Ruy Castro > Morrer pelo Brasil -até certo ponto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
General que se vende por cargo e benesses não vale a farda. Já outros melhores se recusaram. Vale dizer que o Lula e os petistas também não são grande coisa, o projeto deles para o paÃs é só ficar mandando e aproveitar.
Raso e rasteiro, como convém a um leitor que deve ter apoiado o coiso.
Se borraram nas fraldas.
Lembrou-me a piada do bordel que foi erguido ao lado de uma igreja. O padre pediu aos fieis que orassem para deus destruir o antro do mal. Um raio caiu sobre o bordel, aniquilando-o. O dono processou a igreja que, na justiça, negou que as orações tivessem feito aquilo. E o juiz ficou na dúvida sobre que sentença dar, diante de uma igreja que não acreditava no poder da oração e de um dono de bordel que acreditava. Pois é. Na hora do pega pra capar, o pessoal afina...
E choram...!
Incorreto falar em tentativa de golpe nesse caso porque, de acordo com o artigo 359 do Código Penal, esse crime implica o uso de violência ou grave ameaça, e tal não ocorreu. O certo seria falar em discussões e planejamento de tentativa de golpe, atos que, surpreendentemente, não constituem crime.
Não, é claro que não. E tem gente como este e ner gumeno que ainda tem a cara de pau de negar. Co vardes
Paulo César, você cita leis e suas interpretações consagradas, mas num comentário mais abaixo diz que é leigo em Direito. Qual é, cara? Todos têm direito a ter opinião, mas proferi-la dando a impressão de que é especialista no assunto é fraude. Talvez não do tipo que leve a condenação em juÃzo, mas do que leva os demais a não levá-lo a sério.
Um dos "atos concretos" na tentativa do golpe foi exatamente a pressão exercida sobre os comandantes do Exército e da Aeronáutica para que estes concordassem com o golpe. A simples apresentação da minuta configurava este "ato concreto", pois a minuta seria a base jurÃdica para a subversão da ordem jurÃdica. Seus argumentos só convenceriam um leigo muito predisposto a salvar a pele dos golpistas. Não há nada de jurÃdicos neles.
Aliás, não foi por outro motivo que os Comandantes do Exército e da Marinha sequer aceitaram ler a minuta do golpe. Eles sabiam que a simples consideração do documento poderia comprometê-los na "grave ameaça" ao estado de direito. Seu exemplo do que seria "grave ameaça" de golpe, aliás, é patético.
Trata-se, na verdade, dos artigos 359-L e 359-M. O autor do comentário certamente dá ao termo "grave ameaça" o sentido da linguagem coloquial. Mas na linguagem jurÃdica, os atos preparatórios denunciados pela PolÃcia Federal se enquadram perfeitamente na expressão. Mesmo se desconsiderarmos o dia 08/01, a "grave ameaça" está perfeitamente caracterizada, por exemplo, pela pressão exercida sobre o Alto Comando do Exército a fim de que este aderisse ao golpe.
Aldo Luiz, meu querido, voce não entendeu o sentido de violência ou grave ameaça mencionados no artigo 359. Vou exemplificar. Violência: um tanque disparar o canhão contra o STF. Grave ameaça: um tanque apontar o canhão para o STF e ameaçar atirar se os ministros não fizerem isso ou aquilo. Não aconteceu nada próximo disso.
Trata-se de crime de atentado ou empreendimento, uma modalidade de ilÃcito penal em que se pune a tentativa com a mesma pena que a consumação. No caso, se consumado, não haveria processo de responsabilização criminal por obviedade, mas "a ponta da praia" como defendido pelo beneficiário da intentona.
Obrigado, Vera, mas sou leigo em Direito.
Discutir e planejar nao bastam para caracterizar tentativa. Tem de haver atos concretos. Releiam o artigo 359.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Kkkkkkkk!!! otima piada Paulo! por vc os militares golpistas e os depredadores de 8 de janeiro deveriam ser condecorados né?
bozó continua na mente dos possuÃdos. Não sei se esse fala isso pessoalmente, mas atrás de um teclado ele vomita a defesa do bozó direitinho sem constrangimento. Também, não precisa de muito crânio para decorar e repetir a bobajada dele, alias, precisa mesmo é de pouco crânio e nenhuma reflexão para acreditar. E ainda não sabe nada ou mente sobre direito. kkkkkkkkkk. Que vida miserável em paulo!
Tudo que foi descoberto recentemente e o que aconteceu no 8 de janeiro só não é grave nas cabeças ocas dos bolsominions, tão ocas que idolatram como "lÃder" e "mito" um covar dão hipó crita e completamente estú pido.
Precisa voltar a estudar Direito numa Faculdade séria - não serve pagou/passou, essa não serve nem pra você fazer comentários acertados na FSP.
Não tem como dizer que é incorreto falar que hove a tentativa de golpe porque houve a instauração de inquérito com essa imputação que está sob apreciação do Ministério Público Federal. É melhor aguardar o desfecho na Justiça.
Tentativa de ASSASSINAR presidente e vice LEGITIMAMENTE ELEITOS e ministro do STF não é grave ameaça? Em que perÃodo da vida polÃtica do Brasil teve general 4 estrelas preso? Não a toa Bolsonaro está desesperado e mais uma vez tenta jogar a culpa nos outros. Só q dessa vez não escapa. Vai p a cadeia.
Um plano para assassinar um presidente, um vice e um ministro do supremo. Soldados a postos na rua, pedido de cancelamento do "jogo" não constituem grave ameaça? kkkkkkkkkkkkkkkkk.
Excelente texto, antes coragem, agora coverdia. Que deprimento!
O cara para achar que o Lula é comunista tem que ser muito tro uxa
Verdade. Falou o que eu ia escrever. O Lula pode ser tudo( e bota tudo nisso), menos comunista. Ainda + agora com a deslumbrada Janja. Se bobear Bolsonaro está mais p isso que Lula.
Para dizer que os militares bolsonaristas acreditavam mesmo que as eleições tinham sido fraudadas, é preciso achar que eles eram ingênuos, quase pueris.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Morrer pelo Brasil -até certo ponto Voltar
Comente este texto