Vinícius Torres Freire > Com acordão das emendas, elite empurra ainda mais o Brasil com a barriga, na ladeira Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. AILTON SOUZA

    Orçamento cabe ao Executivo mas aqui no Brasil o orçamento está nas mãos do legislativo e estão destinando recursos pra aquisição de computadores para escolas no nordeste onde nem energia tem. Estão essa capilaridade é assombrosa.

    Responda
  2. GERALDO DE CARVALHO JR

    No congresso não há compromisso partidário. O compromisso é com a verba que vão receber ou com o cargo que vão ocupar ou nomear. É uma situação complicada, já que eles têm a faca e o queijo na mão... .

    Responda
  3. José Valter Cipolla Aristides

    O nosso principal problema na política partidária é valorizar demais os candidatos ao executivo. Deixamos de lado os candidatos aos legislativos das 3 esferas de poder. A quase totalidade da mídia, inclusive a FSP, tem uma grande parcela de responsabilidade nesta situação porque estimula essa valorização.

    Responda
    1. AILTON SOUZA

      Discordo a questão não é valorizar o Executivo a questão é que o orçamento determina as prioridades estabelecidas na LDO e hoje o parlamento é dono do orçamento e estão destinado até verba pra construção de ponte onde a cidade não tem rio.

  4. José Cardoso

    O grande problema é que a parcela discricionária do orçamento é um cabo de guerra, onde todos puxam um pouco para seu lado. É como um condomínio, onde a moradora do 706 quer trocar o estofamento do sofá do saguão, enquanto a moradora do 307 insiste em pintar as tampas de esgoto e águas pluviais. A inquilina do 1004 diz que o prédio está um caos.

    Responda
  5. claudio sander

    Por que não elogiar o esforço hercúleo do governo e de parte do STF para frear a sangria desatada, o verdadeiro assalto ao Tesouro Nacional, promovido pelo Congresso? Este sim, grande responsável por essa anomalia, instaurada em cumplicidade com o desgoverno anterior. Colocar todos no mesmo saco é no mínimo injusto.

    Responda
  6. Petrônio Alves Corrêa Filho

    A Folha apoia essa elite!

    Responda
  7. Florentino Fernandes Junior

    Argentina, nós somos vocês amanha

    Responda
  8. luzonaldo augusto

    O congresso é um balcão de negócios, o futuro do Brasil é o que menos interessa.

    Responda
  9. Nelson Maria de França

    Baixou o porrete em Flávio Dino kk

    Responda
  10. Maria Celia Rocha

    Elite do atraso, eis o que temos.

    Responda
  11. Graça Almeida

    A corrupção permeia todos os lados da política brasileira e suas instituições. Veja o movimento do Judiciário, aceitar que continuem operando da mesma forma é achar que o dinheiro público é um baú sem fundo, as elites precisam entender que não mais somos escravos de suas vontades.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Desde quando? Nem sente!

  12. José Augusto Bernabé

    Governo sem credibilidade é isso mesmo, todo mundo empurrando com a barriga e os que podem aumentando os preços, é isso que dá o verdadeiro Golpe técnico dado para elegerem esse presidente medíocre atual, os que fizeram o L serão os responsáveis históricos de atrasarem o Brasil no mínimo vinte anos porque acreditam na falácia de golpismo e de picanha barata e isso é pior do que os que acreditam que a Terra e chata, síndrome do cachorro vira latas.

    Responda
    1. Marcelo Pires

      Também tem a doença do cérebro de ameba, deve tomar cuidado duplo, no caso.

    2. Artur Neto

      José, cuidado com a doença do cérebro podre.

    3. Fernando Nascimento

      Quem está gastando errado são os parlamentares. Que alugam computadores de 3 mil por 35 mil, que contratam boxeador és para curso de designer de sombrancelha ou gasta 93 milhões em torneio de jogos digitais para jovens.

    4. luzonaldo augusto

      Esse é mais um da terra plana.

    5. Hercilio Silva

      Mundo paralelo, saudade de uma maravilha que jamais existiu.

  13. Fernando Alves

    O título correto seria: mercado aplaude chantagem do congresso por corrupção institucionalizada, com a benção de todos os economistas 'liberais'. É disso que se trata. Se o governo fala que vai gastar cinco bi com programa social, a folha coloca a tropa de choque de banqueiros pra falar que o país vai falir e só dá manchete sensacionalista 'bolsa despenca zero vírgula um porcento por conta do governo.' Quando o congresso achaca cinquenta bi, só aplausos a sagacidade do deus Lira.

    Responda
  14. luis augusto batista couto

    Quem joga o brasil na ladeira são os rentistas que ficam com a bunda na cadeira e a Midia golpista que transforma pleno emprego em coisa ruim. Era para o vulgo bozo ter fec ha d0 essas empresas mesmo. Depois vão forçar goela a baixo a candidatura do tal tarcisio. Se a direita voltar o pobre de direita vai perder fies, farmacia popular, minha casa minha vida, universidade pública, etc.e o pobre de direita usa tudo isso.

    Responda
  15. Domingos dos Santos

    É disso para pior, minha confiança nas instituições brasileiras é quase zero.

    Responda
  16. MARCIO Gionco

    "Deixa eu roubar e não enche o saco". Esse é o congresso.

    Responda
    1. Artur Neto

      O golpe não deu certo, mas o complo continua. Esse é o pior congresso desde a redemocratizaçao.

  17. Jorge Rodrigues

    Quem empurra o Brasil com a barriga é o Executivo que não faz reformas, não moderniza o estado, gasta os recursos do contribuinte de forma perdulária, não corta gastos públicos, mantém 39 ministérios (a grande maioria inútil), tem milhares de cargos comissionados e cuja política econômica se limita a aumentar os gastos públicos, dar aumentos acima da inflação para o salário mínimo (prática inflacionária) e compensar o rombo nas contas públicas com o aumento de impostos e taxas.

    Responda
    1. Fernando Nascimento

      Mais ministérios não significa mais gastos. Cortar o que? Bolsa família? Reajuste das aposentadorias? Assistência para pessoas com deficiência? A direita tem maioria no congresso. Porque não cortam os gastos?

  18. Vitor Correa

    Em 2026 vamos eleger o Senado mais direitista que o Brasil ja teve e a farra vai acabar. Aquela história de mensalão, petrolão, nunca mais.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Cite os nomes de políticos e partidos de direita que vão acabar com a farra. Os autores da atual esbórnia/noa são todos de direita ou extrema direita. A verdade, fisiologia pura, todo$.

    2. Graça Almeida

      Você acha mesmo? Voto em gente honesta e competente. Direita e esquerda no Brasil são nomenclaturas um mesmo balaio, as emendas que no fundo são um tipo de corrupção são usadas por todos os parlamentares, o modo de operar é que muda, mas a corrupção permeia os dois lados.

  19. Francisco Marra

    É uma vergonha o quê o congresso faz gasta bilhões sem controle e fiscalização das emendas e o Mercado finge que não vê e resposável é o governo.

    Responda
  20. João A Silva

    Coluna irretocável!

    Responda
  21. Marciano Alves

    O povo tem o Congresso direitista que merece. E olhe que a votação para o Senado vem aí; se não abrir os olhos o eleitor pode pode piorar, e muito, a situação, colocando ainda mais o Executivo em desalinho com o Legislativo.

    Responda
  22. Carlos Petta

    Exato. Até onde vamos ?

    Responda
  23. ASSIS CARDOSO DE MEDEIROS

    Qual é a responsabilidade do governo em não cumprir a decisão do STF sobre as emendas parlamemtares?

    Responda
  24. Carlos Ernesto de Oliveira

    Tão simples quanto isso, tão surreal e inacreditável quanto isso!

    Responda
  25. Alberto A Neto

    A "constitucionalização" do "acordão" apenas representa a "fuga para a frente" de uma saída política incerta. Onde se vê só a superfície resultante das negociações. O núcleo segredado, real, nada tem a ver, propriamente, com "emendas parlamentares". A questão central, encoberta, detrás da "liberação constitucionalizada", é a eleição do presidente da Câmara que traduz a cota-parte dos partidos na mesa diretora e comissões. A certeza de sempre é que a ladeira não tem fim e o poço não tem fundo.

    Responda
  26. José Antônio

    Abaixo o ''semiparlamentarismo'' do camisismo amarelismo! Desde dois mil e dezesseis atormentando o Brasil.

    Responda
    1. Fernando Nascimento

      Se querem mudar o regime, chamem uma nova assembleia constituinte. No presidencialismo quem executa o orçamento é o executivo. Os congressistas querem gastar e não ter responsabilidade sobre os gastos.

  27. eduardo silva

    O tempo político é diferente do econômico/social pois a distância ao abismo , à convulsão, é medida com métrica que só eleitos entendem!

    Responda
  28. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Essa elite perversa se apropria dos impostos pagos com suor dos trabalhadores. Essa casa eleita para trabalhar está cada vez mais inviabilizando o futuro dos nossos filhós e netos.

    Responda
    1. Breno Heleno

      Neste país filhos e netos sao inviaveis.

  29. Anete Araujo Guedes

    O Mercado Financeiro e a mídia gritam contra os gastos sociais de Lula. Tanto que fizeram-no engolir o Teto de Gastos de Temer, mas nada foi feito para barrar os rombos realizados por nesse teto por Bolsonaro. Nada fazem contra as escandalosas emendas parlamentares, que se tornaram secretas no governo do inelegível, e caíram tano colo de Lula. Trata-se de uma via certa rumo à bandalheiras e corrupção. Não se importam que o país desça ladeira a baixo, ou que essa conta seja paga pela população.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      *caíram também no colo de Lula.

  30. Luiz Otávio Ferreira

    O projeto das "elites"para o Brasil é o arcadismo, a mediocridade, a exploração e a violência. As elites são como aquele PM paulista que atirou o cidadão da ponte num córrego imundo

    Responda
    1. Iraia Galindo

      Bem assim.

  31. Anderson Santos

    O que você sugere?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.