Vinícius Torres Freire > BC coloca torniquete na sangria de dólar e inflação, mas futuro depende de Lula e Trump Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ROBERTO SILVA

    Vendo alguns comentários, chega-se a conclusão que Gleisi fez escola. Inflação é o aumento da quantidade de moeda em circulação. Sua consequência é o aumento do nível de preços. Quem tem clara essa distinção não comete erros ao analisar os motivos pelos quais todos os bens e serviços estão ficando mais caros. É uma questão de lógica e mecânica, pura e simplesmente. Ao BC resta ministrar o único remédio disponível: aumento da taxa de juros.

    Responda
  2. José Cardoso

    Esse BC já tem maioria petista, e em vez de diminuir os juros (como ocorre no México), os aumenta! É para sentar no meio fio e chorar lágrimas de esguicho como dizia o Nélson Rodrigues.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      O PT é o PEB- Partido das Empresas e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Está sendo coerente com os outros dois mandatos de Lula em um dos quais governou com os maiores juros do mundo. Nos dois nada fez pelos trabalhadores- nem segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos-, deu comida para obter votos com o Bolsa Família mas não onde fazer cocô nos legando 100 milhões sem saneamento, não obstante sermos a 8ª economia do mundo. Só não sabe quem precisa não saber. Namastê!

    2. Itamar Perenha

      O Zé, você está bem medicado ou a loucura está fora de controle? Os escolhidos pelo presidente sequer tomaram posse e você já está em lágrimas pelos juros. Jura que não entende nada de economia que acredito.

    3. José Antônio

      ´´Aula de democracia contra o golpismo`` (por Pedro Serrano no YouTube em entrevista a Juca Kfouri). Note a fala sobre o 1 trilhão e 200 bilhões do BC para bancos.

  3. João Leite Leite

    Está na hora de arrumar outro método de controlar a infração. Aumentar juros é quando o consumo está muito alto e a economia crescendo acima do normal. Isso está muito longe de acontecer no Brasil. O consumo está muito abaixo do normal e o crescimento da economia é pífio. Aumentar juros vai aumentar os problemas no futuro. Os economistas deveriam recomendar cores de gasto do governo. É lá que esta o ralo que jorra dinheiro para o esgoto. Do jeito que está o país não aguenta muito tempo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pífio? a três porcento

  4. Antonio Catigero Oliveira

    O Banco Central do Brasil deveria mudar o nome para Banco Central do mercado, o Absoluto! Poderia também mudar o nome para Banco da Bolsa de Valores. Ou para Banco Central dos Agiotas. Também pode ser Banco da Especulação. A filosofia corporativa é modus operandi peculiar, movido a mentiras e mexericos promovidos pelos parceiros midiáticos para 'pressionar' (extorquir) dinheiro público de impostos pagos pelo Trabalho de 200milhões de Cidadãos, para meia dúzia de avarentos inescrupulosos.

    Responda
  5. Diego Rodrigues

    Esse tipo de comentário só serve para vender a ideia de que o mercado tem sempre razão mesmo sendo irracional, que tudo se resume a défict fiscal, que os modelos economicos funcionam e dizem que tudo é consequencia da gastanca do governo, que o BC é desinteressado e que seus membros querem a melhor economia para todos, que a saúde do mercado financeiro é o pulmão da economia. Há contestação para cada uma dessas, vejam comentários do Eduardo Moreira, mais didáticos e muitos mais sensatos que este

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Esse comentário do vtf é só para puxar o aco do patrão

  6. José Augusto Bernabé

    Quem "depende" do Lula são seus fãs que aceitam qq coisa, o Brasil dependerá sempre de quem estiver sentado no Oval da Casa Branca sem choro nem vela, o Milei viu isso e a Argentina está se tornando a Líder da América Latina pois lá a serra elétrica está a todo vapor cortando na garganta os corruptos e salvando o povo deles sem essa de que tudo vale pra manter uma Democracia.

    Responda
    1. Diego Rodrigues

      Uau, jura que é isso que você vê? Acha que a 'serra elétrica' (motoserra) está salvando o povo e transformando a Argentina em lider? Lider do que? De miséria? Que piada seu comentário.

    2. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Teu texto é puro complexo de vira latas.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Besteira tosca.

  7. eduardo silva

    Resta uma semana aos legisladores... nem cruzando dedos pois atualmente nada de positivo se espera destas casas! Em uma semana o país respirará até o carnaval aí é apnéia novamente.

    Responda
  8. Paulo César de Oliveira

    Admirável a atitude de Campos Neto de aumentar os juros em um ponto percentual e sinalizar mais dois aumentos consecutivos na mesma intensidade. Ajuda a poupar Galípolo do desgaste de iniciar o seu mandato como presidente precisando dar duas pauladas para cima nos juros. Uma pessoa menos colaborativa poderia simplesmente dar o zero setenta e cinco que o mercado estava esperando e deixar futuro presidente se virar no ano que vem.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Na verdade, o Campos Neto deixou uma bomba armada contra o país. Para diminuir a inflação é necessário que o setor privado invista para aumendar a oferta em relação a demanda. Quem será o empresário louco que investirá em produtividade, podendo virar rentista? Ou tomar empréstimos para aumentar a produção? Mas só o fato que não dará palpites contrários ao país e a favor de sua própria fortuna e de seus amigos especuladores em eventos sortidos a partir de janeiro já será uma melhora.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Esse tipo de decisão é colegiada. Informe-se.

    3. Luis Nascentes

      A decisão não é de Campos Neto. É de um comitê formado por todos os diretores do Bacen, inclusive ele. Isso garante uma transição fluída e sem baques pois as trocas são escalonadas.

  9. Paulo César de Oliveira

    Milei cortou gastos. Trump e Musk vão cortar gastos nos Estados Unidos. Por que não conseguimos cortar gastos no Brasil, com tanto desperdício e ineficiência?

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Cortar gastos, hoje, é diminuir a taxa selic. É um vazamento contínuo a favor dos especuladores...

    2. Rafael Moraes

      Os nossos gastos são com o serviço da dívida. Maiores juros do mundo.

    3. Luis Nascentes

      Porque nenhum dos três poderes quer fazer sua parte, apenas que os outros dois façam mas mantenham-se seus próprios privilégios. Assim é.

  10. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

    Das piores que li dele. O esforço pra criar uma narrativa contra o governo passou muito do tom dessa vez. Imagino o autor falando essas ideias em uma roda de amigos, tentando ser assertivo, confiante, reflexivo; e a turma que o assiste olhando desconfiado, reconhecendo a farsa patética e quase cômica do esforço do personagem e pensando, "tu não me engana.".

    Responda
    1. Eduardo Luiz De Faria

      Engraçado, Luis, que são esses caras que falam com esse ar professoral, como esse teu, que usam esse argumento de que entendem mais, como justificativa pra ganhar a discussão, *eu estou certo porque sei mais*, são os que erram todas as previsões sobre a economia. Impressionante. Mas erram brutalmente. Muitas vezes, esses são os mesmos que também ganham muito dinheiro com aumento de juros. E em tom professoral eu digo: só a Turquia tem juros mais altos.

    2. Luis Nascentes

      Acho que você o imaginou falando para sua roda de amigos. Qualquer um que entenda um mínimo de economia concordará com o artigo. A culpa é quase toda do governo. Mesmo com os fatores exógenos não controláveis, há muito que o governo pudesse fazer, e também os outros dois poderes. Torcemos pelo Brasil, mas enquanto ele insiste em fazer errado, nós rentistas nos posicionamos certos e aproveitamos.

  11. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Vtf não se contenta só com juros, quer mais dinheiro do tesouro no cofre do banqueiro.

    Responda
  12. Samuel Fagundes

    "A economia tem crescido em partes por motivos desconhecidos"..., apenas por essa frase já podemos deduzir que essa pessoa nao sabe o mundo em que vive ou, se sabe, é, como a maioria dos que escrevem por aqui, tem má fé em suas palavras. Vou tentar ajudar: responsabilidade do governo, ordem, paz e muito trabalho. Fossemos um país que tivesse uma elite com um mínimo de pudor e decência, seríamos uma grande nação. Vocês nos dão no jo

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Apoiado!

  13. marcelo ottoni

    "A economia tem crescido além do que se espera e por motivos desconhecidos"... pouco esclarecedor...

    Responda
  14. Samuel Fagundes

    Mais que diabos é esse de "seguro" para Galipolo que todos falam, das TVs aos jornais que custa ao país 50 Bilhões de juros a mais por ano? Somos, todos , ovários? Passam uma verniz para dar jma ar de "isso é normal". Não, isso não é normal, enganem a quem quiser, mas isso não é normal, isso é inaceitável

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      "Fictício desequilíbrio fiscal"?! O déficit nominal está em sete por cento do PIB e a relação dívida/PIB vai crescer de doze a catorze pontos percentuais só no mandato de Lula. O que tem de fictício nesse desequilíbrio?

    2. Bento Brito Teixeira

      O que projetam êsses previsores do caos? O capital financeiro assumiu, incondicionalmente, a política monetária. Em nome de um fictício desequilíbrio fiscal, querem elevar às alturas os famigerados e insaciáveis juros. Será que que o Lula vai sobreviver, ao se deparar com essa traição ao povo brasileiro, por parte dos seus indicados?

  15. silvia ramos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  16. CARLOS LOPES

    Nem vou ler, uma absurdo o trocadilho. Pra mim está cancelado!

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Agora sim! Com sua providência o déficit, o dólar e os juros vão baixar imediatamente. Obrigado!

  17. José Fernando Marques

    O mais curioso é que o jornal acaba de publicar pesquisa que dá boa vantagem aos candidatos de esquerda sobre os da direita. A percepção desse fato (ao menos momentâneo) deve levar os conservadores a se encarniçarem nessa disputa, e sabemos que são capazes de tudo. Vão tentar inviabilizar o governo. Tarefa árdua, porque boa parte da população entendeu quem de fato a representa.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Sim, os liberais sempre foram golpistas. Se alimentam das rebarbas dos mega banqueiros internacionais. Vendem até a mãe, pra entregar as riquezas pra eles. Eh a natureza do liberalismo.e aqui agem com desenvoltura, pois já domesticaram o gado só longo de séculos.

  18. José Fernando Marques

    Estou fixando aqui a expressão 'extrema direita financeira' e apontando o interesse desta, usada pelo BC, em desestabilizar o governo com fins políticos e especificamente eleitorais. São ações calculadas com esse fim. É uma opinião legítima (ainda que esteja equivocada), expressa em português correto e sem grosserias. Publiquem, por favor.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      A extrema direita financeira tenta governar criando falsas crises. Mas milhões de eleitores têm peso, e a banca não governa sozinha.

    2. José Fernando Marques

      Uma correção: a extrema direita financeira usa o BC, não é usada por ele. Quem governa é o grande capital das finanças, o BC apenas cumpre ordens (embora não o admita). O objetivo é inviabilizar esse governo para ter chances nas próximas eleições.

  19. José Fernando Marques

    O quadro atual leva a crer em ações calculadas para desestabilizar o governo, com vistas a 2026. Ações postas em prática pela extrema direita financeira: mercado e BC. No entanto, pesquisa recentíssima divulgada por essa Folha mostra os candidatos da esquerda muito à frente dos da direita. Como ficará essa disputa?

    Responda
  20. José Fernando Marques

    Esse quadro leva a pensar em ações calculadas, pelo mercado e seu capataz, o BC, para inviabilizar o governo Lula e com ele o país, abrindo caminho para a volta da extrema direita ao poder em 1926, opa, 2026. No entanto, pesquisa bem recente mostra Lula e Haddad muito à frente dos candidatos da direita. A direita vai ter de caprichar nas sabotagens se quiser voltar ao Planalto.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Se pesquisa ganhasse eleição… ainda mais a dois anos do pleito. Conforte-se com ela enquanto a realidade atropela a ficção.

  21. Adalberto Otaviano Luciano

    Lá em casa, quando pressinto que o salário não pagará as contas no fim do mês, troco a picanha por pé de galinha e a cerveja por 51.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Por aqui, no interior do Brasil, temos umas cachaças artesanais e petiscos, muito mais saudáveis e saborosos.

  22. José Fernando Marques

    Há um paradoxo que os economistas deviam queimar a mufa para resolver, o que, segundo se diz, se faz nos EUA. É o efeito dos bons níveis de emprego sobre a inflação. Quando a economia e o emprego crescem, por aqui se alega que pressionam a inflação - e se defende que sejam travados! Para a imensa maioria, será melhor conviver com alguma inflação mas com emprego, do que ter a inflação sob controle e emprego em baixa. Mas a banca, representada pelo BC, não pensa assim. Usa premissas antipopulares.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Não precisa se socorrer nos EUA. A Dilma fez assim. Tolerou a inflação, botou cabresto no Bacen. O fim da história todos sabem!

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Foi assim até o Plano real: "inflação galopante", e o trabalhador feliz; reajuste salarial todo mês. O dono do supermercado, mais ainda: reajuste de preços por minuto.

  23. Rafael Moraes

    Futuro depende de acabar com esse dreno do nosso pib que são os juros altos pagos a banqueiros. Brasil com juros mais altos do mundo, nada justifica isso, causa desindustrialização e endividamento das famílias. Esse é o desafio; ninguém aguenta mais ir comprar uma geladeira a prazo e pagar 3.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Querido. Juros não são pagos a banqueiros mas aos compradores de títulos públicos. Os iletrados acham que banqueiro fica feliz ganhando juros de 12,25% ao ano do governo enquanto capta a 95% desse custo. Com a economia desestabilizada ele não empresta para os negócios que secam e tem que empresta para o governo. Nada mais equivocado. Banqueiro fica feliz é com economia estabilizada, selic a 4%, captando a 4% e emprestando a 20% com baixo risco de inadimplência. Aí ele ganha dinheiro, entendeu?

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Prezado Rafael. Também fico questionando se a culpa é do agiota, ou dos descontrolados que buscam seu dinheiro. Para pagar suas contas o governo lança títulos públicos no mercado, oferecendo juros. Pessoas físicas também compram esses títulos. Quanto maior o risco de insolvência, mais juros. Tento entender porém não consigo.

  24. Alberto A Neto

    Campos Neto acertou o alvo: Bye Bye, Lula IV. Não se pode dizer que Lula III não facilitou a mira. O tiro de misericórdia de Campos Neto liquidou o biênio 2025/26. Se depender apenas da economia propriamente dita, o propósito do quarto mandato de Lula ou de seu preposto, já foi para o vinagre.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Quanto equívoco de conhecimento de causa e efeito. Não dá pra discutir economia com quem só entende de torcida política.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Não vejo assim. O Brasil continuará sendo surrupiado por muito tempo. "Viva o Povo Brasileiro".

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.