Marcus Melo > Por que os congressistas não reivindicam o crédito político das emendas orçamentárias? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Resposta óbvia que o articulista deve saber muito bem: porque as emendas não são para obras e projetos locais, mas para o bolso dos autores, haja vista a recente notÃcia de um polÃtico que jogou sacos de dinheiro pela janela antes de ser preso.
MaÃs curioso ainda é que os candidatos derrotados não dão um pio! Porquê?
Foi feita a pergunta, ficou devendo a resposta, que o colunista deve saber mais do que nós leigos. Acredito que elas não são tão secretas para os prefeitos destinatários. Eles sabem bem do deputado ou senador que providenciou o dinheiro, e do vÃnculo de favor estabelecido. Só são opacas para todo o resto do paÃs, aliás fonte última do dinheiro.
Quando o polÃtico não divulga sua atuação em prol de uma obra pública nem reivindica sua autoria, é porque sua "obra" custeada via emenda orçamentária não foi nada pública.
Não é exatamente "pública", caro Ney, mas é quase: é púbica, voltada a satisfazer as necessidades do próprio púbis.
Ai, ai, meu caro semi-xará, como velho é um ser repetitivo, e eu me repito, é indÃcio inequÃvoco de que tô ficando decrépito: sem a Santa TrÃade, não há solução. Transparência, Controle, Responsabilização. Não vejo como qualquer sistema polÃtico-gerencial público possa sobreviver, saudavelmente, sem o Trio Santo. "Pork Barrel" é o velhissimo porco na banha, o "confit" francês: somos o porco em pedaços, preservados na banha opaca da grana pública, pra votar no cozinheiro pppiicareta. Não dá pé.
Pois é, uma boa pergunta! A resposta, todos sabemos.
Orçamento secreto ou emendas pix ,sem controle sem possibilidade de rastreamento de onde, quando e como o dinheiro foi aplicado e desde sua invenção pelo Bolsonarismo,já destinou cerca de 180 bilhões para obras e serviços desconhecidos e que talvez nunca tenham existido de fato.Fonte poderosa de corrupção.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > Por que os congressistas não reivindicam o crédito político das emendas orçamentárias? Voltar
Comente este texto