Thiago Amparo > Israel comete genocídio em Gaza Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Alexandre Marcos Pereira

    Israel, na defesa de seus cidadãos, age contra ataques de grupos militantes, como o Hamas, que controla Gaza desde 2007. O Hamas, designado como organização terrorista por muitos países, frequentemente lança foguetes indiscriminadamente contra cidades israelenses e conduz ataques armados, justificando as operações de Israel como uma resposta defensiva. Em vez de visar a eliminação do povo palestino, as ações israelenses têm como objetivo enfraquecer a infraestrutura militar do Hamas.

    Responda
  2. Alexandre Marcos Pereira

    O elemento essencial da definição de genocídio é a intenção deliberada de destruir um grupo específico. Não se trata apenas de mortes em larga escala ou violência sistemática; é necessário provar que o objetivo explícito das ações é o extermínio do grupo. O conflito entre Israel e os palestinos, incluindo os residentes da Faixa de Gaza, é territorial e político, não genocida. A motivação central de Israel nas suas ações militares tem sido declaradamente a segurança de seus cidadãos.

    Responda
  3. Alexandre Marcos Pereira

    A definição de genocídio é clara e rigorosa no Direito Internacional. Conforme a Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio, de 1948, genocídio é qualquer ato cometido com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso. Os atos incluem assassinato de membros do grupo, causar sérios danos físicos ou mentais, infligir condições de vida calculadas para a destruição física, entre outros. O elemento essencial nessa definição é a intenção.

    Responda
  4. Alexandre Marcos Pereira

    O conflito entre Israel e palestinos é uma das questões mais complexas e divisivas da geopolítica moderna, marcado por décadas de violência, disputas territoriais e tensões culturais e religiosas. Dentre as diversas acusações dirigidas a Israel, uma das mais graves e controversas é a alegação de que o Estado comete genocídio contra os palestinos, especialmente na Faixa de Gaza. Mas tal alegação não se sustenta com base nos critérios legais e na realidade dos acontecimentos.

    Responda
  5. yussef mahmud m mustafa

    Se Bombardier e destruir escolas hospitais infra estrutura ,se o exército mais bem armado do mundo pelos Estados Unidos assassina mais de 20 mil crianças e mulheres ,se encurralar uma população inteira proibindo entrada de ajuda humanitária isto quando não assassina voluntários ,se assassinar dezenas de jornalistas isto tudo não é genocídio o que é então vingança , barbarie acho que o termo certo é covardes psicopatas racistas

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Quadros, não seja hipócrita, a ajuda humanitária é incipiente, a ONU tem denunciado continuamente o estado de fome da população e a proliferação de doenças. O TPF pediu a prisão de Netanyahu, entre outras coisas, por usar a fome como arma de guerra.

    2. yussef mahmud m mustafa

      Sr João Quadros tu já tem opinião tão destorcida que não vale a pena te rebater

    3. Joao Quadros

      Vc quer dizer a ajuda humanitária que entra na região ( e entra não negue) e o HMs rouba e saqueia para manter a população sobre sua vara de bater? Como se chama isso? Ditadura? ou Governo legitimamente e forçosamente constituido? Que coloca combatentes armados como "professores" e misseis em escolas?

  6. julio alves

    Eles não se dão por satisfeitos. Destruindo k Líbano e agora a Síria. Com o aval dos Estados Unidos da América, não vai sobrar nada

    Responda
    1. eitan berezin

      Não há o que destruir. As guerras civis já fizeram isso.

  7. Olivo G Neto

    Woke !

    Responda
    1. Joao Quadros

      Soh wokes acham ser wokes de elogio. Ateh esquerdistas renegam ser wokes. Chamar um esquerdista de woke não eh elogio

    2. Dionisio DeBarros

      Nao sei se vc sabe, mas chamar alguem de Woke eh um elogio. Eh sinal de alguem acordado e alerta para o mundo em derredor. Eh sinal de alguem esclarecido que nao se deixa levar por conversas fiadas bem articuladas, como essas dos financistas que querem aumento da Selic, ou a de Is-rael que pretente passar a nocao de que genocidio do bem seria possivel.

  8. Nelson Santos

    Antisem itismo é a ideia de que jud eus são maus e merecem ser mas sacr ados. Mas antis semiti smo é o oposto de semi tismo, a ideia que jud eus são bons e merecem massa acrar outros povos

    Responda
  9. Felipe Araújo Braga

    João Quadros, você está dando um show de fanatismo religioso pentecostal: afirmando a narrativa bíblica de que os hebreus saíram de Ur na Suméria e conquistaram Canaã dos cananeus. Mas a história e a arqueologia mostram outra coisa: os hebreus são só mais um dos povos que descende dos cananeus. Há livros muito bons, de uma editora católica, a Paulus, que tratam com profundidade da história hebraica.

    Responda
    1. Joao Quadros

      E basta discordar para aparecer os rótulos: fanático, evangélico, fundamentalista. Ou seja, todos e todas as "humanistas" que aparecem aqui , nada mais são que outro tipo de fanáticos, que , ao não quererem discordâncias, rotulam o discordante com seus rótulos rasos, só para desmerecer e reduzir suas opiniões. São muito justos, justissmos, SQN.

    2. Joao Quadros

      E eh a única fonte????? Não. Tem muitos livros atuais que renegam a herança cananita original do povo chamado de hebreu. Então, usar termos como pentecostal, ou "mais um etc etc" soh mostram um tremendo e grande preconceito, o que mostra que muitas opiniões emitidas nada mais são de ódio a outros disfarçada de "humanismo".

    3. Marina Gutierrez

      Felipe Araújo Braga, temos hoje um novo defensor do indefensavel que acredita que as estórias de uma Sara e um Abraão devem ser ensinadas como História!

  10. Josue Oliveira

    A Turquia também praticou gen oci dio nos armênios, os forçou a caminhada de centenas de Km. O Iadrãodede terra manda o povo para o sul. Depois manda para o norte. Sempre mandando se mudar. Quase todos idosos já mor reram de exaustão. Gen oci da maI dlto.

    Responda
  11. Leonardo Trindade

    Destruíram as cidades para reconstruir ao gosto deles, para o povo deles. Se isso não configura limpeza étnica, não sei o que poderia o ser.

    Responda
  12. Josue Oliveira

    Só sabe o que é Iadrãode terra quem teve ter reno inv adido. lsreI é raci sta, gen oci da, Iadrãode terra, pratica apaUta aid

    Responda
  13. Kiko Mazziotti

    Thiago, está precisando de Amparo psicológico e minha sugestão é que ele faça como Gleisi Hoffman, Reinaldo Azevedo e tantos outros e se acomode no testículo direito do larápio presidencial, até porque o esquerdo está ocupado há tempos. Sem amparo nos fatos, o colunista deve adorar os amigos de Lula como Putin, Maduro, Bashar al-Assad (assassinou 600 mil sírios e foi condecorado pelo petista!) e outros assassinos seriais de seu próprio povo.

    Responda
    1. eitan berezin

      Está é a realidade dos fatos. A guerra foi provocada pelo Há . Ao norte houveram bombardeios.

    2. Ricardo Knudsen

      Mais um q não apresenta argumentos e só oferece insultos. Só foi original na bossallidade, no estilo chulo.

    3. Marina Gutierrez

      O nível do comentário acima é deplorável.

    4. julio alves

      Gado Véi! Vá tomar cloroquina para se acalmar e tratar os outros com respeito!

    5. JO O SOUZA

      Extremamente mal educado. !

  14. Cesar Costa

    Parece que o objetivo do articulista era desviar o foco da situação na Síria. O diretor Assad, com ajuda dos persas e Putin, matou mais de 500 mil pessoas do seu próprio povo. Até armas químicas foram usadas. Essa é uma guerra entre sunitas, xiitas, alauitas, drusos e curdos. A Rússia tem bases aéreas e navais na região, mas os culpados de sempre são os USA e Is rael.

    Responda
    1. eitan berezin

      A Rússia bombardeava opositores ao Assad

    2. Joao Quadros

      Guerra Civil no qual uma entidade super ultra terrorista e assassina ( EI) estava ganhando e matando cristãos, sunitas e judeus .

    3. Marina Gutierrez

      Foi uma guerra civil entre diferentes grupos com vários países envolvidos, voce omitiu o envolvimento dos States, I., Turquia e países europeus.

  15. Antonio Araújo

    Mentira! Os reféns não são libertados porque o H am4s não quer, pois prefere torturar a memória do povo israelense com as marcas da infâmia do ataque de oito de outubro do ano passado. Por que você não fala dos mais de 400.000 mortos na Síria? Não dá ibope, não é?

    Responda
  16. Fabíola Lami Ferrari

    Claro que comete genocídio. A nova definição de genocídio é: guerra onde Israel atua. Se 500 mil pessoas forem mortas na Síria, ou 1 milhão no Congo, é guerra. Se 1200 pessoas forem mortas com crueldade bárbara em um único dia por pertencerem à uma etnia, trata-se de luta e resistência. Se 30 mil pessoas forem mortas em Gaza, sendo 15 mil delas terroristas do Hamas, é genocídio.

    Responda
  17. Vilma Inácio

    Viva o reino de Judá! Viva lsrael

    Responda
    1. Joao Quadros

      Na verdade sr F, a tetrarquia, na qual Herodes e seus descententes foram reis, dominavam sobre uma região denominada Judeia até 154 DC, logo, existia um Reino de Judá após Nabudonossor. E qualquer um, gostando vossa pessoa ou não, de qualquer religião, ideologia etc pode dizer "Viva isso ou aquilo", sem que signifique considerar o isso ou aquilo um "apendice".

    2. Felipe Araújo Braga

      Os judeus não são um apêndice das igrejas evangélicas. Eles são um povo e uma religião próprios e o Reino de Judá não existe desde que Nabucodonosor o conquistou seiscentos anos antes de Cristo.

  18. Ladislau Leite de Oliveira

    Não se pode citar a grande imprensa no caso de Gaza que a gente é interditado. Lamentável.

    Responda
  19. Joao Cellos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  20. Ladislau Leite de Oliveira

    Porque será que a grande imprensa não trata como genocídio o que Israel está fazendo em Gaza?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Porque sua imparcialidade e dignidade foram adquiridas pelos poderosos lobbies.

  21. Tadêu Santos

    SE O CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU FOSSE EFETIVO, NÃO EXISTIRIAM DITADURAS, porque haveria poder de impedimento com o veto dos "30 ou 60" países do planeta, que seriam decisões vinculantes e constrangedoras aos países errôneos. Estes erros, sejam culturais regionais ou não, causam atrasos irreparáveis. Com um ampliado Conselho de Segurança, a ONU reabilitaria a confiança internacional e o mundo poderia ser mais pacífico e a humanidade mais proativa!!!

    Responda
  22. Vicente de Oliveira Sampaio

    Ao fazer essa afirmativa o Sr. prova que precisa voltar ao curso primário e contratar um bom professor de história. Israel não tem outra alternativa senão lutar. É uma questão de sobrevivência enquanto povo e nação. O Sr. já ouviu falar de Abrãao e Sara?

    Responda
  23. José Bueno

    A recente movimentaçäo diplomática pelo acordo de paz na Ucrania mostra que o Presidente Lula tem razão na sua posição no conflito da Ucr ani a, assim como no conflito na P al es t ina. O Presidente Lula está certíssimo.

    Responda
    1. Joao Quadros

      Não estah nao

    2. Antonio Araújo

      Glu.

  24. José Bueno

    Sinto pena dos comentaristas, que sem compaixão pela tragédia humana e defensores e cúmplices da barbárie e ódio genocida, ainda acham que vão para o Céu.

    Responda
  25. yussef mahmud m mustafa

    A questão não a quem descende de quem ou se palestinos e os que professam a religião judaica tem algum parentesco a realidade é simples os atuais árabes palestinos que e são em torno de 10 milhões hoje nos últimos 1000 anos sempre habitaram a terra santa , e o estado colonial de Israel foi criado e habitado por colonos europeus que professam o judaísmo e o caos foi implantado .O judaísmo é uma religião monoteísta não é raça nem nacionalidade

    Responda
    1. eitan berezin

      Está é a realidade imaginária.

  26. José Bueno

    O acordo de paz, com o reconhecimento de dois estados soberanos é a única saída para este conflito longo e sangrento. A recente movimentaçäo diplomática pelo acordo de paz na Ucrania mostra que o Presidente Lula tem razão na sua posição no conflito da Ucr ani a, assim como no conflito na P al es t ina. O Presidente Lula está certíssimo.

    Responda
  27. RUTH RUTMAN

    Posso ter comentários rasos. O espaço de comentários é bem pequeno. Tbm posso ter erros de português. A diferença é q sou apenas leitora, não sou analista paga pel9 jornal ou tenho coluna nele. O analista q assina uma coluna em um jornal tem responsabilidade sobre o q diz, assim como o jornal solidariamente.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Nao gostou da mensagem e ataca o mensageiro, reação típica de quem não tem argumentos razoáveis para defender seu ponto de vista.

    2. Ricardo Knudsen

      Bela desculpa para näo apresentar argumentos e partir para ofensas pessoais.

    3. IVAN MATHIAS FILHO

      Concordo: seus comentário são rasos.

  28. Felipe Araújo Braga

    Marcos Zucker, vá votar em Bolsonaro, você que não acredita na ciência. O povo pales tino é tão dono daquela terra quanto os ju deus. Eu não sou branco, vai me maltratar também? Vai me mandar sair da universidade e voltar pra senzala? Vai me mandar te carregar de Uber?

    Responda
    1. Ladislau Leite de Oliveira

      Perfeito Felipe.

  29. RUTH RUTMAN

    Alguém pode me informar aonde na bíblia esta escrito palestinos. Assim como está escrito hebreus, cananeus, moabitas, etc. Alguém tbm poderia informar qual a moeda palestina, qual era seu governante?

    Responda
    1. Joao Quadros

      Filisteus não se misturarm com judeus, os romanos expulsaram os judeus mesmo em 154 DC, após a revolta de Bar Kocheba. Colocram uma ordenança de não poder haver judeus a uma distância de 20 Km de Jerusalém. O nome de Síria Palestina, dado por Adriano em 155 DC foi, por ele mesmo dito, um modo de insultar os judeus, por constar parte do nome de um inimigo derrotado por eles, os filisteus

    2. Felipe Araújo Braga

      Palestina foi o nome dado a região após a expulsão dos judeus ortodoxos pelos romanos, que queriam acabar com a ideia de Judéia e o nome fazia referência aos filisteus (que se misturaram com os hebreus). Os palestinos estavam ali desde o tempo em que era Canaã, depois Israel, depois Judá, depois Judéia. Depois Reino Cristão de Jerusalém, aí voltou a ser Israel, mas sempre foi o lar do povo palestino.

    3. Marina Gutierrez

      A região foi denominada Palstina pelo Império Romano, que ocupava toda a região, a área passou por dezenas de ocupações por potencias mundiais, a penúltima foi a inglaterra a durante esse tempo a moeda se chamava libra palstina e o novo estado criado pela O N U usou essa moeda durante dois anos pois não tinham uma moeda por não existir até sua criação.

  30. Felipe Araújo Braga

    Marcos Zucker, não tem o que você discordar, isso é história. A região da Pales tina tem sido continuamente habitada por milhares de anos, com populações diversas, incluindo hebreus, cananeus, filisteus, romanos, árabes e outros povos. Quando os romanos destruíram Jeru salém e dispersaram muitos ju deus após a revolta de 70 d.C., grande parte da população não foi exilada. Muitos permaneceram na região, convertendo-se ao cristianismo durante o Império Bizantino e, depois ao Islam.

    Responda
    1. IVAN MATHIAS FILHO

      Isso é um fato, mas não quer dizer que os judeus têm direito a todos o território da atual Palestina. Por isso, a resolução da ONU que deu aval à criação do estado de Israel também avalizou a criação do estado palestino.

  31. Felipe Araújo Braga

    Continuando: é plausível que os pales tinos atuais tenham ascendência parcial dos antigos hebreus, além de outras populações que habitaram a região. Estudos de DNA mostram que tanto os ju deus quanto os pales Tinos compartilham semelhanças genéticas, indicando uma origem comum em populações do antigo Oriente Próximo. Isso sugere que ambos os grupos descendem de povos que habitaram a região histórica de Canaã, incluindo os hebreus. Seu negacionismo é racista!

    Responda
    1. IVAN MATHIAS FILHO

      Vocês não leram o artigo ou, então, estenderam-no para além do está escrito. Em passagem alguma do texto é abordado o tema do direito histórico de a ou de b às terras da Palestina. O texto aborda os atos criminosos de guerra praticados pelas forças armadas de Israel, não apenas contra os membros do Hamas, mas contra civis, inclusive crianças, palestinos. O desvio do tema principal é uma artimanha recorrente de políticos extremistas, mas são apenas táticas falaciosas.

  32. RUTH RUTMAN

    Preconceito e rascismo são coisas que doem mesmo. Mas como diz o dito pop. Pau q bate em paulo bate em Chico. Ou olhar para o rabo dos outros sem olhar o próprio. Enfim não cabe aqui dar uma aula de história. Não há espaço para isso. Infelizmente o "analista" desperdiça o seu com artigo raso

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Quadros, vc é um defensor empedernido do genociídio, nada lhe convence. Bastou confronta-lo com um argumento q vc partiu para chavões e ofensas pessoais. Típico dos neofascistas q apoiam Bozo e Netaniahu.

    2. Joao Quadros

      o sr R roto falando da sra RR esfarrapada. E lah vai as indissincrasias humanas espalhadas pela internet, onde todos ficam corajosos.

    3. Ricardo Knudsen

      Não é o mesmo, Quadros. Se ela tivesse condições de comentar a história, o teria feito. Ela fez diversos comentários, espaço disponível até maior do q o do colunista. Escolheu só fazer repetitivas ofensas pessoais, pra esses não achou o espaço pequeno. Então, menos hipocrisia, por favor.

    4. Joao Quadros

      Ou seja sr R, vc estah sendo tão julgador e raso quanto a como diz ser a sra RR.

    5. Marina Gutierrez

      Certamente não deveria se dedicar a ensinar História pois está claro que tem um viés ideológico,ou seja, incapacidade ou falta de vontade de entender um ponto de vista contrário ao seu.

    6. Ricardo Knudsen

      Nåo creio q vc pudesse dar uma aula imparcial de história, mesmo q lhe oferecessem o jornal inteiro.

  33. RUTH RUTMAN

    Bem, o Brasil por esse raciocínio de Josué é ladrão de terras dos índios. Vamos todos ter q ser expulsos e somos todos : O Brasil ladrão de terras dos índios. Todo o Brasil para os índios. Nos q inclue eu e o sr. Josué somos ladrão d3 terras e temos que ser expulsos. Para onde? Isso é problema nosso. Certo?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Monarquias se apossaram de terras que não eram deles, comum naquela época de colonias, assim assim como scravizar pessoas.Esses criimes contra a Humanidade foram banidos há séculos. Estamos no seculo XXI e nenhum governo pode se apossar de outro país e exsterminar seu povo. O artigo acima denuncia exatamente isso.

  34. RUTH RUTMAN

    Preconceito e rascismo são coisas que doem mesmo. Mas como diz o dito pop. Pau q bate em paulo bate em Chico. Ou olhar para o rabo dos outros sem olhar o próprio. Enfim não cabe aqui dar uma aula de história. Não há espaço para isso. Infelizmente o "analista" desperdiça o seu com artigo raso

    Responda
    1. Carlos Zalaf

      Absurdos argumentos. Sim, varios regimes colonialistas massacraram os povos originarios. Sim, os portugueses, espanhóis, holandeses, belgas, franceses, ingleses., EUA .. . têm, como colonizadores e opressores, páginas vergonhosas em sua historia. Sim, os judeus foram perseguidos historicamente e vitimas de um holocausto trágico e vergonhoso. SIM, LULA, ANISTIA INTERNACIONAL , ICJ, + 100 PAÃSES RAZAO: ISRAEL VEM CONDUZINDO UMA POLÃTÃCA DE APARTHEID E GENOCIDIO AO VIVO, VERGONHOSA e REVOLTANTE.

  35. Rogério Nascimento

    Fracos os argumentos..Quer dizer que a intenção de matar e efetivamente o fazer de um grupo palestino ( o Hamas) configura genocídio? Restrição de alimentos? Todos sabem que a ajuda humanitária vêem entrando regularmente na faixa de Gaza, e que acontecimentos pontuais não configuram política de Estado para matar deliberadamente determinado grupo étnico. Vídeo holocausto judeu e compare

    Responda
  36. Marcos Zucker

    "Barbárie vã"... eu devia ter parado a leitura lá no 1o parágrafo, mas continuei. Anistia, ONU, UNWRA, são organizações com caráter anti-I srael. Mais de 15 funcionários da UNRWA são filiados ao Hmas. Tudo farinha do mesmo saco. A barbárie vã acaba quando as populações fronteiriças forem educadas para a paz, para a convivência, vide Egito e Jordânia. Me digam, quantos egípcios ou jordanianos foram mortos ou afetados? Devolvam os reféns, tragam governantes pró-desenvolvimento e verão a paz.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      A ONU criou I., que se comprometeu a seguir seu orgão de justiça, a CIJ, mas não o faz. Quem precisa ser educado para paz são as IDF, q cantam q não há civis inocentes em Gaza, e por isso praticam o genocídio. Já Netanyahu e associados genocidas não tem remédio. Herdeiros de uma tradição terrorista q levou ao Likud, só serão parados se presos ou destituídos per seus eleitores. Mas a maioria dos eleitores tem apoiado o genocídio, então a única chance de paz vem daqueles q vc despreza.

  37. Vicente de Oliveira Sampaio

    O Sr. precisa, com urgência, de um bom professor de história. Já ouviu falar de Abrãao e Sara?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Qta mentira, hein Quadros? Comprovação histôrica nenhuma., ainda q haja lendas sobre fatos verdadeiros. Vc tbém acredita q o Universo tem 6 mil anos e os os seres humanos conviveram com dinosssauros?

    2. Joao Quadros

      Há outros fanáticos, com uma outra visão fundamentalista (materialista), que renegam a Biblia e seu papel histórico só por preconceito. Existe metafisica nela, mas em Reis, Crônicas, Ester, no livros dos profetas etc há muito de história comprovada. Esquece o artculista que os antigos não viam a história hoje, mas nem por isso deixavam de contá-la. Aliás o estudo da História nasceu justamente do curiosidade sobre fatos narrados em livros ditos "religiosos".

    3. Ricardo Knudsen

      Só fanáticos fundamentalistas acham q a Bíblia é livro de història. Vc também acha q os seres humanos conviveram com os dinossauros? Ou q o Universo tem 6 mil anos?

  38. Joana F P Batalha

    Oh, grande Thiago. Obrigada por iluminar a todos com sua grande sabedoria, bondade e generosidade. Que maravilha ler alguém tão virtuoso nesse mundo de maldosos ignorantes. Seres superiores como você são luzes contra a maldade perpretada pelos agentes do mal. Oh venerável, Thiago. Não posso dialogar com tamanha sapiência. Só direi Oh!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Algumas pessoas tem muitas razões para serem humildes e se manterem caladas, eé claramente o seu caso.

    2. José Bueno

      Thiago tem razão. Os cúmplices da crueldade não conseguem encarar a realidade de uma massacre, que não tem outra qualificação, é di ab óli co.

    3. RUTH RUTMAN

      Gostei da ironia

  39. Josue Oliveira

    Os Iadrõesde terra querem matar à vontade os paIestlnos e não aceitam serem chamados de gen oci das. E não é uma guerra porque esse povo não tem exército, não tem artilharia, não tem navio, avião, ou seja, é ester minio mesmo.

    Responda
    1. Joao Quadros

      Exército eles tem e tem.misseis para caramba ( vivem jogando no outro lado), fuzis, minas táticas, canhões etc. Nenhuma dessa sao armas de defesa, curiosamente observando.

    2. Josue Oliveira

      Não pode, tem que mor rer, não os civis inocentes (mulheres, crianças, idosos, homens não combatentes).

    3. Vicente de Oliveira Sampaio

      Matar e estu -prar reféns pode.

  40. Vicente de Oliveira Sampaio

    Ao fazer essa afirma o Sr. prova que precisa voltar ao curso primário e contratar um bom professor de história. Israel não tem outra alternativa senão lutar. É uma questão de sobrevivência enquanto povo e nação. O Sr. já ouviu falar de Abrãao e Sara?

    Responda
    1. Joao Quadros

      Sr M, ok, o objetivo da Bíblia não eh ser um livro de história, mas, mesmo com seus aspectos metafísicos, ele tem história legítima em seus textos. Reis, Cronicas, Ester, partes dos Profetas, contém passagens jah comprovadas da história humana, muito mais precisas que muitos outros livros mais antigos. Melhor não entrar nessa de desprezar o que não eh para ser desprezado . Sugiro ver sobre Sargao, de onde veio a comprovação de sua existência.

    2. Marina Gutierrez

      Vicente de Oliveira Sampaio, a biblia e o antigo testamento não são livros de História, apenas livros religiosos.

    3. Ricardo Knudsen

      Lutar pela sua pátria é muito diferente de assassinar mulheres e crianças por vingança, usar fome como arma de gurrra e aprisionar um povo num campo de concentraçåo a céu aberto, enquanto os bombardeia indiscriminafamente. Não há prof de história q mude isso.

    4. Felipe Araújo Braga

      Abraão também é o pai dos árabes meu caro!

    5. IVAN MATHIAS FILHO

      Sofisma em sua forma mais pura. Deve ser "adevogado".

    6. Josue Oliveira

      lsreI é Iadrãode terras.

  41. Felipe Araújo Braga

    Marcos Zurcker, respondendo ao seu comentário: “a única democracia do Oriente Médio” não tem direito de matar civis inocentes. Outra coisa, você deveria estudar mais, ser ignorante é muito feio: eu me formei em História na USP e te digo que os hebreus antigos descendem dos cananeus assim como os arameus, moabitas, edomitas, etc. Nesse caldo, estão os pales tinos: que nada mais são que samaritanos e ju deus que se converteram ao Cristianismo e depois ao Islam. Vá estudar!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      João Quadros, não há prova alguma disso. Você está distorcendo coisas para se encaixar na sua fé.

    2. Joao Quadros

      Sr F há muuuuitas controvérsias. Jah foram encontradas provas de que havia em Ur, nais precisamente em Heber, uma tribo que virou nomade cujo patriarca era Abrehumrem, nome sugestivo não. Logo de Heber os Hebreus vieram e foram para Canaã, mas não eram originários de lah

    3. Felipe Araújo Braga

      João Quadros, você está afirmando a narrativa bíblica de que os hebreus saíram de Ur na Suméria e conquistaram Canaã dos cananeus. Mas a história e a arqueologia mostram outra coisa: os hebreus são só mais um dos povos que descende dos cananeus. Há livros muito bons, de uma editora católica, a Paulus, que tratam com profundidade da história hebraica.

    4. Joao Quadros

      Sr formado em História, Hebreus não podem ser cananeus, como vc coloca, porque essa etnia originalmente veio de Heber, na região slde Ur, Mesopotâmia . Tem outros detalhes que negam essas suas observações.

    5. Nelson Santos

      Qual é a ideia aqui Marcos Zucker? Tem muçulmanos demais pode matar 40 mil? Se for só 40 mil é pouco pra considerar genocídio?

    6. Nelson Santos

      Qual é a ideia aqui Marcos Zucker? Tem muçulmanos demais pode matar 40 mil?

    7. Marcos Zucker

      Quer dizer que eles não são povos originários, descendem dos hebreus (você que disse isso, eu discordo totalmente). Hebreus por acaso é o povo que mais tem ligação com essa terra, certo? Já parou pra pensar que existem 1,8bi de islâmicos ao redor? Norte da Ãfrica, Oriente Médio, Ãsia. Já não é suficiente? Essa sede de conquista não termina! Já pensou se os radicais islâmicos não atacassem, seriam atacados gratuitamente? Te digo. NÃO!

    8. Josue Oliveira

      Matou a tpau.

  42. Peter Janos Wechsler

    Acabo de ter a honra de ver meu comentário removido. Viva o controle social da mídia e a democracia!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Tonho é bozista, não surpreende q apoie genocìdios. Como seu líder, tbém apoia golpes de estado e assassinato de adversários. E deve achar q em I. Todos são cristãos como ele.

    2. Ricardo Knudsen

      Antonio e Peter, gêmeos separados no nascimento. Os une a hipocrisia, o preconceito e a falta de argumento. O máximo q o Tonho consegue fazer é me insultar, argumento zero.

    3. Antonio Araújo

      Ricardo é aquele cara que se acha bom, um anjo sem defeitos, apenas repleto de virtudes e bondade. É o tipo mais falso de humano.

    4. Peter Janos Wechsler

      O especialista em comentários ofensivos. Não fiz nenhum comentário preconceituoso. Cada palavra que escrevi é verdade Preconceito é a interpretação.

    5. Ricardo Knudsen

      Em democracias, empresas privadas como a FSP tem direito de impor suas regras e excluir aqueles q não se comportam de maneira civilizada. Mas vc ainda é livre para expressar seu preconceitos. Sugiro ir para uma praça, subir num banco e mandar bala no seu discurso preconceituoso. Mas ninguém é obrigado a dar palanque gratuito pra gente pouco civilizada.

  43. Darci de Oliveira

    Lula foi um dos primeiros Chefes de Estado a se manifestar contra essa barbárie. E quase foi massacrado pela imprensa facciosa e pela extrema direita adoradora do Bibi ...

    Responda
    1. Darci de Oliveira

      Espero que não seja o teu caso Vicente ...

    2. Vicente de Oliveira Sampaio

      A senilidade produz atos e palavras impensados.

    3. José Bueno

      A recente movimentaçäo diplomática pelo acordo de paz na Ucrania mostra que o Presidente Lula tem razão na sua posição no conflito da Ucr ani a, assim como no conflito na P al es t ina. O Presidente Lula está certíssimo.

    4. Peter Janos Wechsler

      "Onde um não quer dois não brigam" foi a grande contribuição do ilustre estadista. Ele disse isso em relação à Ucrânia. Em todos os conflitos os resultados estão aí o desmentindo.

  44. Felipe Araújo Braga

    Is ra el matou quase cinquenta mil pales tinos, a maioria idosos, mulheres e crianças. Ah mas os reféns? Se Netanyahu quisesse os reféns ele teria negociado e permitido a criação do Estado Pales tino há muito tempo. E outra, os reféns não justificam esse extermínio. Is ra el comete genocidio e quem apoia acredita que os isra elenses são superiores aos pales tinos (sendo que o povo pales tino descende dos antigos hebreus e cananeus da mesma forma que os isra elenses). Todos têm direito à terra!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Zucker, se a única democracia da região resolve liderar a barbárie e realizar um genocídio, é importante pixa-la sim. Além disso, é uma semi-democracia internamente, no plano internacional age criminosamente, desrespeitando as leis e as determinações da CIJ.

    2. Carlos Zalaf

      Felipe, vc. tem toda a razão. Nada começou em outubro de 2023. Desde o inicio do movimento sionista, milicias c/ Haganá expulsavam palestinos, seguindo a lógica colonialista da Europa e EUA. Seria uma terra sem povo, para um povo sem terra, mas não: os palestinos estavam lá. Desde então, guerra fria e politica imperialista serviram p/ q/ Israel fosse estabelecido e se expandisse na base de 1 apartheid histórico, massacres frequentes, assentamentos ilegais e, agora, GENOCIDIO ao vivo.

    3. Marcos Zucker

      Quanta mistura de conceitos! E quase todos errados... Mas o importante é poder pixar a única democracia no meio da barbárie, né? O texto fala em 40mil, aqui já subiu deliberadamente pra 50! Resta comprovar através do ministério de saúde do Hmas. Criação do Estado eles só topam depois que jogarem os israelenses no mar, vai ler um pouco de história. Povo palestino descende dos hebreus... Que mais você pode inventar? O importante é lacrar, né não?

    4. Amarildo Caetano

      É uma limpeza étnica

  45. José Cardoso

    Só lembrando que os reféns ainda estão presos, após o genocídio da rave e do kibutz,

    Responda
    1. Josue Oliveira

      As IDF encontraram e mat aram o maior líder do Ramas dentro de escombros, não sabem onde estão os reféns? Me engana que eu gosto.

    2. Amarildo Caetano

      Não justifica a extrema direita cometer Geno Chidio .Matando inocentes.

    3. Albert Niches

      Comentarista do Lule.

  46. yussef mahmud m mustafa

    E o estado ocupante colonial de Israel que comete genocídio sim onde mulheres e crianças são assassinadas aos milhares os palestinos lutam por sua liberdade e isto a mais de 70 anos ,pode levar o tempo que quiser a palestina livre um dia será realidade

    Responda
  47. Cesar Costa

    FSP onde está o meu texto? Vocês querem pagar de democráticos mas não têm nenhum critério. Me informem qual palavra usei que não é permitida. Que chato isso!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Cesar, prezado, nós, os incomodados com a sençura folhomática, temos que admitir que, ao fim e ao cabo, essa porcaria é democrática sim: atinge absolutamente a qualquer viés político, idade, qualidade do texto, capacidade cerebral, pega geral. É democrática pacaramba! Hahahahah!

  48. yussef mahmud m mustafa

    Chama atenção o comentário de alguns leitores. escancaram o seu racismo e preconceito

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      A maioria è eleitor de um psicopata,cuja especialidade dele ë matar ,em suas própria palavras.

    2. Marcus Machado

      Ou a realidade é que impõe criticas duras e que a eterna desculpa de "racismo " e "precondeito" vão tentar esconder?

  49. jose prado

    Mas é oportuno também frisar que Israel é uma democracia! E que na região só Israel tem essa credencial! Pau que dá em Chico tem que dar em Francisco!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Isreael é uma democracia em que um povo elege elege democraticamente governos que desde sua criação há setenta e nove anos comete limbeza étnica do povo nativo, ocupa ilegalmente o territorio desse povo, tem dois sistemas diferentes de leis, uma sistem civil para eles e um sistema militar para a população sob ocupação, alem de um sistema de apartheid pior que o que foi extinto na Africa do Sul. Ah, esqueci de acrescentar que essa democracia é apenas para os que seguem a religião deles.

    2. Amarildo Caetano

      Democracia genoh ssida

    3. Felipe Araújo Braga

      Israel ser uma democracia lhe dá direito de exterminar outros povos?

    4. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Duas verdades: é a única democracia e comete genocídio.

    5. Joaquim Branco

      Ser democracia não impede qualquer país de cometer erros, vide os EUA no Iraque. O que é estranho é um acusado de genocídio continuar tendo bastante apoio em seu país.

    6. Marcus Machado

      Muito pouco essa credencial... não justifica atrapalhar tanto.

  50. Rodrigo Flexa

    Estado fora da lei, pária, terrorista e assassino.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.