Opinião > A advocacia não está imune a críticas dos clientes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ANIBAL CARRION

    Não está não. O x da questão é que o serviço não é resultado. E nos dias atuais esse é o pormenor, daqueles que acreditam no conto do sucesso? Problema criado com a multiplicação desenfreada de cursos jurídicos duvidosos com a leniência da OAB.

    Responda
  2. Jove Bernardes

    Advogado ouve críticas sim, quem disse que não? Não há imunidade. A questão aí é outra, dona Folha. Se as queixas foram de aspectos comerciais do serviço (cobranças, prazos não cumpridos, comunicação inadequada, falhas contratuais), ok, vai acabar aparecendo no Reclame Aqui, o que fazer? Mas questões ligadas à conduta profissional do advogado, porém, é a OAB que resolve. As do médico, o CFM. Do dentista, o CFO, do Engenheiro, o CREA, e assim por diante. Dona Folha é que está cheia de coisa.

    Responda
  3. GINO AZZOLINI NETO

    Advogado presta um servico e o contratante tem o direito de reclamar se nao satisfeito com o mesmo. Como em qualquer outra profissao, o contratante goza da prerrogativa de acionar um profissional liberal na justica. Os próprios juízes e desembargadores podem ser acionados na Corregedoria dos Tribunais ou mesmo no CNJ. Voce so nao pode criticar o Alexandre de Moraes que tu vai preso

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Pooode, Gino, pooode. O azedume que gera cadeia não é crítica, é planejar matar. Hihihi.

  4. Peter Janos Wechsler

    Por que muitos chamam o Brasil o país dos bacharéis?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Vai ver, é porque tem mais bacharel que licenciado ou tecnólogo. Bacharel é o formado em Direito, mas também em Administração, Engenharia, Relações Internacionais, Ciências Sociais, História, Economia etc. À diferença dos demais bacharéis, porém, o bacharel em Direito não se habilita profissionalmente a nada, só pra fazer concurso. Para tornar-se advogado, tem de ser aprovado no Exame de Ordem.

    2. Peter Janos Wechsler

      Gino. Sei perfeitamente. Meu filho é advogado.Estava apenas repetindo a linguagem popular. Está na hora de exames de ordem obrigatórias para outras profissões, sobretudo para médicos de fundo de quintal.

    3. GINO AZZOLINI NETO

      Bacharel nao é advogado.Ele apenas tem o curso de direito. Se nao for aprovado nas provas da OAB vai ser bacharel a vida toda, sem poder advogar.

    4. GINO AZZOLINI NETO

      Bacharel nao é advogado.Ele apenas tem o curso de direito. Se nao for aprovado nas provas da OAB vai ser bacharel a vida toda, sem poder advogar.

  5. Manoel Porto

    Discordo, o site Reclame Aqui é para reclamação em face de fornecer é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. Sendo que pelo Código de Defesa do Consumidor os serviços com caráter trabalhista, como é a advocacia, não estão inclusos.

    Responda
    1. Marcos Sanches

      Reclame Aqui é para reclamação que ele (site) ou as pessoas quiserem. Um site privado que regula as próprias regras e é assim que deve ser.

    2. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

      Advogar é prestar serviços a outrem, mediante contrato.

  6. Tadêu Santos

    "ADVOGADOS TAMBÉM SÃO TÃO PECADORES QTO NÓS".

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Na verdade eles sao humanos e erram também.

  7. jose prado

    A medicina rambem!

    Responda
  8. Carlos Eduardo Cunha

    Concordo. Deve ficar muito claro os direitos de um advogado e de um juiz , avaliação de seus serviços aberta e sem mordomias com dinheiro público em tempos difíceis como agora.

    Responda
  9. ANTONIO F CARVALHO

    Vamos então propor um pacto nacional de moralidade explícita: A Ordem dos Advogados do Brasil abre todos os procedimentos disciplinares abertos contra Advogados e os Tribunais(todos eles) e o Ministério Público em todos os seus Órgãos, bem como o CNJ _ Conselho Nacional de Justiça_ tirariam os segredos de procedimentos instaurados contra os integrantes da Magistratura em todos os níveis, embora muitas dessas representações e punições já estejam com a imprensa diariamente. Isso é equitativo!

    Responda
    1. ANIBAL CARRION

      Ah, faltou citar os jornalistas quantos foram punidos pelo serviço de informações falsas, mentirosas e bajuladoras noticiadas? Com a palavra a Folha e sindicato porque desconheço se tem conselho representativo, depois da decisão do STF, enfim...

  10. ANTONIO F CARVALHO

    Outro ponto crucial no relacionamento Justiça e Advogado é a praxe por uns adotada quando qualquer infração é denunciada contra advogado, ganhando a voz do denunciante a presunção JURE ET JURIS (de plena verdade) no ponto de vista de muitos membros do Ministério Público e de igual número de autoridades do Judiciário. Isso é utopia, ideia fixa, pois acusação de qualquer natureza deve ser provada robustamente, pois envolve, muitas vezes, a reputação e até a liberdade de qualquer pessoa.

    Responda
  11. ANTONIO F CARVALHO

    Inicialmente deve-se dizer que a Advocacia, serviço público na forma da lei, nunca tenta silenciar clientes, cuja liberdade começa com a contratação do advogado em contrato bilateral com cláusulas claras e óbvias. De outro lado, vale mencionar que o processo judicial de qualquer natureza é público, exceto quando a lei determina segredo de justiça. Claro que a ética e o respeito à profissão recomenda o sigilo em certos procedimentos contra advogados assim como o CNJ o mantém para magistrados.

    Responda
  12. Rodrigo de Sousa

    Privilégios de ser advogado!? Vocês estão de brincadeira só pode ser. É cada uma .... De que advogados vocês falam?

    Responda
  13. Luiz Vidal

    A sandália da humildade deveria ser entregue a cada um no dia da formatura. Essa comum postura prepotente é péssima. O cliente, em geral, não se sente nada à vontade para interagir com o contratado. Ele(cliente) pode não saber preparar a "comida", mas, ao experimentar, certamente sabe se está boa de tempero. Doutores, fiquem atentos, as pessoas vivem a era da internet e a boa informação está ao alcance de todos.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Essa daí é boa, posso não saber cozinhar, mas sei quando o feijão está salgado, hihihi.

  14. antonio brito

    Sério que tiveram a desfaçatez de pedir isso? Obrigado por informar. Obrigado reclame aqui. Deve ser uma das últimas corporações feudais. A tal tabela mínima sem teto é um tiro na concorrência.

    Responda
  15. max ribas

    Nós Advogados somos perseguidos, maltratados por quem deveria nos respeitar, odiados quando somos bem sucedidos e ainda mais quando não aceitamos coleira de ninguém. Somos guerreiros e guerreiros incomodam quem vive abaixando a cabeça. Meu fraternal abraço aos meus colegas Advogados e Advogadas. A luta é o que noa fortalece. Os cães ladram e a caravana passa.

    Responda
    1. Luiz Vidal

      Comentário completamente fora do contexto da matéria. Infelizmente, de verdade, tem muita gente ruim atuando como advogado e que merece sofrer as devidas punições. Não somente da OAB. O Reclame Aqui é democracia.

    2. antonio brito

      O Roberto Jefferson foi advogado de juri. Lutou. Latiu olhe o resultado

  16. Vanderlei Nogueira

    Escritórios de advocacia (fachada) são espalhados pelos municípios para passar uma ideia de país democrático...

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      País corrupto e terrorista

  17. Geraldo Alves Silva

    Os honorários de sucumbência são destinados aos advogados, mas seu idealizador projetou para a parte vencedora recuperar os gastos processuais pela manutenção de seus direitos. Trata-de de enriquecimento sem causa, visto o advogado já ter recebido do cliente os honorários contratuais pelo seu trabalho.

    Responda
    1. ANIBAL CARRION

      Enriquecimento sem causa é o mercado que tá aí pra acabar com tudo.

    2. antonio brito

      Boa. Verdade

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.