Ilustrada > Eliane Marques denuncia fala racista em evento e escritor pede desculpas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Esses povos chegaram aqui humilhados, ofendidos e famintos. Ganharam terras, trabalharam nas lavouras e como operários na indústria nascente. Eram chamados pela elite local de novos negros. Com o tempo melhoraram de vida, esqueceram o passado de pobreza e agora arrotarm uma superioridade quee nunca tiveram. Af! Quem não conhece a história que compre a versão deles.
são é cara p@u e fábrica de naz! fa§c!$tas
Quer dizer que alemães e italianos chegados no RS tiveram culpa na escravização? Que lógica isso tem?
O senhor reitera a fala racista, que horror! Além de tudo, mal informado e provavelmente não seja leitor. Machado de Assis, foi o fundador da ABL e é reconhecido mundialmente por sua obra, Lima Barreto nos deixou uma obra maravilhosa, sem contar os da atualidade, Itamar Vieira, Conceição Evaristo, Jeferson Tenório, etc. Racistas não passarão!
E aquilo que nesse momento se revelará aos povos. Pelo fato de estar sempre estado oculto (ou ser dizimado). Quando terá sido óbvio.
Bom dia! Concordo, porém há que também se destacar que vários negros escravisados foram responsáveis pelo desenvolvimento de regiões brasileiras, suas habilidades e conhecimentos técnicos foram (forçadamente) aproveitados, cito o garimpo em MG e a agricultura no nordeste. Obrigado.
O que está dentro, e esta regra nunca falha, de vez em quando escapa.
Este senhor deveria ser obrigado a renunciar ao cargo, pois está claramente no lugar errado. Se em um evento programado, com autora sendo agraciada ele fala uma barbaridade dessas e nas desculpas ainda cita "escravos" e não escravizados, é demais. Até hoje ele não sabe que os negros eram livres em seus paÃses de origem e foram escravizados aqui? Ele não pode presidir uma instituição que deve primar pela leitura, pela educação. Está vivendo no século retrasado. Se tivesse vergonha, renunciaria.
Como diria Bocage, a emenda saiu pior que o soneto. TerrÃvel!
Racismo no RS é pleonasmo vicioso! Morei lá e sei como é! Muito triste
Não se desculpou. Justificou a fala hedio nda e tentou remendar. Não foi, como se diz, desculpa com o coração, foi com o cérebro engedrando mais maldades.
que absurdo essas falas todas inclusive o tal pedido de `desculpas´!esse senhor deveria renunciar ao cargo.
houve um tempo em que expoentes de associações como essa eram menos ignorantes. o que o sujeito falou é desconhecimento básico - eu disse básico - da formação histórica do RS.
O trecho "eram menos ignorantes" é ótimo. Hoje para ter cargo de prefeito, governador, vereador, deputado, senador tem de ser muuuuito ignorante na maioria dos casos, senão não se elege nem reelege. Os que não são ficam emparedados pelos que se acham muito espertos, seguidores de golpistas.
Tenho vergonha de ser Gaúcho. povo reacio nário e racis ta!
Chato dizer isso, mas, pelo caso em questão, tem de ter vergonha mesmo. Fora o fato de a capital ter reeleito um prefeito que não fez o básico do básico, não cuidou da segurança do controle da vazão dos rios. Deixou a cidade inundada e foi reeleito, inacreditável. Como os paulistas, que reelegeram um prefeito que nem mandar podar árvores mandou, o que causou mortes nas chuvas e milhares de pessoas sem energia elétrica por vários dias. A incompetência nos dois casos foi muito bem recompensada.
Meus parabéns Eliane Marques, pela coragem e assertividade. A luta pela revisão histórica se impõe sob duras penas. Parabéns!
Sim, muita coragem. Mas é tão triste a pessoa ser homenageada e passar por uma situação dessas. Um momento que deveria ser só de alegria ser transformado por um desinteressado desinformado racista sem noção como o tal em questão. Só que a falta de empatia dele vai cobrar dele um alto preço por muito tempo. Deve perder cargo, respeito, amizades. Tudo por não ter consideração pelos outros, só pelos amigos brancos racistas como ele.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Avaliar comentário como .
Avaliar comentário como .
Confirmar