Opinião > Queda da ditadura síria merece celebração cautelosa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tadêu Santos

    ((censurado)) SE O CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU FOSSE EFETIVO, NÃO EXISTIRIAM DITADURAS, porque haveria poder de impedimento com o veto dos "30 ou 60" países do planeta, que seriam decisões vinculantes e constrangedoras aos países errôneos. Estes erros, sejam culturais regionais ou não, causam atrasos irreparáveis. Com um ampliado Conselho de Segurança, a ONU reabilitaria a confiança internacional e o mundo poderia ser mais pacífico e a humanidade mais proativa!!!

    Responda
  2. Sam Duart

    Povo confuso. Se apegam mais a religião do que ao bem comum. Dessa forma a paz é um sonho distante. A simples adesão do coexistir já resolveria muita coisa, mas onde tem fanatismo, tem falta de diálogo.

    Responda
  3. Antonio Carlos Farias

    Desde quando a queda de uma ditadura não deve ser efusivamente celebrada? Se entrou outra ditadura, que se derrube a outra!

    Responda
  4. Ricardo Botto

    Editorial inocente quando na real é desfaçatez. Não são rebeldes mas sim mercenários. É provável que Trump tenha dito a Putin: Síria ou Ucrânia? E ainda você pode manter suas bases. O grande vencedor é o estado do povo escolhido, que não perdeu tempo e anexou o que lhe interessa para a sua "$egurança". Totalmente estanho uma coluna assim conquistar um país somente com Toyotas, né? Mas o importante é que caiu a ditadura. Novamente: inocente!

    Responda
    1. Maria de Felipe Martinez

      Exactamente. Tomara que seja realmente bom para o povo sírio. Só que o líder Al Joulani ou Al Sharaa é responsável por queimar vivas pessoas, ao vivo, por decapitações filmadas e outras atri cidades. Não em vão foi vice do Zarkawi, do Bagdadi e criou sua própria seção, que até Al Qaeda considera radical demais. Mas a mídia ocidental promoveu ele de terro rista com cabeça a prêmio (10 milhões de US$) a líder pacifista. Torço pelo povo sírio, mas não dá para engolir a tramoia.

  5. Marcos Barbosa

    Mais um califado do terror pra conta dos EUA . E agora com o novo presidente,com certeza os EUA vão deixar a Síria ao Deus dará

    Responda
  6. José Cardoso

    A queda foi muito rápida. Provavelmente o grupo rebelde de Damasco recebeu a adesão do exército Sírio e negociaram a saída do Assad. Agora os vários grupos (todos bem armados) tem que se entender...

    Responda
  7. MARIA CECILIA C SILVA

    A ingenuidade do jornal ao falar em celebração é de arrepiar. Uma ditadura secular sendo substituída por uma ditadura teocrática. Qual a vantagem?

    Responda
  8. João Vergílio

    Se não for diretamente controlada por Is Real (o que, a esta altura, não seria má ideia para a população do país), a Síria será um novo Afeganistão. A democracia nem sempre é boa. Pode ser desastrosa. Imaginem se Ruanda não tivesse a sorte de ter um ditador esclarecido. O que um país deve evitar a todo custo, já dizia o florentino, é a guerra civil. Esse é o grande mal a ser evitado a qualquer custo. Em determinados casos, só um ditador pode evitar o caos. Era o caso de Saddam, é o de Assad.

    Responda
    1. josé SOARES

      Controlada por is rhael sio nis ta? E isso é bom para quem?

  9. Fernando Artacho Carvalho Martins

    Celebração pela tomada do país por um grupo composto por terroristas da Al Qaeda? Assad era um ditador mas havia alguma estabilidade religiosa. Agora substituíram por radicais islamicos que não respeitarão outras religiões e etnias, nem direitos de minorias e das mulheres. Questão de tempo para novos atentados terroristas. Estão com a chave da Síria nas mãos.

    Responda
  10. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    O ditador açougueiro da Síria apoiado e financiado peloPutingenocida foi curtir Moscou. Agora Putin cometegenocídio na Ucrânia e no Sudão. Além de oprimir seu povo, prender TODES oslgbtqiap da Rússia. Esquerda brasuca que não lê e só segue YouTubers ignorantes aplaudem esse ditador de direita urrando: "viva mãeRússia ". Com " esquerda" assim fica difícil pra esquerda verdadeira conseguir votos aqui e por isso TB os bolsominions deitam e rolam. Mais Brecht e menos Odebrecht. Ler Lênin eMarx

    Responda
  11. Marcelo Magalhães

    A FSP não cita que a Al Qaeda foi financiada pelos EUA.

    Responda
    1. josé SOARES

      E provavelmente esse grupo que agora tomou o poder também e ainda por is rhael.

  12. Geilson Silva

    Celebração pelo fato do revamp da Al Qaeda tomar o poder no centro da festa no Oriente Médio, não entendi essa

    Responda
  13. Gildázio Garcia

    Depois do fim das ditaduras na Líbia e no Egito, em 2011, que não duraram nem uma Primavera, apesar das celebrações efusiva na maior parte do mundo democrático, é bom seguir o conselho da minha Avó, lá das roças de Orizânia-MG: "Gato escaldado tem medo de água fria".

    Responda
  14. José Filho

    Esperar democracia naquela região é pura utopia. Golpes, brigas, ditadores e guerras se sucedem com incrível frequência e regularidade. Normalmente trocam seis por meia dúzia.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.