Mercado > Ponte milionária em MS deve encurtar caminho entre oceanos Pacífico e Atlântico Voltar
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A matéria cita envolvimento de outros paÃses e não cita quais.. Que jornalismo é este? O YouTube tem canais de pessoas muito menores que a Folha, com vÃdeos detalhados sobre esta Obra, que é idealizada e financiada em Grandes parte pela China. Por que a Folha não faz jornalismo básico e explica isso?
Empresários sugam tudo público. Absurdo custar vinte mil reais o metro quadrado dessa ponte. Parece a Avenida Paulista.
Aqui em Campo Grande esperamos ansiosos essa rota para alavancar o desenvolvimento da região centro-oeste, integração econômica e cultural dos povos que serão beneficiados pela via, Campo Grande, sobretudo, se tornará um importante entreposto comercial. Finalmente o estado federado menos populoso do Brasil terá nessa obra o esteio do desenvolvimento econômico e social. Somente para não partidarizar uma obra importante para o paÃs : começou na gestão Bolsonaro e será concluÃda na gestão Lula.
Quase quinhentos milhões é o custo de um posto aduaneiro???? Sete vezes mais q o custo da ponte??? O PT não dá ponto sem nó.
Você leu mesmo a matéria ou seu problema é a matemática? 78,9 milhões de dólares são quase 500 milhões de reais, ou seja, a ponte custará o mesmo que o posto aduaneiro mais as alças de acesso.
Vejam que oportunidade de utilizar a grande, e ociosa muitas vezes, mão de obra das Forças Armadas.
Vai diminuir em 7.000 quilometros a distancia, mas vai gastar muito mais petroleo e poluir muito mais. Vai dar no mesmo. É burrice ao quadrado não pensar numa ferrovia.
Melhor entao eh fazer nada? Ah ah ah ah !
Essa dependência cria uma resistência estrutural a mudanças. Projetos ferroviários demandam investimentos iniciais mais altos, exigem maior planejamento e, muitas vezes, esbarram na pressão de grupos ligados ao setor rodoviário, incluindo ainda as empresas de transporte e sindicatos.
Hoje, a indústria de caminhões é um pilar da economia brasileira, representando um mercado bilionário e gerando muitos empregos diretos e indiretos.
A indústria de caminhões é sim um pilar, mas pura outro lado e também um lobby. DeverÃamos adotar o modelo dos paÃses ricos; para trechos curtos por rodovia; para longas distâncias ferrovias.
Pode-se desenvolver, também, a indústria ferroviária, com ganhos ambientais.
O Brasil tem uma longa tradição de dependência do transporte rodoviário, impulsionada pela indústria de caminhões e a in fluência das montadoras, que são economicamente poderosas e politi camente articuladas. Desde a década de cinquenta do século passado, com o governo de Juscelino Kubitschek, houve um incentivo massivo à indústria automobilÃstica, enquanto a infraestrutura ferroviária foi progressivamente abandonada.
Precisamente. Mas vamos continuar impotentes e reféns do lobby da indústria de caminhões?!
Se existe lobby pela manutenção dessa dependência rodoviária? É muito provável. A falta de diversificação na matriz de transporte brasileira não parece ser fruto do acaso, mas de interesses alinhados ao status quo, que beneficiam certos setores enquanto sacrificam o desenvolvimento de alternativas mais inteligentes e competitivas.
A escolha por rodovias na Rota Bioceânica reflete mais do que uma visão limitada: é um reflexo de uma estrutura histórica e de interesses especÃficos que dominam o planejamento logÃstico no Brasil e na região. No entanto, em um contexto de urgência climática e de pressão por eficiência logÃstica, depender exclusivamente de transporte rodoviário pode ser um erro estratégico no longo prazo. Projetos ferroviários seriam mais sustentáveis e alinhados à s demandas futuras do comércio internacional.
A Ferrovia é outro Projeto, mais para o Norte, e vai dar no Porto Bilionário q a China construiu no Peru. São dois mega projetos pensados pela China, uma potência de verdade, da qual o Brasil é um fornecedor de matéria prima.
Verdade! Transporte rodoviario eh muito mais caro que o ferroviario. Infelizmente o Brasil eh tambem refem do lobby rodoviario, assim como eh refem da mafia dos juros altos.
Como é que é? Ligar os dois oceanos por transporte exclusivamente rodoviário? Pensaram grande ... pero no mucho! Provavelmente os chi ne ses já fariam tudo interligado por trem, se é que desejam mesmo trafegar por aà grandes volumes de carga!
É bom, mas fazer uma ferrovia ao lado ou apenas a ferrovia, nem pensaram. Como pensam pequeno.
Poderia ser rodoferroviária, mais já esta bom, viramos de frente para a América do sul, e para a China.
A Ferrovia é outro Projeto, mais para o Norte, e vai dar no Porto Bilionário q a China construiu no Peru. São dois mega projetos pensados pela China, uma potência de verdade, da qual o Brasil é um fornecedor de matéria prima. Seguimos sendo uma colônia exportadora ..
A obra é importante. Merecia uma reportagem mais completa, que detalhasse o volume, o tipo e o valor das exportações que serão favorecidas, bem como a economia que se espera obter com a nova rota.
Mais uma ponte só para caminhão?
Bora, conhecer o PacÃfico de motorhome!
Vai ser uma maravilha poder fazer isso.
Este jornal é um fiasco.Nunca publicam comentários sérios.
Previsão de conclusão 3026.
Albert, o prazo de conclusão é breve. Sugiro que você leia para deixar a ignoraancia para trás.
Cara, o governo não é mais o do seu mito! Acorde! Prepare-se para a inauguração da parte brasileira, em dois mil e vinte e seis
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