Thiago Amparo > Israel comete genocídio em Gaza Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Israel não comete genocÃdio, que pressupõe a intenção deliberada de destruir um grupo humano.Em Gaza, temos um conflito armado entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Israel age claramente com o objetivo de defender os seus cidadãos contra as investidas do Hamas, que persiste em usar os seus próprios cidadãos como escudos humanos. Basta dizer, que se o Hamas libertasse os reféns, a guerra acabava. Israel trata de diversos palestinos em seus hospitais. O termo genocÃdio virou recurso retórico.
É genoh ssidio,só ma tar crianças ,mulheres e idosos .Fazem uma limpeza étnica.
Até os judeus de origem árabe são discriminados, que dirá os palestinos. E outra, essa guerra acaba apenas quando reconhecerem o Estado palestino. Por que estão ocupando a Cisjordânia?!
Desculpe, Jorge, compartilhei a retórica de de Alexandre por engano.
Alexandre Marcos Pereira esqueceu de tomar seu gardenal e lacto purga diário?
E genocÃdio e barbáries e assassinatos em massa o termo em si talvez não importa mais mas as almas das milhares de crianças e mulheres palestinas mortas pela IDF vão atormentar o povo de Israel pra sempre
Bibi tem que ser preso por crimes de guerra
João Carlos, "almas de crianças" para atormentar, Israel tem aos montes contra si. Já detonou e assas sinou milhares há décadas. Pesquisa sobre os refugiados de Sabra e Chatila. Pior, só o inominável da Alemanha em 1945 ( eufemismo para evitar o bloqueio da Piolha de S. Paulo) fez.
Talvez o que esteja atormentando o Estado pal seja as almas das crianças, mulheres e inocentes não combatentes que o Hmss ( entidade pal) ceifou covardemente.
Um sujeito que não sabe a definição de genocÃdio não pode escrever na Folha, opinião ignorante pergunto para qualquer preconceituoso na minha volta
E qual é a definição? Quando é jud eus que matam não é genocÃdio?
Conversa mole de esquerdista, não vou nem gastar a ponta do dedo...
O articulista se apoia em decisões de órgãos absolutamente enviesados, sem autoridade moral para tais conclusões sobre genocidio. Qual a sugestão que o articulista sugeriria para a defesa de Israel? O que seria proporcional? Genocidio auto inflingido é o que vejo no nosso jornalismo. Só militância. Triste ver o fim do nosso jornalismo. O tema é sério, amplo, complexo e está aà no artigo toda simplificação do mundo. Esse artigo seria na melhor das hipóteses primeiro parágrafo de outro artigo.
Quadros acha q os atacantes foram os civis palestinos, mulheres e crianças q estão sendo dizimados aos milhares pelas IDF. É a hipocrisia dos defensores do genocìdio. Quem atacou foi um grupo terrorista, mas acham justa a vingança contra os civis q nada fizeram. Justificam até o uso da fome como arma de guerra. No fundo é racismo, islamofobia, não tem empatia com aqueles q desprezam.
Infelizmente, pode não ser todos, mas a maioria dos órgãos "defensores de direitos" servem a uma agenda identitária que beira a baixa consideração intelectual. Quando se diz "genocidio" , se esquece que não são atos deliberados, com desejo imotivado de "extinção total" de uma etnia, mas uma guerra entre estados, nas quais um desses começou com um ataque imoral, perverso e cruel. Toda essa "empatia" com o atacante beira uma " inocência " que eh tão cruel quanto o ataque.
Esse argumento desonesto de q todos os orgãos internacionais e organizações q defendem direitos humanos são enviesadas já cansou. Putin foi corretamente considerado criminoso pelo TPJ, a decisão foi apoiada nos paÃses ocidentais. Qdo o mesmo é feito com o genocida Netanyahu, aà se acusa o tribunal de enviesado. O mundo inteiro está errado, só Netanyagu, Biden, Trump e apoiadores estão certos. E os outros é q são enviesados. Como os britânicos, q dizem q no resto do mundo se dirige na mão errada.
Oportuno é denunciar a pobreza intelectual de seu Amparo
Não gostou da mensagem e atacou o mensageiro.Reação tÃpica de quem não tem argumentos razoáveis para defender seu ponto de vista.
Pobreza é defender o genoss idio
Pronto, nao pode discordar de um esqu1rd1st4 que jah vem a defesa por razões sem razões. Discordar e dizer que a pobreza, senão má fé intelectual em todo artigo, não eh r4sss15m0, eh soh uma opinião. Não interessa qual etnia o articulista pertence, interessa que seus argumentos são pueris e rasos
Pobreza intelectual obviamente demonstra o seu comentário, visto não oferecer nenhum argumento e partir para a ofensa pessoal. Tanto desprezo assim pelo indivÃduo seria motivado por racismo?
Sim texto raso e panfletario que demonstra a pobreza intelectual do "analista" como alias todos que coloca em sua coluna. Enfim é a diversidade e inclusao fazendo herois e vitimas na cultura nacional
Esse comentário prova a tese de Freud: quando Ruth fala de Amparo diz mais sobre Ruth do que de Amparo.
A senhora demonstra seu preconceito e rancor à diversidade e inclusão. Cita "pobreza intelectual", mas seu texto contém vários desvios de escrita. Lamentável.
Teu Comentário é preconceituoso e com viés Racistas
Texto raso é o seu, q não responde a nenhum dos argumentos muito bem embasados do colunista e simplesmente endossa os crimes cometidos por Netanyahu e pelas IDF em Gaza.
Basta ler os relatórios da Anistia e da Francesca Albanese para tirar as suas próprias conclusões.
A ONU poderia ter escolhido outro território britânico para criar aquele estado, hoje criminoso. Izrrahell só causa problemas ali.
Poderiam ter colocado lá na Antártida. Hoje Bibi estaria matando focas e pinguins.
João Carlos, deixa de ser religioso.
Quem atacou primeiro não foi Jacó . Se Ismael tivesse aceitado em paz o acordo, nada de mal teria acontecido com ninguém.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Concordo com você Marcos. Infelizmente, é um fato não uma ideia. A não ser que vc quis dizer que foi uma ideia infeliz minha mencionar este detalhe.
Ideia infeliz, essa, Peter: ninguém deveria morrer por ser guei ou pppaalestino. Uma estupidez não anula a outra.
Ainda não, vou pedir q seu comentário seja retirado.
Debate encerrado.
Só na sua cabeça é uma gde diferença, pois se o colunista condenou o H, condenou tbém os princÃpios daqueles q os apoiam. E a sexualidade do colunista ou as perseguições por orientação sexual em outros paÃses nada tem a ver com o problema em Gaza. É doentio vc ter feito um contorsionismo retórico para trazer o tema e fazer uma provocação pessoal ao colunista.
Eu não falei do H, seria óbvio demais, mas dos paÃses que o apoiam. Grande diferença.
O q isso tem a ver com genocÃdio? O colunista por acaso defendeu o H.? Ao contrário, deixou claro q cometeram um ato terrorista. Seu comentário parece mais a expressão do seu preconceito contra a orientação sexual (q não é preferência, menos ignorância, por favor) do colunista do q qquer preocupação pela tragédia q ocorre em Gaza.
E você não faz nenhum comentário para questionar por que os terroristas ainda não libertaram os reféns ? Sinal do pouco caso que eles tem com o povo palestino que está pagando a conta do ato de invasão de território alheio , das mortes e sequestros feitos pelos terroristas . Parece que a barbárie vai continuar enquanto não devolverem os reféns . É a não devolução dos reféns que dificulta o fim das operações , não o contrário como diz o colunista .
Deyr Yassin, Irgun, Tantura, Plano Dalet.
A meia duzia de militantes de sempre batendo ponto e passando pano. Toda semana dizem que vão cancelar assinatura mas estão aqui batendo ponto e passando o pano pra ideologia.
Sem o apoio dos EUA essa é outras guerras não aconteceriam. Há aà um lucro financeiro e polÃtico. A queda dessa grande potência será lenta, gradual e inevitável.
Aproveita e fala que putin TB faz genocÃdio na Ucrânia. Fez na SÃria e está fazendo TB no Sudão. Além dele ser homofóbico e ditador de extrema direita. E a teocracia misógina iraniana tem terroristas em vários paÃses TB. E todo apoio aos povo palestino!
Seu comentário significa q vc concorda q há um genocÃdio em curso em Gaza? Pq as coisas não são condicionais. Os crimes de Putin (q tbém tem um mandato de prisão pelo TPJ) não alteram os crimes de Netanyahu. Vc concorda com o mandato de prisão de Bibi por crimes contra a humanidade, emitido pelo mesmo TPJ q criminalizou os atos de Putin?
Putin agiu na SÃria com conivência do deposto, que matou seiscentos mil - dos seus. Mas dependendo do lado não é genocÃdio.
Aproveita? Estás descompensado SÃlvio Luis! Cada texto tem um foco, um objetivo no momento. Se queres ler sobre Putin, SÃria e Sudão, escreve, entà o...
Quando diz no primeiro parágrafo que "....a barbarie vã continua, dificultando o retorno dos reféns", demonstra desconhecimento do tema, bem como sua visão preconceituosa.
Nenhum argumento nesse comentário, só a desconstrução daquele q emite opinião diferente. É o q eu chamo de comentário desonesto. Mas dá pra entender, não há muitas alternativas para se defender um genocÃdio.
A visão do outro é sempre a preconceituosa, não é Daniel? Parece que nem sabes o que significa preconceituoso...
Obrigada pelas reflexões lúcidas e por romper o silêncio sobre o genocÃdio em curso.
Concordo, o que é raro para o Thiago.
Que é matança absurda não se tem a menor duvida .A questão agora é que não provoca indignação O Presidente Lulça foi um dos poucos a expressar mas os paÃses com mais força geopolÃtica ou não se manifestaram ou apoiam a matança de mulheres crianças idosos e doentes em hospitais que são repetidamente bombardeados .
Segundo o critério do Thiago, todas as guerras da história do mundo são genocÃdios.
Guerra em que um lado controla o outro? Guerra em que crianças são alvo com tiros de snipers no crânio e tórax (reportagem do NYTimes)? Reflita.
Aquilo nà o é guerra. Nem essa desculpa pode ser dada!
Segundo qquer pessoa decente, uma guerra feita para eliminar parte de uma população civil para expulsa-la de seu território e ocupa-lo, é genocÃdio. Até o Demérito Magnoli, negacionista tradicional dos crimes em Gaza, teve q admitir q as IDF estão fazendo ali uma limpeza étnica. Termo q é sinônimo de genocÃdio.
Interpretação de texto não é o forte dele, Joaquim.
Guerra? O próprio governo do genocida a considera uma operação de combate ao terrorismo. Ora, duvido que mais de vinte porcento dos mortos sejam terroristas. Para vocês, é normal a morte de tantos civis, desde que sejam palestinos. Isso, para mim, é desumanizá-los.
É genocÃdio sim. Assistido pela humanidade dividida. Isso é o pior.
Sim Genocidio com requintes de crueldade.A Onu deu as terras dos palestinos para os sionistas Ja passou da hora de um clamor internacional reinvidica-las pois os sionistas só causaram mortes e destruição.
Penso que o genocida Netanyahu não quer acabar com o conflito por dois motivos: sobreviver politicamente e o horror que que será mostrado em Gaza quando a imprensa livre, lá puder entrar. Já passou da hora do lobby israelense e representantes do seu povo se manifestarem contra o que está ocorrendo em pleno o século XXI.
Rapá, você nem se importa em exibir, vistosamente, essa indigência mental? Causa espécie. [Ele havia exibido com orgulho sua grosseria. E não pode receber crÃtica razoavelmente civilizada?]
Mais uma vez o Pepito com seus comentários maleducados e sem argumento. Não nota q dessa forma demonstra q de na verdade ele é aquilo q diz dos outros.
Rapá, você nem se importa em exibir, vistosamente, essa indigência mental? Causa espécie.
No dicionário do Primeiro Ministro do Gabinete de Extrema Direita Benjamin Netanyahu, a palavra Poder, se escreve com Ph
Hahahahah, excelente tirada!
“A Corte Internacional de Justiça já viu risco de genocÃdio”. Pelo visto, as narrativas ainda não se encontraram. Semana passada caiu um dos carniceiros da região, com números que fazem Gaza parecer um piquenique, mas não usufrui da mesma ênfase do missivista. Todos têm direito a própria opinião, mas isso não a torna correta, incluindo organizações ideologicamente comprometidas.
Excelente argumentação, Ricardo. Faltou inspiração? Kkkkkk. Tente um pouco mais, vai?
Alex acha q o genocÃdio em Gaza é um piquenique, acha q mataram poucas mulheres e crianças. Gente boa esse Alex.
Patricia, temos ilustres, arrependidos e comprometidos de todos os lados, mas mudanças só poderão ser implementadas com a erradicação do Hamas e do Hezbollah. Sem isso, inocentes continuarão a sofrer dos dois lados. Comparar tragédias humanas é um exercÃcio complicado, especialmente no oriente médio, minado pela guerra fria e nunca desarmado. Talvez algum dia os espectadores ávidos escrevam algo que forneça um retrato preciso dos massacrados. Até lá, vejo todos com uma pitada de sal.
Ricardo, o aplicado ao missivista pode ser estendido à sua colocação. Sugiro ampliar seu vocabulário.
Ilan Pappe, um historiador israelense, tem trabalhos sérios de décadas sobre. Norman Filkenstein, TB judeu e professor americano, idem. Miko Peled, filho de um general israelense, idem.
A Ãrvora, q não é a do conhecimento, mais uma vez manifestou seus preconceitos descabidos. A CIJ é um orgão da ONU, a Corte foi criada por iniciativa dos vencedores da segunda guerra (USA, UK, FR etc), q têm gde influência sobre ela. Só é um orgão ideológicamente comprometido na imaginação distorcida de neofascistas.
Mmmmmm... Sei não, meu caro, se a mudança do nome do boi muda qualquer coisa - bem, talvez depois que expelirem o Bibi do poder, sim, as consequências dos seus atos sejam diferentes dos "simples" crimes de guerra. Em relação ao final das hostilidades, não vejo muito porque: ignoram solenemente a ONU há décadas... Mesmo aqui, com Bozo, Pançuello e outros, que deram o maior crau nos indÃgenas durante a pandemia, deixaram infestar livremente seu território e... nádegas. Causo sério.
Artigo raso e panfletário.
Meu comentário deve ter sido apagado porque eu mencionei a conib, não vejo qualquer outro motivo, embora saiba que não precisa haver motivo algum. Indigência total da folha.
É mêmo, Eduardo? Por que "panfletário"? Só porque cita um "panfletinho" de 3OO páginas? Documento oficial de órgão internacional, não é da Central Bozoológica de Falsidades, nem sequer da Conib. Ao dizer que é "raso", por acaso seu comentário desce 1mm abaixo da epiderme? Não me parece que chegue a mover sequer o segundo neurônio. Tá maus, hein, mizifio?
Raso é não ter o que defender e atacar os outros com três palavrinhas . é defender o indefensável e ser contra as leis internacionais, raso é atacar um menino de 14 anos que jogava futebol com 4 tiros e não deixar o pai se aproximar para socorrer o filho , é atacar hospitais destruindo depósitos de água , energia e oxigênio , é cercar inocentes em seus lares destruÃdos impondo fome e sede para força-los a partir , imoral ,indecente e desumano é esse relatório que mostra o quanto vcs são rasos.
Comentário raso e sem argumento.
Não diga isso Thiago, vão te chamar de antisemita...
Sempre chamarão, mas se os tribunais do mundo já dizem isso, não tem mais tanto peso como ataque a quem critica o governo de lá. Não o povo.
uia, descobriram isso só agora é?? um miráculo, e a roda enfim não é quadrada, ufa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thiago Amparo > Israel comete genocídio em Gaza Voltar
Comente este texto