Mercado > Afinal, quem é 'o mercado'? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente artigo, didático, difundindo conhecimento de um elemento essencial da sociedade e da polÃtica. Continuem assim!
É o conjunto de tomadores e investidores sejam pessoas fÃsicas, jurÃdicas, públicas ou privadas. O BNDES, por exemplo, é um financiador poderoso que junto com outras instituições governamentais impacta na oferta de crédito a juros camaradas sugando boa parte do total disponÃvel. O restante, mais esvasso, encarece. Portanto, quando o Lula aponta para o mercado, os drmais dedos apontam para o governo.
A maioria não entendeu nada do excelente artigo, e acha que o mercado tem corpo e alma. Não entendem que em um sistema capitalista como o nosso eh assim que as coisas funcionam, e se rebelam contra as regras do jogo, que funciona com base na lei da oferta e da procura. Talvez prefiram o sistema econômico de Cuba, Venezuela e outros paÃses não tão democráticos, onde a interferência do governo na economia ocorre todo o dia.
O mercado imobiliário não está gostando. O mercado de varejo, tão pouco. O mercado agrÃcola está inseguro. Mas com o nÃvel de desemprego baixo, o mercado de forma geral, está andando bem. Os mercados se equilibram.
O artigo é curioso - primeiro, mercado seria uma coisa democrática, todos fazem parte do mercado que discute as medidas governamentais....portanto, o sujeito que aplica 1.000 reais teria o mesmo poder (e é disso de que se trata) dos bilionários. Em 2º a visão que o mercado seria regido pelas leis da natureza -está além do homem - ninguém especula ou trapaceia, e em 3º, a racionalidade como uma coisa amoral - pagar menos às mulheres porque engravidam seria racional para proteger o $, p. ex....
Nossa! Show de abobrinha, Paulo?
O mercado é um grupo de pessoas dentre as quais existem aquelas que "acreditam" que o acúmulo do capital e a obtenção de lucro é um fim em si mesmo. Sem qualquer reflexão sobre a correlação com a vida em sociedade ou com as demais pessoas com as quais se convive. Se aproxima de um comportamento primitivo diante da escassez de recursos que sempre foi inerente ao nosso planeta.
Quando se referir a esses entes aqui abordados, a mÃdia deveria sempre usar a definição especÃfica: mercado financeiro pois, o mercado, engloba todos os que produzem e consomem ou seja, todos nós.
'Mercado' é o sagrado direito de especular e acharcar divisa$ públicas utilizando crentes batizados com diploma de Economia, que tornam-se ''analistas'' para impor a velha e cÃnica polÃtica de privatização dos lucros e socialização dos prejuÃzos.
Sr Moreira, tiro o meu sustento do meu trabalho, como qualquer trabalhador ou empresário que tenta produzir, mas muitas vezes é impedido porque existe um movimento latente que é contra o desenvolvimento desta terra. Se o sr tem seu dinheirinho aplicado, parabéns! Mas estamos falando de gente que manipula a Bovespa, como aconteceu no rombo de Bilhões na Lojas Americanas. Não é sobre pombos; é sobre abutres.
Entendo que o senhor não possua nenhum tipo de investimento bancário , pois se o tiver faz parte do mercado (aspas).
O mercado é um enorme vampiro, com enormes caninos, furando a jugular da classe d e e
Poético.
Excelente matéria. Temos os fundos de pensões de estatais dentro deste grupo, trabalhando o dinheiro dos funcionários públicos. Enfim, só não está no mercado quem não tem condições de construir uma reserva financeira.
O texto é uma aula. Que a maioria dos leitores não entendeu nada. Vai passar a vida reclamando e colocando a culpa nos outros. E vai depender do BPC no futuro.
Perfeito!
Desculpe, a grande mÃdia " usa a expressão mercado ", porém só dá a visão do " investidores da Faria Lima ações, dolar e titulos publicos de forma especulativa e diária". Não colocam a visão dos industriais e suas lideranças, dos comerciantes e suas lideranças, dos consumiros e de suas lideranças, e tantos outros da economia real do paÃs. Sei que é utopia esperar imparcialidade de Folha de S. Paulo, mas poderia ao menos ser um pouco mais plural.
Se todos esses que o senhor listou tiverem investimentos , mesmo o mais básico em um banco, eles fazem parte do mercado.
Muito boa a explicação sobre o Mercado. O detalhamento é esclarecedor. Agora a 'gente' tem certeza sobre a 'mão invisÃvel do mercado'.
Rentista (ren·tis·ta) Quem vive exclusivamente de rendas, de rendimentos, de uma quantia proveniente de alugueis, investimentos, recebimentos etc. Antônimo: Trabalhador
O "mercado" é um ente formado por investidores sem nenhum compromisso com a governabilidade, desenvolvimento humano e economico, dominuicao da pobreza e melhor distribuicao da renda. O objetivo é ganhar dinheiro e ficar cada vez mais, ainda que seja especulando e plantando boatos. A midia é seu principal aliado. Alias, a FSP tem se constituido em grande parceiro, fazendo o jogo do "mercado"
O mercado financeiro está na mão de operadores profissionais pagos para obter o melhor desempenho. Os rentistas são seus clientes. Caso o governo conseguisse equilibrar suas contas, precisando de menos dinheiro emprestado, baixaria as taxas de renda fixa. Isso estimularia o direcionamento do dinheiro para investimentos mais produtivos.
Diga isso ao BC que, só ontem, aumentou a dÃvida pública em 40 bi.
São os inimigos do paÃs que recebem apoio da FSP.
O mercado e 8% do PIB, portanto uma merreca de porcentagem que se acha o dono do PaÃs, pressiona, sabota e incentiva golpes. São os parasitas da Nação. Não suportam governos de esquerda que trabalham para que todos usufruam dos bens de produção. Lutam diariamente através da grande imprensa(Folha, Globo, Estadão)para desacredita-los. É só ver as manchestes da Folha, quando não atacam ou não reconhecem os avanços do governo, colocam: ...mas....o Lula... Os 92% do PIB querem trabalhar e produzir .
O tal mercado são os rentistas que se posicionam, sempre, contra qualquer medida que faça bem à população que produz, paga impostos e se mata de trabalhar. Ou seja, contra os pobres tudo, contra eles nada...
Em resumo o mercado são pessoas que produzem pouco, ganham muito e se incomodam com qualquer vitória de quem produz muito e ganha pouco.
AÃ, aà que comentário mais mimizento. Quem trabalha e produz não é o tal mercado. O que o Brasil conhece como o nervosinho da Faria Lima é o Mercado que dita regras e juros para os rentistas ganharem mais e mais sem riscos de uma produção por exemplo. Mercado especulativo é só 8% do PIB. O resto e trabalho, produção
Em suma, o mercado são os especuladores. Não produzem nada, mas sugam nossas riquezas.
O mercado é quem financia muitos investimentos, em especial os privados, no mercado de capitais, por exemplo. Mas também financia investimentos públicos quando o governo emite os seus tÃtulos públicos. Então, afirmar que o mercado é só um especulador é de um desconhecimento imenso sobre sua importância de providenciar capital para empresas e governos captarem e realizar os seus devidos investimentos.
Os inimigos do paÃs
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Afinal, quem é 'o mercado'? Voltar
Comente este texto