Marcus Melo > Predição é muito difícil. Especialmente se for sobre o futuro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Amei a referência, irei incluir na minha lista.
Penso que predição tem mais a ver com profecia,destinada somente a alguns privilegiados, que receberam a revelação de acontecimentos futuros por intermédio da divindade.Está no plano espiritual. Por isso, os profetas não estão no Oitavo CÃrculo. Já previsão qualquer um pode fazer, porque fundamenta-se,ou não,em percepções terrenas. Está no plano material.
Eu falei q iria acontecer outro desastre nas minas de Minas. Aconteceu agorinha. Vamos trabalhar foia
Nas eleições majoritárias, e em certa medida até mesmo nas proporcionais, há esse efeito fetiche. Assim como aceitamos o dólar ou o Euro porque outros o aceitam, votamos em certos candidatos porque outros votam neles. Lula pode não ser um candidato dos sonhos para muitos esquerdistas por exemplo, mas é "moeda forte".
Lula e lenda ! Ficará no imemorial do povo.
Verdade, previsões são inevitáveis, por isso a astrologia e a ciência polÃtica também o são. A vantagem de falar em chute fundamentado é que o eventual erro de previsão, quase certo, não vai condenar ninguém, nem nada. Incluindo-se ai o fundamento, o suposto fundamento, ou pseudo-fundamento do chute.
Sobre o tema, tenho em casa "O Ano 2000", livro de Herman Kahn e Antony J. Weiner com prefácio de Roberto Campos e excelente introdução do grande sociólogo Daniel Bell. Escrito no final dos anos 1960 com predições para o ano 2000, século XXI, é um "tijolo" com 500 páginas. Nossa capacidade de fazer predições é limitada, mas nem por isto deixamos de fazê-las. Estimo que a história seja circular alternando-se entre perÃodos conservadores e liberais. .
A frase de Niels Bohr também já foi atribuÃda a Mark Twain. Seja lá quem for que a disse primeiro, sabia bem do que falava. Afinal, o futuro é o território mais traiçoeiro da existência humana, uma terra de areia movediça onde se ergueram civilizações e se destruÃram sonhos. É um espelho embaçado, onde só enxergamos o que queremos ver - ou o que tememos. Há quem diga que prever o futuro é uma arte. Outros defendem que é uma ciência. Os economistas consultam gráficos como se fossem augúrios.
Perdição é fácil, especialmente sobre o futuro
Achei q hj vc comentaria sobre a tentativa de golpe na Coreia.
Excelente artigo, todos os pronunciamentos neoliberais referem-se a conta a ser cobrada em algum momento, que justifica manter os miseráveis como estão, mesmo diante da continuidade do enriquecimento dos já muito ricos.
Eu estava certo quando, muito tempo atrás, previ que você sempre foi um péssimo arquiteto. Nunca esperei que você se tornasse um bom filósofo.
Hahahahah, bom texto, meu caro, divertido e instrutivo. A metáfora dos pitonÃseos de cabeça pra trás fica ótima pro pessoal do mercado, que vem fazendo os agouros mais sombrios acerca da economia no presidente governo; pena é que as lágrimas sequem e não deixem marcas nas fraldas, pra que a gente pudesse desmascará-los facilmente, apontando a Únda úmida. De resto, ainda tenho o arcaico habito de votar em ideias, correlacionando-as à prática passada do sufragado. Funciona maiomêno.
Caro Marcus no Brasil predizer o passado é arriscado,prever o futuro quase impossÃvel e acertar algum prognóstico sobre o presente é dificÃlimo.
Os especialistas e entendidos de economia e finanças - financistas farialimers em geral - que o digam.
Pois é, vejo muita gente se animando que em 26 Lula sai do poder, tomara que estejam certos, mas acho que não passa de wishful thinking. Essa turma não vai largar o osso facil e opera a maquina como ninguem. Não são amadores como Bolsonaro e o serviço publico é completamente dominado e infiltrado pelo petismo. Lula é favorito para 26 e Deus tenha piedade desta nação
Muito bom, Pedro LuÃs. Aguardo com entusiasmo a efetivação de sua predição.
Uai, Pedro, é sempre bom atualizar as coisas para que condigam com a realidade contemporânea: aparentemente, a cabeça virada pras costas, com previsÃveis efeitos distorcivos na percepção da realidade, agora acontece não somente ao se olhar o futuro, mas também ao presente e passado. O pogréssio é assim mêmo, misterioso: prevejo que haverá Bozolóide a grilar frações do inferno, urbanizando e vendendo um cÃrculo sete e meio pra comunidade. Vai dar um dinheirão.
´´A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs DEVIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em *65% (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana). Ai deixarem os ''governos'', o Decorativo e o Inominável, deixaram a relação ´divida bruta/PIB` abaixo ou acimas dos *65%? Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bi em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bi em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacion
Exemplo? A Lava Jato! A que foi sem nunca ter sido!
Bo Brasil é mais difÃcil predizer o passado!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > Predição é muito difícil. Especialmente se for sobre o futuro Voltar
Comente este texto