Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Arius Kade

    A nova lei de IA busca equilibrar direitos autorais e inovação, mas corre o risco de frear o desenvolvimento tecnológico no Brasil, impondo custos elevados às empresas. Encontrar um equilíbrio justo é essencial para não sufocar a inovação. A lei enfrenta oposição de grandes empresas de tecnologia e senadores bolsonaristas, mas segue para a Câmara. Também impõe avaliações de viés em IA de alto risco.

    Responda
  2. LUTHERO MAYNARD

    No Congresso, para se identificar o lado podre de qualquer projeto basta ver a posição da bancada bolsonarista;

    Responda
  3. Alexandre Byron da Silva

    A informação de qualidade com algumas nuances ideológicas de cada veículo está na mídia profissional, sendo justo receber direitos autorais, uma vez que um 'chatbot' precisa de um repositório de qualidade para ser confiável. Naturalmente, empresas como o Google e Meta fazem uso de outras fontes como rede sociais e pesquisas para aprimorar as IAs. Dito isso, a 'IA limitada' de uso social amplo será útil, mas sempre questionável. Diferente do mesmo sistema usado em bancos, solução corporativa.

    Responda
  4. Daniel Nunes

    Por que a Folha chama deputados de oposição de bolsonaristas e não chama deputados da situação de lulistas?

    Responda
  5. Caio Santos

    Projeto bizarro, horrososo e ignorante. É o mesmo que cobrar direitos autorais de um jovem musico por todas as musicas que ele ouviu e que influenciou sua propria composição. Agora penso como isso vai ser fiscalizado? É impossivel, uma jaboticaba vergonhosa

    Responda
  6. RINALDO SOUZA COELHO

    As bigtecs poderiam começar a cobrar também o uso de ferramentas como o Google, o Facebook, o Instagram ou X e por aí vai. Essas ferramentas são gratuitas de uso público por alguma razão. Se for necessário pagar por direitos autorais acho justo que paguem pelo desenvolvimento dos códigos utilizados nessas ferramentas e royaltys. Ai a equação fecha.

    Responda
  7. Angelo Santos Alvarenga

    A cada dia damos um passo na direção oposta da inovação. Os direitos serão supostamente preservados, mas cada dia fica mais difícil desenvolver tecnologia de ponta no Brasil. Ainda bem que temos o Agro, porque os outros setores sofrem com a estagnação.

    Responda