Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PAULO ROBERTO HASSE

    Já acionaram o STF para que determinem a imediata interrupção de pagamento de supersalários ? Pelo menos no judiciário que é sua área , para dar um bom exemplo às vezes .

    Responda
  2. Jove Bernardes

    A manchete é desonesta, foi composta para acirrar os ânimos. “Barroso” não obrigou “Tarcísio” a nada. O que aconteceu foi que o STF atendeu pedido da Defensoria Pública de SP e determinou que o governo de SP adote câmeras corporais na PM. Pedido e concessão dentro da lei. Ao personalizar as instituições, dona Folha faz o jogo da extrema direita de dar à militância rostos para odiar. Mais um excelente exemplo de mau jornalismo.

    Responda
  3. PAULO ROBERTO HASSE

    Aguardando a decisão que determinará aos bandidos a imediata redução da sua letalidade e crueldade para com a população . Será que esqueceram desta parte porque eles tem serviços de segurança disponíveis e não estão expostos como a população ?

    Responda
  4. Alexandre Byron da Silva

    Ninguém em lugar algum trabalha de forma ininterrupta durante seu expediente, o que torna esta decisão do STF infeliz. Penso que o policial deva ter a liberdade de iniciar e parar uma gravação por iniciativa própria, seguindo um regramento. Em uma intervenção, é imperativo que o momento seja gravado. Caso ocorra um excesso e a gravação não for encontrada, o policial terá de se explicar, com possibilidade de punição, caso for provado que ele não fez imagens. Câmera corporal não é panaceia.

    Responda
  5. Fabricio Guimarães Pinto Correia

    Sem o Supremo Tribunal Federal, o Brasil correria o risco de se transformar em uma ditadura, onde um político populista teria liberdade para governar sem limites ou contrapesos institucionais.

    Responda
  6. daniel duarte

    acho dificil o crimi--in0500 respeitar a lei ele não costumar seguir as leis federais nem estaduais é um desgoverno esse estaado d S^P educação , saude , transporte , esta tudo uma bagunça ilegal

    Responda
  7. Daniel Nunes

    Barrozão mais uma vez provando que o STF se mete até mesmo em jogo de biloca.

    Responda
  8. Moara Semeghini

    Viva o Barroso!!!

    Responda
    1. Daniel Nunes

      Até quando vamos ver petistas elogiando decisões políticas disfarçadas de decisões jurídicas no STF?

  9. Luiz Gustavo Amorim

    Tarcisio Bukele: aqui não é El Salvador, meu caro. Testou a cerca até onde pôde com o seu secretário que gosta de voar em jatinho particular dos desinteressados amiguinhos e retribuir emprestando helicóptero pago com o nosso dinheirinho, mas acabou a farra da pipoco em pobre desarmado. Luz, câmera, ação!

    Responda
  10. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Barroso está certo. A PM, seja de São Paulo, seja de outro estado, existe para agir de acordo com o estado de direito, e não como de barbárie.

    Responda
    1. Florentino Fernandes Junior

      E porque o corretissimo barroso nao exige o mesmo da pm baiana? Vou dar uma dica, vermelha

  11. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Barroso está certo. A PM, seja de São Paulo, seja de outros estado, existe para agir de acordo com o estado de direito, e não como um estado de barbárie.

    Responda
  12. Andre Moraes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  13. Jose Roberto X de Oliveira

    As políticas públicas do Governo Tarcísio são supimpas. Para a Polícia Militar vá e faça o que quiser. Para a educação a solução é entregar a administração Para a iniciativa privada receber o dinheiro público e fazer o que quiser. Para a saúde o importante é lucro das OSS . Importante organização social não deveria visão lucro mas é isso que acontece. A água ficou com uma empresa novinha privada fazer bilhões de reais. Acho que vai dar ruim.

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Então, eu me pergunto para que politicos como gestores? São dispendiosos, soberbos, dão carteirada,vão tem qualificação , adoram propinas...etc. Melhor pagarmos um CEO, celetista, com PHD em administração, uma vez estão sendo privatizados serviços que são para o bem estar e não para lucro .

  14. ANTONIO F CARVALHO

    O Governador e o Secretário de Segurança Pública são bem versados nessa área, visto que um é Capitão do Exército Brasileiro e o outro, Policial Militar de conhecida reputação. Óbvio que a versão de violência de ambos na persecução criminal incentivou na postura de alguns policiais despreparados. Tudo isso leva a Justiça a intervir determinando medidas que competiriam ao Poder Executivo se não tivesse havido exageros ideológicos por palavras impensadas. A sociedade reflete a ações dos governo.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Eu sou a favor das cameras no STF pra gente assistir tudo o que acontece lá. tipo um BBB

  15. Marcos Serra

    Pessoalzinho de esquerda abaixo beira o cômico. Falam sempre preocupadinhos com a bandidagem cuja única linguagem é a violência extrema. Vale lembrar a derrotada candidata petralha no RS. Fazia o mesmo: defendia us dezamparaduz até que foi assaltada. Clique! Mudou o discurso, ficou quietinha e nunca mais defendeu us koitadinhus. Nada como a experiência para cair na real. Como diria o Silvio Santos: "Quem quer bandidu?".

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Pelo que eu saiba. Pausa. Cascata. Via de regra, essa introdução nunca nega fogo, rs. Deixa o Lulinha cuidar da JBS e da Ferrari de ouro em paz que Papai Noel vai te dar um lindo presente de Natal: um álbum inédito da Escola de Frankfurt gravado em Abbey Road com o nome dos Beatles na capa.

    2. Marcos Serra

      Jonas, quem nunca trabalhou e tornou os filhos milionários instantâneos, pelo que eu saiba, é um ex- presidiário corrupto e descondenado colocado de volta às ruas por um STF comprado com indicações medíocres. Desculpe: fui injusto. Essa aberração trabalhou como orador de palestras fantasmas pelas quais ninguém mais interessou-se. Estranho, não? Afinal, o cara era tão bom. Estranho, muito estranho.

    3. Jose Roberto X de Oliveira

      Cidadão de bem acha que basta se dizer de direita para o PM respeitar...Como eu queria ver na hora que o sujeito descobrir que não é bem assim rsrs

    4. Marcos Serra

      A petista citada é a Maria do Rosário que levou uma surra no último pleito.

  16. Ivo M Ferreira

    Finalmente, prevalência da civilidade e do bom senso!!! Este não seria um assunto a ser tratado pelo Congresso Brasileiro? Depois do desastre que foi o último Governo Federal do Brasil, o Congresso Brasileiro não tem outra função e preocupação, que não as chamadas "Emendas Parlamentar". O grande problema anterior,foi a "entrega da chave do Cofre do Erário, aos Parlamentares", chave esta Retomada agora pelo Governo atual, com ajuda do STF.

    Responda
  17. Caco De Paula

    Câmeras nos PMs, focinheira no Tarcísio.

    Responda
  18. Caco De Paula

    Focinheira em Tarcísio e Derrite

    Responda
  19. Mario Silveira

    Amanhã as PMs param ...

    Responda
  20. Mario Silveira

    Hummm ! Votei no Barroso para isso mesmo .

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Não há necessidade de votos para mandar no Brasil. Basta ser indicado para um cargo no STF.

  21. ALEXANDRE BROM

    O Tarcísio é mais um Bolsonarista e golpista de carteirinha. Desta vez conseguiu dar o golpe no Barroso! Kkkkk

    Responda
  22. Luis Miguel

    Mais um "desvio de função", STF não pode Legislar sobre estados, o que espero do Governador Tarciso é a mesma Atitude do governo de Goiais: Não

    Responda
  23. William Franzon

    OOO

    Responda
  24. Andre Moraes

    Sem o STF já teríamos virado uma mistura de Venezuela, Arábia Saudita, Ira com algumas facções tribais da África Subsaariana. Se tem algo divertido nessa tragédia seria ver o dinheiro da Faria Lima virar pó; pois ninguém no mundo civilizado colocaria dinheiro com um monte demen-tes sanguinários no comando de uma ditadura de aloprados. O triste é que provavelmente estaríamos sendo vítimas dos militares do Bozo ou do Tarcísio.. Ainda vou me aventurar a escrever um ensaio dessa distopia trágica.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Tenho quinze anos de estudo em universidades; e vem um inepto intelectual cheio de processos nas costas dizer que preciso de uma professora primária. É de cair o queixo. Esse é o preço que se paga em combater fascistas.

    2. GINO AZZOLINI NETO

      Escreve sim, mas primeiro chama a tua professora do ensino primário para te dar umas dicas.

    3. ELISEU ROSENDO N VICIANA

      Perfeito!

  25. josé cláudio do nascimento

    Essa decisão não seria de competência do executivo?

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Olha , segundo Montesquieu seria. Mas, nosso país é diferentão. Hoje só existe um Poder: O Judiciário

  26. Alexandre Junger

    Decisão acertada do Min. Barroso!

    Responda
  27. Marcos Benassi

    Opa, um Salve pro Seu Barroso: Civilidade, ainda que tardia. Melhorar processos e funcionalidades das câmeras é ótimo, mas com padrões os mais rigorosos possíveis pra reduzir ao mínimo as áreas de escape dos maus policiais. E proteger quem trabalha direito: se já é um cotidiano duríssimo, reduzamos ao menos a pressão de chefes por violência e o blá de malandro querendo dar uma de vítima.

    Responda
  28. MARCIO Gionco

    Fui assal tado na porta da minha casa e uma semana depois os band dos estavam na rua, conforme a polícia, porque o juiz manda soltar. Não tem dinheiro para manter o preso na cadeia. Por que o Barroso não manda mudar isso ?

    Responda
    1. Regina Tavares

      Reclame com os congressistas, são eles que fazem leis cheias de falhas e lacunas.

  29. MARCIO Gionco

    Coloca também na Bahia, pra ver o que o PT anda fazendo lá

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa, a medida de obrigatoriedade de registro, salvo engano, é de alcance nacional. "Barbárie em lugar algum", podiam fazer uma campanha.

  30. Marcos Serra

    Matéria de agora deste jornal: "Um grupo de pelo menos dez criminosos atacou uma das praças de pedágio da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, sentido Cubatão, em São Vicente, no litoral paulista, na madrugada desta segunda-feira. Os criminosos usaram explosivos para tentar acessar o cofre". São uns coitados, injustiçados sociais. Só estão querendo tirar um pouco de quem tem muito. Para isso existe nosso STF: corrigir essas absurdas distorções sociais. Viva os desamparados; vamos protegê-los.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Seu comentário deriva de uma mente complexa e privilegiada, mas, pelo que entendi - me corrija se estou errado - se um grupo de criminosos ataca praças de pedágio para explodir cofres, a PM de SP pode agir sem câmeras de modo a fazer o que bem entende contra a população, conforme as últimas manchetes. É isso? Toda violência "protegida" pela esquerda merece resposta violência, oculta e não identificada. Pura indigência mental.

    2. Tadeu Roberto Corbi

      Rodrigo, o sujeito qdo não tem o que falar fica repetindo os mesmos comentários. Ele tem a pele curta... se fecha a boca, abre o algo que vc citou.

    3. Marcos Serra

      Pessoalzinho canhoto abaixo beira o cômico. Falam sempre preocupadinhos com a bandidagem cuja única linguagem é a violência extrema. Vale lembrar a derrotada candidata petralha no RS. Fazia o mesmo: defendia us dezamparaduz até que foi assaltada. Clique! Mudou o discurso, ficou quietinha e nunca mais defendeu us koitadinhus. Nada como a experiência para cair na real. Como diria o Silvio Santos: "Quem quer bandidu?".

    4. Marcos Benassi

      Dá uma pregui...

    5. Rodrigo Pereira

      confundiu algo com as calças

    6. Tadeu Roberto Corbi

      Escrita por vc, a última frase deveria ser: Matem os desamparados; vamos eliminá-los.

  31. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Mais eficiente para quem? Para os que abusam do poder?

    Responda
  32. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Os casos estão pipocando. Nas redes sociais casos e casos de agressão gratuita da PM contra pessoas comuns. Agora mesmo três PMs um deles deu um soco numa mulher que desmaiou, gratuitamente. O que está acontecendo? Isto é deliberado, estão querendo mandar que recado?

    Responda
  33. Maria Lopes

    A revista Piauí tem uma interessante e recente matéria sobre as viagens de avião particular do irriquieto e festeiro secretário capitão derrete.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Muito grato, minha cara, havia pulado por uma preguiça de ler "barbaridades de compadrio", mas... impulsionado pela sugestão, tive o desprazer. Tá pior do que a esposa de Cesar: à parte francas ilegalidades, como o empréstimo do popóptero da PM ao ricaço amigo, não é recomendável como prática de homem público. Muito menos parece honesto.

  34. SEVERINO G FARIAS FILHO

    Boa tarde a todos! A reportagem ou alguém sabe se foi imposta alguma "astreinte" ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de São Paulo?

    Responda
  35. WILLIANS CESAR TURCO

    Até quando estes lixos morais que não foram votados vão mandar no país ? O pior é que o energúmeno que vai substituir o inútil do Pacheco tem planos de fortalecer o STF. A frase de Luís Eduardo Magalhães pouco antes de morrer em 1.989 infelizmente continua atual e é a nossa realidade: BRASIL, NÃO TEM PERIGO DE DAR CERTO !!!!!!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiii, prezado, óia só o risco que é falar bobagem! O Marvadeza Jr, veja só, expeliu essa e morreu. Eu tomaria muito cuidado - imagina só se é por determinação divina? A onisciência é terrívew.

  36. alex carvalho

    Acabou o bônus do governador carioca de são Paulo pra matadores da PM. O natal deles não vai ser tão gordo!

    Responda
    1. SEVERINO G FARIAS FILHO

      Bia tarde a todos! A reportagem ou alguém sabe se foi imposta alguma "astreinte" ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de São Paulo?

  37. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Vitória republicana e democrática, pois a transparência é o cerne do Estado Democrático de Direito. Política de segurança também deve ser assim como toda a administração pública, por isso que o orçamento secreto, emenda pix e outras falcatruas não devem existir, tem que ser tudo transparente. Obscurantismo é coisa de ditadura, as câmeras corporais ininterruptas protege o policial honesto, produz provas contra o criminoso e o cidadão fica protegido do achaque e opressão do policial corrupto.

    Responda
  38. Fabio Almeida

    STF dizendo que botão que o PM tem que apertar na câmera. Assim o taxi não aparece mesmo

    Responda
  39. Luciano Silva

    Sem entrar no merito do certo ou errado, mas nao e funcao do Supremo determinar a politica de segurança publica nos Estados. Determinar inclusive gastos com reposição e compra, tipo de cameras… nao esta correto. Nao e pelo fato de ser provocado que deve usurpar atribuições de outros entes. Pior, cumpra-se.

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Os outros entes estão inertes. Ou você quer que desencadeie a barbárie e a Justiça fique assistindo de braços cruzados.?

    2. Maria Lopes

      Por que vc comenta sem ler? Problemas com interpretação de texto, talvez. Se lesse, saberia que o STG atuou em resposta a pedido da Defensoria Pública.

    3. Eduardo Rott Malheiros

      Não determinou política de segurança, falou sobre cameras corporais. Não fale bobagem..

  40. Marcos Serra

    Fato: Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes. Até mesmo os formatados que criticam o atual governo serão obrigados a ajoelhar-se diante da realidade. O que interessa ao cidadão é a redução da violência dos criminosos, essa sim sem controle e cada dia pior. Não apenas essa, mas as decisões do STF soam como música para os ouvidos das facções. Para que preocupar-se com a polícia se existe um STF para defender-nos e facilitar nosso "trabáio"?

    Responda
    1. Celia Moura

      Detalhe: Feminicídios e estupros em alta.

    2. Marcos Serra

      Maria, STG (g de golpista)? É o tribunal que defende os criminosos? Esse?

    3. Jonas Santiago

      Fato onde? Aí na Terra Plana onde vocês vivem? Os índices de criminalidade vêm diminuindo em SP nos últimos 10 anos interruptamente. E a letalidade da polícia (tanto de civis, como de policiais) teve a sua maior diminuição justamente na época em que o Dória implementou as câmeras. Diminuiu mais de 90%. Um governador do campo ideológico de vocês. E o que dizer do garoto que foi jogado da ponte? Vc é a favor deste tipo de atitude da polícia?

    4. Maria Lopes

      Por que vc comenta sem ler? Problemas com interpretação de texto, talvez. Se lesse, saberia que o STG atuou em resposta a pedido da Defensoria Pública. De resto, todos sabemos que aqui que vc é bolsonarista raiz.

    5. Antonio Carlos Zava

      Como sempre, fala contra a decisão, mas não explica porque o uso de câmeras favorece bandido ou prejudica o policial. Só é contra o uso de câmeras quem acha normal jogar uma pessoa dominada de cima de uma ponte, espancar uma família inteira na garagem da própria casa por conta da documentação vencida de uma motocicleta ou utilizar a viatura como câmara de gás. Não são os bons policiais que fazem isso, mas sim bandidos com farda.

    6. Luciano Silva

      Essas decisoes do STF ja se mostraram desastrosas, como aquelas que impediam a acao das policias nos morros.

  41. Luciano Silva

    Decisão absurda, sem amparo legal, apenas na invencionisse atual do S T F. Só a de SP é obrigada a usar? E as demais. Bahia, RJ, Pernambuco…proporcionalmente sao mais violentas. Mais uma dessas decisões politicas da pior composição juridica da Corte da historia.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Você leu a matéria? Sabe que o STF age somente quando é provocado (= solicitado)?

    2. Antonio Carlos Zava

      Como cidadão paulistano, aplaudo a decisão do STF. A PM de São Paulo está ficando fora de controle. Até a ouvidoria e a corregedoria da PM reconhecem isso. E se o secretário e o governador insistem em não fazer nada, a ordem para arrumar a casa tem que vir de cima mesmo.

  42. Rai Giovanni

    Porque não tem esse frenesi todo para regular a PM da Bahia que é muito ais viol-enta que a de SP? Quem tem gerencia certa ou errada sobre as policias é o poder do estado, devidamente eleito pelo povo, não o STF, esse negocio de Juiz mandar fazer ou deixar de fazer alguma coisa esta muito estranho. Não foram eleitos para nada. Se querem fazer politica que larguem a capa e se candidatem. Isso não é democracia, pois esse poder não foi eleito e não representa o povo.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Nossa Raí, como você escreve abobrinhas. Estude, pesquise e depois poste argumentos inteligentes e concretos.

    2. Antonio Carlos Zava

      Engraçado que as mesmas pessoas que questionam a "legalidade" da determinação do maior tribunal do país para o uso de câmeras corporais, não questiona a legalidade dos atos policiais criminosos exaustivamente reportados nas últimas semanas. Em outras palavras, defendem que uma polícia estadual tem mais poder para determinar o que é ou não é legal do que a mais alta corte do país. Que lógica é essa?

  43. MARIO RAMIRO

    Qualquer medida que estanque o caveirão do Estado, tá valendo. Que o governador se entenda com seus capitães, o de cima e o de baixo.

    Responda
  44. Milton Nauata

    Se o Tarcísio almeja continuar na política tem q se livrar o mais urgente possível do braço bolsonarista na Secretaria da Segurança ou vai afundar junto com o bozo e caterva. O duro é q foi eleito pelo padrinho e abondona-lo vai ser tido como traíra.

    Responda
  45. Alan Lopes

    E o Derrite pedindo para Papai Bolsonaro intervir para ele não ser demitido. Só um detalhe, para permanecer no cargo, tem que fazer algo que ele não faz e não fará que é ter o controle da tropa.

    Responda
    1. LUIZ MENDES

      Pior passeando de jatinho....

  46. César A C Sanchez

    Vão perguntar: e a polícia da Bahia, a que mais mata, sob o comando do PT. Ora, o petismo não é grande exemplo, inclusive o ex-governador de lá foi premiado por Lula, com um Ministério, mas os baianos não tem uma FSP ou a mídia mobilizando a opinião pública tão intensamente, apesar da choradeira de lulopetistas contra esta Folha. Que o MP e a Defensoria de lá se mobilizem para provocar o Judiciário. Lá não tem o orçamento gigantesco de SP, que não quer nem bolsonarismo nem petismo!

    Responda
    1. LUIZ MENDES

      Vamos nos juntar aos baianos e vamos para cima da policfia de lá, chefga de milicias em vez de policias.

  47. Rodrigo à vora

    O Barroso passando o pito no Tarcísio Milícia Tô nem Aí! hahaaha

    Responda
  48. Marcos Serra

    Barroso obriga Primeiro Comando da Capital a manter modelo de gravação automática e ininterrupta de câmeras pelos traficantes.

    Responda
  49. Joao Braga

    Sem entrar no mérito da câmera ligada ou desligado, seria essa a função do supremo? Estaria havendo excessos da polícia, ora existem órgãos para avaliar, julgar e punir. Viramos uma república do supremo...ou melhor do juiz de plantão e de suas convicções. Não parece certo isso...

    Responda
    1. Joao Braga

      Tadeu Roberto Corbi , e acrescente não apoio corruptos.

    2. Tadeu Roberto Corbi

      joao, vc é uma flor de educação, de isenção e imparcialidade. (Ci)

    3. Joao Braga

      Tadeu Roberto Corbi vcs defendem democracia desde que comunguem suas ideias, do foro de SP. Não respeitam a pluralidade de pensamentos. Ofendem. Uma mistura de fanatismo, interesses pessoais com falta de educação. Fazem de todos assuntos não o interesse pelo bem comum mas a política rasteira de interesses ideológicos. Enfim...

    4. Tadeu Roberto Corbi

      Faça o mesmo que aconselhou à missivista joao. Quem sabe pouparia os assinantes de suas sandices.

    5. Joao Braga

      Essa Maria Lopes supostamente paga por partido ou ONG...para passar o dia aqui ofendendo outros assinantes. Para não perder tempo grava a mesma resposta. Gente que provavelmente nunca teve um emprego,ou montou uma empresa. Repete as bobagens do foro de SP que não deram certo em lugar nenhum. Maria arrume um emprego com carteira.. e respeite a opiniãodos outros....rsrs.

    6. Antonio Carlos Zava

      João, vejo com muito mais desconfiança a resistência no uso de câmeras corporais. Qual é, afinal, o grande problema que a câmera causa e se quer evitar pelo seu não uso? Não vejo ativismo do STF, mas uma tentativa de colocar algum ordenamento em um problema que não está sendo endereçado pelas autoridades locais. E isso, depois de ter sido provocado pela Defensoria Pública do Estado.

    7. Joao Braga

      Antônio Carlos Zava não se resolve um problema criando outro. Parte significativa da população vê com preocupação esse ativismo e poderia dizer talvez até com certo grau de desconfiança.

    8. Maria Lopes

      Mais um órfao do inelegível tentando passar por legalista ortodoxo.

    9. Antonio Carlos Zava

      O problema é que os tais "órgãos para avaliar, julgar e punir" não estão funcionando. Além da defensoria pública, reclamam do excesso das ações policiais a Ouvidoria e até a Corregedoria da própria PM. Quando nada funciona, as coisas escalam e vão parar no STF. É uma lástima, porque afoga o STF com questões que deveriam ser resolvidas em outras instâncias, mas é assim que é.

    10. Joao Braga

      Zilda Bastos, as provocações podem eventualmente obedecer apenas a interesses menores, político-ideológico por exemplo. Na minha visão esse ativismo pode apequenar o Supremo e sua imagem.

    11. zilda bastos mello

      O supremo foi provocado

  50. MATEUS VAZ DE S Sá

    Só falta agora "o meu policial", digo o "meu jagunço"de Goiás passar a usar camera.

    Responda