Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raymundo Itareru

    para lidar com gado só com berrante, e muito feno

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      A atual deputada federal pelo PT, Benedita da Silva é membra da igreja presbiteriana. Você precisa de tratamento.

  2. Ney Fernando

    A esquerda tem razão quando se coloca contra a interferência política dos pretensos crentes religiosos (eles se dizem pastores, bispos e missionários), que dela se valem somente para aumentar sua exposição pessoal e sua conta bancária. Esses supostos crentes são muitos e toparam até apoiar o bolsonaro e seu golpe para impor os seus "valores" e os seus quadros, como a terrível Damares, perseguidora de crianças grávidas, e o terrivelmente Mendonça, indicado para o STF.

    Responda
  3. João Paulo Zizas

    A soberba sempre foi uma das características essenciais da esquerda. Assim, é difícil crer que esse espectro político esteja disposto a abandonar sua autoatribuída superioridade moral e intelectual para buscar construir pontes reais com o segmento evangélico.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Se o problema da esquerda fosse só a soberba seria fácil de resolver. O problema é mais crônico do que parece.

  4. Daisy Santos

    O estado Brasileiro é laico. A permanência da laicidade deve ser preservada. A fé é uma escolha individual.

    Responda
  5. sergio marcone da silva santos

    Curto e grosso, foi no âmago da questão

    Responda
  6. Mauricio Borborema de Medeiros

    Precisamos exatamente de mais iluminismo no Brasil. Isso se consegue com desenvolvimento socioeconômico e um sistema educacional de qualidade. O evangelicalismo brasileiro é apenas um reflexo do nosso atraso. Quanto à suposta atitude condescendente da esquerda, o articulista já tentou conversar com os evangélicos alguma vez?! Aquilo, sim, é se sentir o dono da razão e da superioridade moral.

    Responda
    1. Ney Fernando

      O sr. tem razão. Os "donos da verdade" são sempre eles, e apenas eles.

    2. JOSIAS AVILA

      Você é um "iluminado" que de ajoelha para qualquer ditador esquerdista e que deve acender uma vela todos os dias para Santo Stalin!

  7. Raymundo de Lima Lima

    "A esquerda...herdeira direta do iluminismo/esclarecimento, costuma ver a religião com os piores adjetivos possíveis. A fé é compreendida como atraso, anticiência, opressão de homens sobre mulheres e um verdadeiro obstáculo a ser superado antes que os afetos sociais possam ser canalizados para a revolução e a superação do Estado burguês e do capitalismo". Exato. Teologia dProsperidade/pastores ricos nunca seriam esquerda focada nos famintos e pobres.

    Responda
  8. Ricardo Knudsen

    Texto enviesado, só enxerga um lado da moeda. Grupos religiosos mais radicais (não só evangélicos) consideram como imorais e pecadores (ou seja, pior do q criminosos) os q não compartilham seus valores ( não só esquerdistas). Alguns afirmam q problemas econômicos ou desastres naturais no país são castigo divino contra esses pecadores. A intolerância se manifesta contra homossexuais ou praticantes de religiões não cristãs. Muitos preferem uma ditadura com viés religioso do q uma democracia laica.

    Responda
  9. Felipe Araújo Braga

    Eu discordo do autor. Sou uma pessoa religiosa: espírita kardecista, meus pais são católicos e tenho muito respeito e admiração por diversas correntes religiosas, como o budismo e as religiões afro-brasileiras. Ocorre que os evangélicos pentecostais no Brasil têm uma lente de visão de que é preciso submeter todos à sua fé, de que sua fé deve prevalecer sobre as demais e deve governar o país. Religiões como o Espiritismo, as religiões afro, o Budismo, o Islam e até o Catolicismo são ostracizadas.

    Responda
  10. ARY OLIVEIRA

    Deus criou o homem e o diabo a religião!

    Responda
    1. JOSIAS AVILA

      Já acendeu velas para Santo STALIN hoje?

  11. José Cardoso

    São diferentes tipos de fé. Por coincidência estava ontem me debruçando na canção La Maza, do cubano Silvio Rodrigues. É um credo, uma sincera profissão de fé comunista. Na voz da Mercedes Soza então é o equivalente a um gospel de esquerda. Belíssimo.

    Responda
  12. antonio brito

    O erro é comum. Ridículo e aproveitador é políticos, de esquerda ou direita, se aproveitarem da fé, tanto como religiosos, pastores ou padres, se aproveitarem dos fiéis para dominar a sociedade. O iluminismo prega a liberdade de pensamento, a prática religiosa é uma opção pessoal. O pensamento totalitário é dominante entre os evangélicos, os pastores milionários não querem pagar impostos, a sociedade tem que se comportar conforme suas regras. Viva Voltaire.

    Responda
  13. Marcos Benassi

    Seu Gutierres, prezado, aquilo que aqui é posto como atrito entre "progressismo e evangelismo", trocando a última por "Bozofilia", exprime o conflito que percebo. P ex, estive duas semanas em Londrina, PR, cidade bastante Bozolóide; não é que, como sempre, minha experiência com as pessoas na rua é excelente? Afetuosas, divertidas, acolhedoras. Contudo, sustentam uma política de "atraso, anticiência, opressão de homens sobre mulheres". Parece-me que epidérmico é o cristianismo do povo.

    Responda
    1. JOSIAS AVILA

      Já acendeu vela para Santo Stalin hoje?

  14. MAURO WOSNIK

    Não devia misturar igreja nem futebol e forças armadas. Em politica veja no que caminho esta indo o País. Tudo pelo poder e dinheiro.

    Responda
  15. Maurizio Ferrante

    Nao so os evangelicos vivem diariamente sua fe. Os catolicos tambem, mas apenas os da Teologia da Libertacao, estrangulada e suprimida pelo papa Joao Paulo II

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tô preocupado com o que virá depois do querido Papinha Bergoglio, Maurizio. Posso ser um incréu, mas as qualidades humanas não me passam desapercebidas, e o sujeito as têm muitíssimo elevadas. E não confio em sorte ocorrendo duas vezes seguidas...