Mundo > Relação entre EUA e Cuba degringolou nos 10 anos após abertura diplomática e deve piorar com Trump Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eleições em qualquer lugar do mundo são guerras ideológicas. Cada um com algum avanço ou atraso. Algumas posturas diplomáticas deveriam pertencer a um Estado e não a um determinado governo. No caso de Cuba, já não faz sentido algum manter tantas restrições a um paÃs falido, sem perspectivas que afunda na pobreza dia após dia. QUe perigo Cuba oferece aos EUA ?
Cuba nao oferece perigo aos EUA, mas aó próprio povo privando lhes de muitas liberdades!
Que coisa mais anacrônica. A guerra fria acabou a mais de 30 anos e os EUA ainda ficam com essa picuinha.
Enquanto os pequeno-burgueses cubanos que vivem nos arredores de Miami continuarem a mandar na polÃtica norte-americana com relação à ilha, nada vai mudar em Cuba. Cuba não sai do luga devido ao nefasto embargo dos EUA, que atrapalha as relações comerciais com o resto do mundo. Não há povo que consiga viver desse jeito, e depois põe a culpa nos Castro.
O povo cubano precisa sair de sua letargia e por um fim à ditadura que o condenou à mi´seria e a falta de liberdade ha mais de 60 anos. Deveriam olhar os exemplos da Coreia do Sul e da Siria e lutar pelo restabelecimento de sua dignidade. Com certeza nem o Brasil e nem a Venezuela irão enviar tropas para defender um governo corrupto e incompetente. Com suas belezas naturais e com investimentos estrangeiros após a queda da ditadura aquele povo se reerguerá em menos de 10 anos.
Joaquim e Marcelo eu tambem conheço Cuba. Estive lá em 1989 e percorri todo o pais quando a Russia ainda tinha "assessores" para a ditadura cubana administrar o paÃs. A situação politica e econômica da ilha ja era ruim e, desde então, só piorou Arrumar um inimigo externo para justificar seus problemas é uma solução tão fácil como inutil. Cuba tem relações comerciais com o mundo todo e mesmo assim não se desenvolve. Quer conhecer Cuba hoje? Ha dezenas de documentários sobre o paÃs no YouTube !
Conheço Cuba e sua jistória. É o povo cubano que escolheu o seu caminho, os castros apenas foi o vetor desse caminho. A dificuldade econômica é decirrente de embargo perverso e sem sentido.
O que destrói Cuba não é a ditadura, mas o embargo comercial dos EUA, tudo devido aos pequenos-burgueses cubanos que fugiram para os EUA e até hoje não perdoando terem perdido seu status na ilha, comando a politica americana contra a ilha. Eles não perdoam o Obama por tentar por fim a esse embargo criminoso e mortal.
NEURAS TRUMPSTAS PREVALECERÃO SOBRE A ILHA DE CUBA...Como que uma das maiores personalidades polÃticas do planeta como o BARACK OBAMA se relaciona com o comunista CASTRO, sem sofrer nenhum prejuÃzo moral ou social ou global. Que neuras idiotas estas dos patriOtários em contrariar costumes adotados pela Humanidade???
Sabemos que a ONU hoje quase não age na prática. Mas paÃses democraticos têm então a responsabilidade então de agir para encerrar ditaduras em seus vizinhos como Cuba, Venezuela , Gaza, mesmo a SÃria agora vejam como renovou a esperança de seu povo. Cuba merece estar livre do castrismo que há tantas décadas controla a ilha com mão de ferro e sem piedade. Um grande povo aprisionado.
Tem um que pratica genocÃdio todo dia, pratica racismo, invade, rouba terras e é abençoado pelos EUA que dá dinheiro, dá armas... Cuba pratica isso?? EUA, Império da hipocrisia.
Muito boa exposiçao dos fatos, Júlia. Pena que os donos do poder nao queiram entender que tudo o que aquele povo hospitaleiro, maravilhoso, quer é ter o necessário para viver uma vida parecida, em especial com a dos mihares de turistas que visitam Cuba e sao bem tratados. Em especial para os + jovens, o sistema polÃtico é indiferente. Só gostariam de ter comida na mesa, e poder conhecer outros paÃses. Note-se que a grande maioria trabalha com turismo!
Enaide, na China um regime polÃtico similar funciona, e bem. De plano, há a questão desse embargo datado e ridÃculo, mais o fato de que Cuba é uma ilha no Caribe, onde os paÃses não costumam mesmo funcionar bem (veja o caso do Haiti). Por fim, deixo claro que não concordo com ditaduras, tenham a "cor" que tiverem.
PS: Há muitas coisas boas no regime polÃtico de Cuba - ex. ensino e sistema de saúde - mas no total nao funcionou.
O embargo já provou que é inócuo e só penaliza a população pobre. Contudo, é excelente para a elite cubana: além da não privá-la de nada, dá-lhe um pretexto para manter o povo sob o cabresto, com a desculpa de que estão "lutando contra o imperialismo". Interessante como toda ditadura alega estar lutando contra um inimigo externo e, assim, justificar suas arbitrariedades. O solerte adversário da ditadura militar brasileiro era o comunismo, pretexto reciclado pelo Bozo e sectários...
Tenho cá minhas dúvidas de que se os donos do poder em Cuba achassem um meio para aderir à polÃtica dos paÃses democráticos, sem saÃrem desmascarados, nao aceitassem.
De todas as coisas estúpidas feitas pelos EUA, a atitude em relação a Cuba ganha disparada. São mais de sessenta anos e nada mudou, só o povo que sofre. Mais parece birra de criança malcriada.
Disse tudo resumidamente, Ricardo.
É só na ilha da fantasia do PT que Cuba é um “exemplo para o mundo” como já disse Lula. Os cubanos que aqui moram e nos EUA também, sabem muito bem que o que acontece lá não tem apenas relação com embargo. Miguel DÃaz-Canel é um ditador frio e violento que esmaga qualquer manifestação do povo contrária ao seu governo incompetente.
Regime cubano é uma catástrofe escancarada ..só a pseudo. Imprensa acha q é uma boa .
Li o artigo com atençao e nao entendi que a jornalista elogia o regime cubano.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > Relação entre EUA e Cuba degringolou nos 10 anos após abertura diplomática e deve piorar com Trump Voltar
Comente este texto