Mundo > É bonito ver cair um regime que lhe torturou e matou parte da sua família, diz ex-preso político na Síria Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O horror não se mede e nem se quantifica. Este ditador matou em 14 anos cerca de 500 mil pessoas. Aqui o negacionismo governamental em um ano matou mais de 700 mil pessoa a pouco mais de 3 anos atrás.
Você errou na conta : foram quase 7 milhões de mortes no mundo causadas pelo negacionismo de Bolsonaro.
Perguntei a um brasileiro, que voltou da SÃria, logo que começou a guerra civil, em 2011, quando ele percebeu que aquele paÃs tinha se tornado uma ditadura. A resposta foi intrigante: "Quando criticar o sistema se tornou mais perigoso do que criticar um bandido famoso,um narcotraficante ou um terrorista sanguinário."
Bom, vamos ver né, o grupo hts mudou muito de dois mil e quinze pra cá e agora clama por união com os curdos, rebeldes apoiados pela Turquia e, claro, o isis que com certeza não fará parte do novo governo que provavelmente será apoiados pelos eua e ocidente, enfim, se será ou não uma nova ditadura são outros quinhentos né.
Seu otimismo é invejável! Ou lamentável, não sei. Eu concordo que o novo grupo de poder será apoiado pelos EUA, afinal foram seus principais patrocinadores. Se obedecerem tudo direitinho, é capaz de serem considerados "democratas", ainda que mandem desta para a melhor todos os possÃveis opositores e gentes que não concordem com suas posições em geral.
Trocou seis por meia dúzia.
Só falta agora, a Folha defender o Assad.
É inevitável não lembrar da piada (?) do tenor que, vaiado em cena aberta, retrucou: "Não gostaram de mim? Pois se preparem para o barÃtono que vem a seguir!". O Assad era ruim? Sem dúvida! Agora, o que esperar de conjunto de grupelhos islâmicos radicais ou simplesmente mercenários sustentados durante anos por potências estrangeiras com o único objetivo de derrubar o Assad? Luta pela democracia? Para os financiadores, o objetivo já foi alcançado; agora, os sÃrios que se virem!
"O otimista não sabe o que o espera". (Millôr Fernandes)
Fica quietinha pq o regime que se instalou é lobo em pele de cordeiro! Previna se!
É equivocado dizer que o mundo não fez nada: o ditador genocida Assad foi condecorado por Lula com a maior honraria do Exército brasileiro.
Calma lá... quem concede a honraria é o Exército, o presidente apenas a confirma. Outra coisa, foi só o Lula que apertou a mão dele. E os demais governos?????
Esse nosso exército não toma jeito mesmo, né.
Mútua admiração!
E o Exercito concordou!
Toda ditadura é nefasta, extrema direita, extrema esquerda ou teocrática, pois não admite oposição, liberdade de imprensa, transparência, bem como é corrupta, violenta, obviamente não respeita os direitos humanos. E ainda tem gente aqui que apoia um golpe de Estado e cinicamente em nome da liberdade, liberdade para cometer crimes. Não inventaram coisa melhor a que a democracia, precisa aprimorar com mais democracia, participação popular, mais transparência, quem é favor do orçamento secreto?
Também concordo que o povo tem o direito de derrubar seus ditadores, só não sei se foi o povo que derrubou o Assad.
Vamos ver se pelas diferentes grupos interessados, a SÃria se torna uma democracia ou se torna novamente num outro tipo de ditadura ou se fragmenta coma a antiga Iugoslávia. A ver. Quanto a sua pergunta, sim. O povo tem o direito de derrubar uma ditadura, qualquer que seja.
Derrubada do ditador Assad foi um processo revolucionário, estava me referindo a tentativa de golpe de Estado no Brasil perpetrado pela extrema direita.
Só uma pergunta: a derrubada do Assad foi golpe? E o povo tem direito de derrubar um ditador ou não?
Desolador.....e como será a "nova" realidade na SÃria? Que garantia a população tem de que conseguirá viver em paz, após a conquista dos grupos rebeldes? A região, infelizmente, é um barril de pólvora, e terá q enfrentar, ainda, forças externas, como a insanidade dos que alimentam atrocidades em Israel.
Naquela região as ditaduras se sucedem há séculos. Parece que está no D N A das pessoas. DifÃcil crer que o próximo governo será minimamente democrático.
Espero que não aconteça como no Egito, saiu de uma ditadura civil e entrou em uma ditadura militar.
Concordo com a leitura dele de a comunidade internacional com sangue nas mãos devido pouco fazer para combater esse barbarismo.
Pouco fazer? Lula condecorou o ditador genocida com a maior honraria do exército brasileiro...
A "cominidade internacional " faz o mesmo, já ouviu falar em Guantanamo? Alias, nem parece que vive no Brasil...
Pior que isso só as ditaduras militares da América Latina, tão hábeis em torturar e matar.
Torturou a ele e à gramática. Um erro desses no tÃtulo é lamentável, dona Folha
Você também errou. O verbo torturar é transitivo direto não pede preposição. Lamentável! Melhor estudar mais um pouco antes de corrigir .
Entao Al-Jolani pode ser considerado como um Deus salvador. É questao de ver se ele nao vai fazer a mesma coisa com os adeptos de Assad. Pobres povos orientais; afinal sao também seres humanos como nós ocidentais!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > É bonito ver cair um regime que lhe torturou e matou parte da sua família, diz ex-preso político na Síria Voltar
Comente este texto