Cotidiano > Brasil sempre naturalizou matar criminoso, e agora temos imagens, diz pesquisadora Joana Monteiro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Flávio Taylor

    Não se esqueça de lembrar que o Brasil naturalizou um código penal de 1939, que deixa a sociedadeà deriva e a mercê da marginalia. A "matança" também é um "ajuste" naquilo que a nossa "justica6" não consegue fazer: nos proteger. A Vala é bem mais embaixo do que análises puramente sociológicas.

    Responda
  2. Alaor Magno

    Criminosos sob o ponto de vista jurídico são defeitos da sociedade. O remédio que o governo mortífero do Tarcísio, cara de sapo carioca é o extermínio sem direito a julgamentos e quando faz sua política necrófila manda suas polícias políticas matar todos que usam camisas vermelhas com a foto do Che Guevara.

    Responda
  3. Luiz Gustavo Amorim

    Que tal a maioria dos comentários, Joana? Você estuda, pesquisa, viaja, compara e então se depara com a turma aí de baixo, cuja visão de mundo tem a mesma amplitude da roça deles. Força, minha cara!

    Responda
  4. Luiz Gustavo Amorim

    Mais uma ótima avaliação, essa da Joana Monteiro. Coincide quase que totalmente com a de outros pesquisadores e especialistas em segurança pública como Bruno Paes Manso, Gabriel Feltran, Carolina Ricardo, entre outros. Faz anos que eles divulgam os resultados dos seus estudos e o bolsonarista ensaboado se surpreende? Das duas, uma: ou é inacreditavelmente mal informado ou dissimulado e oportunista. Ou ambas.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Essa é a minha pobre descrição e interpretação do texto. Aguardo a sua, rs.

    2. Luiz Gustavo Amorim

      Enunciado: a Folha entrevista uma professora da FGV com mestrado e doutorado no assunto. Ela apresenta dados que correlacionam claramente a letalidade policial e o uso das câmeras. Discorre sobre as razões politicas e operacionais que são tão importantes quanto para aumentar a eficiência e reduzir a violência na atuação das forças de segurança. Explica porque estados com as mesmas características em termos de facções tem resultados tão opostos Bahia e Ceará. O preposto do Bozo concorda (segue).

    3. SERGIO NEVES

      Interpretação é uma gigantesca dificuldade da esquerda. Basta não concordar com o que defendem que os miolos entram em parafuso. Se você não consegue entender o que está sendo escrito, óbvio que não vai conseguir escrever. Isso não é questão de arrumar vocabulário, é questão de aceitar o dissonante.

    4. Luiz Gustavo Amorim

      Ora me divirto, ora me preocupo com algumas reações que sugerem um aparente surto. Vou tentar ser compreensivo e inteligível para alguém do seu espectro - quem sabe não achamos um vocabulário comum? Aí vai: Anauê!

    5. SERGIO NEVES

      Falou tudo mas não disse nada. Como sempre! rsrsrsrs

    6. Luiz Gustavo Amorim

      Deixa eu te ajudar, rs: (aspas) O resultado são pesquisas que muitas vezes gastam dinheiro público e nunca chegam a lugar algum (aspas). Se conseguir interpretar o que você mesmo acabou de escrever, eis um bom começo. Falando em Chico, gênio da raça, dedico ao Bolsonaro e a você Tira as Mãos de Mim, descrição precisa do “imbrochável” capitão no papel do mocho. Michelle, vide declarações, poderia ser a musa descrita ali, rs.

    7. SERGIO NEVES

      Quando foi que eu disse que eles trabalham para o governo? Isso é dificuldade de interpretação ou má fé mesmo? Você vai ter que ser muito melhor do que isso pra conseguir desacreditar o que eu falo. A sua declaração é reveladora! Significa que todos os "simpatizantes", como Chico, Betânia, Felipe, Miriam, José, entre tantos outros, recebem alguma vantagem desse desgoverno. Coisa que nós já sabíamos! É assim que funciona esse desgoverno e é por isso que o Congresso samba na cabeça de vocês.

    8. Luiz Gustavo Amorim

      Quanta originalidade, hein, rs? Em tempo: nenhum dos pesquisadores que eu citei trabalha para o governo. Você não acerta uma, meu caro. Tente de novo, rs.

    9. SERGIO NEVES

      Resumindo, nunca vi a esquerda apresentar soluções a problemas que sejam efetivamente aplicáveis. Como disse, os indicadores de medem a criminalidade continuam altos ou nunca diminuem como deveria e como a esquerda prega. Não são vocês que sabem de tudo é só o que fazem é que funciona? Não precisa de sugestão de bolsonarista ou seja lá quem for. Vocês não reconhecem a própria incapacidade de achar que tem solução pra tudo.

    10. SERGIO NEVES

      Como de hábito, não existe melhor forma de desnudar a esquerda do que pedir para fazer sugestões de melhoria do que simplesmente criticar, apontar os erros dos outros para mostrar que só eles estão certos quando na realidade são tão errados como qualquer outro. O resultado são pesquisas que muitas vezes gastam dinheiro público e nunca chegam a lugar algum.

    11. Luiz Gustavo Amorim

      Como de hábito, não existe melhor forma de desnudar o bolsonarismo do que pedir a ele que elabore uma ideia. O resultado é esse abaixo.

    12. SERGIO NEVES

      Não tá dando pra ouvir os pesquisadores e especialistas não. Deveria perguntar é por que os pesquisadores e especialistas são sempre os mesmos? Por que a voz é sempre dada a um grupo com a mesma linha de raciocínio. Você não vai entender mas vou me arriscar a te fazer uma pergunta: por que a mídia nunca pergunta a um homem os motivos que o levaram a matar uma mulher mas é curiosa para saber os motivos que levaram uma pessoa a matar uma criança. Um crime tão bárbaro!

    13. SERGIO NEVES

      Daniel Ortega que foi tão amiguinho do Lula deve ter alguma coisa pra ensinar a vocês rsrsrsrs

    14. Luiz Gustavo Amorim

      Divagam? Pois bem: quem deveriamos ouvir, Sérgio? Quais seriam as suas recomendações?

    15. SERGIO NEVES

      Óbvio que eles vão concordar entre si. Mas nunca explicam por que a criminalidade aumenta em estados governados pelo PT, como a Bahia por exemplo, ou por que ela não diminui consideravelmente quando a mesma ala ideológica assume o poder. Os pesquisadores especialistas divagam em estudos que não contribui com o que realmente é importante: a preservação da vida. Na prática, a teoria é outra.

  5. Erivaldo Pereira de Lima

    A lógica dos direitos dos manos é a seguinte, o assassino vai cumprir a pena dele, e volta para as ruas. Bem que eles poderiam ser acolhidos pela companheirada!

    Responda
  6. Henry Galbiatti

    Tem-se que discutir a causa e não o efeito. Se o estado tal é mais ou menos vio lento não é o caminho. Câmeras, idem. Tem-se discutir política global de desmantelamento dos grupos P C C e C V, principalmente. Logo estarão dominando a política e estamos discutindo a formiguinha e não o elefante.

    Responda
  7. Cleber Monteiro

    São Paulo: sensação se segurança mil vezes melhor do que a de qualquer cidade do nordeste e Rio. Sul: mil vezes melhor do que São Paulo. Essa é a realidade.

    Responda
  8. Marcos Longaresi Carvalhães

    O que o Brasil naturalizou a muito tempo foi o marginal matar o policial e o cidadão honesto. Matéria hipócrita de militante travestida de jornalista.

    Responda
  9. Matheus Battistoni

    Não, o Brasil naturalizou o sequestro relâmpago, o roubo de celular. Matar criminoso é legítima defesa da sociedade. Nos países inteligentes, o PCC seria tratado como um grupo terrorista e os bandidos seriam eliminados pelas Forças Armadas.

    Responda
  10. Karina Kanazawa Rienzo

    Acrescento que sempre se naturalizou matar criminoso pobre e preto, mesmo que seja apenas suspeito.

    Responda
  11. Ivo Broeing

    Como os estados mais seguros do Br e suas políticas de segurança publica ofendem a esquerda abobalhada, agora os verdadeiros campos de morte para o povo que são os estados governados pela esquerda com a política de não enfrentamento ao crime estes são uma maravilha, só resta aos abobalhados pegar casos de violência policial e usar na narrativa como se as políticas de segurança publica aplicadas em SC e SP no geral não funcionassem e eles não fossem os estados mais seguros do br para o povo

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Como devo falar eduardo que as políticas de segurança pública de esquerda foram as piores do Br ao longo de 30 anos e colocaram o povo a mercê dos criminosos sem falar que são políticas de esquerda? Aliás como comparar políticas públicas de direita e esquerda sem falar que são de direita e esquerda ? Rsrsrsrs

    2. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Cidadão esse que dorme com a esquerda debaixo da cama. Vira o disco, x at o.

  12. Miro Costa

    Desprezível.

    Responda
  13. Cel Sil

    se vc acha que criminoso é digno, adote-o e traz pra sua casa.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Que comentário estúpido!

  14. Ademilton Ferreira

    As Policiais Estaduais tem uma cultura violenta, na maioria dos caso, apontam alguém como criminoso, torturam e executam a pena de morte elas mesma sem qq oportunidade de defesa para a vítima, e ainda debocha dizendo: "CPF cancelado". A PM de SP segue a mesma linha, na grande maioria, contra meros suspeitos pobres, pretos e inocentes. É lamentável as atrocidades. Isso é inegável.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Qual o estudo ou dado que traz que a pm na maioria dos casos tortura e executa a a pena de morte? grupo do zap do pt amigo? engracado e que os que tem a tua narrativa se incomodam muito com as politicas de segurnaca publica dos estados mais seguros para o povo como sp e sc mas os verdadeiros campos de morte para o povo que sao os estados com politicas de segurnaca publica de esquerda que sao mil porcento mais letais a indignicao e zero

  15. Alípio Dias dos Santos Correia

    O termo "criminoso", significa aquele que comete crimes. Os políticos, os militares e os juízes estão isentos? O Estado Brasileiro, o maior violador de direitos, também está isento? Ou criminoso é apenas quem o Estado quer que seja criminoso? Que fofo!

    Responda
    1. Andre Santiago

      A facção criminosa mais perigosa do país é composta por três letras, mas não é o PCC.

  16. Andre Santiago

    Quando vão colocar câmeras nos juízes do STF? Se um mero policial é de interesse público, quanto mais os magistrados da mais alta corte. Ambos são servidores públicos.

    Responda
  17. Paulo Silva

    Muita teoria, algumas com fundamentação realmente, pergunto aos catedráticos no assunto: alguém foi entrevistar quem teve seu lar invadido por criminosos ou abordado por eles em assaltos, tendo sido tratados muitas vezes pior dos que os seres humanos descentes foram tratados nos piores campos de concentração? Não estariam deixando os principais afetados de escanteio. Será que os efeitos observados nas ações da minoria policial já não seria efeito da resposta negativa da pergunta acima?

    Responda
  18. SERGIO NEVES

    Quando é que vão colocar câmera nos bandidos?

    Responda
  19. Antonio Neto

    O tema complexo, abordado por especialista, deveria apresentar uma ideia de simplificação. A afirmação de que a natureza do Brasil é combater o crime com assassinato é, no mínimo, sensacionalista. Hipérbole vende clicks. Quando brotam inúmeras causas, somem as ideias primordiais. Quem tem mais de 3 prioridades não tem nenhuma. Primeiro, a policia militar sofre do mesmo mal que assola o país: educação precária. Segundo: corrupção. Terceiro: gestão incapaz (RH e Tecnologia).

    Responda
  20. LUIZ FERREIRA

    O Brasil sempre normalizou a ações de criminosos, alegando que são vítimas da sociedade, roubam, estupram, matam porque não tiveram oportunidades. Dizer que o problema é a polícia é no mínimo hipocrisia!

    Responda
    1. Sebastião Rodrigues

      Acho que você não leu a reportagem por completo. Tem uma parte da entrevista que ela diz que os dois lados perdem, se referindo ao pobre policial e sua família quando esse é flagrado por imagem cometendo ações violentas sem justificativa. Você acha que o governador vai pra televisão defender diante do flagrante? Duvido. Vai deixar o pobre e sua família se ferrar

  21. Joabe Souza

    'O Ministério Público fingir que não é com ele' é o mais grave de todas as constatações da entrevista.

    Responda
    1. Joabe Souza

      Entendi, Sérgio. Nesse caso, vou preferir ficar com a opinião da entrevistada. Pesquisadora com um amplo rol de estudos desenvolvidos em conceituadas universidades nacionais e estrangeiras, imagino que a amostra dela tenha sido um tanto mais ampla e mais metódica que a sua.

    2. SERGIO NEVES

      Sim Joabe, tenho dados. A boca dos militares que um dia foram acusados pelo MP. Sei de caso de um militar que foi condenado por que no dia que agrediram o preso ele faltou.

    3. Joabe Souza

      Sérgio, você tem dados, pesquisas, estudos que amparem essas suas conclusões? Poderia indicar suas fontes?

    4. SERGIO NEVES

      Ele não fingiu. O Ministério Público está dominado pela esquerda que tem como prática passar a mão na cabeça de band. Se um policial for acusado, mesmo sem prova, de fazer algum mal a um criminoso que esteja sob a guarda do estado, a vida desse policial já era. O MP vai caçar esse policial pelo resto da vida.

    5. Roberto Reis

      Infelizmente, não parece situação isolada. Não raro assistimos à omissão ou ação equivocada do MP, que, assim, se apequena. Ente vital para a democracia, parece carecer de entendimento sobre seu papel.

  22. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Dizer que no Brasil 'sempre se naturalizou a execução de pessoas criminosas" é exagero, mas quem estava por aqui na segunda metade do século passado certamente se lembra do Mão Branca, do Esquadrão da Morte e do que a imprensa chamava de "grupos de extermínio'.

    Responda
  23. Jorge Teixeira de Gouvêa Neto

    Isso é uma matéria jornalística do nível da Folha!

    Responda
  24. ADONAY ANTHONY EVANS

    Há um erro civilizatório grosseiro na manchete e na e prevista. Não se trata de naturalizar matar criminoso, mas de naturalizar matar suspeito. Até trânsito em julgado, ninguém poderá ser considerado criminoso, exceto em flagrante delito de reação armada.

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Respondendo ao tal Paulistano, a sociedade ficará mais segura quando o ge no ci da estiver na cadeia.

    2. Jorge PAULISTANO

      Sabemos que o transito em julgado no Brasil é uma falácia...vide o presidiário na Presidência. Nessa zona, há muita demagogia mas a realidade é unica: leis feitas por palhaços tiriricas, Juizes indicados por réus e uma elite intelectual que adora delinquência e substância entorpecentes

    3. SERGIO NEVES

      O indivíduo só é suspeito para a justiça, para o policial já é conhecido de longa data com um histórico de crimes e de vítimas que a mídia nunca divulga. Alguns, com uma ficha tão extensa que impressiona pela paralisia da justiça. Vítimas que muitas vezes, perderam a vida. É um prende e solta que cança qualquer um.

    4. Maria Lopes

      Excelente observação.

  25. Laurenio Sombra

    As respostas foram muito boas, mas é surpreendente (ou talvez não seja, dado o viés esperado) que uma entrevista que parte da violência policial em São Paulo ignore que o Secretário de Segurança tem um histórico associado à violência, um discurso que estimula a violência e o governador nem cogita a sua substituição. Derrite sequer foi mencionado.

    Responda
  26. MARCO ANTONIO POLISELI

    Podíamos colocar câmeras nos criminosos tbm né

    Responda
  27. Vitor Oliveira

    Essa senhora poderia ser a SSP de São Paulo.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Não fica nenhum um dia.

  28. Luiz Paulo Barreto

    Tipo assim: Junte-se aos bons e serás confundido como um bom!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.