Mundo > Assad deixa Damasco, diz Exército; rebeldes sírios afirmam estar na capital Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. yussef mahmud m mustafa

    Assad e outros ditadores dos países árabes são lixo da história no final o povo vai remover estes sanguinários que americanos , russos ,ingleses,franceses implantaram no mundo árabe

    Responda
  2. yussef mahmud m mustafa

    Enquanto isto o estado sionista colonial de Israel com seu exército assassino continua com o genocídio contra o povo palestino

    Responda
  3. Liszy SAFRA J F

    Falta o Lula e Maduro

    Responda
  4. César A C Sanchez

    A Russia de Putin está sem fôlego para socorrer militarmente o parceiro de longa data al-Assad. Talvez o asilo? Putin nega, mas está quebrada a economia daquele grandioso país. A China ajuda, só para tentar impedir o domínio geopolítico norte-americanos cada vez maior, com uma eventual adesão da Ucrânia à OTAN. A espectadores como o Brasil de Lula, só cabe torcer por qualquer um que se oponha ao "imperialismo Ianque", já que não têm, naquele contexto, qualquer influência.

    Responda
  5. Rodrigo Negrão

    A Síria avança ao se libertar da ditadura e os bolsonaristas querendo implantar a ditadura em nosso país...

    Responda
  6. Liszy SAFRA J F

    Putim virou pudim Próximo tem que ser Maduro e seus apoiadores.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      "A verdade é o todo" Hegel. Putin, Maduro, Kim Jong, Ergogam, Orban, Trump, Ortega, aquele Mauricinho d ElSalvador. Ou seja, é uma época q não há necessidade de ditadores à moda antiga, basta manipular as redes antissociais d internet, plantar desinformação e mentiras, para o povo eleger protoditadores e serem amados pela população ingnorate ou cínica. 'Melhor nunca significa melhor pra todos, pois há uma minoria expurgada".

  7. yussef mahmud m mustafa

    As ditaduras do Oriente médio de uma forma ou de outra quem tá por trás são os Estados Unidos,ingleses e franceses, e russos ,que dividiram a região conforme seus interesses,o povo árabe quer viver sem guerras sem ditadores talvez um dia isto aconteça

    Responda
  8. yussef mahmud m mustafa

    O que acontece na maioria dos países árabes é fruto do colonialismo nefasto de ingleses e franceses como o fim do colonialismo surge à guerra fria e a desgraça politica continuo união soviéticas depois Rússia e os estado unidos aumentaram mais ainda o caos fortalecendo ditadores em defesa de seus interesses o que vai acontecer na Síria agora ninguém sabe pode ser outra ditadura que vai ser combatida também até surgir governo mais democrático tanto na Síria com nos outros países árabes

    Responda
    1. yussef mahmud m mustafa

      SR RAYMUNDO teu comentário é pejorativo e com viés de xenofobia radicais existem em todas as culturas e povos mas no geral são minorias e não se pode julgar o resto por eles e o que Sr está fazendo

    2. Raymundo de Lima Lima

      Exato. A possibilidade d outra ditadura na Síria é um fato, com poder d repressão as mulheres, embrulhando-as com jóias, para ficarem em casa e servir aos maridos e filhos.

  9. André Silva de Oliveira

    Só a democracia representativa do tipo liberal permite que grupos divergentes convivam de modo duradouro e em paz se aceitas as regras do jogo como eleições livres e instituições de controle horizontal independentes. Essa ideia parece não ter chegado ao Oriente Médio, excetuando um único país ali.

    Responda
  10. Anderson Fazoli

    É inacreditável como ainda existem ditadores no mundo, que, cedo ou tarde, acabam tendo este fim. É um fim quase sempre trágico. O caso de Assad é ainda pior. Me pergunto: como é possível uma pessoa estudada, é médico oftalmologista, tolher o povo sírio de liberdade e cuidados básicos? Alguém que, até por formação, deveria privilegiar a liberdade e a democracia. A tirania, a ditadura, é para os toscos e ignorantes. À Assad espero que seja submetido a um tribunal e tenha uma pena exemplar.

    Responda
  11. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    O que era ruim, péssimo, horroroso com Assad vai piorar.

    Responda
    1. omar assaf

      Prezado Luiz , não podemos perder a esperança pois é a única coisa que nos mantém fortes. Eu entendo o seu ponto de vista e concordo em partes . Como falei vamos aguardar . Um abraço e um ótimo domingo.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Prezado Omar. Diziam o mesmo do Iraque do Sadan. Melhorou?

    3. Marina Gutierrez

      Luis Fernando Schmidt, concordo.

    4. omar assaf

      Pior que o regime brutal , corrupto e desumano do Assad não consigo imaginar . Espero que vc esteja errado e espero que outros regimes ditatoriais sejam derrotados no OM . Concordo que o caminho será difícil mas vamos torcer pelo melhor . Décadas de destruição proposital e planejada de todo tecido social no mundo árabe não serão consertados em dias . Hoje é um dia histórico no mundo árabe e um divisor de águas para toda corrupção plantada na região. Assim espero .

  12. reinaldo ramos

    especulando. seria uma barreira ao matador de mulheres e crianças ou o contrario. so o tempo respondera.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Reinaldo Ramos, aguardemos.

  13. darlan rassi

    Siria , saiu do espeto caiu na brasa..

    Responda
  14. Fatima Marinho

    Quem são? Rebeldes ou Jihadistas?

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Imaginem herdeiros d Al Qaeda inimiga dos EUA, agora se fazendo d aliandinha, jihadistas na tv falam sempre "em nome d Deus". Evocar Deus para interesses políticos-ideológcos será q um dia vai desgastar? Ou a população continuará infanlizada demandando um GrandePai, ou covarde?

    2. Marina Gutierrez

      Fatima Marinho, eram terroristas, agora chamados de rebeldesÂ…

  15. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Espero um dia poder assistir o mesmo com Cuba e Venezuela , apoiados pelo Pt

    Responda
  16. Sérgio Sayeg

    Maduro será o próximo?

    Responda
  17. yussef mahmud m mustafa

    O que vira não se sabe ainda mas derrubar uma das ditaduras mais sanguinárias do mundo árabe é pra ser comemorado

    Responda
  18. Sérgio Sayeg

    Os milhões de sírios que abandonaram o país fugindo da repressão ditatorial de Assad poderão retornar ao país. Será a Venezuela a próxima?

    Responda
  19. João Carmo Vendramim

    Ditador apoiado por grandes democracias e grandes ditaduras. Tomara seja inflexão na curva da barbárie para a da civilizada. Como bem dito pelo chanceler russo: “a prova do pudim está em come-lo”.

    Responda
  20. Sérgio Sayeg

    Já vai tarde

    Responda
  21. Gerson Risso

    Um ser desprezível a menos no poder. Resta saber a evolução disto: coitado desse povo.

    Responda
    1. Luiz Alfredo Feresin de Abreu

      Uma ditadura por outra. E o povo fu.

  22. Antonio Alencar

    Eleições livres é a chave para se ter um Estado justo para todos ! Mudança de opressor por outro opressor pouco importa para o sofrido povo de qualquer país!

    Responda
  23. ARI JOSE ANTONIA

    ...para q tanta força para dar um golpe?...seria muito mais fácil cooptar uma suprema corte para perseguir adversários e liberar criminosos para voltarem à cena do crime e assim tomar o poder..

    Responda
    1. Marcelo Zottis

      Perdeu, Mané!

    2. Luiz Alfredo Feresin de Abreu

      Vai pra Síria ou Afeganistão. Lá não têm STF .

    3. Carlos Oliveira

      Quando o poder se baseia em fardados que acreditam no patriotismo de pintar meio-fio de sarjeta e em seguidores de mitos fanáticos por jóias, dinheiro rachado e blefes, as vezes é preciso um pouco da força da lei constitucional para garantir a liberdade. Quem tem orelha que ouça.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Por primeiro, não foi um golpe. Foi uma conquista por luta armada. Golpe é aquilo que o bozo queria, tentou sorrateiramente, mas não pegou.

  24. ARI JOSE ANTONIA

    ...esclarecendo aos orelhudos da esquerda, sem precisar desenhar, que isso sim é um golpe, com deposição de um governo, imposto com armas, com soldados e força capaz de promovê-lo...tudo q o 8 de jan não teve na narrativa fantasiosa dos abob@dos...

    Responda
    1. omar assaf

      Marcelo , concordo com vc . Muito bem colocada a sua crítica.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Em 08 jan de fato não houve golpe, mas apenas uma tentativa que não teve sucesso.

    3. marcelo goldenstein

      Esclarecendo aos orelhudos de direita que isso é uma insurgência popular contra um ditador no poder há 24 anos. Golpe é quando se rompe o processo democrático e se impõe uma ditadura, sob suporte das forças armadas, como no Brasil em 64 ou na Venezuela nesse ano. E golpe foi a tentativa planejada mas fracassada por Bolsonaro e seus asseclas em 2022.

    4. Arthur Rodrigo Ferreira da Silva

      É que o exército brasileiro é como uma trupe circense, senão o golpe haveria dado certo. Bolso mínion gosta de passar pano de qualquer jeito, até se tiver vídeo dele cometendo crimes os caras vão dizer que foi manipulado.

  25. neli faria

    Conheci a Síria em dois mil e nove. Deus abençoe o povo sírio. Ditadura? Nenhuma presta!

    Responda
  26. Marcos Barbosa

    Mais um "califado",pobre povo da Síria,já antevejo todas de refugiados , mulheres sendo tratadas em porão de hospital e miséria aos montes .

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Marcos Barbosa, penso o mesmo.

    2. Marcelo Silva Teixeira

      Comentário perfeito... Como sou muito t0lihid0 por aqui concordo plenamente.com o que você escreveu

  27. Ivanil Nunes

    O que será da Síria agora? Amigo do meu amigo, meu amigo! Inimigo do meu amigo, meu inimigo. Mas, e o inimigo do meu inimigo? É meu amigo?

    Responda
  28. Claudio Luiz da Cunha

    Israel agradece

    Responda
    1. Sérgio Sayeg

      Não sei, não. Acho que Is rael preferia um 'inimigo' previsível contr olado pela Rússia do que um governo jihadista rad -ical.

  29. JOSE RIBEIRO NASCIMENTO

    O sexto anjo tocou a sua trombeta e foram soltos os 4 "anjos" presos junto ao rio Eufrates. Israel e aliados, Rússia, China e Irã são os 4 "anjos" que estarão guerreando às margens do Eufrates. Quando o sexto anjo tocar a trombeta essa guerra se expandirá por todo o globo terrestre. Será o inicio da terceira guerra mundial.

    Responda
  30. omar assaf

    Infelizmente não sou muito otimista e embora tenham derrubado esse regime opressor que governou a Síria por um longo período ,fica a dúvida do que pode estar por trás disso e como será essa nova ordem . Torço para que seja o início de um longo trabalho que possa reverter o caos construído intencionalmente que desestabilizou , radicalizou , corrompeu e desumanizou o nosso povo ao longo de décadas , precisamos de boas lideranças para isso . O caminho será longo .

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      Penso como você, Omar. Eles estao dizendo que vao ser moderados, mas experiências é o que nao nos faltam (no mundo ocidental, felizmente só pela mídia) com tais mudanças no Oriente Médio. Rezemos pela Síria e o seu sofrido povo.

  31. Nader Savoia

    Quem são os "rebeldes" ? É aquele seriado mexicano ou algum grupo mercenário pagos por ocidentais? Ou turcos? A Folha faz jornalismo chão.

    Responda
  32. Luciano Napoleão de Souza

    Essa é uma demonstração clara que a Rússia é um tigre de papel. Não consegue agir em duas frentes de escaramuças. Nem guerra são.

    Responda
  33. Antonio Ivair Arrais

    Esses caras aí sabem como derrubar um governo. Não é com estilingues e bolas de gude não, como o Sr Alexandre de Moraes disse que os " golpistas" daqui tentaram dar um golpe. Golpe esse que nem uma liderança tinha, pois até mesmo a pessoa mais benéficiada pelo " golpe" estava fora do país! " Golpistas" do 8 de janeiro, vocês aprendam com os sírios como sexderruba um governo!

    Responda
    1. Antonio Ivair Arrais

      Enaide, e pelo seu comentário já percebi o que vc é! Não vou dizer aqui porque me faltam palavras!

    2. ENAIDE HILSE

      Isso tudo que vocês escrevem abaixo sao elogios para este indivíduo. Eu escrevi o que ele realmente é (um co var de, sem ver go nha), mas a Folha nao deixa passar. Quem sabe vai agora.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Patético.

    4. Antonio Ivair Arrais

      No meu comentário eu não estou falando da motivação dos " golpistas" do 8 de janeiro, e sim da execução! Por isso disse que eles tem que aprenderem com os rebeldes sírios. Que não se depõe governo armados com estilingues, como disse o Xandão. Más vocês eu creio que são inteligentes e entenderam meu comentário!!

    5. gerson tavernari

      vendo seu comentário vejo como o bolsonarismo desumaniza as pessoas

    6. Ivan Bastos

      13 anos de guerra civil e 1 milhão de mortos. Vc quer isto para o Brasil?

    7. Antônio Carlos de Paula

      Antonio, vc é ridículo. Lá existia uma guerra civil para derrubar um ditador, no Brasil o golpista ladrão de jóias perdeu a eleição democraticamente, aí começou insuflar um bando de fanáticos da extrema direita ficar orando em frente aos quartéis pedindo a volta da ditadura. Será que as mensagens dos próprios celulares dos criminosos é invenção da imprensa?? Até quando esse delírio??

    8. Claudio Luiz da Cunha

      Vai para a Síria

    9. Edson Badra

      Comentário de gente que reza pra pneu

    10. Sergio Dias

      As vezes nao necessita disso pra derrubar um governo, na Hungria, Venezuela os sequestro de outros poderes pelo executivo propiciam um golpe.

  34. Felipe Araújo Braga

    O lado bom é que a ditadura de Assad acabou, o lado ruim é que não sabemos o que vem depois: e se for um regime fundamentalista autoritário? Algumas pessoas estão comemorando o enfraquecimento da Rússia e do Irã, gente, pelo amor de Deus, os regimes russo e iraniano não são democráticos mas o mundo não pertence aos EUA e aos seus aliados. Precisamos de multipolaridade e a China está vindo com tudo. A direita brasileira é muito sem noção.

    Responda
    1. omar assaf

      Concordo Felipe , que o regime cruel tenha acabado é por si uma grande vitória , mas como vc ponderou muito bem , vamos aguardar os próximos capítulos e torcer para que haja uma mudança significativa e de justiça nesse cenário incerto que está acontecendo ,e vamos também torcer para a queda da ditadura do governo de ocupação que há décadas impõe a mais brutal ação contra inocentes que foram traídos por várias potências mundiais cúmplices desse regime fascista farsante . Aguardemos .

  35. Cleomar Ribeiro

    ... o Al Assad deve ter cruzado o Sagrado e Mágico Mar Negro! Destinos prováveis: Algum Lugar na.Rússia, Húngria, Eslovênia, Coteia-Norte. ou Irã! Considera-se o resto planeta não provável devido a ficha corrida do Al Assad, que causou danos a todos os demais sagrados núcleos do planeta por anos e anos! O Núcleo Ãrabe já debe ter enviado as Volantes-Falcões-do-Deserto para sondar e capturar vivo ou morto!!!...

    Responda
  36. Ediney Fortes do Prado

    Vamos torcer para que não se crie um novo Ãsis. Agora, pontos positivos existem muitos: enfraquece a Rússia no Oriente Médio, termina uma ditadura sangrenta de meio século, o Hezbollah fica sem apoio vizinho, o Irã também. Meu sonho era ver se firmar um Estado democrático mais ou menos como o Líbano.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Estado democrático como o Líbano? Que vive sofrendo invasão externa e não tem estabilidade? Enfraquecer a Rússia e o Irã, como se o mundo pertencesse aos EUA e à Israel? Desculpa, mas carece essa visão de equilíbrio. Precisamos de um mundo multipolar, não da Pax Americana.

    2. Adenilson peneli

      Aí vem Israel e destrói tudo. A causa do câncer sistêmico no Oriente Médio, chama- se Israel, é preciso impor limites ao terrorismo do Estado De Israel, para haver qualquer espécie de paz na região. É difícil não reagir com o espinho na garganta.

  37. omar assaf

    Espero que esses novos acontecimentos possam trazer mais justiça para o povo sírio esmagado por décadas por um regime de ditadores cruéis e corruptos . Enquanto isso a folha esquece de informar seus leitores sobre o genocídio em andamento na Palestina ocupada . As mudanças repentinas na Síria deixam muitas dúvidas .

    Responda
  38. Fernando Alves

    Deus salve a Pérsia!

    Responda
  39. Flávio Taylor

    Folha você censurou um comentário onde eu disse que Assad foi finalmente assado? Que jornal é esse gente?

    Responda
  40. Sam Duart

    Tá na hora dos russos aprenderem alguma coisa com isso.

    Responda
    1. Adenilson peneli

      Os russos vão ganhar força na Ucrânia. Na geopolítica mundial, podemos observar ataques americanos visando manter o seu poder. O império americano, mantido através de golpes, trapaças e traições colocará mais um fantoche no poder, e o terrorismo judeu ganhará ainda mais força. Perde a Síria, que acorda tem um governo de ocupação, perde o mundo com o avanço só poder americano, perde a humanidade com o terrorismo judeu, que aliás, comete todos os crime com o direito internacional e a humanidade.

  41. Pedro Gonio

    É uma derrota imensa da Rússia e do Irão.

    Responda
    1. Adenilson peneli

      A tá, é uma derrota para o povo Sírio, tira um tirano pró Rússia e Iram e colo um pró EUA e Israel, preferia a primeira composição, cai nas mãos de Israel é o mesmo que fritar no inferno.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.