Samuel Pessoa > A crise foi causada por Joaquim Levy? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Não há presidente no mundo mais medíocre do que o Lula.

    Responda
  2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Que nada, Samuel. Refaça os cálculos e você verá que a crise foi causada por Adão e Eva.

    Responda
  3. Joao Massucci

    Caro Professor, é evidente que Lula não acredita no que fala. À época da grande recessão, os petistas buscavam qualquer justificativa para inicentaá-los. Era bomba parlamentar, crise externa, conspiração. Tudo menos a mais simples aplicação da macroeconomia

    Responda
  4. Luis Fernando Alves

    Samuel, você está jogando pérolas aos porcos. Eles nunca vão admitir que a culpa pela maior crise da história dos 120 anos de República foi deles. São muito orgulhosos, presunçosos e ignorantes. Mesmo vindo de você, que foi de esquerda a vida inteira, e que votou no Lula em 2022. Enquanto antros como UNICAMP, UFRJ e UERJ existirem, o Brasil não deixará de ser um país subdesenvolvido. Nosso subdesenvolvimento é trabalho de profissional, e é nesses lugares que eles são formados.

    Responda
  5. João Leite Leite

    A crise no Brasil começou em 2003 quando o governo uniu políticos de todos os partidos e empresários para saquear os cofres públicos. O governo foi salvo por FHC em 2005 mas a corrupção continuou bilionária e agora na cara de pau desviam dinheiro público para sustentar 40 partidos, para campanhas e R$ mais de R$50 bilhões para comprar apoio. Sem acabar com essa farra dos políticos com dinheiro do povo o país vai falir.

    Responda
  6. jose carlos toledo junior

    Se produziu crise ou não, não se corta investimento estatal no meio de uma crise econômica. O resultado é mergulho na recessão. Pode procurar nas colunas do Martin Wolf do financial times aqui mesmo na folha. Que Levy tenha pensado e feito isso e o governo permitido revela muito como os financistas dominam o Brasil. Na chantagem. Estão a fazer o mesmo agora. Pânico calcular chantagista. Defict público precisa ser combatido, mas no longo termo. Não a ferro e fogo.

    Responda
  7. Vanderlei Nogueira

    Divergências entre os social-democratas, partidários da recuperação da economia por meio dos gastos, e os liberais, que defendem os cortes e uma disciplina orçamentária severa. Lula, Dilma e o fake news das eleições

    Responda
  8. Dalmo de Souza Amorim Junior

    A pobreza só termina quando há produção e o pobre faz parte dos resultados. Lula gosta dos pobres, tanto que diariamente mais e mais gente entra na pobreza devido à inflação, causada pelo desperdício de recursos.

    Responda
  9. Jaqueline Mendes de Oliveira

    Enquanto privilegiados como o senhor, digníssimo doutor, tiverem a cara de pau de desempenhar no mundo esse papel, não haverá mesmo solução. Eu também tive o privilégio de estudar e conquistar o título de doutora em Ciências. Mas tenho princípios. E, sobretudo, vergonha na cara.

    Responda
  10. Guilherme Guarnieri

    Analise rasa e muito superficial. Em relação a este tema tão complexo, não é possível simplificar tão brevemente as causas da crise da década passada.

    Responda
  11. Marcelo Magalhães

    Não missivista insiste em fazer a defesa do mercado no seu instintivas criar bilionários e miseráveis. E o faz com a naturalidade de quem passa por uma criança na rua e olha com o racismo natural de quem vê uma sub-raça. A luta é do capitalismo contra o socialismo. Dos que querem acumular sem limites contra os que acreditam que todos devem ter uma vida digna. O autor acredita que os ricos podem se utilizar das verbas públicas, apesar de não pagarem impostos equestre os pobres devem morrer.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Wilhelm, a tese de que quem não é de direita é corrupto é antiga e sustenta o fascismo, que é no mínimo, tão corrupto, ou mais. A corridinha do homem da mala do Temer, ou o ministro almirante muambeiro do Bolsonaro são contraexemplos definitivos. E, sendo de direita ou esquerda, porquê o povo tem que pagar por isso? Não entendi.

    2. WILHELM NORDMANN

      Está coberto de razão, só faltou combinar com a maioria do povo, que prefere não cortar o privilégio de ninguém porque alimenta a esperança remota de que um dia poderia entrar no seleto grupo da mamata. Quem sabe, sonha em ser alguma esposa enfermeira agraciada com uma vaguinha num Tribunal de contas de algum estado. Enquanto está cultura perdurar, qualquer ajuste necessário terá que ser feito nas costas dos pobres.

    3. WILHELM NORDMANN

      Está coberto de razão, só faltou combinar com a maioria do povo, que prefere não cortar o privilégio de ninguém porque alimenta a esperança remota de que um dia poderia entrar no seleto grupo da mamata. Quem sabe, sonha em ser alguma esposa enfermeira agraciada com uma vaguinha num Tribunal de contas de algum estado.

  12. eduardo silva

    Acredito que faria sentido essa argumentação para este governo sem o 8 de janeiro de 2023! O bom senso só voltará com o fim da sensação angustiante de urgência em tudo.

    Responda
  13. Armando Moura

    Vai para Argentina, la o crescimento tera um crescimento constante, so que negativo. Se não tem Mercado não tem crescimento. Achar que vai exportae trigo e carne e vai ficar bem, so se o dinheiro em vez de ir pro panama for distribuido, impossible.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.