Poder > TSE sob Cármen omite dados e silencia sobre suspeita de fraude na eleição municipal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Cármen Lúcia é membro do STF, aquela corte que decidiu que "Só é lÃcito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade fÃsica própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuÃzo da responsabilidade civil do Estado."
O que isso tem a ver com o caso, mané?
Queremos saber TODAS as explicações sobre este assunto por parte do TSE , nada de mordaça neste assunto senhora ministra com certeza não permitirá . Aguardando atento as explicações e esclarecimentos sobre o caso , logo teremos eleições e isto tem que estar claro se vai seguir assim ou o que será mudado . Parece grave e pede explicações .
Isso é gravÃssimo! As evidências da PF e outras, revelam que abriram a porteira da fraude eleitoral. Ninguém, seja órgão e autoridade que for, não pode se omitir e fazer vistas grossas para esse crime. É uma pena que, pelo comportamento apresentado, a ministra nos leve a acreditar que ela não tem interesses (?) para a necessária apuração dos fatos fartamente comprovados pela PF. Tristeza total ao saber desse comportamento do TSE. O Brasil precisa ter como acreditar nas instituições.
Censura ideológica aqui.
Estava esperando que culpasse o Lula! Esqueceu, foi? E não é que a Folha esteja denunciando alguma novidade. Segundo a própria matéria, há o caso da cidade de Fernão em São Paulo cujo vencedor é investigado pelo MP por ter patrocinado a migração eleitoral em outros pleitos. Mas é ótimo que a Folha denuncie, mesmo com atraso, mesmo politicamente interessada, porque o STE vai ter de responder e, quem sabe, resolva mexer a b. na cadeira. Não é linda a democracia?
As evidências são serÃssimas, e eu não estranharia que tendo ocorrido, como prece, longe dos grandes centros, o STF julgasse pouco, por assim dizer, urgentes. Tampouco tenho elementos para julgar Cármen Lúcia. Mas porque levantar a bola agora? Para um jornal atuante como a Folha(!), acredito que os dados de imigração eleitoral estavam disponÃveis antes das eleições. Será que é para fazer eco as acusações bolsonaristas de fraude? Ainda que um caso nada tenha a ver com o outro? Hó meu Deus, será?
Alberto, antes tarde do que ninca!
Tem fraude sim o pl levou a maioria das prefeituras muito incoerência e é falta de caráter o bozo e tá na mamata do estado a 30 anos todas eleições dele foi fraude
Na boa quem acredita num jornal se diz defensor da democracia aà dar palco pra um ex pr que só não deu um golpe porque os americanos não deixaram lembra do secretário de estado americano visitando o bozo veio da o recado aos militares
Inacreditável que a ministra não veja problema em um municÃpio ter mais eleitores do que habitantes, é obvio que existe fraude. Decepção com a ministra Cármen Lucia.
É até possÃvel. Pense num pequeno municÃpio cuja população jovem sai em busca de trabalho mas. Ao muda o domicÃlio eleitoral. Porém, no mÃnimo, acende um alerta. Carmenzita passando pano!
Conheço pessoas que vivem há 40 anos no Rio de Janeiro que toda eleição municipal viajam em avião lotado ao Piauà , ParaÃba e da capital vão em ônibus até a cidade de onde migraram para votar no candidato que paga suas passagens e rever a famÃlia! Turismo eleitoral municipal sempre existiu e nunca o tse se importou pois é uma fraude impossÃvel de penalizar!
Verdade, é grande a mobilidade eleitoral. Mas uma movimentação muito concentrada de registros eleitorais é suspeita. Seria possÃvel investigar inclusive antes da realização de eleições, poderia-se inclusive reduzir o prazo para mudanças de domicÃlio. Aliás, a pujante Fplha oderia trazer o assunto a baila antes da realização das eleições. Tem conveniências para todos os gostos neste caso.
ImpossÃvel? Eh so ter vontade!
Justiça sempre minimiza a incompetência dos seus....Perdeu mané
Todos minimizam a própria incompetência. Com a exceção dos santos, talvez... mas acho que só os verdadeiros.
Não sei porque, mas todas as vezes que leio nome dessa senhora nos jornais me lembro daquele 6 x 5 no Supremo em dois mil e dezoito. Pesquisa Datafolha: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5%. Alvaro Dias tem 3% e Amoêdo, 2%. Meirelles, Boulos, Daciolo e Vera têm 1% cada.
Vou noções = Vinicius. Esse corretor só me faz passar vergonha.
Vou noções bozoloide ainda não percebeu que essas fraudes foram praticadas pela direita.
Nao, Petraski. Ela se sentiu intimidada pela agressiva postura do Gilmar Mendes durante o julgamento, e amarelou como uma galinha diante da raposa. Essa mulher eh fraca e medrosa. Devia estar em casa cuidando dos netos.
Caro VinÃcius Branco, o voto dela não foi para descondenar ninguem, era o Sérgio Malandro Moro quem esta sob juÃzo naquela época. E ela argumentou e justificou sua mudança. Preciso lembrar você aqui? Mas teve um outro ministro, colocado lá pelo Bolsonaro, que votou dando um argumento que causou vergonha alheia até em estudante de Direito do primeiro ano.
Pois foi ela que mudou o voto na ultima hora para descondenar o ex-presidiario. Lula e a esquerda devem muito a ela, e agora fazem vista grossa para a grave omissão.
Credo FSP que oportunismo. Usam qualquer oportunidade para atacar ministros do STF. E pior, manobram a informação com omissões e manipulações. Ainda estampam a notÃcia na primeira página e no local de maior destaque. Criem vergonha por favor.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Tem que atacar a folha porque a folha imparcial ? a folha esta zelando pela noticia como ela e na pratica com o fato ocorrido criticar a folha parece coisa de esquerdista que quer controlar a folha;
´´Aula de democracia contra o golpismo`` (por Pedro Serrano no YouTube em entrevista a Juca Kfouri). Note a fala sobre o 1 trilhão e 200 bilhões do BC para bancos e o sumiço do caso nas mÃdias.
Até ontem vcs chamavam ela de "foice". Agora que ela é aliada explÃcita da extrema direita vcs a defendem né?
Não, não e não. Não há qualquer fraude nas eleições brasileiras, desde 1988 o processo eleitoral é absolutamente limpo e transparente, sem qq mero indÃcio de fraude. Os suÃços aperfeiçoaram o sistema deles nos copiando. Qq mÃsero questionamento ao imaculado processo eleitoral brasileiro é um grave e imperdoável ataque à platônica democracia brasileira. Alô Xandão.
Na Su ica näo existem urnas eletronicas. Cada eleitor recebe as cedulas de votacao em casa, preenche, assina e deposita na urna da prefeitura ou vai pessoalmente no dia da eleicao. As prefeituras tem registros de todos os habitantes da cidade ou povoado, e a veracidade de cada assinatura é conferida. Nada de urnas electronicas.
Não é segredo para ninguém que existe negociações polÃticas entre STF e polÃticos. Eles formaram praticamente uma bancada no Congresso Nacional. Certamente isso está no pacote.
E a “resposta rápida” ao cri me. eleitoral do Tar cà sio?
Jo Soares mudando de assunto, como sempre.
É perfeitamente possÃvel que uma mulher faça um trabalho inferior a um homem, branco, da elite, do sudeste, não petista, e careca!
O texto ambÃguo. Ao escrever "TSE não responde a questionamentos" fica a impressão de que algum órgão de controle, partido polÃtico ou entidade ficou sem uma resposta do TSE. Mas na verdade, foi apenas a Folha. O TSE não está cometendo nenhuma omissão. Só não disse amém à Folha. Serviço completo para a turma do mal, que vai estampar "OlhaÃ, talkey, até a Foice de SP concorda que tem fraude, talkey?" Lamentável.
Lamentáveis sao o silencio e arrogância da ministra, que acha que não deve satisfações a ninguém (nem aos demais eleitores que acompanham o caso pela FSP), e seu infeliz comentário, Sr. Silvio. Como agente publica que eh, deveria prezar pela transparência para que não fique nenhuma duvida. Afinal, que problema existe em dizer que esta apurando, se eh que esta mesmo?
A Folha chama de fraude generalizada algo ocorrido em 1% dos municÃpios, todos pequenos. Personaliza o ataque na ministra Carmén. Isso é deformação, manipulação. Ocorre depois dos constantes ataques à Moraes, que transbordaram para Dino e agora atingem Carmén. Podemos concluir que o alvo da FSP é o STF, que pretende desestabilizar. Este jornal se tornou uma ameaça à democracia.
Joao, começa sempre com um por cento. Se não fizerem nada, logo chega a cem por cento. Vc parece aceitar a tese de que tapa de amor não dói.
Até tu, Cármem!
A batata da ministra esta esquentando, e quanto mais ela demorar para explicar, maior será o desgaste. Sorte dela de ser uma imortal.
Para atacar o STF, a Folha agora está preocupada com fraude eleitoral. No entanto, estampou na primeira página artigo do ex, que tentou cometer fraude eleitoral há dois anos, pedindo para respeitarem a democracia. Piada.
Bolsonarista eh a vovozinha. Não gosto de ladroes de especie alguma, sejam os de joias, sejam os de fundos de pensão.
Homem bolsonarista ofende mulher mesmo, sua agressividade não me inibe. Atenha-se ao comentário. Debata.
Piada eh essa mulher fazendo cara de paisagem e deixando a boiada passar sob as barbas dela.
Há cerca de 18 anos, o então secretário de Informática do TRE-MT, Ronaldo Nadaf, e eu, assessor de comunicação à época, apresentamos primeiro ao corregedor do TSE, depois numa reunião (solenidade diversa) com ministros do STF, TSE e presidentes de TREs, um sistema/ferramenta que identificava com facilidade transferência irregular de eleitores, especialmente entre cidades vizinhas e com territórios limÃtrofes. Muito aplausos e, pelo visto, ideia morta pela não utilização. Lamentável.
A imprensa foi omissa.nas eleições anteriores? Essa prática é antiga, já foram feitos vários recadastramentos em épocas passadas, normalmente a prática ocorre em eleições municipais e os cartorios eleitorais estão carecas de saber disso! Tem até quem ganhe a vida aturando como despachante elleitoral!
A ministra não tem o pulso e coragem do seu antecessor. Inclusive se TarcÃsio e Pablo Marçal não ficarem inelegÃveis depois dos crimes cometidos na última eleição o TSE pode fechar as portas
vcs até ontem mesmo estavam nas portas dos quarteis pedindo ditadura, então moral zero pra acusar (mentir) ditadura dos outros
Fala tÃpica igual o ditadorzinho austrÃaco. Esse são os leitores democratas da Folha.
Onde a FSP quer chegar com esse tipo de reportagem? E por que só agora? Todo mundo sabe que essa malandragem eleitoral não é novidade. Já aconteceu em outras eleições. Por que não questionaram outros presidentes(homens) do TSE?
Rs, atacar o "machismo" parece render "likes" na bolha do já não tão novo politicamente correto.
Todas as suas perguntas podem ser respondidas depois que ela explique porque não esta fazendo nada.
Claro, se a Folha pergunta os órgãos tem a obrigação de reponder, afinal o poder está com a mÃdia. DifÃcil é ser uma mÃdia imparcial. A Folha não consegue mais.
Saudades de Moraes na Corte.
Comprovante impresso do voto, nem q seja por amostragem. Não precisa mais de 5% do eleitorado em cada Estado, desde q a amostragem seja realmente aleatória, e a urnas selecionadas sejam fiscalizadas por todos os partidos. A contagem desses votos tem q bater com o resultado eletrônico gerado pela urna. É simples. Se há resistência qt a isso é pq tem algo errado.
Maria, se eh isso mesmo que vc fala, porque a Maga Palalojika não faz nada e deixa o barco correr, fingindo que nada ve?
As urnas eletrônicas são seguras. Isso daà é para melar as eleições com briga judicial e para voltarem as fraudes nos malotes dos votos impressos.
Sem comprovante impresso do voto, a esquerdada vai se eternizar no poder aqui no Brasil.
Olavo, infelizmente o voto impresso não é garantia de que ele será contabilizado de acordo com o que você digitou. É possÃvel imprimir o que você digita e contabilizar o seu voto em outro candidato. São processos distintos.
El Centrón (conjunto de partidos e polÃticos camisas amarelas) não foi o 'campeão' das eleições municipais deste ano? Aliás, desconfio que você votou em um candidato a prefeito e outro a vereador do centrão. ´´Aula de democracia contra o golpismo`` (por Pedro Serrano no YouTube em entrevista a Juca Kfouri). Note a fala sobre o 1 trilhão e 200 bilhões do BC para bancos.
Na eleição municipal a direita ganhou e gabou-se que tinha derrotado a esquerda. Então concluÃmos que a direita fraudou as eleições.
As eleições municipais foram fraudadas ou não foram, neste caso, porque a direita ganhou? Conversa de quem não aceita perder eleição.
Como assim. Aà não é omissão se está sobre suspeita de fraude é porque está sendo investigado. Na se divulga nada quando não se tem certeza. Não vejo omissão!
Falta transparência à instituição que deveria zelar pela transparência. Problemas no Olimpo onde habitam The Supremes.
Irregularidades na cota feminina em Cachoeira Paulista podem provocar alterações na composição da Câmara Municipal, inclusive com a necessidade de nova eleição. Pessoal aqui está com medo.
O único lugar do mundo que tem uma corte judiciária para tratar das eleições. É lenta, corrupta e ineficaz. Fechem essa pocaria de TSE.
Ministra, diz logo que bateu com a cabeça (não precisa de cirurgia, é só mostrar um "galo"), que está um pouco confusa e ... "saÃda pela direita", como sempre dizia o Leão da Montanha (Hanna Barbera)
Fato corrente nas eleições municipais, desde que sou criança. Mas vem aumentando a gradativamente, justamente porque as autoridades se recusam a frear essa conhecida fraude eleitoral.
O equÃvoco é a leniência têm se mostrados em várias atitudes da ministra, ou por excesso de conservadorismo ou por insegurança. Aos que pedem mais mulheres ou negros no STF, serve o exemplo de que o gênero e a cor da pele não importam ( lembrando outro fracasso - Joaquim Barbosa), mas sim a coragem e determinação em fazer Justiça.
Joaquim Barbosa foi um grande herói. Desmascarou a farsa do Mensalão e pôs muita gente em cana, inclusive aquele que tanto aprecia o seu caldo.
Você realmente acha que o comentário consegue disfarçar seu preconceito ? Não consegue. Se fosse um homem branco cisgênero você nunca escreveria: o gênero é a cor da pele não importam. Só o fato de você apontar isso revela que isso é relevante para você, ao contrário do que seu comentário diz.
Fraude numa eleição brasileira? ImpossÃvel! Temos as melhores máquinas, o TSE ( que nenhum outro paÃs tem), mais honestidade saindo pelos poros, como isso é possÃvel?
A justiça é cega.
Essa é a lisura e a perfeição do nosso sistema eleitoral, que tanto pregam os ministros da nossa Suprema Côrte? Quando os fatos urgem, eles se calam e fingem normalidade. Assim as falcatruas pululam sem parar, graças à omissão de quem tem a obrigação de impedi-las. Uma vergonha!
O Problema sempre vai ser o Ser Humano que conduz o ilicito e o Ser Humano que esconde o Ilicito, nunca a maquina em si!
Mães nunca falam mal de seus rebentos na frente dos outros. Normalmente educam em casa. Esse problema de transferência de domicÃlio mediante remuneração é do arco da velha em municÃpios pequenos, onde uma dezena de votos faz toda a diferença. Agora os tribunais estaduais deveriam vir a público sim para explicar o resultado de suas diligências, até para acabar com essa ideia de impunidade.
A Máquina é o instrumento do estelionatário estatal!
Negativo! O TSE é culpado por saber e nunca defender...
Existe má fé na manchete, quem burlou o sistema é o eleitor apresentando do documento de residência sem morar no municÃpio. O TSE não tem gerência sobre isso até que se confirme a burla. Imagine realizar um senso antes do pleito para saber se todos os eleitores brasileiros realmente moram onde dizem morar?
Acho que você quis dizer ingerência...
O TSE não está nem um pouco preocupado com isso até o momento que alguém dizer que o beneficiado é o partido do candidato deles. Convenhamos que em pleno século XXI você não conseguir validar o endereço do eleitor em pequenas cidades é o cúmulo do atraso para quem tanto defende a urna eletrônica. O problema da fraude nunca esteve na urna e o TSE fecha os olhos para o problema. Parabéns a Folha pela coragem de cobrar o TSE pela lisura e responsabilidade de uma eleição.
Ninguém mais fala do caso do TarcÃsio com informações falsas sobre o PCC e que prejudicou o Boulos. A Folha deveria perguntar sobre isto também
Tudo resolvido nos bastidores.
Parece impossÃvel ao tse conter isso em cidades com poucos habitantes onde é prática comum tanto do vitorioso quanto do derretado. Melhor que resolvam na localidade este turismo eleitoral.
A polÃcia está investigando,e é só verificar a sessão que o indivÃduo votou ,o partido beneficiado e também o candidato beneficiado. agora colocar o dedo na cara da dona Cármem é sacanagem.
Como saber qual é o partido beneficiado se o voto é secreto? Valha-me Deus!
A aura que paira sobre a reportagem também deixa margem a dúvidas. Quais foram as siglas beneficiadas? Quais partidos? De qual espectro polÃtico? Este jornal está cada vez pior, e subestima a inteligência de seus leitores.
Se você consultar reportagens anteriores cujos links estão disponÃveis nesta página poderá ver que tem vários partidos (PP, MDB, PSD, PT, PL). Porém, não é possÃvel identificar quem são os beneficiados pois o voto não é rastreável. Como são cidades pequenas não deve ter nem mesmo uma pesquisa eleitoral registrada que sirva de referência.
A ministra quer manter a áurea de que as eleições no Brasil são a prova de qualquer ato ilÃcito. Vai querer comparar com a Santa Ceia religiosa, lodo depois vai dizer que é mais santa que qualquer ato religioso. O STF não precisa de polÃticos, mas de juristas...
Não existe essa de direita ou esquerda. As investigações mostram que vários partidos estão envolvidos, inclusive de esquerda.
Santa inocência. Se a direita realmente acreditasse que houve fraude contra eles nas eleições municipais já teria se organizado e colhido assinaturas para uma CPI no Congresso. Nem pensar desejam isso. Afinal, quem venceu as eleições municipais? Na verdade, estão querendo que esse assunto esfrie logo na mÃdia. Enquanto isso, por aqui um monte de bolsomini estão tendo tiques nervosos.
Esse jornal apoiou a ditadura militar. E parace que também quer apoiar a ditadura bolsonarista. A tese de que há fraude eleitoral é o argumento básico do projeto autoritário bolsonarista. Ao mesmo tempo esse jornal festejou a "vitória" da "direita" nas eleições municipais. Se houve fraude foi a direita bolsonarista quem as praticou.
E ainda deve reclamar da polarização...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > TSE sob Cármen omite dados e silencia sobre suspeita de fraude na eleição municipal Voltar
Comente este texto