Mundo > Ocidente arrastou Ucrânia para a guerra, mas pode traí-la, diz premiê da Eslováquia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Dan Sugita

    Excelente o nível de conhecimento da história e compreensão do que realmente está se passando na Europa Oriental. Nossos políticos estão muito abaixo disso. Triste

    Responda
  2. Pedro Gonio

    Alguém sabe indicar, seriamente, alguma diferença entre o discurso dele e o discurso de Lula, a respeito da Ucrânia? Se um é de esquerda e o outro de ultradireita, o discurso não deveria ser diferente?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Ser de direita ou de esquerda precisa produzir discursos diferentes sobre todo e qualquer assunto? Torto esse raciocínio.

  3. Marina Gutierrez

    Faz anos que leitores da Folha, incluindo eu, opinam que essa guerra foi provocada pelos States com apoio da UE e terceirizada para o novato Zelenskyy.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O que não impede de estarem errados.

  4. HUMBERTO LEITE

    Fico é uma testemunha de que é verdadeiro o provérbio 'quem se mete em questão alheia é como aquele que toma pelas orelhas um cão que passa': e da pior maneira possível. Roberto Fico não tem menor empatia com o sofrimento do seu povo como consequência da ocupação da União Soviética em seu país.

    Responda
  5. Von Rho

    Este sim, é um europeu de verdade.

    Responda
    1. Von Rho

      PS: talvez o atentado que Fico sofreu nem tenha sido obra do palhaço de Kiev, que como títere do Otanistão não teria autonomia para tal iniciativa, mas sim da indústria bélica da vizinha Rep. Thceca, com contratos milionários nessa guerra.

  6. Antonio Dias Macedo

    Compartilho da mesma visão desse primeiro-ministro da Eslováquia com relação à guerra na Ucrânia. Sempre afirmei que o único pivô dessa guerra foi a tal da OTAN. E a Ucrânia deu um passo maior que as pernas e, por isso, ela entrou num beco sem saída.

    Responda
  7. Cleomar Ribeiro

    ... a populaçã de nenhum país ex-URSS tem ressonância com em se tornar enclave da Rússia de Putin. A população tem atê febre só de pensar em Putin liderando seus países!!!!...

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      Revisão01 de meu ensaio de réplica à provicao de Franklin ( Almofadinha de Rede Social): ... Onde se lê ' . eu apenas repassando o que colegas meus de Labia, Ucrânia me disseram', por favor, leia-se '. eu escrevi apenas para repassar o que colegas meus de Latvia e Ucrânia me disseram...'...

    2. Cleomar Ribeiro

      ... eu apenas repassando o que colegas meus de Labia, Ucrânia me disseram, meu ex-professor que estudoubfísica em Moscou, e Nas férias ele ia para as praias do Mar Negro no Verão de lá! Os colegas dele vários países ex-URSS é que dizem isto!... Não é entender de geopolitiks e sim ouvir os nativis de lâ se manifestsrem, babaca!Eu pelo menos já conversei com alguns deles, eles me permitiram a ler a Mente deles.

    3. frankklim alencar figueiredo

      Pobre Cleomar. Visão míope sobre geopolítica. Fã do TopGan.

  8. Cleomar Ribeiro

    ... o premiê da Eslováqiia veio se cadastrar sua inscrição para futura sede de exílio e fuga para o Bozo e seus longamani terem opções diversas de fuga, né, pessoal???...

    Responda
  9. IAN SILVA GALV O

    Pois é.. Imagina que a China convida o México para uma aliança militar com capacidades nucleares. E fala pro México: confia! vai dar certo, a gente protege você. O México topa. EUA pensam: se eles de fato entrarem, acabou meu poder de barganha sobre o México, mas, se eu invadir agora ele não entra na aliança, por já estar em guerra. Não seria uma ação muito imprudente do México acreditar que a China o protegeria? Não seria delinquência da China garantir uma proteção que não pode dar?

    Responda
    1. frankklim alencar figueiredo

      Então. Pena que muitas pessoas opta por ser cegas, mesmo sabendo dessa verdade. Quantos aos ignorantes, perdoados.

  10. Luis Nascentes

    Covardão. A Europa entregou os Sudetos achando que acalmaria Hitler. Deu no que deu. Se a Ucrânia não estivesse sofrendo, a Rússia já teria tomado tudo e estaria reivindicando a Eslováquia pois era da órbita soviética também.

    Responda
    1. frankklim alencar figueiredo

      Fofoque pra mim, qual país a Rússia invadiu em mais de 300 anos. Fofoque tb quantos países os si o nis tas anglo/amercianos invadiram em menos de 100 anos. Acorda Liz. Não pague mico.

  11. Luis Nascentes

    Quem arrastou a Ucrânia para a guerra foi a Rússia. Quem traiu a Ucrânia foi a Rússia que assinou pacto de não invasão em troca da entrega das armas nucleares. Quem não tem memória não deveria se manifestar.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Luis Nascentes, fatos reais mostram a falta de experiencia do ator/comediante eleito para um cargo para o qual não tem capacidade, essa guerra é da OTAN & States e foi terceirizada para o Zelensky, que vive viajando,pedindo ajuda e posando para fotos, a última com o Trump e o Musk, enquanto russos e ucranianos morrem e cidades são destruidas.

    2. Luiz Candido Borges

      ...assim como os que têm memória seletiva. A Rússia cumpriu escrupulosamente tudo que foi tratado com a Ucrânia quando da sua criação. Aí, em 2014, com a ajuda do Ocidente (EUA e outros membros da OTAN) foi dado o golpe no presidente eleito para que seus sucessores passassem a hostilizar a Rússia e a população russa na Ucrânia, acabando como membro da OTAN em pouco tempo. Você faz alguma ideia do que isto significaria?

    3. Dermival Pereira de Macedo

      A estratégia de destruir o potencial falhou

  12. Valter Luiz Peluque

    Enfim, um dirigente europeu sensato! O ocidente, por interesses mesquinhos, colocou a Ucrânia numa encalacrada e, com certeza vai lhe virar as costas e dar de ombros a qualquer momento deixando-a com as perdas territoriais e todo o sofrimento. Zelensky precisa pagar por isso.

    Responda
    1. Telma Saraiva

      O país do Zelenski está sendo invadido por um país imperialista e o invadido é que tem que pagar por isso? Os ucranianos não querem ceder territórios para a Rússia.

  13. José Tarcísio Aguilar

    O ocidente já havia traído a Ucrânia quando a cia atuou no golpe de estado em dois mil e quatorze, quando iniciou a aproximação da otan contrariando acordos existentes, e quando deu suporte para a guerra a partir da invasão. Até agora os únicos fiéis sãos os fabricantes de armas.

    Responda
  14. Petrônio Alves Corrêa Filho

    O premiê disse tudo! Pura verdade!

    Responda
  15. Sam Duart

    E até engraçado nossos especialistas em história. Parece que não conhecem nada depois da Guerra Fria. Sendo que a Ucrânia não queria mais fazer parte da União Soviética. Agora vem o cidadão aqui falar que a Ucrânia quer ser parte da Rússia e o ocidente que impede. Vão lá perguntar para os Ucranianos se eles querem ser anexados pelos russos.

    Responda
    1. Chico Neto

      A Ucrânia em si, não, mas algumas regiões de maioria de ascendência russa, sim. Inclusive, a guerra civil nessas regiões começou quando depuseram o governo pró-Rússia.

    2. Ronaldo Almeida

      Nossa! Lemos duas entrevistas diferentes!

    3. José Tarcísio Aguilar

      De fato a maior parte não quer ser anexado pela Rússia. Aquele do leste são de outra opinião, mas não é anexação da Ucrânia à Rússia, e sim anexação da Ucrânia ao bloco da Otan, que foi o problema. Zelensky traiu seu país e seu povo ao namorar este segundo, seu sonho particular megalômano de poder.

    4. Luiz Candido Borges

      Onde você leu que "os ucranianos querem fazer parte da Rússia"? Talvez a simples ideia do convívio harmônico com a Rússia lhe seja absurda.

  16. BRUNO ELIAS

    Que delícia ler o repórter da Folha ser chamado de tolo por Fico, ao mencionar o espantalho da "Rússia não vai parar na Ucrânia". Constragedor como a mídia brasileira é vassala das narrativas ocidentais.

    Responda
  17. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Somente os desavisados acreditaram que os EUA e a Europa iriam assumir a defesa da Ucrânia. Como sempre, os "países satélites", como os latino-americanos, são "usados" como bucha de canhão na guerra entre o Ocidente e o Oriente.

    Responda
  18. MARCIO OLIVEIRA

    A Ucrânia já foi traída quando cedeu suas armas nucleares com a promessa de não ser agredida principalmente pela Rússia. Que papo invertido é esse que essa russete tá querendo que eu ingula?

    Responda
  19. Marcelo Masiero

    O Roberto acabou de descobrir a pólvora. Sujeito sagaz.

    Responda
  20. JAILSON DE BEZERRA

    Uma ótima entrevista. É difícil encontrar um estadista que fale clara e abertamente das verdadeiras relações internacionais. Sua fala não poupa nem gregos nem troianos. Sabemos que, principalmente, EUA não são um exemplo de ombridade, e que suas ações visam ã sua hegemonia enquanto país democrático em teoria, porém um sanguinário articulista em defesa de seus interesses escusos. Sua alegoria dos elefantes retrata bem os interesses dos grandes países em detrimento dos pequenos.

    Responda
  21. heber machado menezes

    A depender desses antigos "satélites" soviéticos, a OTAN está perdida num eventual conflito pra valer com a Rússia. No dia seguinte eles pulam para o lado de lá. É uma questão de mentalidade, é cultural, mesmo pq o "Ocidente" europeu não os trata e nunca os tratarão como cidadãos europeus de primeira classe. Os turcos que o digam.

    Responda
    1. heber machado menezes

      ...com exceção da Polônia e dos países bálticos, claro.

  22. jose prado

    E se a Otan sacrificar a Eslováquia?

    Responda
    1. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

      Não fará por três motivos: 1) é uma organização de defesa mútua. Ser membro implica em obrigações recíprocas de defesa e segurança; 2) nesse regime, o ataque a um é um ataque a todos; 3) a Ucrânia não é membro da OTAN. Logo, eventual apoio não escudado em Tratados Internacional é meramente político. Apoiar ou jogar aos russos, é uma decisão que se rege pela conveniência, não pela obrigação.

  23. Wilson Soares

    Táaí, gostei do cara.

    Responda
  24. Geraldo Filho

    Toda essa retórica negacionista, corrobora com o fato de que nenhum país pode se deixar levar pela neutralidade ou deixar de se armar contra quem quer que seja. Ucrânia se tivesse mantido uma única ogiva nuclear em seu território a história dessa invasão poderia ser bem diferente. A paz se conquista boas alianças e com armas, sinto muito ter que dizer isso.

    Responda
  25. José Cardoso

    Ninguém arrasta ninguém para uma guerra. Se os ucranianos não estivessem dispostos a lutar, o Zelenski teria fugido como o Assad, e um regime pro russo teria sido instalado imediatamente.

    Responda
  26. frankklim alencar figueiredo

    FSP representa a elite corrupta e retrógrada do Brasil. É a voz do atraso e da corrupção.

    Responda
  27. frankklim alencar figueiredo

    Só faltou implorar ao visitante. "Por que vc não apoia os EUA contra a Rússia?". Vergonhoso.

    Responda
  28. Marcos Longaresi Carvalhães

    Agora deu, a Rússia invade a Ucrânia e quem arrastou a Ucrânia para a guerra foi o ocidente. Esse cara deve ter usado drogada estragada ou vencida.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Não, Marcos, ele apenas pensou com sua própria cabeça e chegou a certas conclusões a partir de fatos objetivos, sem ideologismos. Gente como você nem tem a desculpa de "dorga" estragada ou vencida: é limitação intelectual mesmo.

  29. frankklim alencar figueiredo

    FSP. Vergonha internacional.

    Responda
  30. frankklim alencar figueiredo

    Como brasileiro, peço desculpa ao visitante. Essa imprensa nos envergonha. Mais americana que os americanos. São muito vassalos. Mente colonizada é uma desgraça. Por amor ou interesses?

    Responda
  31. Abel Edson miguel

    O ocidente queria saber o que Rús sia tinha de armas e incitou um bo bo para ver matar a curiosidade. O coitado (ou não) foi usado, ele não percebeu isso até hoje. Ele não conhece o básico de geopolítica.

    Responda
  32. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Esse premie foi eleito com fake News espalhado contra seus adversários, provavelmente financiado pela Rússia do autocrata Putin. Muitos políticos da extrema direita nas democracias ocidentais são apoiados por Moscou para enfraquecer esses países e suas alianças para favorecer a política e o expansionismo russo, poder e dinheiro é o que interessa para a elite corrupta. O principal inimigo das ditaduras e dos populistas é a democracia, transparência e a liberdade.

    Responda
  33. Ney Fernando

    Quem arrastou a Ucrânia para a guerra foi a Rússia, que a invadiu. O ocidente apenas auxilia o país invadido enquanto o invasor não sai de lá (mas não para sempre).

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      É o que parece, não é mesmo? Pena que a realidade seja um pouco menos óbvia e necessite de um pouco de análise e capacidade cognitiva para ser compreendida.

    2. frankklim alencar figueiredo

      Kkkkkkk. Pobre Ney. Cego por opção.

  34. Homero Feijó

    A Folha é tão baba-ovo dos EUA que, além de tentar enquadrar o entrevistado com clichês batidos da midia otanistanesa, deu um jeito de enfiar uma foto do Elon moska no meio da matéria! O que essa foto está fazendo ali? Perderam o senso do ridículo!

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      A foto do Musk é só para amedrontar o STF,

    2. Wilson Soares

      Boa observação, eu também fiquei procurando no texto o motivo para ter aquela foto estar ali. Não achei.

  35. LUIS FERNANDES

    Claramente e um aliado do cruel Putin. Sim os EUA sao responsáveis pela guerra no Iraque com o ditador Hussein. Putin invadiu um pais com certa democracia a fim de expansão territorial. Muito pior q os EUA.

    Responda
  36. Ricardo Ferreira

    Os países da Europa oriental tem histórico de vassalos da Rússia, infelizmente, e isso se reflete até hoje em seus cenários políticos.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Puxa, até que enfim um comentarista embasado, com o necessário conhecimento histórico e geopolítico para publicar uma opinião embasada. Parabéns, Homero Feijó! Os EUA incitaram e ajudaram o cometimento do crime de fraticidio, uma abominação!

    2. Homero Feijó

      Eles não são vassalos da Rússia, eles são parte de um mesmo bloco liguístico, cultural, histórico, econômico e geopolítico. Eles tem uma identidade comum. Você compreende que um Australiano (não aborígene) se identifica mais com um inglês do que com um Filipino que fica ao lado? O mesmo ocorre com um Esloveno ou um Eslovaco em relação à Rússia. Antes de o Ocidente semear a discórdia, o mesmo ocorria entre Russos e Ucranianos, agora virou o que virou.

  37. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Esse presidente da Eslováquia dá uma aula de comunicação, com franqueza e objetividade desconcertantes. O tolo entrevistador da FSP tenta enquadrá-lo com mesmices da mídia internacional e tudo o que consegue é levantar a bola para a cortada.

    Responda
  38. Alberto Melis Bianconi

    Gostei quando ele disse que não teme um ataque Russo, segurança é a desculpa que todos usam, mas não é igualmente verdadeira para todos. Ambos os lados estão armados nuclearmente, e não serão atacados diretamente. Não deveriam ficar criando escaramuças locais. A Ucrânia foi invadida, mas a UE não será. Rússia e UE precisam discutir a relação, pragmaticamente, e sem a participação americana ou da Otan. Aliás, a Otan mais atrapalha do que ajuda a Europa hoje.

    Responda
  39. Alexandre Sartori Barbosa

    Estimularam Moro e Bolsonaro aqui no Brasil (vai que dá não deu), estimularam Zelenski na Ucrânia,(vai que dá não deu), estimularam o Guaidó na Venezuela (vai que dá não deu). O ocidente não está nem aí para os desfechos de suas políticas intervencionistas porque ganha no caso delas darem certo, mas também ganham caso ela darem errado. Quem morrer pelo caminho que pague o pato, as tragédias são inerentes aos colonizados.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Somos todos iguais, estamos todos imersos em ideologia, e defendemos nossos vieses ideológicos com narrativas. O ocidente perdeu força no mundo e não pode acreditar que vai resolver as coisas caso a caso. Precisa ter uma doutrina mais coerente de atuação diplomática e militar, especialmente com o mundo não democrático.

    2. Alexandre Sartori Barbosa

      Não se confunda, são todos iguais, incluindo o Putin!

    3. Ciro Lauschner

      Confundir Bolsonaro com Zelenski, Guaidó com Bolsonaro e apoiar Putin, um dos maiores facínoras desse século e ainda culpar o ocidente é muita fantasia de quem se perdeu na estrada da ideologia.

  40. Raymundo Itareru

    lula estava certo o tempo todo sobre essa guerra, mas os jornalistas e jornais do Brasil que copiavam e colavam reportagens de jornais americanos diziam que lula estava errado, agora Trump está falando a mesma coisa, deveriam ter vergonha de tanta sabujice, e pedir desculpa para o presidente

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Prezado Ciro. Parece que o primeiro ministro da Eslováquia discorda do senhor.

    2. JOSÃ OLIVEIRA

      Ciro Lauschner Você deveria envergonhar-se de não ter um mínimo de senso do ridículo! Lula é reconhecido, atualmente, no Mundo inteiro, como sendo o maior Estadista mundial deste primeiro quarto do Século XXI. Portanto, a opinião de um mero sujeito anódino, não tem o condão de modificar esta realidade fática.

    3. Ciro Lauschner

      Lula toda vez que emite opinião, expõe apenas sua incoerência e envergonha o país, só isso.

  41. Raymundo Itareru

    lula estava certo o tempo todo sobre essa guerra, mas os jornalistas e jornais do Brasil que copiavam e colavam reportagens de jornais americanos diziam que lula estava errado, agora Trump está falando a mesma coisa, deveriam ter vergonha de tanta sabujice, e pedir desculpa para o presidente

    Responda
  42. Ediney Fortes do Prado

    Rússia e Ucrânia tem cultura, religião e até o alfabeto comuns; as línguas sao próximas: Putin poderia ter atraído a Ucrânia com apoio comercial, tarifas suaves, empréstimos, cooperação econômica, política, cultural, esportiva. Sendo um vizinho forte, era fácil ser influência, mas preferiu atacar com milícias em Donetski e invadindo a Crimeia. Culpar o Ocidente pela invasão é como culpar a vítima de ter levado 5 tiros.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      O Josã Oliveira já disse tudo! Lembro apenas que a Ucrânia nasceu como país independente exatamente como você põe no condicional: ela não poderia ter toda essa condição, ela tinha tudo isso, fruto de mais de mil anos de união dos povos do Rus. Mas isso não interessava aos EUA, que têm como objetivo primordial o enfraquecimento e domínio da Rússia.

    2. fernando narduzzo

      O colega Josã Oliveira disse tudo, parabéns! Pena que o gado nao saiba ler, se resumem ao muuu

    3. JOSÃ OLIVEIRA

      Leia sobre o acordo de Minsk! Veja tudo o que foi pactuado pelo Ocidente, com a Rússia e a Ucrânia, sendo que logo em seguida, derrubaram o governo eleito da Ucrânia e impuseram um fantoche, da estatura de um pigmeu político, o tal Zelensky, para tentar acossar a Rússia, instalando Bases da OTAN, nas fronteiras entre os dois países. Zelensky é somente um "palhaço" corrupto, que se deu mal, imaginando ser capaz de desafiar uma potência nuclear, por procuração.

  43. AGOSTINHO HERMES DE MEDEIROS NETO

    Um presidente europeu com visão própria de mundo, capaz de pensar, centrado nos interesses do seu país, que não repete automaticamente o coro da OTAN. Que pena que não conseguiu conversar com o Presidente Lula.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      e os tablóides de banânia copiando textos de jornais e falando que lula estava errado, agora que o presidente eleito dos EUA está falando a mesma coisa, aí eles concordam vira latas mau caráter

  44. Henrique Marinho

    Posições interessantes. Tem boa visão de mundo, e entende a realpolitik. Enfim, pensa. Quantos políticos brasileiros realmente pensam, conhecem a História e não apenas repetem o que ouvem?

    Responda
  45. S Barreto

    Traí-la ou tirá-la?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.