Bruno Boghossian > Internação de Lula expõe fragilidades e anomalias nas relações de poder Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Marcos Pereira

    Machado, grato pelo comentário. No Brasil, qualquer presidente, sentado em sua poltrona de couro, age como um monarca absoluto, detentor de um poder que transcende as formalidades institucionais. A porta, nesse contexto, é uma barreira simbólica que isola o líder das tempestades políticas lá fora, permitindo-lhe reinar um espaço quase atemporal, onde os problemas parecem ser mais facilmente administráveis. Do lado de fora, a porta é uma trincheira que separa a população das decisões importantes.

    Responda
  2. Evando de Abreu

    Marcos, inteiramente de acordo amigo, mas o cerne da questão é: Lula precisa renunciar, sumir da nossa vida para sempre.

    Responda
  3. Helene Medeiros

    Analise perfeita.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Prezada Helene, respondi abaixo, se quiser ler.

  4. MARIA F LUPORINI

    A maior anomalia exposta é a queda livre do dólar, provando que são os especuladores sanguessugas do mercado financeiro que atacam a moeda, quando querem lucrar ou simplesmente desestabilizar o governo.

    Responda
  5. Evando de Abreu

    Maria Antônia - A dengue atravessou inverno, verão e estamos sem vacina. Ministério da saúde envolvido em trambique de milhões. Lula, o anão diplomático diminuto, defende Maduro, Ortega. Este ser fez o mensalão, petrolão e em pleno desastre no RS ainda tentou o arrozão. Bolsonaro em 4 anos, mesmo com guerras e epidemia, salvou o Brasil enquanto a Globo mandava todos ficarem em casa. Estatais estavam dando lucro. Pesquise, terminou obras que o outro só torrava dinheiro e não terminava nunca.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Além dos comentários bípedes e éticos da cara colega Maria, é sempre de se ressaltar a chatice de respostas que não são postas abaixo da mensagem à qual se referem. Imagino que seja pela vaidade de aparecer, tá bom, mas dificulta tremendamente a quem quer acompanhar argumentos e discussões. Donde se conclui que, realmente, quem o faz não tá a fim de discutir, só de dar pinta.

    2. MARIA F LUPORINI

      Se não fosse o Sus, Neli, setenta e cinco por cento dos brasileiros, que não têm plano de saúde, morreriam à míngua. Nessa hora, a elite do atraso mostra as caras e a falta de empatia com o povo. Como você é daqueles que só pensam em si, lembre-se que o seu plano de saúde vai ficar mais caro a cada piora do Sus, sendo no seu bolso acho que você sente empatia.

    3. neli faria

      O lula comemorou o surgimento do covid, em maio de vinte, sob a falácia de prestigiaro Sus. ..e o Sus, em seus ,lá quatorze anos de poder, não era nenhum nhs, como não o é, agora, nos mais de dezesseis anos de poder.

    4. MARIA F LUPORINI

      Pesquise que EUA apoia os ditadores da Turquia, Arábia Saudita, Hungria e Is ra el . Esses como sempre, você aprova, porque entende que pode apoiar ditador de extrema-direita.

    5. MARIA F LUPORINI

      Tudo mentira. A começar da única vacina da dengue disponíveil, que é feita por um laboratório japonês em parceria com um indiano e que, por isso, não entrega todas as doses necessárias. Mesmo assim temos essa aqui e a Fiocruz está fazendo uma vacina nacional já em fase de testes com humanos. Nada comparável ao Inelegível, que não quis comprar a vacina da covid mesmo com quatro mil pessoas morrendo por dia.

  6. Alcides alcantara

    Lula precisa deixar de lado a ambição desmedida e cuidar da saúde. O sujeito está senil, alquebrado e ainda quer um quarto mandato? Quer fazer o papel ridículo do Biden, mal arrastando os pés! Para quem saiu de Garanhuns passando fome, ter sido presidente por 3 vezes, é um feito insuperável, então te aquieta; não pega corda de Janja e de outros ambiciosos e deslumbrados.

    Responda
  7. Maria Antonia Di Felippo

    Esse Congresso é o pior da história do Brasil, a começar pelas roupas.

    Responda
  8. Marcelo Molinari

    Quando será que o povo, aquele menos abastado de educação analítica, conseguirá conhecer que no Brasil verdadeiramente é o Congresso o grande corruptor? NÃO estou desprezando a necessidade dessa instituição para a democracia, mas, como bem Boghossian expõe a chantagem contra um presidencialismo de fé, também um parlamentarismo dessa estirpe manteria o Brasil em sofrimento.

    Responda
  9. neli faria

    Há o impedimento constitucional o servidor público ultrapassar a idade de setenta e cinco anos, para o político também deveria ter limite Constitucional! Todos: legislativo, executivo;no Judiciário já tem. A idade chega, e há que se ter a renovação politica. Os oportunistas aumentaram a idade para a aposentadoria no INSS e deixaram os quase idosos ao deus-dará. Urge-se equiparar com PNE para emprego, e dar incentivo para as empresas contratarem.

    Responda
    1. neli faria

      Maria Antonia: os oportunistas são iguais. A senhora sabe a origem do psol? Em dois mil e três, lula fez uma draconiana reforma da previdência e uns petistas votaram contra a reforma. Foram convidados a sair e deu origem ao psol...! Todos iguaizinhos, o boiadeiro anterior, o atual, os passados. Espero que um dia apareça alguém melhor do que esses oportunistas.

    2. neli faria

      Maria Antonia: todos, sem excetuar nenhum, são oportunistas.Todos,sem exceção!Nenhum deles, quis,ou quer, construir uma Nação. Um estadista que quer tirar o povo da pobreza, jamais gastaria dinheiro em Copa do Mundo, Olimpíadas,tropas no Haiti, porque o Haiti era e continua a ser aqui. O estadista não torra dinheiro público em Propagandas autopromocional, apenas para iludir o gado. Maria F. Conheço um oportunista de longe, em 22, pela primeira vez na vida,votei para lula.

    3. MARIA F LUPORINI

      Por enquanto o jogo continua sendo jogado. Quem perdeu as eleições tem que aceitar o resultado.

    4. Maria Antonia Di Felippo

      Neli, vamos dar "nome aos bois". Oportunista foi o Jair Messias Bolsonaro, que inclusive elevou para mais dois anos, o tempo para a mulher requerer a aposentadoria. Não é publicável, o que eu penso desse elemento.

  10. Evando de Abreu

    Lula não realizou nada neste desgoverno a não ser aumentar despesas. Os bons números do IBGE aparelhado não convence mais ninguém. A inflação, dólar e juros já estão aqui faz tempo. As estatais, como os correios, sugando milhões, a outra gastando 35 milhões com um evento sem pé nem cabeça e sem prestar contas. É refém de tudo. Deveria renunciar.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Enquanto o genocida ocupou o cargo de presidente, não trabalhou nem sequer um dia. A única atividade dele nesse período, é a golpista.

  11. Ivo Broeing

    Em pesquisa do Pew Research Center entre janeiro e abril de 24 avaliou a confiança dos latino-americanos no presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em relação a assuntos internacionais. O levantamento incluiu entrevistas presenciais com 5 mil adultos de cinco países: Argentina, Colômbia, Peru, México e Chil e apenas 30% dos entrevistados nesses países expressaram confiança em Lula para "fazer a coisa certa" em temas internacionais. Ninguem mais quer saber do ladrao

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Chatice...

  12. Edson Antonio Mendes

    Apenas 2 anos atrás lu le afirmou que era um moço de 30 anos, onde está agora o rapaz de 32 anos lu le ? Mas, porém, todavia, no entanto o lu le está mais pra um bi den 2 ! O Povo Brasileiro passa neste momento pelas incertezas do fraco e frouxo ministro da Fazenda o sr. Taxadd, este cidadão não tem capacidade alguma pro cargo que ora ocupa, e aí ainda vem uns tetinhas Kumpanheiros comentar aqui que a culpa é do Congresso, sério isso, pra que serve Fer Nando Haddad? Até o P T concorda!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Chatice... Squared.

    2. Helene Medeiros

      Enquanto lu le estiver no poder, nenhum mini stro serve para nada. Todos devem obediencia ce ga a lu le.

  13. adenor Dias

    Meu medo é o oportunismo dos congressistas agora. Eles não vão permitir que este governo termine bem avaliado.

    Responda
  14. Tersio Gorrasi

    Assim como foi com Biden, esse presidente, caso se recupere dessa cirurgia, certamente terá como sequela, um deficit cognitivo que o impedirá de continuar exercendo o cargo

    Responda
  15. Nelson Vidal Gomes

    Lula caminha célere para igualar-se a Bolsonaro. Sua mediocridade como pretenso Estadista revelou e a expôs à nação, ao ostentar Maduro como um "troféu" no Planalto. Agora, como Bolsonaro, desrespeita o país, o povo e seus eleitores ao "declarar" que governa de uma UTI sem passar o cargo ao Vice-presidente. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Ivo Broeing

      faco mnhas as suas palavras Nelson, parabens

    2. Nelson Vidal Gomes

      Evandro. É preciso diferenciar Bolsonaro de seu governo. Este foi "mais ou menos", aquele foi "menos". O mais medíocre, despreparado, desequilibrado, desrespeitoso e discriminador de todos os governantes. Não por acaso, perdeu as eleições para um "descondenado" pelo STF. Só um "poveco" da pior qualidade moral e política concebe a ambos como líderes. Namastê!

    3. Evando de Abreu

      Bolsonaro deixou as estatais no azul, fez obras de infraestrutura incluindo a transposição do São Francisco dentre outras. Não aja assim

    4. Nelson Vidal Gomes

      * Teria autonomia de pensamento e espírito crítico. Namastê!

    5. Nelson Vidal Gomes

      Paulo. Se fosse mesmo de esquerda saberia que Lula e o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) são de direita. Nada fizeram pelos trabalhadores -nem segundo a menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 40 anos-,governaram com os maiores juros do mundo e Presidente do Banco Central banqueiro privado internacional nomeado por Lula. Deram comida por votos mas não onde fazer cocô, legando-nos 100 milhões sem saneamento. Teria automia de pensamento. Namastê!

    6. Ivo Broeing

      Lula e petralhas sempre querendo dar o que não tem a quem não quer, e quando não queremos Nelson, ficam ofendidos rsrsrs , então não liga não os comentários , chamar lula de estadista com a rejeição que o mundo tem do ladrão hoje o sujeito tá em surto psicótico só pode

    7. Ivo Broeing

      Em pesquisa do Pew Research Center entre janeiro e abril de 24 avaliou a confiança dos latino-americanos no presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em relação a assuntos internacionais. O levantamento incluiu entrevistas presenciais com 5 mil adultos de cinco países: Argentina, Colômbia, Peru, México e Chil e apenas 30% dos entrevistados nesses países expressaram confiança em Lula para "fazer a coisa certa" em temas internacionais. Ninguem mais quer saber do ladrao!

    8. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Inútil gastar tinta e tempo, mas qualquer comparação entre as figuras políticas e os legados de Lula e Bolsonaro igualando-os, ou é desinformação severa ou má-fé doentia. Aqui certamente temos o segundo caso. Não sou lulista ou petista, mas evidentemente sou um esquerdista, como dizem a velha e a nova geração de reacionários nativos, e desde as primeiras lições iluministas. Não sei porque perdi meu tempo aqui. Agora foi.

    9. Nelson Vidal Gomes

      Alonso. Farei em breve um requerimento formal a esse jornal para que condicione a presença neste site à capacidade de ler e interpretar um texto. O que você demonstra aqui não saber nem uma coisa nem outra. Pretenso Estadista quer dizer que não se é o que se pretende ser. O que se aplica tanto a Lula como a Bolsonaro. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    10. alonso barros

      O oportunismo do seu comentário mostra muito bem o que és. Mas isso é todo mundo já sabe. Gado que não perde a oportunidade de uma baixaria. Bolsonaro nunca foi estadista . O mais perto que chegou de um estadista foi importar joias ilegalmente para uso próprio . Este é o seu universo e o do seu Mito . O porão da democracia . Namaste .

    11. Nelson Vidal Gomes

      Ademais, seu governo está "mais ou menos" e o governante "menos", tudo igual a Bolsonaro. Namastê!

  16. Alexandre Marcos Pereira

    A porta, metáfora singela para os limites do gabinete presidencial, tornou-se mais que uma divisão física entre governantes e governados: tornou-se o símbolo do quanto a governança brasileira permanece confinado em uma bolha de decisões centralizadas. Do lado de dentro, o gabinete assemelha-se a uma corte medieval. Ministros, assessores e aliados circulam em torno da figura presidencial como súditos que aguardam o momento oportuno para apresentar suas demandas.

    Responda
    1. Lincoln Cristian Machado

      Demandas estas muitas das quais são de interesse dos próprios políticos...

  17. José Cardoso

    A concentração é da natureza do presidencialismo. Après Lula le déluge.

    Responda
  18. Orasil coelho pina

    Uma pessoa anestesiada continuar presidente da república, é no no mínimo uma brutal deselegância, com o vice e com a nação! OrasilIbiruba! Em tempo: Votei no Nhô menos ruim, contra o Nhô pior!

    Responda
  19. Emilio Bazzani

    O ex presidiario esta velhinho, e o sucessor natural é Alckmin. Que venha Alckmin, o picolé de chuchu.

    Responda
  20. Ivo Ferreira

    O PT não existe sem Lula. Se o velho sai de cena, acabou.

    Responda
  21. Milza Moreira Lana

    Até que enfim uma notícia relevante e pertinente sobre a saúde do presidente Lula. Bem mais "adulto na sala" do que as "precoces especulações sobre 2026 e a sucessão do petista" (eu chamaria de oportunistas e incautas além de precoces). Pode se concordar ou discordar do colunista mas sua é o tipo de análise que cabe no momento atual.

    Responda
  22. ILSON ALVES RAMOS

    A Folha e seu conglomerado financeiro, não nomeia os chantagistas, pois os defende e dá espaço.

    Responda
  23. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Bem apontada a anomalia da chantagem do congresso, mas foi omitida a anomalia que representa o dito mercado que é constituído por agiotas que representam os interesses da oligarquia e mantém um povo refém dos seus lucros desmedidos. No mais, o regime presidencialista deve ter um presidente atuante que toma decisões. Ainda bem que o presidente é o Lula.

    Responda
  24. Leonardo Trindade

    Quem elegeu um congresso majoritariamente de direita e conservador que não vê limites na hora de pilhar o país? Dica: as mesmas pessoas que dizem que a culpa de tudo o que há de ruim é do presidente.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Sim, o Senado é majoritariamente de direita. De 81 senadores, apenas 13 são de partidos de (centro) esquerda. Os ministérios extras estão com pessoas do governo ou com partidos de centro? As ameaças em forma de exigências contra o governo poderiam simplesmente serem ignoradas? Isso com uma população com aversão à jornalismo que se informa por osmose seria uma bela utopia se não fosse de uma ingenuidade que beira à demência.

    2. jorge bastos

      A atual com posição do congresso não apresenta maioria de senadores de direita. Quem pilha o país, são também ministérios perdulários e ineficientes e um governo que tem uma única medida que é arrecadar cada vez mais explorando o povo. Governo sem obras, sem medidas de responsabilidade fiscal, sem expressão, aliado a ditaduras pelo mundo com um Presidente que comete gafes e fala demais.

  25. Fabio Marques

    Lula depende de Lula sensacional

    Responda
  26. Leonardo Trindade

    Demorou 2 anos para a Folha começar a criticar o congresso, que não tem absolutamente nada a ver com o governo e isso porque estamos falando de um jornal que defende o parlamentarismo. Imaginem se esse "parlamento" tivesse mais poder ainda?

    Responda
  27. Josefina A Martins

    Infelizmente o que impede o Brasil de crescer é sua classe política , que apesar de ainda serem "eleitos" num regime democrático, suas intenções nunca foram e nunca serão o "bem" da nação, de seus compatriotas. E cada vez mais só se sentem atraidos as piores cabeças do país, os sempre mal intencionados e inescrupulosos. Os bons nem aparecem , somem em meio ao lamaçal.

    Responda
  28. gutemberg jose da costa marques cabral

    A verdade é que Lula resolve, diferente do desgoverno anterior que a figura do presidente era só uma piada de má gestão. Não é fácil derrubar essa vergonha de emendas parlamentares de pix , a base de toda a corrupção do Brasil dos nossos dias. Ou a gente acaba com isso ou essas emendas vai acabar com o país.

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Quanta dor de cotovelo ? Li um artigo no Metrópoles e, mas, porém, todavia, no entanto auxiliares de lu le sugerem colocar móveis adaptáveis no Palácio e montar uma equipe de prontidão caso ocorra intercorrencias com lu le, mas o lu le de 30 trinta anos está aonde como ele mesmo afirmou a apenas 2 anos ? O rapaz hoje de 32 anos está mais pra Bi den 2 ?

  29. Marcos Benassi

    [Qual regra dos comentários foi infringida pelo meu, que reposto abaixo? A porcaria da "editoria de interação" serve simplesmente para que um comentário seja removido, sem critério ou satisfação alguma, se for denunciado por qualquer usuário chato ou mal intencionado? Entende-se porque a folha mudou de "jornal que apoia a democracia" para um coiso que renova a energia de Bozolóides.]

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Helene, prezada, uma coisa é a sençurofrenia folhomática, automatizada, expressão da burrrice e reacionarismo dos inzecuitivo da phôia, a primeira linha de opressão das ideias. Outra, é a remoção dos comentários aceitos pelo automatismo ou primeiro nível humano, e publicados. Esta segunda, depende de "denúncia". Portanto, conclui-se que existe humano, certamente não-bípede, que anda denunciando meus comentários, talvez também os seus, certamente de vários outr@s colegas. E a folha engole e apaga

    2. Helene Medeiros

      Näo tem regra. Cismam com a pessoa e pronto. Cismaram comigo desde o inicio. Bastava eu escrever nomes de paises estrangeiros, cidades ou governantes, que era tudo barrado. Nunca xinguei ninguém, como faz a maioria nesse forum. Agora escrevo todas as palavras chave com silabas separadas. Acabou o problema.

    3. Antonio Araújo

      Até Benassinho atacando a Folha com a mesma cantilena obtusa? Que coisa.

  30. Marcos Benassi

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  31. Teresa Cardoso

    E pensar que, no momento em que Lula era operado, a Polícia Federal desbaratava rombo monstruoso no Dnocs…

    Responda
  32. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O articulista tenta mostrar o efeito deletério da deformação política brasileira, botando a culpa no Lula , põe ele ser lula o único e maior estadista brasileiro. O que aparece nessa hora da ausência eh o agigantamento da pequenez do congresso , bem como a eterna e diminuta ética da folha. E claro do gado que moído de inveja, também culpa lula pela própria incompetência política votando em tipos como Bozo.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      O articulista esta cem por cento correto. Basta lu le ficar doente, que nada anda. É como se ele fosse um rei medi eval. Mini stro serve para nada, vice pre siden te idem, visto que devem obedi encia cega.

    2. MARCIO Gionco

      Lula estadista ? Mas aonde ??

  33. Joya Fernande Sachs

    Excelente texto. A centralização do poder é a marca deste governo.

    Responda
  34. Morgana Brígida

    Texto fraco, não contempla nada de novo ou relevante nas jogatinas do pior congresso da história do Brasil. Vocês deveriam falar todos os dias sobre o sequestro do orçamento por esses abutres.

    Responda
  35. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Boghossian, Gielow e outros não passam de abutres assalariados.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      São os algoritmos de IA da editoria.

  36. Igor Cornelsen

    O sistema presidencialista deixou de ser funcional. Nos tempos das redes sociais precisamos de voto distrital, cláusulas de barreira e parlamentarismo urgente se não continuaremos a patinar no subdesenvolvimento e na pobreza.

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Exatamente. Concordo contigo que enquanto não tivermos o voto distrital para vigiar nossos representantes não vamos evoluir políticamente.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Nenhum sistema da conta do recado , com uma manada cujo DNA foi trabalhado ao longo de séculos para manter o privilégio de uma elite deletéria , usurpadora, ausente, expoliadora e destruidora. E que modernamente conta com a marketagem da fsp

  37. Maria Lúcia Bergami

    O problema n está na supermega liderança do Lula, mas na indignidade do Congresso.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Perfeito. De que adiantou elegerem um super rato como Bozo , contaminou ainda mais o congresso de diminutos roedores.

    2. Regina da Silva Mariano

      Aplaudindo com vontade! Comentário sucinto e certeiro!

    3. gerson christmann

      Com uma única frase a senhora definiu o problema da política atual no país. Parabéns.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      O problema está em tudo.

  38. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Contra fatos não há argumentos. Nesse caso só vemos o que projeta a sombra de cada pessoa em relação ao episódio.

    Responda
  39. Cleuza Maria Lopes Simplicio

    Qta maldade é ódio deste homem! Gente assim é que apodrece a humanidade

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Constatação de um fato denota maldade e ódio ? Ah tá !

  40. Raymundo Itareru

    o miserável colonista joga tudo no colo do presidente, o papel do congresso é receber emendas e jogar sacolas de dinheiro pela janela, não dá para ler esse jornal, só tem sabujos que escrevem zerda o tempo todo

    Responda
    1. Gustavo von Krüger

      É a futura viúva mandando a roupa pra tinturaria pintar de preto

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      A sua paixão inibe a capacidade à interpretação do texto.

  41. Marcos Benassi

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  42. Kiko Mazziotti

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Andrea Rebouças Barbosa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Morgana Brígida

      Realmente, Kiko sempre foi o mais burrinho e sem graça. Patético!

    3. Joaquim Rocha

      Kikozinho porco. Mau caráter.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Besteira tosca.

    5. José Bueno

      O texto de Kiko, evidentemente mentiroso e grotesco ainda está publicado, passadas já três horas?!

    6. marilza abrahão

      Que tipo de comentário é esse? As palavras desse ressentido passaram pela çensura da folha? Estou estarrecida…

    7. Marcos Benassi

      Cansativo...

  43. Alberto A Neto

    Bruno abusa de silogismo e eufemismo: "expõe fragilidades e anomalias nas relações de poder". Derivada do grego kakistos (superlativo de “mau”) e kratos (“poder”), a palavra significa “o governo dos piores”. Inventada no século XVII para descrever a ascensão política de cidadãos menos qualificados ou menos escrupulosos. Ganhou mais fôlego com as eleições de Donald Trump e Jair Bolsonaro; mas não e tão somente deles. Mesmo porque, dentro de "frente ampla" cabe alho, bugalho e chocalho.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Seu comentário deve ser relativo a outro texto.

    2. Wilson Roberto Theodoro

      Não entendi completamente seu argumento, Alberto, pois, pelo menos neste texto a palavra caquistocracia não foi utilizada pelo autor da coluna.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.