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  1. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Parece óbvio que um automóvel, podendo trafegar em qualquer via, sempre vai ser um meio mais prático de ir e voltar do trabalho. Em qualquer cidade, ônibus trafegam basicamente nas vias que são corredores de tráfego, e estações metroviárias serão sempre em número reduzido, em comparação com pontos de ônibus.

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  2. Lênin Camargo

    ué...achei que na cidade de SP só houvesse ricos. Afinal, foi essas população que reelegeu o prefeito. Inclusive, pra ficar mais barato, parem de investir em ônibus e metrô e na próxima eleição, prometam um carro zero pra cada milionário que ainda usa ônibus pra trabalhar.

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  3. José da Silva

    País muito atrasado em desenvolvimento urbano e acessível. Passou muito tempo sendo roubado por políticos ladrões, corruptos.

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  4. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    A manchete comprova definitivamente qual é o interesse do Poder Público nesse setor - apenas vender mais carros. Quando houver transporte público de excelente qualidade, com prioridade absoluta, então todo mundo vai repensar a locomoção automotiva. Mas deve tomar séculos, neste país.

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  5. Eduardo Alpendre

    Esse prêmio vai para o Ricardo Nunes.

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  6. ANIBAL CARRION

    A pouca malha de trilhos construída com nossos impostos agora entregue para a turma do mercado, corredores de ônibus é uma miragem e na eleição escolheram o que tá aí. A família do bem, pátria, Deus decidiu. E vem aí o pedágio na Raposo tá maravilhoso para o povo, os ricos andam de táxi aéreo. É o que tem pra hj.

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  7. Larissa Bertani

    Precisamos de: Dois dias de rodízio completos, desestímulo ao uso de carros, facilidades de locomoção para quem anda com mais de uma pessoa no carro (carpool) - via exclusiva, estímulo ao Homeoffice/teletrabalho, acesso ao centro da cidade somente com VLT, multas pesadas para motos e carros barulhentos e altamente poluidores; incentivos fiscais às motos elétricas, mais metrô com menos distâncias entre as estações (como NYC).

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  8. luiz augusto guimaraes vilela

    Reportagem estranha. Av. L C Berrini fica entre 2 e 3 quadras do metrô Linha 9. Nos longos picos da manhã e tarde os trens ganham ou empatam com os carros para is pra Faria Lima, Paulista ou centro. Mesmo com as péssimas integrações em Pinheiros e Paulista-Consolação. Carros podem ter vantagem se usuário optar por estacionamentos particulares; mesmo assim será fácil ter espera para estacionar. Quem ganha são as motos. Quem anda em São Paulo sabe muito bem.

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    1. Eduardo Alpendre

      Linha 9 não é metrô, é trem. E a diferença entre os dois é enorme, de espera e de conforto.

  9. Paolo Valerio Caporuscio

    Se todos os governantes de SP desse a continuidade em construir linhas férreas e de metrô, a metrópole não seria este caos de mobilidade que os paulistanos acomodados enfrentam diariamente.

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  10. Marcos Fonseca

    Realmente, se "farialimer" for pego no busão ou metrô, nem o Washigton Olivetto daria jeito, é cancelamento na certa. Parabéns agora a conta da BYD vem.

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  11. Leila Augusta de Oliveira Onaya Onaya

    Eu com meus sessenta anos nunca vi

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  12. Leila Augusta de Oliveira Onaya Onaya

    Como sempre nada e pensado no povo trabalhador. Quando foi chamado os trabalhadores pra participar de alguma reunião ou estudo . alguém leu alguma coisa sobre?

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    1. filipe nascimento

      Engraçado que na zona oeste as novas estações foram construídas do lado de empreendimentos de condomínios sob medida apenas para moradores que têm nojo de dividir o espaço de metrô com a "plebe".

  13. Ricardo Andrade

    A reportagem devia ter como título “o precário investimento em transporte coletivo, o Estado mínimo e a sociedade do individualismo extremo”. É o capitaltite, a infecção capitalista que afeta a humanidade.

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  14. Fernando Jorge

    Mesmo morando a 500 metros de uma estação de metrô, e podendo usá-lo para me deslocar para o trabalho, atualmente prefiro o carro porque tanto o metrô como os ônibus estão cada vez mais sujos, super lotados, fedorentos, lentos e sempre apresentando falha técnica. Usei muito transporte público nesta cidade, já foram ótimos. Hoje estão péssimos, tanto quanto os administradores municipais e estaduais.

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  15. DANIEL BRANDAO

    Xangai começou do zero na década de 1990 e hoje tem uma rede de metrô vinte vezes maior do que São Paulo. E pensar que esse é o local que diz ser a 'locomotiva do Brasil'...

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  16. Eduardo Freitas

    Tudo sempre horrível. A tendência é piorar ainda mais, com os lançamentos dos empreendimentos imobiliários das construtoras em São Paulo. Tudo feito somente para enriquecer empresários.

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  17. Valdo Neto

    Moramos numa cidade atrasada, assim como todos os outros centros urbanos estudados; esse é o veredito do estudo.

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  18. Lorenzo Frigerio

    Ônibus é atraso de vida, desde sempre. Ideal para percursos curtos, nada mais. O uso de ônibus para percursos longos enseja a construção de corredores, sempre vazios, o que estrangula todo o outro trânsito.

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  19. Alaor Magno

    Fazer rodízio durante o dia todo com multas pesadas a quem não obedecer os dias agendados e taxar pesadamente os estacionamentos através de impostos, medidas que podem destimular quem pensa em comprar automóveis e estimular vender quem os tem.

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  20. Rogerio Cerqueira

    Ônibus com certeza é a pior opção para os deslocamentos entretanto , por mais problemas que o serviço possa ter, é a mais acessível em uma cidade gigante como SP, com uma rede muito tímida ainda de metrô e trens. Custo de deslocamento com veículo próprio é alto.

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