Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Oliveira

    Com este exercito que só botou o Brasil pra baixo! Quem precisa de inimigos???

    Responda
  2. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Gostei do bolsonarista genérico.

    Responda
  3. Rodrigo Flexa

    O colunista passa e repassa o pano para os militares.

    Responda
  4. João Orlando Santos

    As forças armadas do Brasil tem desde sempre em seu DNA o golpismo e a intolerância a democracia. As forças armadas do Brasil custam muito caro,tem muitas benesses e são muito pouco produtivas pra não dizer que são totalmente improdutivas. Apenas para exemplificar, o material que os batalhões ferroviários do exécito possuem é inconcebível que nada produzam e quando produzem se envolvem em corrupção como foi o caso do comandante do exército Enzo Peri e outros militares.

    Responda
  5. mauro mano sanches mano sanches

    Coloquei um comentário e não publicou Porque,?

    Responda
  6. frankklim alencar figueiredo

    Verdadeiro crime organizado. QG na "Farinha Lima". Praticam crimes e seu suporte armado é justamente as Forças Armadas. Forças Armadas não serve ao Brasil.

    Responda
  7. frankklim alencar figueiredo

    Foças armadas criou o "crime organizado". Organizou. Fiquem nas favelas que nós garantimos o suprimento.

    Responda
  8. ANIBAL CARRION

    A prisão deles é como, tem qtas refeições, roupas, banho de sol, comunicação com o mundo externo, queria tanto ver se é igual essas que vemos nesses programas diariamente. Pauta bomba £

    Responda
  9. JOSE LOPES

    Falta falar estejam presos para Ramos, Heleno, e Mourão et & caterva

    Responda
  10. Adriano Souza

    Parafraseando Mário de Andrade, faço aqui uma ode aos militares, que deram um golpe no país e nos devolveram hiperinflação, desigualde, dívida externa e torturaram pessoas e sumiram com seus corpos. Uma ode aos militares, que seguem anistiados.

    Responda
  11. Rafael Pimenta

    E o capo, o genocida cor rupto, qdo será enjaulado?

    Responda
  12. Flavio Brito

    O Brasil vai começar a mudar quando a mídia deixar de charlar este senhor de general e começar a chamá-lo só pelo primeiro nome Walter pois ele não é mais um militar. Ele é um aposentado como todos os brasileiros que se aposentaram. E quando o Thomás pedir ao STF que custodie o detido nas dependências da PF pois o exercício brasileiro não abriga traidores da Pátria Só assim sinalizará a população que o Walter não mais simboliza os valores morais do exercito. E será o recomeço do Brasil

    Responda
    1. ANIBAL CARRION

      Só precisa chamar de réu já tá bom Flávio

  13. Wilton silva

    Turma de frouxo, Zé melancia

    Responda
  14. Tadeu Roberto Corbi

    "Nos quartéis, a coragem dentro da farda esvai-se numa fralda" (Ruy Castro)

    Responda
  15. Luiz Almeida

    Falta o Augusto se gritar pega ladrão Heleno.

    Responda
  16. Joselito nunes costa

    Quem diria, o editorial do Estadão sobre a tentativa de golpe foi mais contundente. Quem te viu folha?

    Responda
    1. ANIBAL CARRION

      Verdade Joselito pensa que minha memória é fraca, outro dia a fdsp tem palco pra um criatura que não posso nem soprar, mas começa com b e termina com olsonaro

    2. Gladson Gurgel

      A Folha está sem rumo...é uma vergonha!

  17. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Só não será divisor para a folha e seu time de doutos escribas, que continuarão golpistas liberais , como sempre.

    Responda
    1. francisco e c viola

      Marco até o juiz bozeiro votou para ele continuar. Acorda.

    2. Marco A Moreira

      Senhor Francisco o senhor considera o juiz Moraes imparcial neste caso? Ele não é parte interessada, não foi uma possível vítima dos golpistas? Pode ser juiz relator?

    3. Luiz Almeida

      o editor da folha tem fetiche por botas militares.

    4. Gladson Gurgel

      A Folha de S. Paulo é uma vergonha.Por que??? Qual a razão???

  18. José Roberto Pereira

    Foi um desGoverno militar que matou 700 mil de nós, com toques de sadismo e crueldade como só eles conseguem fazer. Igor Gielow estava ocupado demais sendo porta-voz das Forças Armadas para perceber.

    Responda
  19. Vanderlei Nogueira

    Só um tribunal militar pode prender um General ou uma ordem Internacional

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Sem anistia.

    2. Cleonizard De Sousa Lima

      Ledo engano meu caro, se cometer crime de ordem civil, pode ser julgado e preso por ordem do STF, general nenhum é melhor do que os demais brasileiros, cana nesses golpista, sem anistia.

    3. Cleonizard De Sousa Lima

      Ledo engano meu caro, se cometer crime de ordem civil, pode ser julgado e preso por ordem do STF, general nenhum é melhor do que os demais brasileiros, cana nesses golpista, sem anistia.

    4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Kkk

    5. José Rocha Filho

      Por que ? O Golpismo nunca está limitado aos Militares, sempre existirão civis que vão se beneficiar do Golpe, para não dizer que vão provocar o Golpe, sempre dependente do Exército. Talvez se o Exército já tivesse começado um julgamento dos golpistas, o STF e a PF aguardariam o desfecho. Como não fizeram nada, sobrou para a PF fazer as investigações e o indiciamento. Que sigam o ritual civil !

  20. Marcelo Masiero

    O cadete sai da AMAN, com cérebro totalmente lavado e absolutamente certo que o inimigo a ser enfrentado é o comunismo. O mundo mudou, os exércitos mudaram, a estrutura geopolítica é outra, mas o militar brasileiro, insiste nesse viés neolítico, ultrapassado sem eira nem beira. É certo que o militar precisa de um inimigo imaginário para movimentar suas fileiras, mas já está mais do que na hora de eleger outro detrator para combater. Evoluam!

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      A vovó já cantava : marcha soldado cabeça de papel...

  21. Rinaldo Rosa Nogueira Rosa Nogueira

    Entendo que a cultura que prevalece entre a ampla maioria dos militares de qualquer patente é de que eles são mesmo tutores da sociedade civil, e que a democracia é uma concessão que fazem, pensamento que encontra grande aceitação em amplos setores das populações de nosso pobre continente. Da parte dos mais ricos isso se dá por entenderem que regimes autoritários atendem melhor seus interesses. Da parte dos pobres porque encontram-se muito ocupados em sobreviver.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Institucionalmente as Forças Armadas devem obediência ao Estado Democrático de Direito, e portanto, à Constituição, independente do espectro político do governo. Se isto não é óbvio, tem algo profundamente errado, e a cultura que você cita deve ser erradicada a qualquer custo, sob pena de ameaça ao Estado Democrático. Não importa se civil, militar, pobre ou rico a Carta Magna é o que deve nortear a sociedade.

  22. Ricardo Candido de Araujo

    Braga Neto, Villas Bôas, Heleno l, et caterva, para a prisão. Já, agora, hoje, todos eles para o mais lúgubre dos cárceres. Fora com a camarilha golpista e nazista!

    Responda
  23. Marcelo Magalhães

    Bolsonaro não recebeu ordem de prisão por parte de nenhum militar que tentou conquistar para o seu plano assassino. Isso compromete definitivamente toda a cúpula que deveria se afastar por incompatibilidade com os requisitos da função. Não se trata de ser a favor ou contra o golpe, mas de ter jurado respeitar a Constituição Federal.

    Responda
    1. Luiz Paulo Barreto

      Que todos os presentes na reunião presidencial do golpe também se expliquem do motivo de ficarem calados e não divulgar a preparação do golpe.

    2. Cleonizard De Sousa Lima

      Parabéns pelo seu comentário, está corretíssimo.

  24. Tomeh Sapienza

    Se não houver uma mudança estrutural e no ensino, que hoje é claramente enviesado (tendo a já desgastada "ameaça comunista" como um bicho papão da liberdade e que justificaria autoritarismo "do bem"), os militares continuarão sendo doutrinados, ao invés de receberem formação técnica nas escolas e academias.

    Responda
  25. Jaime Souza

    Usar bom português pra falar sobre esta escória é até um desperdício de léxico. São só merdinhhas mesmo, sanguessugas mordazes do dinheiro público.

    Responda
  26. luiz sergio zenha de figueiredo

    Não deixa de ser curioso que o pessoal de uma instituição que de 1889 até 1985 participou de golpes de estado, suprimiu as liberdades democráticas, criou situações como a República do Galeão, patrocinou, totalmente fora da legalidade, assassinatos e torturas, faça agora beicinho e diga que o Alexandre de Moraes abusa do poder. Tal forma de pensar bem mostra o caráter dos tempos atuais: um peso e uma medida para mim e outra para os demais sempre mais dura.

    Responda
  27. Marco A Moreira

    Li a ordem de prisão e tenho dúvidas quanto a legalidade. Divisor de águas não acredito, face a manutenção do relator - a caneta implacável deveria estar recolhida, pois ele é parte interessada do caso. Isso é o suficiente para disseminar críticas a imparcialidade. A prisão antes do Natal é indicativo de pressão no intuito de uma delação premiada - ou seja, muito semelhante aos artifícios da lava a jato. Os defensores dos golpistas agradecem!

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Senhor Marcelo espero que o senhor tenha lido a ordem de prisão , qual a justificativa para prendê-lo? Temos uma troca de mensagens apagadas ocorrida no final do ano passado, uma lista encontrada no PL que indica que parte da delação premiada foi comentada, uma declaração do delator que a conversa apagada se tratava da delação e era entre o preso e seu pai. O pai do delator disse que a mensagem ocorreu, porém não se lembrava do assunto. Isso é motivo para prender ?

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Explique por favor, com argumentos lógicos como você conclui que uma prisão antes do Natal tem como consequência a tentativa de obter uma delação premiada. Se for apenas por causa da sua opinião, não se dê ao trabalho. Todos podem ter a opinião que quiserem. Mas fatos, esses não.

    3. Marcelo Silva Ferreira

      O ataque foi ao Supremo e ao Estado Democrático, você é que está personalizando. A parte interessada são os democratas do país . A maioria do Supremo já votou pelo não impedimento do Xandão. A parcialidade só existe em sua mente. No mundo real algo diferente acontece e tem zero relação com a Lava Jato e seus procedimentos irregulares. Obviamente uma maioria no Supremo vota com mais propriedade do que um leigo.

    4. Mauricio Borborema de Medeiros

      Sr. Marco, a situação não é bem assim. Está mais para: vamos supor que você não goste do seu juiz e bata no carro dele só para criar uma suposta parcialidade... Por que vocês nunca entendem isso?!

    5. Marco A Moreira

      Senhor Francisco vamos supor que o senhor tenha batido o carro em outro e o acidente foi parar na justiça. E o juiz é o proprietário do outro veículo , tudo bem? Ele é imparcial?

    6. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Ode a ignorancia

    7. Ricardo Candido de Araujo

      Defensor de nazistas, nazista é! Portanto, você é nazista!

  28. niemeyer franco

    Absurdo o que ocorre nas nossas fronteiras - aérea, marítima e terrestre, toda sorte de criminalidade passa por lá. Manda essas forças pra lá, põe esse pessoal pra trabalhar, talvez assim eles esquecem a política.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Você acha que algum oficial que conseguiu um posto no Rio de Janeiro, com moradia para pelo Erário, vai querer ir para uma região de fronteira? Esses caras só querem saber de mamata, não de trabalhar.

  29. Giuseppe Nóbrega

    Particularmente, as forças armadas só buscam privilégio e poder.

    Responda
  30. Ettore Fellini

    não respondo a ogros, agros e bozos

    Responda
  31. Ettore Fellini

    Ah esqueci Os milicos tem outras funções sim Varrer quarteis e aprender a atirar em cidadãos brasileiros depois de os torturarem.

    Responda
  32. Ettore Fellini

    A Policia Federal deveria caber a fiscalização das fronteiras e da costa brasileira. Por um Ministério da |Defesa mínimo Milico bom é milico limpando latrinas e o país não precisa de tantas latrinas.

    Responda
  33. Luiz Paulo Barreto

    Kid preto trai? Sim: Os últimos acontecimentos mostraram claramente que traem seus pares; o Brasil e seus próprios valores distorcidos.

    Responda
  34. Ettore Fellini

    O crime de premeditar o assasinato de lideres políticos é crime não militar portanto deveria acarretar prisão EM PENITENCIARIA NORMAL sem as mordomias da prisão miltar. Agora ele vai poder executar o que aprendeu no exercito brasileiro ..Limpar latrinas.

    Responda
  35. CARLOS TARDIVO

    Eu acho que o papel do exército e sua estrutura precisam ser revistos, menos quartéis em capitais e mais nas fronteiras, aumentar o papel social, pois fizeram um lindo trabalho na tragédia do RS, proteção contra garimpo , a favor de povos originários,etc Isto os faria sentir-ae mais úteis e orgulhosos de sua profissão e esquecer política e golpismo!

    Responda
    1. Luiz Paulo Barreto

      De fato, difícil entender quartéis em centros urbanos, quando sua maior vocação seria evitar que as fronteiras sejam invadidas por gente com recursos materiais que não ajudam em nada a população, formar para o poder em lugar errado dá nisto.