Poder > Voto de Toffoli sobre internet é considerado 'bomba nuclear' por advogados, empresas e governo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O duplamente reprovado em concurso para juiz e ex "adevogado" do PT mostra a que veio,servir um grande cálice de censura.
Acho engraçado, uma postagem irresponsável e criminosa que leve alguém ao suicÃdio, não é apocalÃptico! Mas responsabilidade a um provedor e o fim do mundo! Tempos em que a vida humana vale menos que o poderio econômico! Lamentável!
Voto perfeito. As empresas de Internet ganham muito dinheiro e podem investir parte de seus lucros para implementar uma fiscalização mais ativa. Esse é o preço da irresponsabilidade de alguns usuários que acreditam estar acima do bem, do mal e da lei.
Muito bom presenciar de perto o notável saber jurÃdico exigido por um ministro do STF.
Notável saber jurÃdico de um cidadão que prestou vários concursos para a magistratura sendo reprovado em todos. Virou, isso mesmo, virou ministro do STF só porque foi "adevogado" do PT e assessor do zé dirceu. Só pode ser brincadeira.
Ou é desconhecimento do assunto ou é uma brincadeira o texto.
Toffoli? O advogado do PT que não passou no concurso para Juiz? Que tinha colegas que roubavam processos para impedir andamento? Lamentável.
Deveria ajuizar ação contra os responsáveis, se não, são palavras insanas e fúteis ao vento! Deveria consultar as prerrogativas para admissibilidade de ministro da suprema corte! Evitaria passar vergonha!!
Ainda não tenho uma idéia clara sobre os prós e contras da interferência das redes sociais e similares em nós , os humanos, mas o mundo com certeza era bem melhor quando elas não existiam. Posso estar equivocado, mas lucrariamos muito com a extinção delas.
Antes tÃnhamos desinformados, hoje tolos mal informados.
Com certeza, tinham menos tolos ingênuos e boçais!
Este senhor representa o nÃvel de jurista dos novos tempos, lotados no STF. Com a palavra, quem o levou para lá...
Sabatinados e com aceitação da maioria qualificada do senado! Mas... o choro é livre!
O cara é uma analfabeto de todas as matizes, e ousa colocar o bico onde também , nem a turma do vale do silÃcio, tem total domÃnio. Mas quem o indicou?
Obrigado pela contribuição jurÃdica para o debate! Ou não, Rss
Único emprego do tofoli antes do stf foi trabalhar como office boy do Zé Dirceu no pt. Em noventa e quatro, fez o Concurso para Ingresso à Magistratura, e foi reprovado. Tentou de novo em noventa e cinco e não passou nem na primeira fase. Seu notável saber jurÃdico resume-se ao tempo que foi office boy do zé dirceu. Daà foi direto para o stf para defender a roubalheira do PT. Cadê a petezada anestesiada para defendê-lo?
"Isso é operacionalmente impossÃvel". Qualquer um pode baixar extensões no navegador pra substituir palavras. Em vez de Bolsonaro, a palavra aparece automaticamente como Garbage - à escolha do usuário. Outras extensões, como Toucanby, invertem o idioma de palavras para que o usuário aprenda no contexto dos conteúdos, o sentido de uma outra lÃngua. IA consegue banir facilmente nudez e derruba instagram. Existem milhões de comandos simples capazes de tirar o ódio da internet, mas não querem.
Não é impossÃvel... É apenas MUITO caro. É exatamente essa a intenção. Que seja tão caro que ficará mais barato seguir a lei.
Apoio integralmente! Banir conteúdo ilegal é a coisa mais fácil do mundo. 20 anos atrás o HabboHotel já tinha um algoritmo que transformava palavras ofensivas no neologismo bobba, por mais que se tentasse digitar. As empresas querem tirar o corpo fora porque lucram com o ódio e a violência, exatamente como faz o jornalismo: explorando a desgraça para gerar engajamento e consequente venda de anúncios após atrair a atenção. Chega desses criminosos pululando livremente enquanto jovens se suicidam!
Ana l fabe to digital, jurÃdico e intelectual
Por que eleger deputados e senadores se temos o STF para legislar? .Isso é uma invasão descarada, um tribunal não tem competência de criar leis, é ilegal. Quando entrar um Governo Executivo mais forte isso vai ter que parar, ou o povo vai desobedecer. Estamos descambando para um beco sem saÃda. Com essa formato esse tribunal é uma aberraçao.
O tribunal está dando interpretação à lei. Informe-se.
Há tempos que o maior fato de INsegurança jurÃdica no Brasil é o STF - Soviet Tribunal Fazzueli
Dio Santo, segurança era o Bolsonaro. É por estas que tem que responsabilizar as redes, se bem que Folha tem muita repnsabilidade também.
Eh Uma bomba de Incompetência técnica!
Ninguém de boa-fé poderá ser contra a decisão do ministro, a não ser que não a tenha entendido ou seja seguidor cego da extrema-direita.
Disseram que era impossÃvel o homem chegar ao céu, já foram na lua.
Não é algo impossÃvel. É algo que vai custar Muito caro
Vc não entendeu que o voto é por algo operacionalmente impossÃvel.
Nessas horas a gente vê o poder das redes, tem um monte de escravos da desinformação das mÃdias sociais defendendo os bilionários Musk e Zuckerberg.
Estes votos me parecem, na verdade, determinações do que fazer. Não caberia ao juiz dizer apenas se tal coisa está certa ou errada, ou se pode ou não pode? Mas o ministro vai além e diz o que ele acha que deve ser feito. Ou seja, ele legisla. Ou estou entendendo errado?
Não cabe à jurisdição apenas dizer se algo está certo ou errado. Informe-se sobre decisões mandamentais.
A Folha sempre incentivou o ódio Bolsonarista, essa é mais uma matéria que agita o esgoto das fake news.
Patética essa matéria da Folha. As mÃdias sociais tem capacidade e devem ser responsabilizadas. Musk, Zuckerberg e Google estão entre os mais ricos do mundo se alimentando de ódio e de fake news estruturadas que corrompem a sociedade, precisam ser responsabilizados severamente.
Isso parece materia paga pelas big techs para prosseguirem lucrando com o faroeste na Internet, hoje "terra de ninguém ". Sim, eles devem ser responsabilizados pelo que publicam e impulsionam, pois lucram, e muito, com as postagens toxicas que divulgam para milhões de pessoas diariamente!
É o que acontece quando se colocar incompetentes em locais onde não deveria está. Totalmente despreparo para o cargo. Nunca fora aprovado em concurso público. Esse STF é uma vergonha.
O cérebro de toffoli, bolsonarista na essência, é um enigma. Geralmente o que sai dali não presta.
Decisão sem pé nem cabeça, o nosso judiciário segue por um caminho, cada vez mais incompreensÃvel e distante do deve ser.....
E quem garante que, no futuro, para "melhorar" o Marco Civil da Internet o FST não "permitirá" à s Big Techs invadir e hackear os PC's, notebooks, e celulares on line para "pesquisar" textos, fotos, agendas e aplicativos para impedir "futuras atitudes ilegais ou que estejam em desacordo com os princÃpios morais da nossa sociedade". Quando disseram que "cala a boca já morreu", eu acreditei. E agora?
E se os algoritmos bloquear o próprio STF como será? Por palavras, frases,decisões ...etc e o que vai acontecer, decisão mais complica do que ajuda. Kkk
Toffoli têm uma relação de ressentimento com as redes sociais e com a liberdade de expressão, que desnudaram escândalos que o envolveram, como "o amigo do amigo do meu pai", as denúncias da OAS e as de Sérgio Cabral, que o envolveu em acusa de venda de sentenças, as anulações escandalosas de multas estabelecidas em acordos de leniência e outros. O mundo ideal de Toffoli é aquele em que mecanismos de censura protejam e não permitam que importunem as castas dos que estão acima da Lei.
Me recordo dos dias sinistros em que o Jornal do Brasil era vendido nas bancas com algumas notÃcias "inconvenientes" cobertas com tarjas pretas... Estaremos avançando 60 anos para o passado?
"Violações à Lei de Estado democrático de Direito" é AAA: muito Abrangente, Aberto e Abstrato. Não faz o menor sentido prático. Qualquer coisa pode se encaixar nesses termos, se forçar a barra com jeitinho. Toffoli forçou a barra demais, ultrapassou qualquer limite do razoável.
Infelizmente tem vários ali que não sabem o significado da palavras razoável
No futuro idealizado no anime "Psycho-Pass", disponÃvel no Brasil, algo semelhante ocorre na estória, mas as Techs reagem, usam seus novos "deveres" para eliminar ou controlar a elite, assumem um poder "transparente" e criam uma super inteligência artificial chamada Sybil, cujo algorÃtimo é tão poderoso que é capaz de prever os cidadãos que cometerão crimes no futuro. Assim, estes cidadãos, adultos ou crianças, são sumariamente caçados e executados... sem que nada ilegal ainda tenha ocorrido!
(concluindo...) Com o tempo, os policiais que respondem diretamente a Sybil começam a se questionar se realmente estão evitando futuros crimes e homicÃdios ou se estão... sendo os agentes que, involuntariamente, estão eliminando futuros opositores da A.I., e permitindo que o poder polÃtico e absolutista de Sybil e das Techs se torne planetário.
A extrema direita achando que a Internet é área para postar toda a baboseira que inventam para a sua bolha..
Pela lógica de Toffoli, o dono de um bar deve vigiar a conversa de todos que estão nas mesas, e expulsar sumariamente alguém que disser algo polêmico, sob pena de ser responsabilizado por dar suporte (cadeira, bebida e energia elétrica) para o emissor de controvérsias.
É isso que dá se alimentar de fake news, acredita sem perceber a inconsistência da lógica. Dono do bar não ouve as conversas, não cobra para impulsionar conversas, nem lucra vendendo informações sobre as conversas. Por lucrar distribuindo fakes para tolos que as redes devem ser responsabilizadas.
Patética comparação essa do bar, atenhasse ao fato, se alguém de forma sistemática agredir e não for retirado pela mÃdia social, está deve ser responsabilizada.
E se a tal pessoa começar gritar discursos racistas e o bar começar a vender mais e mais para os encontros racistas?
Esse pessoal do bar pode conversar a vontade o que quiser dentro de regras ,da pra perceber que no Bar citado as regras não permite que alguém suba na mesa e pegar um megafone e começar a " dizer algo polêmico " veja que de antemão já se sabe que há algo polêmicos , portanto...
Perfeito comentário. Aplaudo de pé.
Pior: por esta visão, todas as empresas que fabricam carros no Brasil passam a ser co-responsáveis caso seus produtos estejam envolvidos em algum desastre, e não apenas o motorista. Como vão vigiar estes últimos?
Depois quando vira piada acha ruim.
Muitos adjetivos na chamada, gerado por uma histeria coletiva. É preciso se aprofundar no tema antes de ter opinião forte. Sugiro ouvir mais, ponderar então criar opiniões. Ser protagonista não é ruim, em princÃpio, como induz a matéria. Temos que achar um meio termo que faça sentido. Do jeito que está, não funciona e fragiliza as democracias.
É uma lei ditatorial, e o pior, feita pelo Judiciário, e não por legisladores! É o fundo do poço em termos de inteligência para aquela que um dia já foi uma Corte respeitada por seus posicionamentos.
Um grupo de juÃzes toma decisões que são prerrogativas do Congresso Nacional. Que cada um se meta apenas em sua baia!
É que o congresso finge de morto e alguém insatisfeito pôs o STF a funcionar.
As empresas são bilionárias que paguem boas equipes pra verificar cada tentativa de impulsionamento, eles tem equipes para ficar nos oferecendo impulsionar nossos posts pq não pode verificar um a um
Você não entendeu, não é só o impulsionado. É qualquer coisa que saia em um resultado de pesquisa no Google, por exemplo.
Não sei o porquê do espanto. Essas empresas lucram em torno do engajamento e dos likes que veiculam notÃcias falsas e *hates messages*. Devem se submeter ao Código de Defesa do Consumidor, que prevê responsabilidade objetiva para todos os que prestam serviços e vendem bens. Desde o padeiro da esquina até a grande multinacional respondem pela falha do produto ou pela falha de serviço.
Sim, Florentina, comentário excelente. Quem lucra com um serviço tem que garantir a sua qualidade, custe o que custar
Sra. Florentina, para alcançar esta "responsabilidade " citada, todo o material colocado nas redes deve ser sumariamente observado. Inclusive as suas mensagens, fotos, e tudo o que a Sra. publica ou que enviam para a Sra! Sua vida, de sua famÃlia ou amigos não será mais somente sua mas de uma legião de pessoas que a Sra. não conhece e que poderá fazer o que quiser com os detalhes de sua intimidade privada. Com o tempo, a Sra. poderá ser até demitida ou impedida de trabalhar por este sistema.
O topo gigio energúmeno, reprovado por 2 vezes em concurso para juiz auxiliar, o fim do mundo é estar na suprema corte. Isso ai não se expressa, relincha!!
Energú meno é achar que existe concurso para juiz auxiliar.
Indicação do Lula. Aqui no Brasil o cara não precisa ter conhecimento, experiência e passagem por 1a e 2a instâncias e STJ. Só basta ser apadrinhado. Uma vergonha só e aà dá nisso.
Responsabilidade objetiva é o que vale para todas as empresas de comunicação, porque não para essas big techs. O Brasil pode ser pioneiro numa interpretação que pode e deve contagiar o mundo. E vigiar todas as publicações acontece também com todos os meios de comunicação, porque não devemos adotar para essas empresas que são, claramente, veÃculos de comunicação. Porque criarmos exceções para empresas semelhantes. O que não pode é uma publicação destruir uma pessoa, ou acontecer um fake news.
Isso me lembra muito um ditado, passarinho q come pedra sabe o c q tem
Parece q o ministro resolveu chutar o balde
Além de tudo o que já decidiu… mais essa.
O ministro não sabe o que faz.
A Folha sempre censura meus comentários, e não ofendo ninguém. E pede liberdade de expressão? Ironia.
Esse ela não censurou. M
Me parece mais uma bomba atômica com objetivo claro de fazer o parlamento a sair da sua inércia deliberada e regular. A internet virou um ambiente sombrio e nefasto. Lembrando que vem sendo utilizada para mensagens de ódio, mobilizar crimes contra o estado democrático, atentar contra a saúde publica e destruir vidas através de difamação; todos casos onde a celeridade de ação se faz necessária. Lembrando que esse comportamento afeta diretamente o direito a vida, por isso a intervenção do STF.
Toffoli deveria ter continuado a estudar para concurso. Quem sabe assim ele daria votos mais inteligentes.
Pois é…. Não falta só estudo pra ele…
Não tenho nenhuma admiração por esse Toffoli, mas é evidente que as Big Techs tem meios para filtrar os conteúdos. Não o fazem porque ganham dinheiro com as mentiras. E Folha; que advogados? Que empresas? Que governo? Que bomba nuclear? Chega de patifaria! Não tem mais limites?
Para que as Big Techs tivessem meios de "filtrar' os conteúdos indesejados pelo governo e partidos de esquerda que voce sugere elas precisariam receber do STF o "index prohibitorum" das palavras e das frases que não poderiam ser publicadas. Sem conhecer o funcionamento desse "controle social da midia" como elas poderiam exercer essa censura prévia para não serem incriminadas? Quem vai elaborar essa listagem de proibições? Seria o STF? Seria o Ministro da Justiça? Seria o proprio presidente?
Quando o assunto é pirataria de produtos, muitas plataformas criam obstáculos intransponÃveis para retirar anúncios. O lucro com o crime vale mais para elas.
Correto. Internet não é terra sem lei. E quem hospeda o ódio deve responder igualmente a quem falou. Para essa Folheta entretanto, que ostensivamente se abriga sob o comentário abre aspas Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem fecha aspas as coisas serão mais difÃceis
Leio tantos comentários sem fundamentos e lógica…. Geralmente carregados de ódio., como se ele fosse o portador do amor. Defende tirania , desde que seja da sua maneira de pensar.
Tóffoli tem se esforçado bastante para mostrar serviço aos seu antigo padrinho, que o nomeou para o STF. Quer à todo custo ajudá-lo a implantar o tão sonhado "controle social da midia". Para entender a motivação de seu voto contra a liberdade de expressão é recomendável ler o artigo do J.R.Guzzo na Gazeta do Povo de 05/12: " O que o STF quer é CENSURA e por isso conta com os aplausos do Lula "
André vc estaria sugerindo que o ministro Toffoli - um parça do Lula - estaria envolvido no planejamento do assassinato do proprio "chefe", do vice presidente e do inquisitor-mor da república? Isso é um delirio ou uma informação privilegiada?
Tofolli está mais para o jurista do golpe com seus encontros fora da agenda com Jair, o golpista das joias.
Parece que isso só acontece no seu planeta. Lula e Toffoli não são fraternos há muitos anos. E responsabilização objetiva não é censura neste planeta. Só deve temer quem deve, como você por exemplo.
A estratégia do ministro é simples: apresenta uma aberração para fazer passar uma censura mais branda depois. É uma pessoa em lugar errado.
Se vc quiser descobrir a estrategia do Toffoli precisa ler a excelente matéria de J.R. Guzzo publicada no jornal Gazeta do Povo de 5 de dezembro: " O que o STF quer é CENSURA e por isso conta com os aplausos de Lula"
O lobby está pesado! O voto prejudica em muito o principal insumo das redes/ plataformas! A mentira!
Graças a Deus! E as TVs e as mÃdias em geral tem que respeitar as leis, porque as Big tags ou as Redes Sociais deixam o Brasil virar a casa da mãe Joana? Parabéns pelo voto Ministro!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Voto de Toffoli sobre internet é considerado 'bomba nuclear' por advogados, empresas e governo Voltar
Comente este texto