Mônica Bergamo > Pesquisa Quaest diz que 51% acreditam que Bolsonaro tentou dar golpe contra Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Marcos Pereira

    Maria Luporini, grato pelo comentário. Ouço muitos comentaristas televisivos dizerem que é preciso dar o exemplo. As redes sociais ecoam que sem justiça, não há paz. Eis o ponto delicado: o que significa justiça nesse contexto? A condenação pela condenação pode aliviar o espírito da maioria, mas é incapaz de curar as feridas do tecido social. Os julgamentos realizados com pompa e circunstância tornam-se mais espetáculos do que instrumentos de equidade. Mas quem assiste fica satisfeito.

    Responda
  2. Alexandre Marcos Pereira

    Alexandre Pereira, grato pelo comentário. Minha impressão é que para o STF importa menos o evento em si e mais o que ele desperta: a necessidade de punir, de mostrar que a roda da justiça é rápida e implacável. Mas quem são, afinal, essas pessoas presas? São os autores materiais, aqueles que empunham as bandeiras, ou os mentores intelectuais, confortavelmente distante dos atos concretos? A resposta, muitas vezes, não é clara. A sede de punição parece pouco se importar com detalhes.

    Responda
  3. Paulo Augusto

    Bolsonaro perdeu as eleições, está inelegível e mesmo assim, todos os colunistas deste jornal, em rodízio, falam nele todos os dias. Tentam colocá-lo sempre em algum escândalo. Nunca na história, um candidato derrotado teve tanto espaço. Enquanto isso, o presidente eleito só é notícia e ocupa as páginas, quando é hospitalizado. O país segue sem rumo.

    Responda
    1. Alexandre Tavares

      O presidente eleito não trabalha.

    2. JORGE LUIZ COSTA

      E é impressionante, Lula ganhou com 51%, agora 51% acreditam no "Gorpi", deve ser algum número cármico do Lula, pq tb tem aquele outro 51 que ele gosta. Mas falando sério, sempre 51... bom tem gente que acredita em Papai Noel, logo...

  4. CARLOS ALBERTO CERETTA

    "Até mesmo parte de eleitores que afirmam ter votado em Bolsonaro em 2022 acreditam na afirmação: 39%, contra 51% deles que estão convencidos de que essa tentativa não ocorreu. Para entender estes 51% só mesmo lendo livros como O Animal Social de Elliot Aronson, mas na dúvida manda internar numa clínica psiquiátrica.

    Responda
  5. Rives Passos

    Folha F de.. por que censurado invadiu a Síria? A Conib concorda com isso?

    Responda
  6. Claudio Luiz da Cunha

    Sigam o líder fsp...Lula

    Responda
  7. paulo cesar cruz

    O "Eu acredito " me fez rir. Humor sutil e elegante. Inveja !

    Responda
  8. roberto silva

    Caros, com certeza bo lz o foi o mais inapto presidente da história mas ao meu entender e de muitos juristas ele não tentou dar golpe, ele queria, pensou, conversou sobre as possibilidades, mostrou ainda mais o seu mau cará ter mas felizmente seu lado ca gão sempre fala mais alto e ele recuou e não tentou, juridicamente será mais uma mácula, assim como a lavajato, se o X an dao optar por mais esta manobra.

    Responda
    1. roberto silva

      Muito perigoso deixar os togados decidirem toda eleição quem eles querem na presid. Em 18 tiraram o Lula com liminar do Gilmar para ele não ser ministro e jogá-lo de volta na mão do Moro, esqueceram? Agora querem tirar Caiado, Marçal, bolsonaro pois a direita, principalmente no congresso esta desagradando os supremos, como dizia Rui Barbosa: A pior ditadura é a do judiciário. Vamos para o voto e seja o que o povo quiser. Bao não dev ser mas ao menos não será só os 11 semideuses que votam

  9. sergio ribeiro

    "51% acreditam que Bolsonaro tentou dar o golpe". Não é questão de acreditar; existe um processo com provas: depoimentos, trocas de mensagens, documentos anexados, etc. Depois as pessoas estranham que existe gente que acredita em terra plana.

    Responda
  10. Joana F P Batalha

    Sempre mais do mesmo essas pesquisas com o mundo paralelo

    Responda
  11. Alberto A Neto

    O cientista político Jairo Nicolau foi o único a acertar que Jair venceria em 2018. Dele a expressão: "Jair é o Lula da direita"; no contexto de que vivos, presos ou inelegíveis, Lula e Jair têm na palma das mãos o segundo-turno. Golpeado e golpista seguem bipolarizados! Só uma certeza exsurge da Quaest: 26 é "Remake" de 22! Lula ou sua máscara e Jair ou sua máscara têm o domínio do segundo-turno. 2026 será ainda mais radicalizado, com Donald "Tramp" no Império do Norte. Sem alternativas! s

    Responda
    1. paulo cesar cruz

      Quem temperou a sua caipirinha ?

  12. Felipe Araújo Braga

    Isso tudo vem de muito antes: em 14 começou essa defesa da Ditadura de 64: nos salvou do Comunismo né? E nos jogou no subdesenvolvimento! Todos os países do mundo têm seus traumas e nós apesar da escravidão poderíamos na segunda metade do século passado ter feito reformas sociais que nos trouxessem prosperidade. Mas não, continuamos querendo retrocessos! Se os antigos vikings são hoje as nações mais igualitárias do mundo, por que não podemos ser?!

    Responda
  13. Rives Passos

    Oxe! Com tanta cloroquina, terra plana, não é de espantar.. Fanáticos! Pneus! Miados! Ets. Que tragédia social e de saúde pública esse indivíduo trouxe ao Brasil.

    Responda
  14. Felipe Macedo

    negacionistas irão negar mesmo! falaram tanto da venezuela que quase nos tornaram uma com o projeto de ditadorzinho ladrão de jóias no poder, rodeado de milicos igualmente corruptos

    Responda
  15. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Dos 49 % que não acreditam, 20% são eleitores do mitômano inelegível e 29% são de Ana l fab etos funcionais

    Responda
  16. Leonardo Trindade

    É por isso que os grandes problemas da humanidade não podem ser decididos em enquetes de internet. *Contém ironia*.

    Responda
  17. jose batista

    Acredita quem quiser!

    Responda
  18. noel neves

    49% de ignorância? Não acredito nesta pesquisa! Entraram na igreja do mala falsa e perguntaram? Ou foram na Lagoinha? Impossível! Não acredito!

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Não acredito que a Folha não seja ainda capaz de entender que não houve golpe "contra Lula". Mas sim contra a constituição e a totalidade dos brasileiros! Inclusive contra os próprios golpistas e seus demais asseclas.

    2. Mauricio Soares

      Cem % dos idio tas votaram no bozo...

    3. MARCO ANTONIO POLISELI

      Metade de idio tas votaram no lule

  19. Eduardo Elói

    49% vive no mundo do astronauta, aquele que virou senador. Mundo paralelo.

    Responda
  20. Emilio Bazzani

    Lule, condenado,cumpriu pena. Descondenado por erro de cep e idade. Cumpriu pena. Cem por cento acreditam.

    Responda
  21. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Os 49% de ignorantes restantes demonstram o estado lastimável da Educação no Brasil e o avanço do neofascismo ao redor do mundo.

    Responda
    1. Alexandre Tavares

      Mostra que 25 anos de PT não deu em nada.

  22. FABIO LUIZ

    O que essa pesquisa serviu para gerar melhorias no pensamento politico do país que nao apenas um embate raso entre nós e eles?? FSP e suas matérias alienantes...

    Responda
  23. hernando josé rocha franco

    O título já está equivocado, pois a tentativa de golpe foi contra o estado brasileiro, contra a constituição.

    Responda
  24. Carlos Eduardo Cunha

    Tanto Bolsonaro como Lula são fichas sujas e o Brasil deve impedi-los de continuar na administração do país. São pessoas com grande capacidade de manipulação de cidadãos que não leem e não se informam e isto leva a um círculo vicioso que deixa o país parado se degradando pouco a pouco. Vamos ao novo.

    Responda
  25. Márcio Marques Alves

    A pesquisa demonstra estar contaminada; ou pela forma como o questionário foi feito, ou nas respostas das pessoas entrevistadas, com seus subconscientes bombardeados com narrativas de "golpe de Estado", alardeado pela mídia.

    Responda
  26. Eduardo Pessoa

    Reportagem está muito mal escrita. Literalmente está difícil de entender os dados. Da próxima façam pelo menos um gráfico

    Responda
  27. Sam Duart

    Não sei se a pergunta foi proposital para amenizar a situação de Bolsonaro. Pois o golpe não foi contra Lula e sim contra o Estado democrático de direito e contra todos os brasileiros.

    Responda
  28. Nilo Mismetti

    Mônica, Não seria o caso de publicar a margem de erro desta "pesquisa"?

    Responda
  29. MARIA F LUPORINI

    Importante é que, mesmo com a mídia pró-mercado e as hostes bolsonaristas tentando impor a narrativa de que velhinhos jogaram bíblias em órgãos públicos, o povo sabe que eram vândalos cometendo um crime contra o resultado das eleições e a ordem democrática e que devem ser condenados.

    Responda
  30. Alexandre Pereira

    49% acreditam que não e 52% acha que não participou? Empate na margem de incerteza?rsrs

    Responda
  31. Alexandre Marcos Pereira

    Sempre achei perigoso o consenso punitivista, pois proporciona ao julgador o conforto da condenação, sem o exame adequado das provas e o respeito ao devido processo legal. Sim, nada mais reconfortante para uma sociedade do que encontrar culpados e erigir, em torno deles, o altar da responsabilidade moral. É certo que os fatos abalam as estruturas de qualquer comunidade. Pode ser um golpe fracassado que degenerou em vandalismo, ou até mesmo uma conspiração nebulosa, mas o Direito deve prevalecer.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Está prevalecendo. Mas a opinião pública não se deixa levar por narrativas de apoio ao vandalismo e sabe que cometeram um crime.

    2. Alexandre Pereira

      Ou pode simplesmente ser nada, só o vandalismo, que é a única evidência concreta.

  32. Wilson Luiz Antonio

    Ou seja, quarenta e nove por cento vivem numa realidade paralela, uma bolha intransponível de crença cega, fanatismo e ignorância auto-infligida, em que escolhem acreditar apenas naquilo que reforça sua ideologia, mascarando a realidade e fugindo desesperadamente dela.

    Responda
  33. Antônio Carlos de Paula

    O que precisa é colocar esse golpista ladrão de jóias atrás das grades. Provas é o que não falta.

    Responda
  34. jose camargo

    Follow the money. Este é o melhor caminho pra saber se uma pesquisa merece ou não credibilidade.

    Responda
  35. Jonas Santiago

    49% criam sua própria realidade baseada na sua crença. Vivem, de fato, numa realidade paralela.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Interessante colocação. Muito democrática, segundo Mao. Chato, né?

  36. Andre Santiago

    Prometeram a picanha e vão entregar o presunto. Esse é o golpe.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Que Pneu te abençoe.

  37. Gabo Franca

    Resta saber o que pensam os outros 49%. Acreditarão em que? Pa pai Noel?!!!

    Responda
  38. Emilio Bazzani

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Alexandre Pereira

      Camarada, essa visão polarizada das regiões é de uma estupidez sem tamanho. Maioria não significa 100%, camarada. Certo ou errado, todos tem direito à própria opinião e a votar em achar melhor, apesar de estamos flertando com a censura.

    2. MARIA F LUPORINI

      Ninguém foi descondenado, falta-lhe leitura. O juiz do caso combinou a sentença do réu com os promotores, o que não pode fazer em nenhum país civilizado do mundo e, por isso, o processo todos foi anulado. Chama-se, em direito, " fruits of the poisonous tree". Vale a pena uma leitura, enriquece a alma.

    3. José Tadeu Barros

      Vixe, que comentário mais boboca...!!

    4. Humberto Isidoro

      Pesquisa , pesquisa, ciencia, ciencia. golpe, golpe, cloroquina cloroquina, heleno , heleno, queiroz, queiroz, Capitão adriano, capitão adriano, escritorio do kraime, escritorio do kraime, rachadinha rachadinha, relogio , relogio, joias joias, motociata, motociata, jetski, jetski, pastores do MEC, pastores do MEC,

  39. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Diante dos fatos, não há mais como negar a tentativa de golpe. Quem o faz torcia para que vingasse. A democracia segue em risco, o STF e todos os democratas precisam endurecer em sua defesa.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Que tal deixar as investigações e julgamentos prosseguirem? Afinal, depois de três instâncias, farta evidência e o aval da corporação, temos o presidente atual, neo-inocentados pegos com rios de dinheiro posando de inocentes e assim vai. Dependendo da conveniência, tudo pode acontecer.

  40. José Augusto Bernabé

    Bem, exatamente metade acredita o L foi vítima de um Golpe e a outra metade tem certeza de que o Golpe foi a armação para colocá-lo no Poder, e agora? Quem decide, os pênaltis? A Quest está claramente a serviço do Estado, melhor do Tribunal da Inquisição instalado no STF.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O golpe que vocês perderam foi contra o resultado das eleições democráticas. Perdeu, aceita, quebra sua casa, não pode quebrar o patrimônio de todos.

    2. Wilson Luiz Antonio

      Bolsoanista Derretiano em modo negação. Tsc tsc tsc

  41. Sergio Siqueira

    Pesquisa mostra que restante precisa de leitura .

    Responda
  42. Davi Ferraz

    Pesquisa Quaest mostra que 49% dos brasileiros são alienados.

    Responda
    1. Djan Zanchi da Silva

      O fato de um sujeito do nível do bozo ter sido eleito presidente do Brasil já tinha comprovado isso.

    2. eduardo silva

      ou usam viseira(antolhos a censura da fsp não permite).

  43. eduardo silva

    Só 51%? Ainda tem muito brasileiro com antolhos!

    Responda
  44. Cristina Murta

    Com esta pesquisa, é bom o inelegível repensar se tem o apoio da população, como ele diz que tem. 75% a favor da condenação dos golpistas. 51% dizendo que sim, houve golpe. Isso em um país de trabalhadores exaustos que mal têm tempo de se informar adequadamente. Torcendo para que o processo do golpe e também o das fake news chegue ao fim pegando os tubarões.

    Responda
  45. Marcelo Molinari

    Orra 51 percentuais de um evento amplamente farto em provas. Dá pra se ver que o brasileiro tem pé atrás com o que lhe contam. Ou os amantes de bolsonaro são como cães fiéis e famintos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.