Opinião > BC faz o que é preciso, mas sozinho não impedirá crise Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. Olavo Cardoso Jr

    O IBGE virou um puxadinho do PT. Mas não conseguiu enganar ninguém.

    Responda
  2. Olavo Cardoso Jr

    Lula e Tarcísio tem o mesmo tempo de governo. Comparem os resultados.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Lula ganha longe.

  3. Olavo Cardoso Jr

    Inteligentíssimo, isso é crescimento puxado por dívida. Sem rombo, como estaria o nível de emprego? Qt tempo vc acha possível crescer por meio de endividamento???? Vamos lá, cara gênio, raciocine. Vc é de esquerda, mas consegue. Até pq esse filme já passou, e os atores são os mesmos.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Não há crescimento sem investimento, nem investimento sem dívida. Se os juros estiverem menos altos, ajudarão.

  4. Olavo Cardoso Jr

    Esse governo acabou. Melhor apresentar logo o atestado médico, descer a rampa e se mandar.

    Responda
  5. Olavo Cardoso Jr

    Com rombo fiscal, a avaliação popular de Lula está mascarada. Como estaria a popularidade desse governo caso as contas públicas estivessem em ordem e esse governo fosse sério? Rombo fiscal é uma bomba relógio. Esse governo reoresenta mais uma década perdida. Detalhe. Erraram no timing. A eleição é daqui a dois anos e não dá pra sustentar essa política econômica até lá.

    Responda
  6. Olavo Cardoso Jr

    O país está diante da seguinte questão. Precisamos antes ter uma hiperinflacao, uma mega recessão e outro escândalo de corrupção astronômica pra botarmos essa esquerda pra fora???

    Responda
  7. Olavo Cardoso Jr

    PIB crescendo com rombo fiscal. Todos os problemas do mundo estariam resolvidos com essa belíssima fórmula esquerdista. A enganação acabou mais cedo d q esperavam.

    Responda
  8. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    Escreveu o repórter especialista em economia da folha….isso é uma piada

    Responda
  9. Luiz Henrique Moreira

    Os eleitores PTistas já não tem mais argumentos para "justificar" a Política Fiscal desastrosa da atual Equipe econômica. Falam muito de Mercado e esquece q o pobre q frequenta o Supermercado enxerga o aumento de preços diários. Tentam colocar a culpa no BC, mas esquece ou omite que as decisões são técnicas e tomadas por unanimidades, inclusive dos indicados pelo Governo Atual. Melhor seria assumir os erros, procurar soluções p/a evitar mais uma vitória da Direita.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Jose o BC nao quer subir juros. Todos querem ser o Guedes, juros de 3 por cento. Mas para isso precisa parar de gastar. Parem de fazer de conta que o BC dita a infacao e os juros quanto quer. Nao eh assim que funciona. O BC age em decorrencia da inflacao presente e futura, que sobe por causa de emissao de moeda, que eh emitida por causa de gastos. A cada mes que ficamos assim, fica mais caro e doloroso o ajuste que o proximo adulto tera que fazer, como fez o Temer. Olha a Argentina.

    2. José Fernando Marques

      Toda unanimidade é obtusa e a do BC não é exceção. Com o pretexto do combate à inflação, aumentam os juros e, assim, travam investimentos e reduzem o emprego, além de impactar a dívida pública. Não é coisa que se faça. Insensibilidade e irresponsabilidade, com vistas a dificultar a vida do governo, favorito nas próximas eleições.

  10. José Fernando Marques

    Como outros já comentaram aqui, fica claro que a queda de braço entre BC e governo reflete a divergência ideológica entre centro-esquerda e direita liberal, que a cada dia se diferencia menos da extrema direita (vejam os elogios ao ditador argentino, por exemplo). Há uma extrema direita grosseira, golpista ao velho estilo, que não tem vez nestes tempos (apesar de tudo) modernos. E outra supostamente refinada, mas igualmente impiedosa e, vamos e venhamos, antiquada e cafona, a do mercado e do BC.

    Responda
  11. Valter Luiz Peluque

    Dizer que este editorial é indigno é ignorar o que a Folha vem falando sobre economia, o que não lhe tira o caráter de sordidez. Defender a atitude do BC em elevar juros culpando o governo é perverso. Se fosse honesto, o editor, que cobra sobriedade econômica do governo, teria mostrado como um ponto na taxa Selic eleva a despesa com a dívida pública num percentual absurdo.

    Responda
  12. Edemar Afonso Gonçalves

    Pra FSP a economia só vai bem quando ajuda os rentistas. Quando o povo estava na fila do osso,a economia ia bem...pra Folha.

    Responda
  13. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Discordo veeemente deste editorial. O BC está é engessando o crescimento do Brasil, assim fazia o FMI. Essas pessoas acreditam que a classe alta e empresas podem crescer. O resto tem que servir de base para eles… sei senhor redator. Não entramos na sua conversa mole.

    Responda
  14. Bruno Soares Menezes

    Esse editorial provavelmente foi encomendado pela Faria Lima. Que vergonha Folha!

    Responda
  15. José Fernando Marques

    Esse quadro de combate obsessivo à inflação e de aparente descaso com a dívida, o crescimento e o emprego (os dois últimos têm ido muito bem, repita-se) faz pensar em sabotagem deliberada ao governo e a seus acertos. Investimentos resultam em dinamismo econômico, o que o governo tem conseguido. Se não agradam à direita financeira, pode-se imaginar que estamos diante de uma crise feita artificial, que visa tentar derrotar a esquerda nas próximas eleições. Os juros são o meio para esse fim.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      *uma crise feita à força, artificial

  16. Jose Walter Da Mota Matos

    Quanto ao controle de gastos do governo, quais privilegiados vão ser solidários? Judiciário, Legislativo, Militares?? Não vem me falar de bolsa família não, vamos deixar de ser hipocritas...

    Responda
  17. José Adolfo Mota de Almeida

    BC faz política e pretende derrubar o governo Lula. O país está crescendo e com inflação controlada, não existe motivos para juros desse tamanho.

    Responda
  18. João Perles

    Tudo muito simples de entender. Aumenta-se o juro e o governo precisa raspar ainda mais o fundo do tacho para pagar o serviço da dívida. Descontando-se as obrigações correntes, o Executivo federal conta com pouco dinheiro para investimentos na Saúde, na Educação e na Infraestrutura e, é dessa pouca sobra, que precisa contar para rechear os bolsos dos especuladores. Sim, menos dinheiro aos desvalidos, por conta de teoria monetarista inclassificável. O textos nos achaca tanto quanto Lira!

    Responda
  19. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Fa o que é preciso para quem? Maquinha amarela?

    Responda
  20. José Fernando Marques

    Em primeiro lugar: a inflação não é o único fator econômico relevante. Emprego e crescimento importam mais. Para a maioria, interessa mais o bom nível do emprego que uma inflação um pouco acima da meta. Mas os donos das finanças seguem obcecados com a inflação e se dispõem a sacrificar vagas de trabalho por ela. E irresponsavelmente aumentam os juros que, por sua vez, impactam a dívida pública. Faz sentido?

    Responda
  21. Emerson César de Campos

    E esse jorna leco ainda se diz sério. Mercado colocou preço até na vida do Lula, fazendo o dólar despencar qdo foi dito que o presidente faria nova cirurgia. Chega ser inde cente o tomo do editorial. Estou querendo viajar na próxima semana, devo pedir autorização ao mercado? E que foto paté tica esse dos calos, todos corados e bem alimentados independente de como anda a vida dos menos favorecidos.

    Responda
  22. Marciano Alves

    A FSP agride a inteligência de seus leitores.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      ???

  23. Francisco Marra

    Queria saber desse editorialista onde ele estava quando o quedes e o inelegível estouraram o teto de gasto em plena eleição e distribuiram dinheiro a rodo para ganhar eleição. Comportamento idêntico ao mercado.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Não esquecem!

  24. João Batista Tibiriçá

    Com desemprego em baixa é normal um crescimento da inflação, ainda mais com os problemas climáticos. Há controversas sobre essa tese: maior déficit maior inflação. Qual é preferível? Agora taxa Selic de doze vírgula vinte e cinco por cento aa? Não há negócio que resiste! Se for por curto prazo, ainda podemos até sobreviver, mas se prolongar, aí o bicho pega.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      A não ser que chamem o Milei.

  25. Marciano Alves

    O pacote não foi pífio, tanto que entrega economia maior do que a sugerida pelo Mercado. A questão é que o tal pacote impõe cortes de gastos a vários setores, como o três Poderes (militares inclusos), indústria, comércio e serviços (com limitação de benefícios fiscais), alteração do reajuste do Mínimo (população em geral participando) etc. Mas isso não é bom para os capitalistas (FSP inclusa) que só querem o lucro e a submissão do povo brasileiro.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Será?

    2. Marciano Alves

      Ah, e ainda ficamos reféns de um Congresso ch_an_ tag-ista.

  26. Jose Roberto X de Oliveira

    O mercado exige corte de gastos em pessoal, saúde, educação, remédios, universidades, previdência social. O governo corta. Ele acha pouco. Daí exige do Banco Central Privado do Brasil aumento de juros aí aumenta a Dívida fiscal que envolve gasto primário - saúde, pessoal, universidades e o pagamento da dívida de juros. Surreal! É o crime perfeito. Faz chantagem. Recebe. Faz mais chantagem pelo que ele mesmo provocou. Parabéns! O Mercado é dono do Banco Central Privado.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Em linha com nosso QI.

    2. Marciano Alves

      Perfeito.

  27. Elena Claudia Castro Assunção

    Concordo com editorial. O BC faz o que é preciso para manter o ganho dos rentistas e especuladores do mercado financeiro. Não importa o quanto esse aumento de juros vai prejudicar a economia e por consequência os mais humildes.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      A militância, tentando iludir os menos esclarecidos, apontam as consequências como causas; malabarismo utilizado pelos sofistas há quatro milênios.

  28. Rafael Lopes

    Vtnc folha

    Responda
  29. José Bernardo

    Os maiores juros reais do mundo numa economia real virtuosa. O editorial usa as mesmas justificativas "técnicas " do BC para disfarçar com vestes austeras o óbvio que só crianças e "ingênuos" veem: o "mercado" e seus agentes estão nus, em sua clara intenção de ganhar com a especulação e sabotar os esforços do governo atual.

    Responda
  30. ALBERTO ALENCAR

    A Folha de SP já virou um instrumento da oposição. É uma vergonha esse editorial. Eles defendem a redução de benefícios sociais e corte na educação e saúde, mas são incapazes de atacar os BILHÕES em subsídios aos grandes beneficiários do Agronegócio, por exemplo.

    Responda
  31. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    FSP com esse editorial só falta conceder medalha de honra só mérito para o bolsonarista RCN.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Não pode! Só para ditadores, como o amigo sírio.

  32. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    O mercado é 8% do PIB, portanto uma me&rreca de porcentagem que se acha o dono do País, pressiona, sabota e incentiva golpes. São os parasitas da Nação.Não suportam governos de esquerda que trabalham para que todos usufruam dos bens de produção. Lutam diariamente através da grande imprensa(Pholha, Globo, Est$adão)para desacredita-los. É só ver as manchestes da Pholha, quando não atacam ou não reconhecem os avanços do governo, colocam:...mas...o Lula... Os 92% do PIB querem trabalhar e produção.

    Responda
  33. LORENA PARDELHAS

    Isso não é um editorial é um ataque de gueri lha. Panfletos mentirosos jogados sobre a população com o fito de convencer que os atos de crueldade são um benefício . Até são. Para os de sempre.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Ainda bem que "a população" não lê jornal: assiste "a globo".

  34. Thiago Ferreira

    Autônomo de quem, Folha pálida? Só se for dos interesses da população mais necessitada, enquanto é subserviente ao Mercado Financeiro.

    Responda
  35. Fatima Marinho

    Não há diferença entre o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o Centrão. Ambos querem inviabilizar a recuperação econômica e levar o país para o buraco.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Acorda!

  36. Anete Araujo Guedes

    BC faz 0 que é necessári0 para enfraquecer o governo Lula.

    Responda
  37. José Augusto Bernabé

    A gente vinha bem apesar da Covid, o Guedes deu ajuda de custo altíssima durante a Pandemia a todos brasileiros, as Estatais tinham parado de dar prejuízos, o que aconteceu? Simples, o governo atual é fruto de um estratégico golpe técnico dado nas eleições passadas e se mantém usando a falsa estratégia de que defender a Democracia nos traz comida na mesa, na mesa deles evidentemente, sempre no bolso deles, ou seja, "pimenta no dos outros não arde",

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Com certeza vc não estava no país durante o governo do golpista Bolsonaro. A pobreza aumentou e Brasil voltou para o mapa da fome também. Somente agora houve redução da pobreza e extrema pobreza. O bolso que vc se refere é do centrão, seus amigos predadores.

  38. Anete Araujo Guedes

    BC não é um órgã0 técnico, independente. Trata-se de um órgão filiad0 ao partido político comandado pelo MF.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Submetido ao Mercado Financeiro.

  39. Clandio maffini cerezer

    Fácil dizer isso, mas não olha os motivos do pq do aumento do déficit (pagamento do calote do ex-presidente) e dos benefícios aos poderosos... este jornal pensa que é o pobre que precisa pagar a conta dos ricos, não. Mais, o papel do Estado é para ajudar aos que mais precisam, sem esquecer os demais por óbvio.

    Responda
  40. Marcelo Magalhães

    A FSP se transformou em um panfleto da Faria Lima. Agora pública elogios ao Milei e apoia o maior movimento especulativo sobre um governo da história do país, através da submissão do BC aos desígnios do mercado. O golpe na presidente Dilma demonstrou o poder do mercado, que ameaça diuturnamente o presidente Lula nesse momento. Lula cometeu o o mesmo pecado que Dilma, tirou o povo da miséria e isso limita o faturamento dos parasitas rentistas. O caos foi criado, para justificar mais um golpe.

    Responda
  41. Adauto João Pulcinelli

    E o dólar subiu. A fsp e os seus analistas sempre atribuem a subida do dólar às ações internas do governo Lula e pedem a elevação da selic. Foi apresentado um pacote de corte de gastos e o dolar continua subindo. Expliquem....

    Responda
  42. marcelo ottoni

    Herança maldita...

    Responda
  43. AILTON SOUZA

    Simples é só buscar quem está jogando contra o governo que aparece o pai da mentira. Já estão querendo colocar crise onde ela não existe. Por acaso o governo está gastando mais que recebe, acho que não!

    Responda
  44. Raymundo Itareru

    o que o BC 'autônomo' faz além de aumentar juros?

    Responda
  45. Jose Walter Da Mota Matos

    Editorial só esqueceu de mencionar que esse ponto a mais na taxa de juros pelo BC, aumentou a dívida pública em 50 bilhões. Depois, vão dizer que é ma gestão do governo, não é o banco central com posicionamento político. Não era pra ser isento???

    Responda
    1. Aquiles Pereira Simoes

      Não esqueceu não. No último parágrafo ele registra que a Selic nas alturas arruinará mais ainda as contas do governo.

  46. Adalberto Otaviano Luciano

    Enquanto o governo não controlar seus gastos, ou seja, despesas menores que receita, estamos fritos. Os descontrolados que gastam mais do que ganham, entendem o que estou falando e não buscam bode expiatório.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Vc é mais um que confunde economia doméstica com macroeconomia. Daí para frente qualquer um que tenha informações elementares não te leva a sério. Pare.

    2. Adauto João Pulcinelli

      Pec de 40 bilhões para o auxílio Brasil em ano eleitoral, 11 bilhões para taxistas e camioneiros, calote dos predatórios, venda de refinaria pela metade do preço (a outra metade foi em joias), isenção de imposto para Jet ski e armas. Aí pode. Chama o posto Ipiranga e seu mito para resolver o problema da dívida pública.

    3. Marcelo Magalhães

      Pobre de direita identificado. Protege quem lhe açoita.

  47. Carlos Augusto

    Folha golpista!

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Acorda!

  48. Thiago dos Santos Molina

    Meta da inflação: 3 + ou - 1,5 Inflação = 4,6 Editorialista da FSP = é preciso subir os juros ( eleger Tarcísio, o moderado, nas entrelinhas) para conter a inflação

    Responda
  49. Thiago dos Santos Molina

    O editorialista da Folha, adepto do pensamento único em economia, novamente insiste no "Lula da sorte" Vem cá... A meta da inflação não é 3 +ou- 1,5 = de 1,5 a 4,5? Se fechar em 4,6 , o aumento de juros por pressão dos espe culadores não é pior pro país?

    Responda
  50. Evandro Botteon

    a escória financeira. banco central autônomo ? Autônomo em relação à quem, cara pálida ? o campos neto fica desfilando em eventos de bancos de investimento, falando mal da política economica e sendo porta voz dessa turminha. e folha faz parte desse clubinho. gente sem vergonha, e asquerosa. vcs são parasitas.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      E vc, gasta mais do que ganha?

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.