Opinião > A busca fracassada da esquerda pelos evangélicos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Felipe Araújo, concordo plenamente com o seu entendimento com relação aos evangélicos. E diferente do que você fala ao meu respeito, não concordo que os princÃpios evangélicos sejam impostas para a população e que cada um precisa ser respeitado pela suas escolhas. O problema é que vocês não entendem que nem tudo que o evangélico defende como princÃpio tem a ver com religião. E procure se informar os motivos que levaram o evangélico a se envolver com polÃtica.
Sérgio, veja bem: os evangélicos não têm o direito de querer impor legislação baseada em crenças, assim como nenhum seguimento religioso o tem! Casamento entre pessoas do mesmo sexo, direitos das pessoas trans, direito das mulheres ao aborto e uso de álcool, drogas ou qualquer outra coisa são questões individuais. Você pode não querer, mas não dá para impor isso. Eu não gosto de piercing e tatuagem e nem de bebida alcoólica, eu tenho direito de proibir outras pessoas?
Acho cristãos algo anacrônicos, quase inocentes, todos cristãos, e ainda assim os entendo perfeitamente, mas serei respeitado? Conseguiria conversar com um que tem a igreja como "sua famÃlia estendida, cÃrculo de amigos etc.“? Eu bem sei que consigo conversar com cristãos de boa, aliás, se não conseguisse conversaria com poucos. Portanto, deveriam ambos os lados, esquecer um pouco religião e saber que polÃtica são polÃticos profissionais que mandam na politica e não lÃderes religiosos.
Sérgio Neves, você pelo visto se orgulha de defender o Bolsonarismo que devastou o Pantanal e a Amazônia e matou quase setecentos mil brasileiros por falta de vacina contra covid. Quanto aos evangélicos, eu não sou evangélico e minha obrigação é respeitar, mas também ser respeitado: cada um tem sua religião e religião não é um assunto público e sim privado, nenhuma religião tem o direito de ser imposta ao resto do povo e muitas pessoas como você não aceitam isso.
A única diferença que vejo entre Lula e Bolsonaro é a mÃdia comprada. O resto, continua a mesma coisa. E eu vou estar sempre por aqui pra que dizer a esquerda nunca valeu nada desde o regime militar.
Felipe, não estou nem aà para lulismo, bolsonarismo, tarcisismo, marçasismo etc... A amazônia continua pegando fogo e sendo desmatada. Os Ãndios continuam morrendo. A COVD continua matando. Eu perdi um conhecido na semana passada. Cadê a vacina da dengue? Essa narrativa de Bolsonaro matou setecentos mil é conversa de quem não sabe fazer conta. Quantos brasileiros morreram até que a vacina ficasse disponÃvel e quantos morreram depois?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Verdade Marcelo, muito difÃcil conversar com uma esquerda que tem uma gigantesca dificuldade de interpretação. Só com muita caridade intelectual, e mesmo assim, não evolui, não conseguem sair do labirinto intelectual que se metem.
Não teria fracasso nenhum se os lÃderes religiosos, tipo Malafaia, não estivessem completamente engajados em um esforço intensivo de doutrinação de massas, com o objetivo de transformar seus fiéis em militantes bolsonaristas, 365 dias por ano. Foram muito bem sucedidos, diga-se de passagem.
Segundo o Sérgio Neves o Estado brasileiro passou a interferir nos cultos evangélicos. Essa afirmação é puro delÃrio. São os pentecostais que querem impor a visão e crenças deles e não o contrário.
Volta lá no meu comentário e lê de novo quantas vezes for necessário pra tentar entender o que eu disse que é muito diferente do que você interpretou.
Como é que é: religião e polÃtica no mesmo balaio? Tenha dó. Vá orar noutro centro, porque está provado e comprovado essa mistura explosiva não funciona.
Segundo alguns fundamentalistas aqui os evangélicos se sentem ameaçados porque a sociedade inteira não obedece aos mandamentos da religião deles. Mas espera, a religião é deles né? Então, qualquer mulher ou casal tem o direito de escolher interromper uma gravidez e de escolher casar com quem quiser (homem, mulher, trans e etc.). Os evangélicos querem impor sua religião ao resto da sociedade e não o contrário, agora eles têm direito de impor a crença deles a mim e eu que aguente? Me poupe!
Problema de interpretação de novo com relação a gravidez. Povo difÃcil esse da esquerda. Gosta de deturpar o assunto para criar polêmica. Quanto ao casamento, sim qualquer um tem o direito de casar com quiser.
... os crentes pentecostais querem mesmo é o chaos para perpetuarem-se no topo da adm daa operações de Ponzi schemes tanto no varejo Quanto no atacado, eles secempenham em puxar ouro da população, operará bancos anões, operar dinheiro vivo puxando dos bancos gigantes e distribuir para os longamani compartilhar o but com as lideranças polÃticas para capturarem o Estado!!!...
A esquerda brasileira, particularmente suas lideranças intelectuais, não tiveram problemas em lidar apenas com os evangélicos, mas com o povo brasileiro em geral. Se perderam em uma leitura homogeneizante e idealizada do mesmo, geralmente reagindo mal quando tal ideal entra em choque com a realidade. Getúlio e Lula por exemplo, se deram muito melhor do que os intelectuais por serem mais pé no chão, menos idealistas e mais polÃticos/pragmáticos - com tudo que isso representa de + e de -...
Sim, lida bem com o povo brasileiro quem defende que vacinas fazem mal!
A atual deputada federal pelo PT, Benedita da Silva é membra da igreja presbiteriana. Você precisa de tratamento.
A esquerda tem razão quando se coloca contra a interferência polÃtica dos pretensos crentes religiosos (eles se dizem pastores, bispos e missionários), que dela se valem somente para aumentar sua exposição pessoal e sua conta bancária. Esses supostos crentes são muitos e toparam até apoiar o bolsonaro e seu golpe para impor os seus "valores" e os seus quadros, como a terrÃvel Damares, perseguidora de crianças grávidas, e o terrivelmente Mendonça, indicado para o STF.
A soberba sempre foi uma das caracterÃsticas essenciais da esquerda. Assim, é difÃcil crer que esse espectro polÃtico esteja disposto a abandonar sua autoatribuÃda superioridade moral e intelectual para buscar construir pontes reais com o segmento evangélico.
Pontes reais significa dar carta branca para imporem a religião deles ao resto da sociedade?
Mas esse é um problema generalizado, não é exclusivo de um campo do espectro ideológico. A direita tupiniquim, por mais que jure ser amante incondicional da Liberdade, já aderiu em peso diversas vezes ao arbÃtrio, elegendo a turma do "prendo e arrebento" como seus heróis... Tudo para nós salvar de um suposto comunismo que aqui jamais teria chance de vingar - o poder econômico, policial e militar sempre foi conservador, quando não abertamente reacionário
Se o problema da esquerda fosse só a soberba seria fácil de resolver. O problema é mais crônico do que parece.
O estado Brasileiro é laico. A permanência da laicidade deve ser preservada. A fé é uma escolha individual.
Curto e grosso, foi no âmago da questão
Precisamos exatamente de mais iluminismo no Brasil. Isso se consegue com desenvolvimento socioeconômico e um sistema educacional de qualidade. O evangelicalismo brasileiro é apenas um reflexo do nosso atraso. Quanto à suposta atitude condescendente da esquerda, o articulista já tentou conversar com os evangélicos alguma vez?! Aquilo, sim, é se sentir o dono da razão e da superioridade moral.
O sr. tem razão. Os "donos da verdade" são sempre eles, e apenas eles.
Você é um "iluminado" que de ajoelha para qualquer ditador esquerdista e que deve acender uma vela todos os dias para Santo Stalin!
"A esquerda...herdeira direta do iluminismo/esclarecimento, costuma ver a religião com os piores adjetivos possÃveis. A fé é compreendida como atraso, anticiência, opressão de homens sobre mulheres e um verdadeiro obstáculo a ser superado antes que os afetos sociais possam ser canalizados para a revolução e a superação do Estado burguês e do capitalismo". Exato. Teologia dProsperidade/pastores ricos nunca seriam esquerda focada nos famintos e pobres.
Texto enviesado, só enxerga um lado da moeda. Grupos religiosos mais radicais (não só evangélicos) consideram como imorais e pecadores (ou seja, pior do q criminosos) os q não compartilham seus valores ( não só esquerdistas). Alguns afirmam q problemas econômicos ou desastres naturais no paÃs são castigo divino contra esses pecadores. A intolerância se manifesta contra homossexuais ou praticantes de religiões não cristãs. Muitos preferem uma ditadura com viés religioso do q uma democracia laica.
Eu discordo do autor. Sou uma pessoa religiosa: espÃrita kardecista, meus pais são católicos e tenho muito respeito e admiração por diversas correntes religiosas, como o budismo e as religiões afro-brasileiras. Ocorre que os evangélicos pentecostais no Brasil têm uma lente de visão de que é preciso submeter todos à sua fé, de que sua fé deve prevalecer sobre as demais e deve governar o paÃs. Religiões como o Espiritismo, as religiões afro, o Budismo, o Islam e até o Catolicismo são ostracizadas.
Deus criou o homem e o diabo a religião!
Já acendeu velas para Santo STALIN hoje?
São diferentes tipos de fé. Por coincidência estava ontem me debruçando na canção La Maza, do cubano Silvio Rodrigues. É um credo, uma sincera profissão de fé comunista. Na voz da Mercedes Soza então é o equivalente a um gospel de esquerda. BelÃssimo.
O erro é comum. RidÃculo e aproveitador é polÃticos, de esquerda ou direita, se aproveitarem da fé, tanto como religiosos, pastores ou padres, se aproveitarem dos fiéis para dominar a sociedade. O iluminismo prega a liberdade de pensamento, a prática religiosa é uma opção pessoal. O pensamento totalitário é dominante entre os evangélicos, os pastores milionários não querem pagar impostos, a sociedade tem que se comportar conforme suas regras. Viva Voltaire.
Seu Gutierres, prezado, aquilo que aqui é posto como atrito entre "progressismo e evangelismo", trocando a última por "Bozofilia", exprime o conflito que percebo. P ex, estive duas semanas em Londrina, PR, cidade bastante Bozolóide; não é que, como sempre, minha experiência com as pessoas na rua é excelente? Afetuosas, divertidas, acolhedoras. Contudo, sustentam uma polÃtica de "atraso, anticiência, opressão de homens sobre mulheres". Parece-me que epidérmico é o cristianismo do povo.
Já acendeu vela para Santo Stalin hoje?
Não devia misturar igreja nem futebol e forças armadas. Em politica veja no que caminho esta indo o PaÃs. Tudo pelo poder e dinheiro.
Nao so os evangelicos vivem diariamente sua fe. Os catolicos tambem, mas apenas os da Teologia da Libertacao, estrangulada e suprimida pelo papa Joao Paulo II
Tô preocupado com o que virá depois do querido Papinha Bergoglio, Maurizio. Posso ser um incréu, mas as qualidades humanas não me passam desapercebidas, e o sujeito as têm muitÃssimo elevadas. E não confio em sorte ocorrendo duas vezes seguidas...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > A busca fracassada da esquerda pelos evangélicos Voltar
Comente este texto