Ruy Castro > Pesquisas relativas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Caros leitores, na coluna de hoje aprendemos (para os que por ventura ainda não saibam) que Ruy Castro é flamenguista roxo!
Já a explicação desse domÃnio futebolÃstico creio ser resultado do fato que a popularização do esporte bretão entre nós tenha se dado nos anos 30-40, quando havia uma clara hegemonia dos meios de comunicação de massa (particularmente a Rádio Nacional) de veÃculos sediados na então capital federal, fazendo o mais popular dos times cariocas também o número um nos estados com times menos competitivos a época
Óia, Ruy, declaro que a minha ignorância boleira só não é superior ao quanto desconheço maneira de um diabético, fumante e tomador de antidepressivo conseguir, na metade da quinquagésima década de vida, dar uma bimba sem auxiliares. Não digo de ter mais gente na parada, Zeus me livre, sou muito conservante pra orgias, mas da Santa Tadalafila (quase que escrevi talidomida). Sem poder dar pitaco, pitaqueio que a revista "Me Arrebata" é multifunção: serve para torcedor e pra evangélico. Leva eu!
Santa Tadalafila! Te acompanho, caro relator.
Porque o Ruy só coloca o nome do primeiro lugar e não o dos demais, segundo, terceiro, quarto! Isto é o retrato da pesquisa! OrasilPerspicaz!
Permita mais um ingrediente, o Flamengo tem a maior torcida porque se beneficia dos torcedores de regiões que torcem pelo time local e também pelo Flamengo. Já os paulistas, por exemplo, além de ter torcedores fiéis em outros estados, concentram maior numero no Estado de maior população, além de outros benefÃcios como a renda da região.
.. "mas imagina-se que tenham sido ouvidos de forma equilibrada pelo paÃs, incluindo os do Acre, do Pará, do EspÃrito Santo, e não apenas os dos estados vizinhos." No seu mapa o ES não é vizinho?
Santa sagacidade, Marluce! O citado EspÃrito Santo do Ruy fica no mapa das Escrituras!
Marluce, minha cara, eu sou tão geograficamente réptil mental que, tendo pensado igualmente a você, deixei passar batido: "o RuyCastro, Homi sabido pacaramba, é que deve estar certo". A gente confia no jornalista, ama seu texto, defende-o das injustiças da vida e ganha o quê? FeiquenÃus geográfica! Hahahahah!
As pesquisas de torcidas de futebol são no mÃnimo estranhas. Os comentários desses institutos de pesquisa se assemelham a de uma corrida eleitoral. Em uma eleição, a alternância é mais dinâmica ao contrário do crescimento ou diminuição de uma torcida que só se faz através de anos ou até décadas. Quando o resultado acusa uma alteração de um ano para o outro é que, provavelmente, ocorreu uma falha na pesquisa.
Provavelmente diferenças de metodologia, resta saber qual a mais confiável...
Mmmmmm... CarÃssimo, é por conta dessas e assemelhadas que eu não torço pra time nenhum - nem gosto de assistir futebol, na verdade. Jogar, então, para um fumante que passou dos 5O, mó coisa insalubre. Mantenho-me ocupado com celeumas menos espirituais, tipo com o legalismo da minha pelve - todo o arredor incomodamente insiste em seguir a lei da gravidade - e se o próximo carro será elétrico, hÃbrido ou somente fumacento. É claramente mais seguro!
Eita, compadre, torço para que também estejamos diferentes no que tange aos quadris: faço votos de que sua Únda e bilau sigam impenitentemente arrebitados! Hahahahah!
Marcão: aqui somos distintos. Sou tricolor carioca, mas na prática curto muito futebol. Ouço no rádio, como nos velhos tempos. E na verdade sou capaz de curtir um bom Colocolo x Universidad de Chile.
Com apoio da Globo, CBF, arbitragem, VAR...
Na verdade, o Flamengo tem a segunda maior torcida do Brasil. A primeira é dos anti-flamenguistas.
E se o Flamengo não fosse copeiro, teria essa torcida toda? Pergunta de atleticano.
Vamo Sai Paulo...
Vamo Sao paulo...
Rui seu artigo foi razoável. Isso porque faltou dizer que será assim nas próximas 500 pesquisas
Todo respeito ao nobre Ruy Castro. Mas esse artigo é tão sem sal. Por que não falou do Corinthians, seguido pelo São Paulo e Palmeiras? A verdade dói, eu sei, mas a torcida do super Flamengo é terceirizada, diferente do time do povo, raiz, o Corinthians.
dizer que é torcedor, mas não ser sócio nem pagar mensalidade ? ai eu sou torcedor do Real Madrid e do Bayern München
Meu comentário está no pau-de-arara folhotrônico.
Pagar mensalidade prá engordar a burra das direções de clubes aà nem debaixo de choque elétrico em minhas partes mais delicadas. A única vez que fui ao Maracanã, foi de graça, face à deficiência, acompanhado de minha filhota.
Vai Corinthians!!
Matéria boa para encher linguiça no fim de semana.
Toda coluna de crônica que se preza é assim, o que contudo não é interdição para que se aborde coisas sérias. Aliás dizem que futebol é a mais importante das coisas sem importância (acho que foi um escritor famoso, mas não tenho certeza)!
Somos a maior torcida do Brasil desde sempre . Apenas mais de 40 milhoes . Mengão o malvadão.
Em Sampa o Corinthians è o número 1 ,não tem para ninguém
A torcida do Flamengo é grande não porque os jogos do time são transmitidos pela televisão, mas simplesmente porque torcer pelo Flamengo é moda.
É moda há décadas. Olha que sou Fluminense.
O nome é charmoso. Por ser um topônimo a simpatia pelo lugar se transfere, em parte , para o outro ente.
Hahaha moda desde 1895 que choramingo
todos nascem Flamengo, alguns poucos se perdem!!!!kkkkkkk.....
completa mentira - eu nasci colorado e corinthiano . E aos seis anos de idade me tornei também botafoguense .
2004 entrevistados em 113 municÃpios. Só o RJ tem 92 municÃpios. O EspÃrito Santo,ali pertinho,tem 78. São Paulo tem 645. O Brasil tem 5568. Essa mentira, um dia, ainda será desmontada. Sabe onde Flamengo tem 40 milhões de torcedores e Corinthians 30 milhões? Só se o Brasil tivesse uma população de 500 milhões de pessoas.
Nao sou fan do Flamengo, mas como alguem que viaja muito pelo Brasil, constatei que eh impressionante o numero de pessoas com a camisa do clube, independente da cidade. Um pouco menos no Sul, mas do Rio para cima, esse negocio de Flamengo parece uma religiao. E daquelas mais fundamentalistas que se conhece.
dizer que é torcedor é fácil . Ser sócio, pagante de mensalidade é algo bem diferente . E ai, a dupla Gre-Nal tem a maioria .
Fecho com o Benaci aà embaixo. Pagar prá encher o bolso dos dirigentes. Se eu fizer isso autorizo minha Clara e me levar ao psiquiatra.
Xará, considere o seguinte contraponto: se tem que pagar dÃzimo, é igreja ou seita, não torcida... Você empresta o gogó, energia, aflição, arritmia cardÃaca e ainda tem que pagar? Hahahahah!
Há algo além da marca comercial que diferencie os times brasileiros? À exceção, talvez, do Corinthians da década de 80, seria possÃvel identificá-los por diferenças de escolas técnicas, de diretrizes éticas ou de ideais polÃticos? Se não a publicidade massiva, como o especialista em marketing supõe, o que mais explicaria aumento ou diminuição do número de torcedores/consumidores?
[...Index da FSP alerta: leitor com sev era rest rição a comentários ...]
Também o colega Vanderlei teve seu comentário jogado da ponte, veja só você...
Óia, Gilberto, Index por Index, ainda prefiro o do Vaticano: sempre foi muito claro sobre o que era heresia e o que não era. o Index folhorum sençuromaticus, bhurrus que nem portum, manda a mensagem pra tortura sem te dizer o que é a coisa proibida. Tá mais pra teste psicotécnico - beeeem vvvaagabundo e exasperante, diga-se de passagem.
Dizer que torce para um determinado clube não significa muito. Para ser classificado como torcedor, o entrevistado no mÃnimo tem que saber o atual técnico e 3 titulares do elenco.
Concordo contigo. Torcedor que importa é o que vai a jogos, compram produtos (oficiais) do time, faz parte do programa de fidelidade do clube. Apenas o fato de se dizer torcedor, tem efeito praticamente zero.
Coleta de dados para fins estatÃsticos suscita opiniões diversas - concorde-se 100% ou não. Assim, o economista britânico Ronald Coase recomendava: ¨to rt ure os dados, e eles conf essar ão qualquer coisa¨. O escritor italiano Pitigrilli (Dino Segrè) elucidava didaticamente: ¨estatÃstica é a ciência que diz que se eu co mi um frango e você não com eu nenhum, teremos com ido, em média, meio frango cada um¨.
Pô, meu caro, e o comentário que apanhou da sençura é excelente! Para os meus alunos, eu dava um exemplo bastante Claro: 2O% dos acidentes com morte são causados inequivocamente pelo consumo de álcool; conclui-se, com rigor, que dirigir sóbrio é um perigo! Em 8O% dos acidentes com morte o pessoal não bebeu nada! Toca biritar e dirigir, pessoal. Hahahahah! (Consultoria grátis: ao invés de usar zeros no 1OO%, troque-os por "O" maiúsculo, o script burrrofôlho deixa passar.)
futebol , tal ópio do povo, quem duvida se é flamê e tem uma nê chama terê. eta! lá dos 70. minha duvida é se o Brasil continuará sendo uma supremacia futebolÃstica, se esta copa interclubes se tornará mais interessante q a copa do mundo entre paÃses, e outra, se a garotada de hoje prefere usar a camisa do Real Madri ou do Flamengo, ou qualquer outro time brasileiro.
O EspÃrito Santo é um estado vizinho ao Rio de Janeiro.
Além da globo, eu coloco a antiga radio nacional e o getulismo nessa parada de ajuda ao cheirinho.
Esse predomÃnio do Flamengo tem pouco a ver com a Rede Globo e muito com a Rádio Nacional. Vem dos anos 1930, quando o Rio era a capital federal e, acho que pelas limitações técnicas da época, a Rádio Nacional só transmitia jogos dos times cariocas. No Norte e Nordeste, é comum ver pessoas de idade, que começaram a torcer para um clube de futebol muito antes do surgimento da Globo, dizerem que são botafoguenses, vascaÃnos, etc. e, sobretudo, flamenguistas.
José Roberto wright
Teve o Medici tambem, e aquele juiz que nos anos 8O cobriu o Flamengo de titulos. Como era o nome dele mesmo?
Só sei que o marketing exercido pela crônica esportiva carioca da Globo é nojento .Jornalismo teria de ser imparcial e informativo,de onde vem o dinheiro para contratações espetáculos e milionárias, já que a única receita oficial seria da venda de ingressos,mas como é o Rio de Janeiro a cidade das falcatruas não duvide de nada
Urubu essa ave linda e purificadora do Tom Jombim e do Fla ajuda esterilizar outras torcidas e desprezar os Presidentes do Fla que jogam contra o elenco o tempo todo .O que vale que a espada de São Jorge tá lá para proteger o manto que é sagrado.
Chamorra,Pavão,Dequinha,Jadir, Jordan,Carlinhos,Joel,Moacyr, Henrique, Dida e Babá forma o timão da Gávea. O Fla é do balacobaco teve até um Presidente que faliu uma pedreira ( sim ,conseguiu) e depois faliu o Fla .
Com sede na maior cidade brasileira, seria de se esperar que o 2º colocado fosse o time com a maior torcida. Algo que ajuda a explicar é que o Biro-Biro nunca jogou no Flamengo. Nem o Cássio.
Por que citou o ES? ES é um bairro mais afastado do RJ.
Fundo musical: Na Cadência do Samba (Que Bonito é), de Luiz Bandeira. Lembrou? É a "musiquinha" do Canal 100. Não foi a Globo que moldou a torcida flamenguista: qualquer cinema que se prezasse aquecia a platéia com o Canal 100, nos idos 60/70...
Quem diria! Ruy vivendo seu momento Bolsonaro e negando as pesquisas...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Pesquisas relativas Voltar
Comente este texto