LGBT, MST de bandidos, feminismo que transforma o homem no pior ser da terra, isso virou esquerda. O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Enviar.

    Responda
  31. EZIQUEL D VILA

    Prometendo picanha até eu voto.

    Responda
  32. NACIB HETTI

    México e Uruguai são duas esquerdas nominais, onde prospera o capitalismo velho de guerra.

    Responda
  33. DANIEL BRANDAO

    Procurem pelo artigo "Crônicas de um esquerdista não vacinado" para ver como a esquerda atualmente está fazendo exatamente o oposto do que sempre pregou.

    Responda
  34. Felipe Araújo Braga

    Eu me considero de esquerda. Sou bastante conservador em minha vida pessoal: monogâmico, não bebo nem álcool, não uso tatuagem. Mas é uma questão de civilização a igualdade entre todas as pessoas, a descriminalização das drogas e do aborto. No mais, a direita quer manter a desigualdade social como está e a esquerda não.

    Responda
    1. LORENA PARDELHAS

      Perfeito, Felipe.

  35. DANIEL BRANDAO

    Não se nega que o pensamento hegemônico continua a ser de esquerda. Mas a mesma esquerda que antes defendia pobres e trabalhadores agora anda de mãos dadas com banqueiros, indústria farmacêutica, e com todos os centros de poder do mundo, como Hollywood, Vaticano, ONU, etc.

    Responda
  36. Edson Antonio Mendes

    Escreve muito sem chegar a lugar algum, pra realidade aqui do Brasil nenhuma teoria das explicações no vácuo refletem o cotidiano brasileiro, o Brasil vive estagnado por agir com vítimismo do seu próprio descompasso interno, quando poderia ter significativos avanços aí travam nas coisas mesquinhas, de suas próprias redundâncias jogando pessoas contra pessoas, generalizando direita, centro ou esquerda com ideias que nada beneficiam o todo, sempre nas falácias do nós contra eles, isto é atraso

    Responda
  37. Márcio Marques Alves

    Se a esquerda venceu ou perdeu, isso pouco importa, já que essa retórica não passa de um jogo de egos. Quem realmente perde, é a população que fica no fogo cruzado da briguinha dicotômica e dualista entre "o bem e o mal" (quando ninguém quer fazer o papel "do mal"). O que dizer sobre "moldar o senso comum" ou emplacamento de teses? O pronome neutro e uso de banheiros por quem quer que seja? Ou os números mascarados dos supostos avanços sociais de um IBGE sem credibilidade? As contas públicas?

    Responda
  38. Luciano Napoleão de Souza

    É questão de ponto de vista. Eu já acho que a esquerda conseguiu estragar muito o tecido social mundo afora. Só que agora estão todos cansados e enojados com esta militância anti-natural da esquerda.

    Responda
  39. Daniel Barbosa

    O pensamento da esquerda ajudou a moldar o que hoje chamamos civilização. E sua conclusão, hélio, é correta: como esses valores já estão nas mentes civilizadas, a esquerda precisa eleitoralmente de novas ideias. E as há, porque sempre é possível aperfeiçoar o convívio humano. A direita, ao contrário, permanece como sempre: autoritarismo, centralização de poder e renda, escravismo, racismo etc.

    Responda
    1. Cesar Costa

      Sério que vc acredita nisso mesmo? O que é esquerda e civilização pra você? No século XX foram 100 milhões de mortos na China,URSS e Sudeste Asiático e note, os ditadores matando seu próprio povo.

    2. Luciano Napoleão de Souza

      Um piadista. A esquerda moldou a civilização. A verdade é que ela trabalha diuturnamente para destruir a civilização como a conhecemos. O liberalismo e o capitalismo moldaram a civilização.

  40. hernando josé rocha franco

    Interessante ver a esquerda atual, diante do avanço da extrema direita barulhenta e disruptiva, ter que se colocar de modo conservador e garantidor da ordem institucional.

    Responda
  41. Carlos Eduardo Cunha

    Hje há muita coisa em comum entre direta liberal e centro esquerda mas a maior diferença é no social onde a esquerda quer dar o peixe mesmo que um pequeninho e a direita quer ensinar a pescar mesmo que demore um pouco mais mas mudar patamar. Esquerda defende estado gordo e direita mais descentralização e aproveitamento de iniciativas empreendedoras.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Discordo: a direita quer manter a desigualdade social. Quer que o povo continue sendo manicure, Uber e etc. e não, não há nada de indigno nessas ocupações, mas a elite continua comandando bancos, empresas e fazendas, se formando como grandes médicos e engenheiros enquanto o povão vai pra informalidade ou pra 6x1

  42. Carlos Alberto de Paiva Carvalho

    Muito interessante o artigo, deixando clara a incorporação das pautas da esquerda no pensamento convencional. E aí está o problema atual das esquerdas: a dificuldade de que a sociedade aceite os dogmas identitários que a esquerda abraçou na última década.

    Responda
  43. Karina Kanazawa Rienzo

    Acho interessante quando falam na esquerda dos EUA. Se Biden, Obama, Clinton etc são esquerda, o resto da real esquerda do mundo come criancinha no café da manhã. Existem alguns políticos exóticos de esquerda, que nunca serão governo, como Sanders. MAs esquerda mesmo os EUA nunca tiveram.

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Esquerda nos EUA realmente é dose.

  44. Ricardo bento terres

    Que papo furado. Não é questão de renovar as pautas. Trata-se das questões fundamentais da vida e de combater as iniquidades.

    Responda
  45. Wilton Cardoso

    Às mencionadas no artigo são pautas comuns da esquerda e da direita liberal. A pauta forte das esquerdas, que é a justiça social e,no limite, igualdade socal, esta a população parece que não anseia mais. O individualismo, o consumismo e a competição capitalistas conquistou corações e mentes, mesmo que não funcione para a maioria.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Wilton. O teu comentário é o que mais representa a realidade. O individualismo, o consumismo, a ganância e a ambição exarcebada pelo poder podem levar a humanidade rumo à autoaniquilação.

    2. Bento Brito Teixeira

      Wilton. O teu comentário é o que mais representa a realidade. O indidualismo e o consumismo pode levar a humanidade

  46. Paulo Augusto

    No Uruguai a esquerda voltou ao poder, então a direita está perdendo pelo mundo ? Muito simplista esse pensamento. Em eleição teremos sempre alternância de visões, é natural.

    Responda
  47. Rafael Gallina Delatorre

    Sobre isso talvez valha a pena conversar sobre esquerda e progressista. É discutível se o identitarismo atual é de esquerda. Ser contra isso é pauta da extrema direita, mas tanto esquerda quanto direita pautam estas igualdades. A esquerda luta por justiça social. É fato, porem, que há algum tempo atras as pautas extremas não elegiam ninguém. Mas talvez essas pautas não sejam o cerne das escolhas eleitorais.

    Responda
  48. Cesar Costa

    Não creio que várias pautas listadas pelo autor sejam defendidas somente pela esquerda, aliás, antes da criação de conceitos direita/esquerda os liberais ingleses, americanos e franceses já lutavam por vários desses pontos.

    Responda
  49. Felipe Macedo

    Me espanta as defesas do meio ambiente, da cultura, das ciências, da democracia, da redução das desigualdades e da pobreza, da vacinação, e tantas outras terem se tornado pauta exclusivas da esquerda. Isso só comprova que a direita é contra isso tudo. Nunca foi tão fácil estar do lado certo da história

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Em contextos normais sim, Cesar. Entretanto, em polarizados como o atual a coisa é diferente

    2. Cesar Costa

      Felipe, generalizações nunca são um bom caminho. Existem muitas nuances na direita e esquerda. E não existe nenhuma ideologia, corrente filosófica que consiga abarcar a enorme complexidade da realidade.

  50. Leonardo Trindade

    Depois de anos só falando em acabar com a fome, a esquerda levantou o fim da escala 6x1 e mobilizou as atenções do país com uma pauta genuinamente trabalhista. O identitarismo fracionou o discurso e o povo. Logo, podemos pensar que o fim da cultura woke vai favorecer muito mais a esquerda do que a direita.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Na mosca, leonardo. E é justamente por isso que a direita está hoje falando muito mais disso do que a própria esquerda. Os direitista estão paranóicos, vendo lacração em tudo, até mesmo onde não há. Em partes eu acho isso um castigo merecido