Maria Herminia Tavares > A democracia pode travar a barbárie Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    É semelhante ao tempo dos castigos corporais nos filhos. Quando o pai bate ele tem a sensação de estar fazendo alguma coisa, e fica com a sensação do dever cumprido. Mas o efeito real no comportamento da criança pode ser pequeno.

    Responda
  2. Anete Araujo Guedes

    Na Bahia a situação deve, há muito tempo, ter saído do controle. Em São Paulo, trata-se da velha e improdutiva teoria de por fim à insegurança pública através da utilização de métodos letais, cruéis, truculentos e oportunistas. É o que garante aplausos e a promessa de votos junto à extrema direita neofascista. As execuções sumárias tornaram-se a regra, a morte de inocentes inevitáveis efeitos colaterais, a impunidade a garantia.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Antônio, vocês ainda seguem falando desse bicho papão, o comunismo? Com isso minimizam o perigo real, concreto representado pela extrema direita neofascista. A solução seria sanar as causas e não ir direto nos efeitos. Trata-se -se de um projeto mais complexo, trabalhoso e lento. Daí adotarem o método mais fácil, imediato e violento, que nunca surtiu nenhum efeito, o das execuções sumárias, da truculência, do autoritarismo.

    2. antonio brito

      Não temos solução para a insegurança. A classe média, que não é fascista nem comunista, não aguenta mais a impunidade, jovens armados em motos poderosas ameaçando, drogas e consumidores em ruas. Toda minha família já teve carro roubado, caso você nunca teve carro furtado ou roubado certamente conhece alguém que foi.

  3. Marcos Benassi

    Querida, aguda e lúcida Dona Hermínia, não somente a democracia, que é o método, mas o processo civilizatório, seu objetivo, peitam essa loucura selvagem. Deo Gratias. Creio apenas que as expressões "descontrole e desmando" não precisam figurar como causalidades, sequer como efeitos: uma vez que as tropas foram mandadas nesta direção, parece-me que estão controladamente cumprindo com a barbárie ordenada. Há que se enquadrar e punir as chefias que a promoveram.

    Responda
  4. Maria Izabel Costa

    São Paulo está sendo preparada para ser tomada pelas milícias. Quando a polícia começa a mostrar o seu lado sombrio é porque o Estado mostra sua ineficiência na segurança e daí às milícias é da noite pro dia.

    Responda
  5. Maria Antonia Di Felippo

    O que acontece Professora é que o país se livrou das trevas, mas São Paulo continuou na Idade Medieval.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Lembremos, cara Antônia, que Bahia e Rio não saíram dela; ganharam a locomotiva que vai tracionando o trem tresloucado no rumo medievo. Com escala na Festa da Selma...

  6. Rodrigo Barbosa Mesquita Neiva

    A senhora Maria Hermínia deveria acrescentar no seu artigo os estados do nordeste, com atenção a Bahia e do norte do Brasil onde a mortalidade é muito, e coloca muito nisso, maior que são Paulo e a letalidade da polícia também é maior. Afinal a vida de todos tem o mesmo valor

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mmmmmm... Cê leu, né, prezado Rodrigo?

  7. Matheus Battistoni

    Barbárie é assalto, roubo de celular, sequestro relâmpago

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa, iço, sertinho! Vamo que vamo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.