Cotidiano > Menos de 2% de ações policiais com morte terminam em condenação em São Paulo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIZ FERREIRA

    Porque as ações são julgadas pelo júri!!! Pessoas comuns que estão cansadas da criminalidade, por isso são inocentados, quem julga crime doloso contra a vida é o próprio povo, através do júri!!

    Responda
  2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A polícia civil, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de São Paulo mancomunados com o governo miliciano para absolver assassinos. É por isso que vemos essa onda absurda de violências estatais. Essa é só a ponta do iceberg, uma pequena amostragem dos poucos casos em que há alguém filmando. A realidade é muito pior. Faça uma experiência, passe um ano morando numa periferia remota, mas primeiro tinja sua pele de negro ou pardo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Imaginem o que se passa durante uma dessas operações policiais, como foi a recente no Guarujá, que matou mais de 5O, onde é muito difícil alguém filmar pelo risco de ser alvejado e executado.

  3. MARCO ANTONIO POLISELI

    Penso que temos problemas sim, mas, pela matéria, parece que todas as mortes nos conflitos são desnecessárias. Há exagero. É um pouco daquilo onde o poste urina no cachorro ou o cavalo sobe nas costas do ser humano, ou o peixe segurando a vara de pescar!!!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A matéria mostra que quase todos os casos são arquivados. A recente série de abusos flagrados, mas não apenas, mostra que há sim muitos problemas, que se multiplicam pelo estímulo das políticas do governo e seu secretário assassino confesso. Mas você prefere passar pano para o assassinato de inocentes ou mesmo de culpados, como o abjeto caso de execução de um ladrao de sabão.

  4. Alberto Bianco

    Se tem muito policial no juri, o juri não representa a sociedade, apenas os policiais, o correto é limitar 1 profissão por jurado, aí acaba a palhaçada

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não é no júri, é na plateia do julgamento. Uma forma de intimidar os jurados.

  5. CARLOS SEBASTI O MARTINHO

    Esse fator de conflitos entre polícias e a população, é uma questão nacional, que envolve muitos setores de nosso sistema judiciário e segurança nas ruas.(2021/2022). Entre os estados, São Paulo apresentou a maior queda em números absolutos: de 570 para 419, em 2022. Já a Bahia, a maior alta bruta, ao passar de 1.335 vítimas da polícia em 2021 para 1.464 no ano passado. Juntos, Bahia e Rio de Janeiro (com 1.330 mortes) representam 43% de todas as mortes provocadas pelas polícias no Brasil."

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Você cita dados de antes do governo atual. Veja os dados de 2O24 quando há uma explosão de mortes causadas pela polícia.

  6. Rafael Theodoro Silva

    Há sem dúvida alguma, uma mistura de corporativismo anexado ao clamor social, fato que induz a este fato, sem juízo de valor, por outro lado a Síndrome de Tacleberry está presente em boa parte da corporação, é fato.

    Responda
  7. Adriano Dos Santos Bras

    Meus parabéns pela reportagem , ao aprofundarmos a discussão enxergamos que temos juízes e ministério público ( que custam caro ) também envolvidos , seja pela omissão , seja por conta de apoiarem as execuções , vergonha de tudo isso !!1

    Responda
  8. ANIBAL CARRION

    Esse é o júri no Brasil que absolve essa gente que é paga com nossos impostos e muitas vezes o fiscal da Lei nem recorre. Uma sessão plenária rodeada de pares do réu, já é uma coisa surreal, enquanto isso, os civis são tratados com o RIGOR da lei e condenados

    Responda
  9. michel sandes de melo

    Observa-se um jogo de cena, o Ministério Público nunca é apontado como peça chave na engrenagem da impunidade, a culpa sempre recai sobre as corregedorias e o MP poupado, por que será?

    Responda
  10. ELISEU ROSENDO N VICIANA

    O que qualquer cidadão não fanatizado e de bom senso deseja, é termos policiais bem pagos, treinados e honestos. Que respeitem a lei e cumpram sua função de proteger a sociedade, sem excessos. E que os maus policiais, corruptos e/ou que agridem ou matam sem necessidade sejam punidos exemplarmente.

    Responda
  11. Pery Pedro

    Pergunta: qual a porcentagem de operações policiais que terminam em mortes e processos? Temos que investigar sempre que algo ruim acontece, como o governo esta fazendo, mas condenar a policia e toda a politica de seguranca por estes casos não faz sentido. A BA tem a segunda maior taxa de homicídio do Brasil, com quarenta e sete por cem mil habitantes, e SP tem a menor, com oito. Nao vejo críticas a politica da Bahia. Sera que la as mortes, oito vezes maior, sao feitas com amor?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O governo está fazendo? Inacreditável essa afirmação não apenas diante dos acontecimentos tenebrosos que estamos testemunhando, que são apenas uma pequena amostra da realidade, mas das seguidas declarações de estímulo a esses comportamentos e de impunidade. O próprio secretário é um assassino confesso que se gaba disso e estimula a prática de extermínio. A queda das taxas de homicídio são mais explicadas pelo domínio do PCC do que pela ação da polícia.

  12. Jorge Rodrigues

    Será que estão querendo punir policiais que matam criminosos em confronto ou em fuga? No Brasil atual é bem provável que sim.

    Responda
  13. Leonardo Trindade

    Derrite prometeu que ninguém seria afastado.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.