Opinião > Faixa de Gaza puxa a alta global de morticínio Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Eduardo de Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  2. Cesar Costa

    Ricardo Knudsen, talvez você ache que se trata de uma questão irrelevante, mas definitivamente não é. Vc deve conhecer o termo Nakba, a saída dos palestinos da região. Muitos fugiram da guerra e muitos foram expulsos, não foi um movimento uniforme em todas as cidades. Mas talvez vc não saiba que isso tb ocorreu com Ju deus que moravam en vários países islamizados, mais de 800 mil fugiram ou foram expulsos, a grande maioria foi para Is rael. Veja, isso é muito relevante mas nem todo mundo sabe

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Não muda o fato de q os palestinos não foram culpados pela expulsão dos j. em outras países. Nem o fato de q uma assinante em outro comentário afirma q civis palestinos foram expulsos pela violência e terrorismo dos que chegavam, fato q vc julgou irrelevante. Vc reincide sempre na mesma lógica: os crimes contra civis palestinos em sua própria terra, hoje ou no passado, seriam justificados por crimes de outros, em outros lugares e contextos. O H. cometeu crimes, não os civis q estão sendo mortos.

  3. Cesar Costa

    Entendi, quando um ato terrorista é realizado e inocentes são mortos com seus corpos estraçalhados precisamos perguntar para as vítimas se foi terrorismo ou autodeterminação de um povo. Sabe quando a região terá paz com um pensamento torto como esse? Nunca!

    Responda
  4. Cesar Costa

    Essa historinha pra boi dormir, de que palestinos são "nativos" e os Is raelenses europeus é triste, hein? Foram os europeus que fundaram a maioria das cidades em Is rael? Ou foram escravizados na babilônia e Egito.

    Responda
  5. Cesar Costa

    Dna Marina, o seu texto é uma contradição nele mesmo. Se a ONU nunca fez nada contra Is rael como Is rael deveria ter seguido as ordens da ONU? E note -se a ONU não tem ingerência sobre Estados, ela pode sugerir.

    Responda
  6. Josue Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  7. Marina Gutierrez

    Dois comentários meus foram para a moderação, aguardo a liberação pois respeitei todas as regras do jornal e não o existem motivos para serem engavetados.

    Responda
  8. Cesar Costa

    Dna Marina, a sra tem razão o Irgun fez esse é vários outros atentados terroristas com a desculpa que estavam lutando contra um potência colonial. Os argelinos também fizeram vários atentados contra a França, outra potência colonial. Eles têm o mesmo peso moral?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Interessante, Brum e Costa se ouriçaram com a questão irrelevante, de q os q chegavam eram europeus, e ignoraram o q mais importa sobre o q foi dito, de q teriam imposto seu domínio através do terror. Nem questionaram, pra eles é normal agir assim contra palestinos. Pra eles, a ofensa foi chamar de europeus, não de terroristas! Cada qual com seus padrões morais.

    2. Marcelo Brun Brum

      Isr é formado por muito mais gente do Oriente Médio e da Ãfrica do que da Europa. O mito propagado pela narrativa de imigrantes europeus, porquanto mais vistosa, é falsa. Demografia não mente, narrativas sim.

    3. Marina Gutierrez

      C. Costa, a Argelia era uma colonia francesa desde mil oitocentos e trinta e argelinos lutaram pela usa independência, os membros do do Irgun, Leumi, Lehi, Haganah, e outros provocaram o terror para estabelecer uma colonia de europeus no Oriente Médio e sucederam com o apoio das potências da época,Est. Unidos, França e Ingleterra. São duas situações muito diferente, uma, a autodeterminação do povo argelino, e a outra, a colonização do povo palstino.

  9. Cesar Costa

    FSP, não postou meu comentário, tento outra vez. Dna Marina a sra precisa se decidir quando acata as decisões da ONU. Fez uma crítica à criação de Is rael como uma canetada, mas quando ONU faz algo contrário aos interesses de Is rael a Sra apoia. Isso me parece duplo padrão.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      A O N U nunca fez algo contrário aos interesses de Is rael, se o estado tivesse acatado as resoluções da O N U, teria evitado muito derramamento de sangue de isreelenses, palstinos, libaneses, sirios, etc. Is rael deve abandonar seu plano messiânico de um Grande Is reel, aceitar o território que lhe foi dado e permitir que os outros povos também vivam em paz.

  10. Cesar Costa

    Dna Marina, é verdade, foi um ataque terrorista feito pelo Irgun, Begin era seu líder. Morreram 92 pessoas, 28 britânicos, 41 palestinos e 17 judeus. Uma tragédia. Foi um ato terrorista contra uma nação colonial britânica. Agora pergunto os atos terroristas argelinos que mataram tantos inocentes seriam válidos contra os colonialistas franceses, ou estes são heroicos e aqueles terroristas?

    Responda
  11. Cesar Costa

    Ricardo, acusações são inúmeras, estou atrás da condenação. Mas deixa pra lá, nós sabemos que não existe. Chamar pessoas de neofascista ou neoliberal é a mesma coisa de chamar de neocomunista, não faz sentido. Aliás o velho barbudo deve estar se revirando na tumba vendo o que estão fazendo do seu, equivocado, mas enorme trabalho.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Entendi, as suas acusações e opiniões, assim como as de Netanyahu, são indiscutíveis, as do resto do mundo são injustas. Tadinhos de vcs, tão virtuosos e tão desprezados. As condenações virão, pq as provas são fartas, apenas seguirão o caminho da Lei. Não será como em Gaza, onde os justiceiros aplicam sua vingança contra civis inocentes. Mas Bibi já é procurado pela Justiça, será preso se colocar os pés em uma democracia. E parabéns pelo seu ativismo anti-neo, brilhante!

  12. Cesar Costa

    Vc sabe que parte dessa fome é causada pelo Ha, que ataca é saqueia os caminhões de alimentos? Nao existe guerra justa, e o pior momento da insanidade humana, mas não chegaremos à paz dessa forma.Sou favorável à 2 Estados, mas cético que isso trará a paz para a região.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Qualquer um com um mínimo de decência teria olhado as referências jornalísticas e visto q entram em Gaza entre 18 por cento (segundo o governo Biden, aliado de Bibi) e 10 por cento (segundo a ONU) das necessidades diárias de recursos. O fato do H. piorar a situação com seus crimes, não justifica o crime de uso da fome por I. Que raio de princípios morais vc segue q o fazem achar q um crime justifica o outro? Mais uma vez: os crimes do H não justificam o extermínio dos civis palestinos!

  13. Cesar Costa

    A corte não deliberou? Que ótimo, essa informação faltou no seu primeiro post. É muito bom quando falamos as coisas de forma factual, sem tentar, sem querer, é claro impor uma narrativa. Outra coisa Is rael não faz parte do TPI, não está abaixo da sua jurisdição. Is rael antes de cada ataque envia mensagens de celular, telefonemas e joga planaltos por ar. Seja sincero, vc já viu isso em alguma guerra? Com certeza existe fome em Gaza mas vc tem informação de mortes por fome?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Qual seria um meu outro suposto erro, Brum? Vários países da Europa já declararam que Netanyahu será preso se pisar em seus países, em conformidade com a ordem do TPI, como eu afirmei. O q eu citei aqui sobre leis e cortes está correto. Conclui-se q, ou vc não tem formação jurídica e nem se informa antes de surtar, ou tem formação e quer desinformar. Como vc não apresentou nenhum argumento, fica difícil saber.

    2. Ricardo Knudsen

      Bruneto, ainda contribuindo pra sua educação, até pra ver se seu estilo melhora. Da Carta das Nações Unidas: "Artigo 92. A Corte Internacional de Justiça será o principal órgão judiciário das Nações Unidas”. Traduzindo pra vc, significa q todos os países q se filiam à ONU se submetem à juristição dessa corte e devem seguir suas ordens. Infelizmente a corte não tem como forçar a aplicação de suas decisões, por isso o governo Bibi ignorou suas ordens e continua impondo a fome aos palestinos.

    3. Ricardo Knudsen

      Brum, vou tentar contribuir para sua educação humanística. Artigo 2, da Convenção contra o genocídio da ONU: “Na presente Convenção, entende-se por genocídio os actos abaixo indicados, b) Atentado grave à integridade física e mental de membros do grupo;”. Taí, Bruneto, impingir fome a uma população implica em atentado à sua integridade física e mental. Pare vc de enganar os outros. E tenha a decência de apresentar argumetos em vez de xiliques histéricos ad hominem.

    4. Ricardo Knudsen

      Brum, vou tentar contribuir para sua educação humanística. Artigo 2, b da Convenção contra o genocídio da ONU, 1948: “Na presente Convenção, entende-se por genocídio os actos abaixo indicados, .: b) Atentado grave à integridade física e mental de membros do grupo;”. Taí, Bruneto, impingir fome a uma população implica em atentado à sua integridade física e mental. Pare vc de enganar os outros. E tenha a decência de apresentar argumetos em vez de xiliques histéricos ad hominem.

    5. Marcelo Brun Brum

      Ricardo, você fala muita pataquada, jurídicamente falando. Não te conheço, mas você tem zero formação jurídica. E afirma como se tivesse algum conhecimento. Apenas pare de desinformar pessoas.

    6. Ricardo Knudsen

      Leia a legislação internacional sobre genocídio. Lá vc verá q é considerado genocídio submeter uma população a sofrimento extremo (fome de crianças, por exemplo), mesmo sem causar morte. Além disso, vários médicos em Gaza já denunciaram q crianças estão morrendo pelo efeito combinado de subnutrição e doenças banais, q normalmente poderiam ser curadas. Difícil entender como alguém pode ser tão imoral e irresponsável a ponto de defender um genocídio, e sequer se informar a respeito.

    7. Ricardo Knudsen

      Vc confessa q opina sobre o q não entende e nem se informa. Qquer palerrrma minimamente informado sabe q a Corte não deliberou e q um julgamento desses pode demorar anos. E como vc não responde a argumentos, omitiu q I desrespeitou as ordens da CIJ, à qual responde legalmente por ser membro da ONU. Vc é um legalista e moralista bastante seletivo. Por fim, I não reconhece o TPJ, mas o TPJ o reconhece e criminaliza. Junto com o mundo civilizado (a EU, por ex, onde Bibi não pode pisar).

  14. Cesar Costa

    Existem algumas palavrinhas que atuam como apito de cachorro para ideologias. "Genocídio e neofascista" são duas delas. Geralmente as pessoas enchem o peito e se sentem virtuosas em usa-las para atacar seus oponentes. Leia o livro do Mussolini, busque a origem política dele, quem ele foi antes de ser um fascista. Compare seu lema com outras ideologias coletivistas. Eu sou um liberal, mas tenho a absoluta certeza de que não existe nenhuma ideologia que consiga abarcar toda a nossa realidade.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Comenta aí a ordem do TPJ, q pediu a prisão do Bibi por crimes contra a humanidade. Qual a sua visão “liberal”?

    2. Ricardo Knudsen

      Eu disse q vc quer agradar a galera neofascista, não a fascista. Essa turma “neo” se impirou no velho Benito, mas tem um ódio todo novo. E adoram se chamar de liberais, embora não o sejam. E aí, gostou das fontes?

  15. Cesar Costa

    Ok, mas vc se esqueceu, novamente de enviar a fonte da condenação de Is rael por genocídio. Está difícil de achar?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Se vc quer outras fontes q acusaram I. de genocídio, veja a Anistia Internacional e os governos da Ãfrica do Sul, Irlanda e Brasil.

    2. Ricardo Knudsen

      Supondo q vc se dirija a mim, informo q se vc não ente o q lê, fica difícil. Vc entendeu qdo eu disse q eu nunca afirmei isso e q a corte ainda não deliberou? E q a Corte reconheceu q as IDF estavam bloqueado alimentos e não garantiam a proteção dos civis contra seus ataques? E q disse q I. Estava lidando de maneira desastrosa com a situação humanitária? E q ordenou cessar ataques, o q não foi obedecido, o q constitui crime, pois a CIJ é orgão da ONU, à qual I. se submete?

  16. Cesar Costa

    É você não tem nenhuma solução só quer lacrar tentando ser virtuoso. A realidade, ainda mais no oriente médio, é muito mais complexa do que ficar vomitando a palavra "genocídio". Aliás continuamos esperando a fonte da sua informação da condição de genocídio pelo CIJ.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Rousso, a única resolução da ONU em questão é aquela sobre genocídio, foi proposta por um advogado j., tomado como base o Holoc. e o extermínio armênio. Foi apoiada principalmente pelos países q venceram a segunda guerra e hoje são aliados de I. Se vc nega a validade da resolução da ONU contra o genocídio, bem como sua caracterização como crime, então é conivente com a barbarie de todos os genocídios passados.

    2. DANIEL ROUSSO

      Resoluções da ONU ditadas pela prevalência de 57 países muçulmanos, são altamente suspeitas, sobretudo quando envolve Israel.

    3. Marina Gutierrez

      As desculpas dos apologistas do estado que pratica limbeza étnica,genoecidio, grilagem de terras, ataques diários ao povo palstino em Gaxza e na Cishordania não convencem mais ninguem. A realidade é que a violência imposta ao povo nativo dura mais de sete décadas e só provocou morte e destruição. Quando o povo isreelense se livrar do atual governo ( procurado pela Justiça), um novo governo talvez acate as leis internacionais e resoluções da O N U e todos poderão viver em paz.

    4. Ricardo Knudsen

      Aliás, sim, eu tento ser virtuoso, é o q se chama ser ético. Difícil é entender como outros buscam avidamente serem o oposto.

    5. Ricardo Knudsen

      E vc quer lacrar apoiando o genocídio pra agradar a galera neofascista. Já respondi no outro comentário sua manipulação desonesta. E genocídio nunca é solução, é sempre o maior problema

  17. Cesar Costa

    Ricardo, aproveite e nos mande a decisão do CIJ condenando Is rael por genocídio. Qual a fonte da sua informação, já que você gosta da palavra "falácia"...

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Rousso, não é fato, a Corte ordenou cessarem os ataques no sul de Gaza, vá ler o texto q emitiram. Netanyahu ignorou as ordens da Corte. Como se diz, a verdade é a primeira vítima em qquer guerra.

    2. DANIEL ROUSSO

      Ricardo, a CIJ não determinou o fim dos ataques, somente recomendou cuidado para com a população civil.

    3. Ricardo Knudsen

      Lidar com manipuladores é duro. A CIJ ainda não deliberou sobre o genocídio, nem eu disse q havia. Como foi publicado na FSP, a Corte ordenou o fim dos ataques, a permisão da entrada de alimentos (q as IDF bloqueiam) e, cito a FSP, “.chamou de desastrosa a condução de Tel Aviv sobre a questão humanitária no território palestino e afirmou não estar convencida de que os avisos sobre retirada de civis e outras medidas tomadas por I.,,sejam suficientes para reduzir os danos ao palestinos”.

  18. Hazem ASHMAWI

    Não entrarão em Gaza, água, comida, remédios, combustíveis! Yoav Galant, assassino procurado pela Justiça.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Brum desinformando. O desmente o fato de q isso foi feito, cortaram-se os acessos a Gaza e o fornecimento de alimentos, água tratada, energia e combustível. Como é possível tanto cinismo, mentir sobre o q está em todos os jornais desde o início do conflito?

    2. Marcelo Brun Brum

      Isso foi uma bravata de um indivíduo transtornado logo após a notícia dos estuhprohs e decah pitahções do 7 de outubro. Foi muito criticado em Israel por ter dito isto.

  19. Cesar Costa

    Ricardo Knudsen, nos ilumine. Como deveria ser a postura de Is rael após o vil ataque di Ha e o sequestro de centenas de inocentes? Mas será factual, o que fazer?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Rousso defendendo terroristas, inacreditável. E ainda insinua q os culpados da tragédia foram as vítimas, não os q explodiram as bombas. Mas o discurso soa familiar.

    2. DANIEL ROUSSO

      A explosão do King David Hotel, sede administrativa do mandato britânico, promovida pelo Irgun, foi avisada com antecedência, porém os britânicos não deram crédito e permaneceram no local.

    3. Marina Gutierrez

      Fatos: antes de sua criação com uma caneta, o estado pária cometeu atos terroirists na Palstina, explodiu um hotel e matou 92 pessoas, expulsou cerca de setecentos palstinos de suas casas, negócios, sitios, chácaras, laranjais, olivais, se apoderou do sistema bancário pasltino e por dois anos usou a libra palstina como dinheiro e desde então vem promovendo limbeza étnica, grilagem de terras e o C. Costa tenta tenta esconder o passado hediondo do estado de I.

    4. Ricardo Knudsen

      Se vc quer iluminação, compre umas lampadas LED, ou algo do tipo, não é minha área. Se vc acha q explodir mulheres e crianças, famílias inteiras, com bombas de 900 kg é a solução, acho q seus problemas de ética e de raciocínio são sérios. Pra quem é sensato, vale refletir: as IDF fuzilaram tres dos reféns, pensando q fossem civis palestinos. Sabe-se lá qtos reféns já matou nos bombardeios. A maioria dos resgates de reféns ocorreu qdo Bibi negociou, genocídio não está ajudando os reféns.

  20. Hazem ASHMAWI

    Não entendo a dificuldade da Folha em usar a palavra correta: GENOCÃDIO. As cortes internacionais dizem, especialistas em direitos humanos falam, entidades de direitos humanos também, mas a Folha, não!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Brum, o processo contra I. na CIJ é por genocídio, a corte acatou a denúncia, portanto a plausibilidade do crime e seu julgamento. E o TPI acusou Ntanyahu de crimes contra a humanidade, essa tipificação ao menos vc aceita?

    2. Marcelo Brun Brum

      Nem o Promotor usou esta palavra ao formular sua acusação contra Bibi...mas você e meia dúzia aqui querem usar, fazer o que...?

  21. Cesar Costa

    Ricardo, você tem uma ideia fixa de genoc pois isso deve fazer bem para sua personalidade virtuosa. Nos diga então qual deveria ser a postura de Is rael? Se eles tivessem mata do 1.200 terroristas ao seu modo de ver seria justo? Como combater esse grupo terrorista? Nos ilumine.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Virtuoso é quem segue a lei e respeita a vida humana. Esse negócio de barbárie e de olho por olho não é comigo. Combater terroristas não é minha especialidade, vai procurar em outra paróquia, minha parte é reclamar contra o genocídio. Para iluminação, compra umas ray-o-vac e um frexilaiti q vc consegue.

  22. Joao Cellos

    O título deveria ser: Is rael, na sua sanha genocida, assas sina milhares de pal estinos e covardemente puxa alta global de morticínio

    Responda
  23. Orasil coelho pina

    A carnificina de tirano Pútin é muito menos comentada pela grande imprensa, comparado aos do oriente médio. Enquanto houver um único guerrilheiro em Gaza e no Líbano, não haverá paz nesta região! OrasilPelaPazMundial!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Para o leitor acima, existem dois tipos de carnificinas, uma é válida se involve truciidar palstinos, libaneses e sírios.

    2. Ricardo Knudsen

      OrasilPassandoPanoPraGenocìdio!

  24. Cesar Costa

    Ricardo Knudsen, eu não insisto em nada só uso fatos. Você deve saber, só não diz, que se Is parasse com a guerra e saísse completamente de Gaza mesmo assim os terroristas não iriam devolver os reféns. O Ha, ficou por 5 anos com um soldado refém, existem corpos de soldados faz anos em poder deles. Qual parte você não compreendeu? O grupo terrorista não quer a paz, não se importa com a morte dos civis eles querem a destruição de Is rael e morte para os 10 milhões que vivem lá.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Você realmente acha que é a mesma coisa dois exércitos se enfrentando e, no outro front, um exército contra civis? Realmente acha equivalente?

    2. Ricardo Knudsen

      Continua com a mesma falácia. Os crimes do H. não justificam os crimes de Netanyahu e das IDF. Genocídio é um crime maior, de responsabilidade exclusiva de quem o pratica.

  25. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

    A manchete mais correta e honesta seria, "Ataques covardes e violentos de Isr ael aumentam homicídios no mundo, com características de eliminação étnica".

    Responda
  26. Fernando Alves

    Poucas vezes na história se viu a estratégia de eliminar civis propositalmente como estratégia de dominação. A última vez recente foi na segunda guerra mundial, pelo eixo. Hoje, vem um monte de saudosos desse tipo de regime defender a eliminação dos civis em gaza, chamando de "legitima defesa".

    Responda
  27. FLAVIO CALICHMAN

    Não me importo de ir contra a maré e de me opor aos habituês obsessivos da seção. Dos cerca de 40 mil mortos no conflito em 15 meses, aproximadamente 20 mil são terroristas do Hamas, de acordo com informações das Forças de Defesa de Israel. A insistência em veicular um numero unico, sem separar civis de terroristas, é má-fé. A relação entre vítimas civis e combatentes é das mais baixas nos conflitos modernos, dados da ONU. A ira dos antissemitas nao apaga a realidade, o tempo é o senhor da razão

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Exercício de lógica confusionista: Flávio afirma q dados da ONU são positivos para I. É contestado. Brum o defende, diz q a ONU não tem dados, e q Flávio está certo. Ou seja, Flávio está certo em fazer afirmações se baseando em dados da ONU, q não existem segundo Brum! Sugiro vcs mentirem de um modo mais convincente.

    2. Ricardo Knudsen

      Brum quer q aceitemos os dados de Netanyahu, hoje acusado de crimes contra a humanidade e que usa a fome como arma de guerra. E pq mentir e dizer q os dados eram da ONU? Não era para lhes dar credibilidade? Mas qdo os números são contestados, a ONU não é mais confiável? Pq?

    3. Marcelo Brun Brum

      A ONU não tem dados próprios e esta é a justificativa dela, ONU, para aceitar como verdadeiros os dados do H. É assim que a ONU funciona, caso você não saiba. O Flávio está correto.

    4. Marcelo Brun Brum

      Perfeita observação, Flávio!

    5. Marina Gutierrez

      Não se trata de ira de "habituês", nas últimas décadas se iniciou um clamor mundial por Justiça para o povo palstino! A opção que o estado de I. adotou desde sua criação é insustentável e sua rejeição em permitir que o povo palstino continue a viver em seu territorio e livre de violência tem pouco a ver com o H. e muito a ver com a própria relutância de I.de aceitar as leis internacionais e Resoluções da O N U, a única maneira para uma paz justa e duradoura para todos.

    6. Marina Gutierrez

      O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alertou várias vezes que “as crianças de Gaxza suportaram horrores inimagináveis” sob os implacáveis ataques isreelenses" e pelo menos dezessete mil delas, incluindo cento e setenta e um bebês foram mortos em ataques isreelenses desde sete de outubro de vinte vinte três. Fontes: Unicef, Oxfam ( Fundação Oxford)e "Defense for Children"

    7. Marina Gutierrez

      A fonte de informação do leitor acima é do proprio governo/exercito que pratica o morticínio diário e por cima, ele usa o escudo de chamar de obssessivos e antisssemits quem discorda de sua opinião.

    8. Joao Cellos

      Antis semitas? Você não se envergonha de usar essa desculpa esfarrapada pra justificar que jud eus estão matando pal estinos há oitenta anos?

    9. Ricardo Knudsen

      Mais um comentário hipócrita e desonesto acusando de asemita todos os q se opõem ao genocídio em Gaza. Essa falácia já foi desmoralizada depois das decisões da CIJ e do TPI.

    10. Ricardo Knudsen

      Na verdade vc não se importa em defender o genocídio em Gaza. Menos mentira, por favor, esse dado q vc diz ser da ONU é na verdade de Netanyahu. As IDF contam a morte de qquer homem adulto como sendo de um terrorista. Fontes independentes estimam q entre oitenta e noventa por cento dos mortos em Gaza sejam civis, um dos maiores índices em tempos recentes. A Wiki menciona várias fontes, quem quiser pode ir às originais. Se vc for honesto, apresentará a sua fonte com supostos dados da ONU.

  28. Paloma Fonseca

    Logo após a Segunda Guerra Mundial, era perfeitamente legítimo criar uma reparação ao povo que sofreu perseguições e extermínio. Criou-se um Estado para esse povo. Quando se vê o desenrolar das relações desse Estado com o Estado contíguo, aí o cenário muda de figura, pois aquele Estado criado pela ONU não acata resoluções da própria ONU, ocupa território alheio e massacra um povo. Há que se convir que a credibilidade desse Estado está indo por água abaixo. Alguns têm culpa nisso.

    Responda
  29. Carlos Eduardo Cunha

    O Estado de Isx tomou a decisão de atacar até que ps sequestrados sejam todos soltos( ou mortos) e que o governo de G seja derrubado. Isto ainda não aconteceu. Se fosse uma administração em G. pró palestinos já teriam há muito tempo devolvido os reféns e se demitido do governo , para um novo governo pacifista e humanitário.

    Responda
  30. Cesar Costa

    Talvez as pessoas não atentem ou não liguem para o fato de que os terroristas do Ha não estejam nenhum pouco preocupados com os civis palestinos. Ou ainda, a morte desses civis faz parte de sua estratégia contra seu inimigo. Os terroristas não se movem para parar a guerra, não devolvem os sequestrados apesar de toda a destruição. E o ônus recai sobre o país que foi brutalmente e covardemente atacado. A ideologia conforma na cabeça das pessoas uma realidade q não existe

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc insiste na tese de q é justificável as IDF assassinarem mulheres e crianças pelo fato de q os terroristas do H são criminosos sem compaixão. Mas ao promover o genocídio, Netanyahu e as IDF se igualaram moralmente e legalmente aos terroristas. É o q dizem a ICJ e o TPI, os quais vc obviamente acusara de serem parciais e asemitas.

    2. Marcelo Brun Brum

      Perfeito, César! A Folha se equivoca ao não levar em conta inúmeros fatores, como os sequestrados e o fato de os terroristas não usarem uniforme mas usarem escudos humanos. E por aí vai.

  31. ADRIANO DE CASTRO MEYER

    Depois do artigo de ontem defendendo o geno cídio is raelen se, esta Folha precisou maneirar e agora posa de isenta.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Adriano de Castro Meyer, colocação excelente, ontem publicaram a opinião de um integrante do exército que comete o genoecidio e tenta negar o fato.

  32. PAULO ROBERTO

    Libertem os reféns. Daí os ataques param. Até não libertar. Não vai parar. Simples assim.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. PAULO ROBERTO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Ricardo Knudsen

      Quantos civis palestinos sabem a localização dos reféns, mantidos em túneis guardados pelo H? Vc acha q o H torna isso público? Vc acha mesmo q os civis palestinos q nada sabem sobre os reféns merecem morrer, pq talvez meia dúzia de civis saibam onde estão? Já q estou fazendo perguntas, vc alguma vez bateu a cabeça e isso lhe deixou sequelas? Só curiosidade.

    4. PAULO ROBERTO

      Vc esqueceu que se os palestinos não apoiam o sequestro, eles poderiam entregar a localização dos reféns?

    5. Ricardo Knudsen

      O H é um grupo radical, com idéia de vingança, e não está preocupado com os civis palestinos. Sobretudo, já não tem nada a perder, pq Bibi anunciou e reafirmou inúmeras vezes q irá exterminar o H. Não importa o q aconteça, com libertação de reféns ou não. Vc esqueceu-se disso no seu brilhante raciocínio?

    6. PAULO ROBERTO

      Caro Ricardo! Se é falso e nada vai mudar, porque não libertam os ref éns? Se fizerem isso, o Mundo todo vai pressionar Isr ael pra acabar com a gue rra. É uma lógica muito simples. Não precisa ser muito experto.

    7. Ricardo Knudsen

      O q vc diz é falso, pura propaganda, até um ministro de Netanyahu já confessou q o objetivo é eliminar metade da população palestina e anexar Gaza. Para Netanyahu e seguidores os reféns nada significam, os usam apenas para manipular a opinião pública de seu país.

    8. PAULO ROBERTO

      Você tem alguma dúvida sobre isso?

    9. maria gouvea

      Palmas pra você, que alegria hein?

  33. João Paulo Zizas

    O editorial acerta quando diz qual foi o gatilho do atual conflito entre Is rael e o Ha mas. Todavia, o desejo de atacar Netanyahu leva o texto a escamotear este fato: é do grupo causador da guerra a culpa por tudo que a situação bélica existente, hoje, em Ga za gera ao povo de lá. O país ju deu age em legítima defesa e faz o máximo possível para proteger os árabes palestinos dominados pela hedionda organização. Ela e seus aliados têm real intento ge nocida, pois querem dizimar a nação hebreia.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Genocídio não é legítima defesa.

    2. maria gouvea

      Da pra ver que o autor não acredita numa única palavra do que escreveu ...nem ninguém que o leia

  34. Luiz Carlos Fonseca

    Todos os envolvidos nesta carnificina são responsáveis pelo que está acontecendo. De Biden a Netanyahu, do Hamas ao Hezbolah, do Irã ao Líbano. E no meio estão as populações civis de Israel, Faixa de Gaza, Beirute………..

    Responda
  35. Ricardo Knudsen

    A FSP ainda finge q não houve crimes desde o início, qdo o s suprimentos de água, alimento e energia foram cortados e o general das IDF prometeu aos covis palestinos q lhes traria o inferno rm Gaza. Desde então. vem cumprindo sua promessa de vingança.

    Responda
  36. ALEXANDER STRUM

    Israel só obtém o apoio da comunidade mundial quando está vulnerável e é atacado. É isto que muitos dos comentários desta Folha sugerem, "parem de se defender". Golda Meir uma vez disse: "Prefiro receber críticas do que receber condolências". Se alguém souber de outra forma de se defender de um grupo terrorista que usa sua população como escudo humano, p.f. divulgue.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      O leitor acima "esqueceu" de citar outra opinião da norte-americana Golda Meir‘Palestinos não existem" .Em março do ano passado, antes de sete de outubro, um ministro do estado de I. tambem proferiu a mesma frase.

    2. Ricardo Knudsen

      Genocídio não é ato de defesa.

    3. Fernando Alves

      Escudo humano é balela de quem chega pra matar. É o mesmo argumento da polícia assassina, chega atirando em criança, idoso, deficiente e depois fala que "foram usados como escudo humano." Quem acha que só povo de pele clara é ser humano abraça essa balela.

    4. Marcelo Brun Brum

      É isso, Alexander. Quando posto nos calçados do atacado, o silêncio é a resposta. Ou uma infantilidade qualquer.

    5. maria gouvea

      Melhor solução: mayar todas crianças para,que não se revoltem depois. Mas tem que ser todas,,senão não funciona ...continuem tentando

  37. Fernando Tacca

    Chegando tarde Dona Folha... nenhuma indicação clara sobre as decisões do Tribunal Internacional de Justiça de Haia...sobre a prisão decretada pelo tribunal do chefe genocida e nem da desocupação das terras palestinas fo mesmo tribunal...e a ao bloqueio desumano de Gaza anterior ao ato terrorista do Hamas, aliás grupo terrorista que foi incentivado por EUA e Israel para enfraquecer a Autoridade Palestina...a folha pensa de forma seletiva no factual e deveria pensar a historia de forma crítica.

    Responda
  38. Fatima Marinho

    Editor da Folha pública Editorial lágrimas de crocodilo sobre mortes em Gaza.

    Responda
  39. José Bernardo

    Há pelo menos um ano a desproporcionalidade brutal da reação de I já era evidente para qualquer ente senciente e pensante: atraso, pois, de pelo menos um ano no reconhecimento oblíquo, problemático e claudicante do jornal, que precisa recorrer a estatísticas globais e ainda estabelece falsa simetria ao alinhar os mortos em um dia em I aos mortos em G. A Falha sendo a falha.

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      Mil por dia foi o que o grupo prometeu, até ser parado.

  40. Marcelo Magalhães

    A FSP criticou abertamente o posicionamento do presidente Lula contra o genocídio dos pales Tinos. Ofereceu espaço no jornal para as empresas lobistas como a Conib e stand with us. Agora diante de cenário insustentável, tenta esvair-se da posição criminosa que sempre ocupou. É muito mais uma atitude traiçoeira do que baseada em princípios. Está apenas tentando livrar a própria cara do erro que cometeu, saindo de fininho.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      São empresas que contratam lobistas como os senhores Cláudio Lottemberg e André Lajst. A única função dos dois é atacar frontalmente de maneira violenta e sem critério quem quer que se oponha aos criminosos sio nistas. Aliás, você poderia fazer parte dessa turma de ba ba cas. Os pré requisitos de grosseria e falta de educação, você os tem.

    2. Marcelo Brun Brum

      Chamar Conib e Stand With Us de empresas já evidencia o nível da dissonância cognitiva do comentário...

  41. Ricardo Lobo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  42. Adriana Flores

    “ o ente terrorista já foi dobrado…” mas mantém ainda mais de 100 sequestrados, inclusive o bebê Kfir. Hamas mente muito, e nenhum dado que venha dele é digno de ser levado em consideração.

    Responda
  43. Marcos Benassi

    É de se notar - e, por que não?, louvar e comemorar - um editorial pró-civilização figurando em meio a tantos outros bastante lambões. O próximo passo, sem dúvida, trata-se de ampliar um 'cadim a voz civilizada e/ou Pppaalestina nos artigos que recheiam o jornal, dará um pouco mais de equilíbrio prático. E, quando se analisa o processo de desgrudar os quatro membros do chão e andar de modo ereto, como Bípede, *equilíbrio" é algo que faz uma diferença danada.

    Responda
  44. Felipe Araújo Braga

    Alguma condenação mais específica à Is ra el ou a Netanyahu? Nenhuma!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.