Elio Gaspari > 'Mercado' falou e traiu-se: não confiam em Lula, mas querem o atraso Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Estou inteiramente de acordo com o texto da coluna, mas deveria ser lembrado que o velho Cotegipe tinha razão ao vaticinar uma "quebradeira" geral do "mercado" de então. Todos os historiadores estão de acordo em apontar o perÃodo dito do "Encilhamento", que se seguiu à chamada "abolição", como uma liquidação de velhas fortunas e a ascensão de novos grupos financeiros. Então o velho Cotegipe não falava besteira, embora, como os atuais porta-vozes do dito "mercado", falasse por interesse próprio.
Se sobrar mais dinheiro realmente o consumo vai aumentar e a arrecadação de impostos sobre o consumo, idem. Dá a isenção com uma mão e aumenta a arrecadação com a outra. Sem falar no aumento para quem ganha muito. Me parece que o governo vai aumentar muito a arrecadação. Não sei porque o tal de "Mercado" está chorando.
Prezado Élio, um dos grandes problemas do Brasil são análises meia boca e ou erradas: no caso da proposta da isenção de IR de quem ganha até R$ 5.000,00 a reação contráriia do "mercado" ocorreu em função do BC vir aumentando a taxas de juros para esfriar o consumo e aà vem o governo e joga, com a medida proposta, mais força à demanda e à inflação que o BC precisa segurar, agravando ainda mais o endividamento do Estado Brasileiro. E não pelos motivos relatados na coluna.
Dr Elio os rentistas estão auferindo 850 bilhões de reais ano da conta juros, fruto do inexperiente, sempre foi gerente de banco privado, Campos Neto, que queria baixar rapidamente a inflação para eleger bolsonaro, criou uma das maiores taxa de juros real do planeta, esse montante é o principal causador de desajuste das contas públicas, criou também a armadilha para não abaixar a Selic.
Dr Elio por que o senhor deixou de fora o adj adn financeiro? Mercado sem adjuntos é formado pelos trabalhadores, pelos industriais, pelo comércio, etc. O senhor sabe com quantos por cento o mercado financeiro contribui para o PIB? Bota zero à esquerda da percentagem. Que tal a Quaest fazer um pesquisa de opinião sobre o que os brasileiros pensam do mercado financeiro?
Pra finalizar, as classes pobre e médias deveriam apoiar todas as polÃticas públicas que lhes beneficiam, e criticar os possÃveis erros do governo! Essa história infantil de defender polÃticos, é pra fanáticos, tolos e os com dissonância cognitiva! O Bolsonarismo é um péssimo conselheiro!
O barão de cotegipe não estava errado. Afinal a monarquia caiu pouco depois da abolição. O paÃs mergulhou na guerra civil nos primeiros anos da república, sendo Canudos um marco emblemático.
O " pobre de direita ", ou bolsonaristas ou seja qual denominação queira, deveria antes da subserviência e vassalagem polÃtica, verificar o benefÃcio ao seu bolso! Não precisa apoiar ou gostar do governo, só usar a capacidade cognitiva, que aliás, não dói nada! Rss!
Será que o gaspari continua morando no "andar de baixo" ou ja se mudou para a cobertura e se tornou um grande investidor no "mercado financeiro" ? Será que ele ganha mais dinheiro do governo para escrever propaganda politica do que ganharia no mercado financeiro se tivesse dinheiro para investir? Sem essa informação básica não da para acreditar em sua boa intenção!
Uma leitura atenta e mais inteligente, veria que as crÃticas so mercado reside na resistência à isenção de impostos de renda ao andar de baixo, classes pobres e médias, do que benefÃcios a ricos e milionários! Enfim, hoje em dia a polarização emburreceu parte da população, que critica, mesmo sendo beneficiada!
É minha gente, as coisas andam difÃceis. 192 pessoas que não sabemos quem são, ditam as regras para sufocar as ações do governo em prol de maior igualdade. Hoje mesmo teve mais um editorial da Folha afirmando que Lula promove gastos irresponsáveis. CrÃtica a marinha e o judiciário por não aceitar o fim de privilégios, mas ao mesmo tempo nada fala sobre desoneração da folha de pagamento de setores que não precisam, Folha inclusa. Nada fala sobre taxar as grandes fortunas. Ilário
Não ha duvidas de que o odiado "mercado" pela esquerda tem trazido dissabores para o atual governo. Não porque seus integrantes e gestores que trabalham na Faria Lima sejam trogloditas insensiveis com a crescente miséria do povo nas sim porque são mais qualificados intelectualmente que a média da população. Entendem perfeitamente quando o governo toma medidas populistas que, mais à frente, irão cobrar um alto preço em mais inflação e desemprego. Se o paÃs não se desenvolver eles tambem perdem.
Desoneração de 525 bilhões a ricos e empresários deve ser aplaudido, mas isenção de impostos de renda a quem ganha 5.000,00, realmente é um absurdo! O mercado está certo! Classe média e pobre deve pagar o que ricos e poderosos sonegam!
Freitas diz, deve ser verdade: Faria Limers são sensÃveis a "miséria crescente ", quase santos; Faria Limers são o supra sumo da inteligência , muito melhores que a Gentalha ... Alerta do Ministério do Bom senso: Forte Ironia.
Regis não existe um pobre de direita que ame pagar impostos. Pelo contrário. Ao perceber que vive sob um governo desqualificado e corrupto de esquerda que só cria empregos bem remunerados para seus militantes e quer enganar o povo pagando salários e beneficios miseráveis para quem trabalha , ele opta naturalmente por candidatos da direita. Afinal, vc mora no andar de cima ou no andar de baixo que é como o publicitario petista Elio Gaspari classifica as classes sociais do Brasil ?
José Freitas, mais inteligente que você eles são, tanto que vc vai nessa conversa mole de que diminuir a desigualdade econômica traz desemprego e inflação. Vc deve amar pagar imposto no lugar do rico, não é? Amanhã é segunda feira. Vai bater palmas pro mercado financeiro lá na Faria Lima! Diga que quer redução na valorização do salário mÃnimo, diminuição a alicota de IR para quem ganha mais que vc porque eles são intelectualmente mais espertos que vc. Que vergonha alheia!
Falou José Freitas, pobre de direita que ama pagar impostos e viver na distribuição da miséria que os milionários produzem. Vai ser lambe botas de rico na casa da noca!
Nesses tempos em que a imprensa advoga quase que forma unânime aos interesses do “mercado”, inclusive esta Folha, com satisfação lemos a coluna de Gaspari. Eu gostaria e sempre que posso faço e vou repetir a pergunta: Porque a premissa que o que o “mercado” deseja é o melhor para o paÃs? A questão fiscal é a ponta de lança de ataques a um governo que não queriam e desejam controlar, custe o que custar. Já passou do limite faz tempo e precisa da reação de outros setores organizados da nação.
Mas a grande patuleia acreditamos nas bobagens que os " economistas do mercado" divilgam! Rebanho manso!
Quem é o mercado ? O que é essa coisa que se alimenta de especulação e impõe miséria à maioria da população? Serve-se a si próprio, chantageia governos populares e progressistas, concentra bilhões nas contas bilionárias em paraÃsos fiscais e fazem da bolsa de valores um cassino de roleta manipulada. Sua única preocupação politica é que o governo mantenha capacidade de pagar a dÃvida pública que ele alimenta. E tem os tolinhos mingué que acreditam nessa patacoada e saem em sua defesa.
... o tal mercado não está nem aà e flana alegre e feliz com o azar de outros continuando com "as mãos invisÃveis tirando o dinheiro de nossos bolsos e suavemente passando as mãos em nossas 'blundinhas'.
Essa visão catastrófica do "mercado" nada mais é que ideológica, em sua maioria extremista de direita e bolsonarista, e pessoas que não pensam um minuto no paÃs e no seu povo. Só pensam no seu lucro e nunca em dividir suas benesses e seu lucro. E olha que sou um pequeno investidor no mercado e acompanho toda movimentação diária deste mesmo mercado
Impecável! Só faltou a provocação: Quando haverá uma pesquisa em que se pergunte ao povo o que pensa desse "ectoplasma" chamado mercado? E mais concretamente, o que acha dos banqueiros? A FSP poderia encomendar a pesquisa.
Excelente sugestão, Gustavo.
Isenções ou bolsa empresas já chega a 500 bilhões por ano. Isso o mercado não liga. A MÃdia e Faria lima está dando um golpe branco no governo. A área de comunicação do governo não reage. Só que comunica com o povo é o mercado com informações distorcidas que a MÃdia oferece. E o governo? Porque não propaga os seus feitos que são muitos ? A narrativa não está sendo pautada pelo governo e isso é terrÃvel.
O tal do mercado quer apenas de dia especular com o dólar e de noite gastar o que ganhou em festa.
Para não dizer em drogas, bebidas e mulheres. Faria Podre.
Bravo!
O mercado que interessa pro povo é aquele onde se pode comprar o básico para sobreviver! Esse Mercado dos bacanas, que ver o pobre na fila do osso, como no re gime Bozo Paulo Jegues.
Há pouco comemorado o aniversário de criação do décimo terceiro salário, os empresários paulistas (mercado da época) eram unânimes em afirmar que o paÃs iria quebrar. Qualquer semelhança é mera coincidência.
São um bando de bozztas os representantes do tal mercado.
Qdo se vê um desses do mercado dando entrevista, parece q o sujeito tem o domÃnio completo do q está falando. Qdo vem a vida real, eles erram tudo. Pq ouvi-los? Pq tem grana... Duro é ter q contar com o Congresso, pois disso depende o governo.
Essas mesmas pessoas de direita, bolsonaristas, reacionárias, contra a isenção do IR para quem ganha menos de 5 mil e contra o fim da 6x1, dois séculos atrás defenderiam a escravidão: se houver abolição, ela quebrará a economia brasileira. Pior é ver muito Uber votando na direita, seriam os escravos a favor da escravidão?!
A Barata vota no Chinelo
Aposentadoria faz bem
Sim, de todos aqueles que nada intendem de...
Do senhor?
Pelo ajuste fiscal Sim. Mas não encima dos pobres e vulneráveis. Cortes no osso nas despesas com defesa .Fim dos privilégios dos milicos e familiares. Fim dos privilégios do judiciário e seus familiares Ajuste em cima de empresas que vivem de subsÃdios .Ajuste em cima de pente fino na sonegação. Isto é um ajuste decente e não empobrecedor .
Ao Sr. mercado digo, como vendedor que sou, aqui nos andares inferiores e naqueles andares que não aparecem na economia formal, dos pequenos negócios, a vida esta acontecendo e os recordes de vendas continuam. Ãqueles pequenos e médios empresários que ousam investir mais no negócio, acabam vendendo mais e mais, geram vagas e giram a roda, só o Sr. Mercado que não vê!
esses entrevistados são pets dos endinheirados
Hahahahah, sêo Elio, eu aprecio deveras seu baú, donde o senhor extrai essas questões históricas (também nosso colega leitor Alberto tem um belo baú de tiradas literárias). Mas, indo ao fulcro, vossa mercê é muitÃssimo delicado com o ectoplasma, falando de coroa e cara: a mim, preocupa-me a Únda, sujÃssima, que empesteia o meio-ambiente com maus odores. Povo eixcroto, sêo Elio, sem a mÃnima noção concidadã...
Não está tão ruim assim. Dos cento e dois entrevistados, quatro acham que a economia vai melhorar.
Felipe, só pode ser ironia do Paulo. As previsões erradas do "mercado" foram propositais. Em tudo o que o "mercado" diz há opinião, e essas opiniões são fraudes deliberadas.
Saudações, Felipe. Também estou com saudades.
Reacionário como sempre.
Além desse "mercado" ser um crupier que dá as cartas que bem lhe convém, não contente ainda faz chantagens
Lula pode ir à TV lembrar à população que desde 5 de outubro de 1988 um tributo previsto no artigo 153, inciso VII, da Constituição Federal nunca foi regulamentado nem cobrado. Até usar o seu bordão ao anunciar que o governo deseja aprovar com urgência o "único tributo nunca antes pago na história deste paÃs, só para super-ricos e ultra-ricos". Nos últimos 35 anos mais de DOIS TRILHÕES não foram cobrados. O imposto sobre grandes fortunas arrecada no mÃnimo R$ 60 BILHÕES por ano.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > 'Mercado' falou e traiu-se: não confiam em Lula, mas querem o atraso Voltar
Comente este texto